DIÁRIO DE BORDO - mjr
-
- Mensagens: 266
- Registado: 25 out 2018, 10:04
- Data de fabrico: 22 jan 2019
- Capacidade bateria: 120 Ah
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Grande raspão....
Ficou novo
Ficou novo
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 958
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Penso que isto assim é informação, há quem adicione ao concessionário o tempo de espera das seguradoras só para denegrir uma Marca. Já chega quando se portam mesmo mal.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9901
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
O meu acesso ao Leaf 24 tem sido esporádico pois quem anda com ele é o meu sogro.
No entanto tive a oportunidade de estar com o carro uns dias e aproveitei para ver o estado da bateria;
SOH = 87%
Ora esta bateria tem quase 1 ano e meio e cerca de 10k km, o que significa, a ser verdade, uma degradação muito significativa e bastante superior ao do meu Leaf 40 que tem mais tempo e indica ainda 92.5% de SOH. Vou tentar nos próximos dias fazer um teste da tomada para tirar as coisas a limpo.
No entanto tive a oportunidade de estar com o carro uns dias e aproveitei para ver o estado da bateria;
SOH = 87%
Ora esta bateria tem quase 1 ano e meio e cerca de 10k km, o que significa, a ser verdade, uma degradação muito significativa e bastante superior ao do meu Leaf 40 que tem mais tempo e indica ainda 92.5% de SOH. Vou tentar nos próximos dias fazer um teste da tomada para tirar as coisas a limpo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
É bom saber, obrigado. Já agora tens ideia de quais serão as razões para a diferença de degradação? Talvez química e menor capacidade?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9901
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Prefiro esperar pelo teste da tomada antes de tecer comentários. Pode ser completamente irreal esta degradação.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
O meu novo pack do mk1 tem uma idade semelhante e o SOH é 89%, embora com o triplo dos quilómetros...
-
- Mensagens: 266
- Registado: 25 out 2018, 10:04
- Data de fabrico: 22 jan 2019
- Capacidade bateria: 120 Ah
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Apenas 1 QC? Isso é obra... Há quem diga que uma carga rápida de vez em quando faz subir o SOH, mas eu pessoalmente ainda não acredito muito. Tenho um 40kWh há pouco mais de um ano com apenas 8 QC's e também noto uma degradação maior que outros casos com mais QC's. BMS baralhado com cargas de pouca amplitude?!? Não sei...
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 920
- Registado: 11 dez 2014, 16:49
- Data de fabrico: 11 dez 2014
- Capacidade bateria: 59,91 Ah
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
A degradação da bateria é sobrestimada quando apenas são realizados carregamentos lentos. já há vários exemplos disso. E no Inverno também sobrestima.bpedrosa Escreveu: ↑09 mar 2020, 09:55Apenas 1 QC? Isso é obra... Há quem diga que uma carga rápida de vez em quando faz subir o SOH, mas eu pessoalmente ainda não acredito muito. Tenho um 40kWh há pouco mais de um ano com apenas 8 QC's e também noto uma degradação maior que outros casos com mais QC's. BMS baralhado com cargas de pouca amplitude?!? Não sei...
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9901
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Tal como esperava.
Medição no quadro da garagem: 24.2kW.h de 0 a 100%
Medição no EVSE: 23.58 kW.h
Isto dá um SOH real de 96,8% e 94,3%, respetivamente, 18 meses e 10k km depois. E uma diferença para o SOH estimado pelo carro de quase 10%.
Medição no quadro da garagem: 24.2kW.h de 0 a 100%
Medição no EVSE: 23.58 kW.h
Isto dá um SOH real de 96,8% e 94,3%, respetivamente, 18 meses e 10k km depois. E uma diferença para o SOH estimado pelo carro de quase 10%.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- galt
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1244
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
- Localização: Odivelas
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
mjr,
Quando realizas o teste da tomada o que fazes?
Quando realizas o teste da tomada o que fazes?
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica