DIÁRIO DE BORDO - mike
- mikexilva
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Sim, o meu LEAF vai fazer 3 anos em Setembro e tem apenas ~16500km, mas eu acho que já me chegou às mãos com um bocado de maus tratos da bateria (carga a 100% durante uns 3 meses numa estufa a 40%) - pelo menos existem fortes suspeitas de o terem visto lá na montra no 1o piso do stand enquanto aguardava por burocracias e que a vendedora desse andamento, (bem chateei várias vezes ao longo de mais de 1 ano desde que fiz a reserva a perguntar o estado da coisa).
Eu é muito raro carrega-lo a 100% mas podia ter visto antes deste passeio e esqueci-me a ver com o Leaf Spy, mas realmente também pode existir ali alguma falta de calibração dos ciclos mais profundos, pois quando o estado de carga passa a baixo dos 40km de autonomia fica à carga para voltar a ter 80% de noite, mas é muito raro passar a baixo dos 40km de autonomia estimada, sei que existem 2 barras escondidas mas nunca lá cheguei.
O pior que lhe faço é no verão realmente tem dias que fica ao sol com ~75% de carga, entre as 9 e as 18h (quando não há lugar à sombra) mas também só carrega de 4 em 4 dias.
É uma estupidez a Nissan não incluir a funcionalidade do Leaf Spy na aplicação para smartphones (apenas para consulta) mesmo remota sendo informação apenas disponível para o dono. Infelizmente a Nissan mesmo do outro lado do mundo (Japão) tem acesso a mais informações do estado do carro do que o próprio dono mesmo dentro dele
Eu é muito raro carrega-lo a 100% mas podia ter visto antes deste passeio e esqueci-me a ver com o Leaf Spy, mas realmente também pode existir ali alguma falta de calibração dos ciclos mais profundos, pois quando o estado de carga passa a baixo dos 40km de autonomia fica à carga para voltar a ter 80% de noite, mas é muito raro passar a baixo dos 40km de autonomia estimada, sei que existem 2 barras escondidas mas nunca lá cheguei.
O pior que lhe faço é no verão realmente tem dias que fica ao sol com ~75% de carga, entre as 9 e as 18h (quando não há lugar à sombra) mas também só carrega de 4 em 4 dias.
É uma estupidez a Nissan não incluir a funcionalidade do Leaf Spy na aplicação para smartphones (apenas para consulta) mesmo remota sendo informação apenas disponível para o dono. Infelizmente a Nissan mesmo do outro lado do mundo (Japão) tem acesso a mais informações do estado do carro do que o próprio dono mesmo dentro dele
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Parece-me que o valor de degradação do teu carro está mal calculado e nunca deverias ter um valor superior a 15%. Ao utilizares apenas 40 ou 50% do SoC entre cada carregamento, isso deve ter um efeito negativo no cálculo diário da capacidade.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Mike, acho que o que te fazia falta para gastares uns electrõesitos era isto :mikexilva Escreveu:Sim, o meu LEAF vai fazer 3 anos em Setembro e tem apenas ~16500km, mas eu acho que já me chegou às mãos com um bocado de maus tratos da bateria (carga a 100% durante uns 3 meses numa estufa a 40%) - pelo menos existem fortes suspeitas de o terem visto lá na montra no 1o piso do stand enquanto aguardava por burocracias e que a vendedora desse andamento, (bem chateei várias vezes ao longo de mais de 1 ano desde que fiz a reserva a perguntar o estado da coisa).
Eu é muito raro carrega-lo a 100% mas podia ter visto antes deste passeio e esqueci-me a ver com o Leaf Spy, mas realmente também pode existir ali alguma falta de calibração dos ciclos mais profundos, pois quando o estado de carga passa a baixo dos 40km de autonomia fica à carga para voltar a ter 80% de noite, mas é muito raro passar a baixo dos 40km de autonomia estimada, sei que existem 2 barras escondidas mas nunca lá cheguei.
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https://www.youtube.com/watch?v=5rwWRyN1qrM#t=60
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Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
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- mikexilva
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
por acaso há uns tempos quando comprei o LEAF ainda consederei uma Bramo Empulse, mas para isso teria que ser um Renault Twizy + a Mota em vez do LEAF
As Harley convencionais fazem barulho a mais, não sei como é que vao convencer a cabeça dos actuais donos a passar a ouvir melhor o som em sua volta... (desegocentralização audio-cerebral )
Nem sei como é que a lesgislação permite os níveis de ruído de uma harley mesmo parada num semáforo faz 10x mais barulho que 10 carros que estejam em volta e torna-se incomodativo para quem esteja na rua, o que vale é que não são muitas se não algo tinha que mudar.
