DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
bpedrosa
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por bpedrosa » 16 dez 2019, 09:35

Grande raspão....
Ficou novo :)

victormcpinto
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por victormcpinto » 16 dez 2019, 15:54

mjr Escreveu:
16 dez 2019, 00:04
..., demorou mais tempo a aprovação da outra companhia de seguros do que a chegarem as peças. Em uma semana ficou tudo resolvido."
Penso que isto assim é informação, há quem adicione ao concessionário o tempo de espera das seguradoras só para denegrir uma Marca. Já chega quando se portam mesmo mal.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

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mjr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 08 mar 2020, 10:09

O meu acesso ao Leaf 24 tem sido esporádico pois quem anda com ele é o meu sogro.

No entanto tive a oportunidade de estar com o carro uns dias e aproveitei para ver o estado da bateria;

Imagem

SOH = 87%

Ora esta bateria tem quase 1 ano e meio e cerca de 10k km, o que significa, a ser verdade, uma degradação muito significativa e bastante superior ao do meu Leaf 40 que tem mais tempo e indica ainda 92.5% de SOH. Vou tentar nos próximos dias fazer um teste da tomada para tirar as coisas a limpo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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cfvp
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por cfvp » 08 mar 2020, 12:35

É bom saber, obrigado. Já agora tens ideia de quais serão as razões para a diferença de degradação? Talvez química e menor capacidade?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 08 mar 2020, 15:05

Prefiro esperar pelo teste da tomada antes de tecer comentários. Pode ser completamente irreal esta degradação.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por OCasal » 09 mar 2020, 06:30

O meu novo pack do mk1 tem uma idade semelhante e o SOH é 89%, embora com o triplo dos quilómetros...

bpedrosa
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por bpedrosa » 09 mar 2020, 09:55

Apenas 1 QC? Isso é obra... Há quem diga que uma carga rápida de vez em quando faz subir o SOH, mas eu pessoalmente ainda não acredito muito. Tenho um 40kWh há pouco mais de um ano com apenas 8 QC's e também noto uma degradação maior que outros casos com mais QC's. BMS baralhado com cargas de pouca amplitude?!? Não sei...

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por beme83 » 09 mar 2020, 10:43

bpedrosa Escreveu:
09 mar 2020, 09:55
Apenas 1 QC? Isso é obra... Há quem diga que uma carga rápida de vez em quando faz subir o SOH, mas eu pessoalmente ainda não acredito muito. Tenho um 40kWh há pouco mais de um ano com apenas 8 QC's e também noto uma degradação maior que outros casos com mais QC's. BMS baralhado com cargas de pouca amplitude?!? Não sei...
A degradação da bateria é sobrestimada quando apenas são realizados carregamentos lentos. já há vários exemplos disso. E no Inverno também sobrestima.

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 13 mar 2020, 09:02

Tal como esperava.

Medição no quadro da garagem: 24.2kW.h de 0 a 100%
Medição no EVSE: 23.58 kW.h

Isto dá um SOH real de 96,8% e 94,3%, respetivamente, 18 meses e 10k km depois. E uma diferença para o SOH estimado pelo carro de quase 10%.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por galt » 13 mar 2020, 10:46

mjr,

Quando realizas o teste da tomada o que fazes?
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

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