Mais um pequeno relato de viagem, desta vez um pouco em jeito de resumo e fotos, para as quais não houve grande tempo e paciência em virtude de um dos passageiros vir adoentado (nada de grave felizmente), por sinal o mais novo e frágil.
Bom, tivemos necessidade de estar em Setúbal no sábado pelas 9h30 para que um dos rebentos participasse (e vencesse) o evento da Elite Model Look deste ano, assim, e dado que não nos foi possível viajar no dia anterior, sexta, resolvemos sair de casa no sábado às 5h da manhã (na realidade estava previsto sair mais cedo, mas o pessoal atrasa-se todo).
Saímos então pelas 5h da manhã com bateria a 100%, 2 adultos, 1 adolescente e um bebé de 15 meses, mais bagagem para uma pernoita em Setúbal e toda a carga necessária para um bebé
. Cruise control a 110 km/h (tendo em conta que a 120 km/h nunca consegui chegar a Pombal e tinha que fazer um desvio para o PCR de Coimbra) e 1:32 depois chegada ao PCR da A. S. Pombal com 6% de bateria!!!
Depois de carga até aos 96% saída em direção ao PCR da A. S. de Aveiras, novamente com CC a 110 km/h, onde chegamos 1:20 depois, com 17% de bateria. Daqui saímos diretos para o evento em Setúbal com apenas 76% de bateria (estávamos atrasados e já dava para lá chegar), CC a 110 km/h de novo e chegada 1:05 depois, com 15% de bateria.
O carregamento para as viagens na cidade (poucas e curtas) foram feitas durante um almoço no Alegro de Setúbal. O carregamento para a volta a 100%, foi efetuado num PCN próximo ao hotel, junto à Conforama.
Ora então, chegada a hora do regresso (com mais alegria a bordo pela vitória, mas uma noite muito mal dormida visto o mais pequeno ter adoentado) metemos rodas a caminho, com carga a 100% e expectativa de paragem na A. S. de Santarém para a carga necessária. No entanto estimei que se viajasse a 100 km/h poderia conseguir chegar a Leiria, e com esta enfiada na cabeça programei o CC a 100 km/h e segui viagem, no entanto na aproximação da serra dos candeeiros comecei a ver a coisa a ficar preta e fui gradualmente reduzindo na subida para 85km/h, velocidade que alterei novamente para 100 km/h mal comecei a ver que o receio era infundado. Chegamos à A. S. de Leiria com 11% de bateria, 173 kms percorridos de seguida, 1:50 depois da saída de Setúbal.
Aqui as coisas não correram bem, mas não correram mal. Esperávamos almoçar na A. S. enquanto carregávamos, no entanto para começar o PCR no sentido S/N estava bloqueado, e nem o restart do posto pelos funcionários da A. S. (a Mobi.e estava sem sistema e não podia ajudar) conseguiu resolver. Questionei a passagem para o sentido N/S e neste sentido foi possível efetuar o carregamento (após 15 minutos de espera por um outro Leaf que lá chegou com 1%
) enquanto se comia qualquer coisa (e não almoçava) em virtude de a A. S. estar em obras (esqueci-me completamente) e o restaurante estar em obras.
Resolvida esta circunstância e com 98% de bateria, partimos com o objetivo de chegar ao Porto (diretos) com o CC a 100 km/h, no entanto, no decorrer da viagem o bebé começou a mostrar-se inquieto e resolvemos acelerar (para 130 km/h) e fazer uma pausa breve na A. S. de Estarreja, onde chegamos 1:20 após a saída de Leiria e aproveitamos para carregar mais uma vez. A bateria estava nos 36%.
De Estarreja saímos com 96% (e 11 barras de temperatura) e novamente com CC a 130 km/h, retomamos viagem de novo rumo ao Porto, onde chegamos 33 minutos depois e com apenas 62%
Considerando os "apenas" 34% gastos e a velocidade a que foi feito este percurso, não tenho qualquer dúvida que se não tivesse existido esta necessidade acelerar, conseguiria chegar direto vindo de Leiria.
Em relação aos tempos de espera nos PCRs, apenas o tempo necessário para as cargas, à exceção da carga na A. S. de Leiria.
A climatização veio ligada na viagem de regresso apenas, já que na ida não houve necessidade, considerando a hora a que viajamos.
Em jeito de finalização e resumo, apesar do imprevisto com o miúdo, as coisas não correram assim tão mal e até acabou por ser das viagens mais rápidas que fizemos ao Sul (normalmente Lisboa). Continuamos assim a achar que foi efetivamente uma boa decisão vendermos o fumarento de 5 lugares cá da casa e manter apenas o Leaf para as viagens da família e os 2 lugares para as viagens profissionais (para já
)
O próximo desafio é fazer Porto - Lisboa e Lisboa - Porto com apenas um carregamento intermédio, sem viajar a velocidades excessivamente baixas (<90 km/h), sendo o objetivo os 100 km/h CC em toda a viagem.
Despeço-me por agora, votos de bons kms elétricos.
Edit: a duração da viagem Setúbal - A. S. Leiria foi de 1:50 e não 1:30 como estava escrito.