Diário de Bordo - RJSC

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por VETL » 07 mai 2014, 21:35

victormcpinto Escreveu:O fórum vai beneficiar com esta aquisição. Parabéns.
Não tenho a menor dúvida...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por RJSC » 07 mai 2014, 21:36

Vou precisar muito da ajuda de todos vós com as atualizações do estado de funcionamento dos postos de carregamento.
Range Anxiety não sinto pois já sei onde posso chegar depois de acompanhar as vossas experiências, só não consigo saber é se consigo carregar no destino por causa das constantes avarias de postos e isso é muito pior...

Tenho ainda 2 dúvidas no Leaf Spy, o carro pára quando chega a que percentagem de SOC a que valor de kWh?
Pára quando atinge 0 KWh e com algum SOC de sobra?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por mjr » 07 mai 2014, 21:51

Geralmente para com 1-3% de SOC. Quem manda parar é sempre a tensão na célula mais fraca, pelo que será a maneira mais fácil de saber quando está eminente a paragem. Quando a célula mais fraca em repouso anda pelos 3,2V ele começa a limitar a potência para impedir que a célula baixe muito dos 3,0V. A tartaruga aparece depois quando a potência fica seriamente limitada. Sugiro descarregares de propósito até à tartaruga em ambiente controlado (perto de um posto fiável) para teres o feeling de como é a descarga na fase final.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por dgalv » 07 mai 2014, 23:03

Muitos Parabéns.

Realmente este fórum vai ficar ainda mais animado e todos nós iremos aprender com as tuas descobertas.

É um grande passo, ainda para mais quando pegamos no nosso dinheiro e investimos numa tecnologia que muitos ainda nem sabem o que é.

Desejo que tudo corra bem e que muitos e bons Kms elétricos sejam percorridos!!! :D
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por RJSC » 08 mai 2014, 00:03

Se bem me conheço não sei se vou ter paciência para fazer logs além do registo das poupanças relativamente a CI.

Para já vou fazer um EVSE de 16A baseado no simple EVSE que o mjr mostrou no diário de bordo (http://www.ev-power.eu/EVCharge-Product ... html?cur=1), mas com uma caixa no meio cabo porque vou fazer a placa de circuito impresso em casa.
Ainda pensei em encomendar o Kit com o relé, a fonte de alimentação e a placa da ev-power mas mas no checkout queriam tanto pelos portes como pelo kit... :o
Total Products (without VAT): 32.17 €
plus 21% VAT**: 6.76 €

Shipping (without VAT): 31.39 €
plus 21% VAT**: 6.59 €
Weight of shipment: 0.14 kg

Grand Total: 76.91 €
37.98€ pelos portes de um kit de 140 gramas... :o

Só com o preço dos portes compro os componentes e sobra algum dinheiro para o tempo perdido a fazer a placa.

A ficha para o carro (J1772) vou comprar por 80€ na Farnell (http://pt.farnell.com/multicomp/dsi-ev1 ... dp/2373833)
Como eles deixaram de vender a particulares há uns tempos, virá junto com uma encomenda de uma pessoa que trabalha numa empressa que recebe encomendas de lá com alguma regularidade.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por Apr » 08 mai 2014, 00:16

Já viste este?

http://www.instructables.com/id/Arduino ... g-Station/

comprei os componentes todos do shield (já tenho o arduino) por cerca de €8, mas a minha loja de eletrónica habitual não consegue encomendar o conversor DC/DC. Entretanto acabei por mandar vir o openevse DIY kit que já inclui os componentes mais esquisitos.

não sei se funca, mas mais barato que isto deve ser impossivel....

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por RJSC » 08 mai 2014, 00:34

Há-de funcionar. Esse é um EVSE "a sério" que inclui proteção diferencial, o teste do díodo (com a fonte de alimentação negativa), etc.

O simple EVSE só gera mesmo o sinal e liga o relé, nada mais. A proteção diferencial tem que estar na instalação ou num disjuntor junto.

O teste ao díodo serve para prevenir situações como a ficha cair numa poça de água e o EVSE como vê que a corrente passa para os 2 lados no piloto e não ativa os relés.
Só que com esses EVSE dentro da ficha se cair na água, não há nada que lhes valha porque já têm os 230V no cabo até ao interior da mesma.
Última edição por RJSC em 13 mai 2014, 01:31, editado 1 vez no total.

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por OCasal » 08 mai 2014, 00:34

Os meus parabéns pelo negócio!

Felizmente em Aveiro quase todos os postos funcionam e agora até vão respeitando a sinalética... Temos de começar a lutar pelo posto entre VE's e não entre CI's e VE's!

Abraço eléctrico!

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por RJSC » 08 mai 2014, 00:42

Eu preciso essencialmente de postos é longe de casa, não por cá...
Até porque as borlas vão acabar... E porque os lugares de carregamento andam cheios de arrumadores durante o dia... O pafi já tem uma amolgadela no leaf feita por um arrumador. :?
E com as distâncias entre postos e locais de interesse qualquer dia tenho que pensar em comprar uma bicicleta dobrável para andar na mala.
Por exemplo, o pessoal que vai à Figueira da Foz e deixa o carro umas 6 horas no Foz Plaza fica a quase 2km da praia.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por Filipe » 08 mai 2014, 01:03

RJSC Escreveu:Desta vez é a sério!

Assinei hoje um contrato e efetuei metade do pagamento para importação de um Leaf da França.
É de primeira geração, branco, tem 16000km, matriculado no final de Abril de 2013.
Foi uma retoma de um cliente que se arrependeu e voltou ao mesmo concessionário para trocar por um CI.

Informaram-me agora que vai fazer a 1ª revisão a um concessionário a 75km e que vai estar disponível para transporte a partir de 21 de Maio. Em princípio deverão instalar a P3227.
Depois será uma questão de disponibilidade dos camiões de transporte.

Apesar de ser o concretizar de um sonho e da promessa que o primeiro carro comprado com o meu dinheiro seria um VE começa agora uma fase muito mais severa de "battery degradation anxiety"...

Pode ser que ainda esteja cá a tempo e ainda consiga o seguro para estar presente no Workshop VE a realizar proximamente.
Parabéns, não vai faltar TUNING. :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”