Boa noite a todos!
Primeira semana cumprida: cerca de 500 KM elétricos, uma média ainda de "rookie" de 14 kWh! Pena não ter começado mais cedo... O pára arranca do trânsito até dá mais gosto. Hoje de manhã, aproveitando o trânsito e algum declive no final da A1 consegui fazer a "proeza" (pelo menos para mim) de um
consumo de 8,7 kWh entre Lourosa e a Ponte da Arrábida (cerca de 22 Km):
[img]https://c6.staticflickr.com/6/5586/2978 ... 6757_c.jpg[/img]IMG_5010 by
phnunes2, no Flickr
Saí com um SOC de 85% e cheguei com 74% mas o melhor é que à saída estava com um GOM de 156 Km e cheguei com 171 Km! "Ganhei" 15 Km de autonomia num percurso de 22 Km. Agora percebo o porquê do pessoal com Leafs mais antigos (sem % de SOC no carro) usar com tanta frequência o LeafSpy. O GOM do carro é tão ridículo que chega a ser engraçado!
Primeiras Impressões:
- Muito espaçoso (comparando com o Toyota Auris do mesmo segmento da minha esposa), especialmente nos bancos de trás e na bagageira; Fica a perder nas gavetas de arrumos onde cabe o manual e pouco mais;
- É maior do que parece... Acho que é mais curto à frente e um pouco comprido de mais atrás comparando com o Auris, o que torna ainda um pouco difícil de medir o espaço à frente. Atrás é fácil medir e a câmara dá um jeito brutal; Para segmento C é maior que a maioria da sua classe, não parece devido ao estilo arredondado;
- Depois de 2 dias em modo "D", testei o modo "B" e agora não quero outra coisa! Não preciso de travar na maior parte das descidas, nem nas filas de trânsito a 10-20 à hora; Presumo que o modo "B" também é melhor para pneus, discos de travões, etc. Estarei certo?
- O silêncio é brutal e nestes dias de chuva até se ouve esta a cair! Já me perguntaram várias vezes "Mas o motor está mesmo ligado?"
- Acho estranho que mal se desliga o carro as janelas deixam de funcionar. Deveriam manter a energia por uns segundos para que pudessem ser fechadas... Num carro tão tecnológico é uma falha básica;
- Também reparei que os vidros embaciam com alguma facilidade... Tenho de ligar a ventilação no mínimo (mas sem AC) para estar sempre desembaciado. Se calhar é de ser novo que isto acontece;
- Bancos macios (se calhar demais). No entanto, parece que tenho o rabo gordo pois nas laterais é um pouco desconfortável (talvez por ser novo);
- É brutal a diferença entre um declive de 200 m em 20km e uma subida igual em sentido contrário. No meu caso a diferença de consumo é de menos de 5 kWh entre Lourosa-Porto e Porto-Lourosa;
O que ainda não testei mas vou testar nos próximos dias:
- Cruise control e limitador;
- Como o meu percurso é sempre o mesmo vou testar vários modos de condução "D"/"D"+ECO/"B"/"B"+ECO/Misto para ver qual o que me dá mais prazer e melhor consumo;
- Carga fora de casa. Já tentei mas fiz asneira e esqueci-me como se desligava o temporizador... Como tinha o manual em casa para ler, tive de abortar;
Algumas dúvidas:
- Como se carrega nos postos tipo 2 que têm 3 pinos? Tenho de ter um adaptador, certo? Para o cabo 10A ou para o cabo Mennekes?
- Dá para desligar (de vez) os avisos de segurança para peões de uma vez, quer para a frente quer para trás? Sempre que ligo o carro desligo no botão mas sempre que inicio o carro lá volta o barulho outra vez.
- Alguma forma de ligar o ACC e depois não ligar o carro? Pelo que li no manual, se não tiver o pé no travão e carregar no botão laranja ele liga o ACC mas depois para desligar tenho mesmo de ligar o carro. Off -> Acc -> Ligado -> Off. Ou haverá outra forma?
- No configurator Nissan li que tem luzes follow me home. Ou seja, mantém as luzes ligadas durante alguns segundos mesmo desligado mas ainda não percebi como se faz... Será de eu deixar sempre as luzes em "auto" que não vejo essa função?
- Quando estou no pára-arranca em descidas (e semáforos) ter sempre o pé no travão é um pouco cansativo (o pedal é duro). O que aconselham: Modo "P", travão de mão ou ambos?
Obrigado!