As Harley convencionais fazem barulho a mais, não sei como é que vao convencer a cabeça dos actuais donos a passar a ouvir melhor o som em sua volta... (desegocentralização audio-cerebral )
Nem sei como é que a lesgislação permite os níveis de ruído de uma harley mesmo parada num semáforo faz 10x mais barulho que 10 carros que estejam em volta e torna-se incomodativo para quem esteja na rua, o que vale é que não são muitas se não algo tinha que mudar.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
No FDS estive quase a esgotar a bateria (depois de ter ido passear ao jardim da Estrela onde andei às voltas para estacionar e fui a 3 postos de carga, 2 ocupados com CI's e um que não funcionava consegui regressar a casa sem carregar) e aproveitei para fazer o teste de carga completo para ver a capacidade da bateria e liguei o ODBC2 com o LeafSpy no telemóvel e fui monitorizando até entrar no modo tartaruga, achei curioso quando fui ver o SoC real ainda me dizia ter uns 18% quando já só me dizia ter 8km de autonomia no painel do carro, mas dei umas voltas ao quarteirão devagarinho até entrar no modo tartaruga que deve ter sido pelos 2% (ou 1,9%) mas ainda rendeu mais do que estava à espera, talvez por andar devagar sem grandes declives.
Como não quis mexer na instalação eléctrica só consigui intercalar um contador numa tomada shucko, e usei o cabo com EVSE de 10A mas penso que o resultado seja o mesmo, pois o que interessa é o total de energia consumida seja carregado a 10A ou a 16A, e esperava melhor resultado, pois o carro ainda tem 3,5 anos, 21mil km e 99% das cargas são de 4 em 4 dias (que é quando já só tem 4 barras) e só carrega até 80%.
Resumindo conforme dá para ver no teste que fiz, apenas carregou 17,8 KWh que demorou 7h40m limitado a 10A.
Isto foi com a bateria descarregada já depois de estar no modo de tartaruga antes de iniciar a carga
https://drive.google.com/file/d/0B9Rgc2 ... sp=sharing
[img]https://lh4.googleusercontent.com/m8zLe ... w1869-h739[/img]
Contador logo no inicio da carga:
https://drive.google.com/file/d/0B9Rgc2 ... sp=sharing
Depois da carga completa o contador indicava 17,39
https://drive.google.com/file/d/0B9Rgc2 ... sp=sharing
Isto foi no dia a seguir já com a carga completa:
https://drive.google.com/file/d/0B9Rgc2 ... sp=sharing
[img]https://lh5.googleusercontent.com/9keLK ... w1869-h739[/img]
Depois de carga completa indica apenas 129km no modo normal ou cerca de 140 no modo Eco.
https://drive.google.com/file/d/0B9Rgc2 ... sp=sharing
E as temperaturas que são normais e na garagem está quase sempre estavel
https://drive.google.com/file/d/0B9Rgc2 ... sp=sharing
Notei que a célula #1 está significativamente mais fraca que as outras (e a #47 também mas a #1 está pior)
Acham normal? o SOH com 77% também me parece baixo...
Como não quis mexer na instalação eléctrica só consigui intercalar um contador numa tomada shucko, e usei o cabo com EVSE de 10A mas penso que o resultado seja o mesmo, pois o que interessa é o total de energia consumida seja carregado a 10A ou a 16A, e esperava melhor resultado, pois o carro ainda tem 3,5 anos, 21mil km e 99% das cargas são de 4 em 4 dias (que é quando já só tem 4 barras) e só carrega até 80%.
Resumindo conforme dá para ver no teste que fiz, apenas carregou 17,8 KWh que demorou 7h40m limitado a 10A.
Isto foi com a bateria descarregada já depois de estar no modo de tartaruga antes de iniciar a carga
https://drive.google.com/file/d/0B9Rgc2 ... sp=sharing
[img]https://lh4.googleusercontent.com/m8zLe ... w1869-h739[/img]
Contador logo no inicio da carga:
https://drive.google.com/file/d/0B9Rgc2 ... sp=sharing
Depois da carga completa o contador indicava 17,39
https://drive.google.com/file/d/0B9Rgc2 ... sp=sharing
Isto foi no dia a seguir já com a carga completa:
https://drive.google.com/file/d/0B9Rgc2 ... sp=sharing
[img]https://lh5.googleusercontent.com/9keLK ... w1869-h739[/img]
Depois de carga completa indica apenas 129km no modo normal ou cerca de 140 no modo Eco.
https://drive.google.com/file/d/0B9Rgc2 ... sp=sharing
E as temperaturas que são normais e na garagem está quase sempre estavel
https://drive.google.com/file/d/0B9Rgc2 ... sp=sharing
Notei que a célula #1 está significativamente mais fraca que as outras (e a #47 também mas a #1 está pior)
Acham normal? o SOH com 77% também me parece baixo...
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Não consigo ver as fotos...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Essa bateria tem o aspeto de uma com 80.000 km. Tipo a minha. E eu só não é a 100% se ele não me deixar.
Última edição por Malm em 24 mar 2015, 00:17, editado 1 vez no total.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Estava a meter links para o Google Drive mas ao que parece eram temporarios eu acho que já fiz isto em tempos mas já não resulta, já mudei para links para os ficheiros, que não aparece as imagens mas dá para clicar no link e ver noutra pag..VETL Escreveu:Não consigo ver as fotos...
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Necessita claramente tratamento com método mjr.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mike
Tenho as minhas dúvidas. Pelo que vi do carro do mjr, nos carregamentos a 100% havia logo duas células claramente mais fracas que as restantes, e neste carro não me parece que isso esteja a acontecer. Não estará a equilibra-las relativamente bem em cima? Não sei, mas acho a situação mais parecida com a do carro do Filipe do que com a do mjr.VETL Escreveu:Necessita claramente tratamento com método mjr.
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