Marmelo Escreveu:
Uma coisa que reparei nestes dias um pouco mais quentes que tivemos é que a minha média desceu dos 13,5 kWh para 12,5 kWh (sempre a fazer o mesmo percurso). Será que fui eu que melhorei o meu estilo de condução ou é mesmo assim com temperaturas altas? Como ainda não conduzi de verão fiquei na dúvida... Será que a temperatura faz assim tanta diferença?
Parabéns Marmelo por essa cativadora descoberta a que a condução do teu VE te vai conduzindo!;-) Tentando avançar-te uma resposta, baseada em factos que integram a minha experiência de condução de um Leaf MK2 de 24kWh, o teu carro consumirá mais sim, com temperaturas baixas que determinem a ligação automática do sistema de climatização para aquecimento. Da minha experiência resulta que , mesmo dispondo o meu carro e o teu de uma bomba de calor para aquecimento, o consumo no aquecimento se tem revelado maior do que com ar condicionado (frio) no verão.
Posso partilhar uma experiência recente deste mês, duas viagens idênticas em distância, com a mesma velocidade de CC (75kmh), em AE, mas com condições meteorológicas bastante distintas, em termos de temperatura e vento. A primeira, foi em 08 de Março, com temperatura mais elevada , o climatizador a atuar na zona do ar condicionado (frio) e vento fraco. A segunda foi esta semana, dia 22 de março, temperatura significativamente mais baixa e vento moderado, climatizador a atuar na zona de aquecimento.
Primeira: AS Santarém SN -AS Pombal SN : 81km: 9,2kWh (08 de março)
Segunda: AS Santarém SN -AS Pombal SN : 81km: 11,4kWh (22 de março)
Uma diferença de 2,2kWh num trajeto de derca de 80km...
É claro que estamos deliberadamente a menosprezar outras razões, como por exemplo a temperatura da própria bateria, embora o SOC de partida seja idêntico e o SOH também. Mas em minha opinião, o contributo deste factores foi menos determinante para aquele comportamento, do que as condições meteo.
Espero ter ajudado?
Continuação de boas descobertas elétricas!