rimsilva Escreveu:Partilho aqui uma informação que foi divulgada no grupo do facebook do i3:
A BATERIA DE 12V do BMW i3
Após algumas medições nos bonés da bateria de 12v/20Ah - chumbo ácida selada do BMW i3 cheguei as seguintes constatações:
- Existe uma tensão permanente de 14,4V de carga em seus bornes oriunda da bateria de alta tensão com um regulador em série para isso .
2- O uso de faróis, pisca, ventilador afetam essa tensão o que prova que usam essa tensão para funcionar.
3- É bem provável também que todos os circuitos eletrônicos do i3 utilizem essa tensão como fonte de energia para o seu funcionamento.
4- Na utilização de faróis e ventilação a tensão nunca foi menor do que 14,0V.
Conclusões:
1- O fato do carro ficar parado não descarrega essa bateria, diferentemente do que acontece com os carros motores a combustão.
2- Essa é uma bateria normal , inclusive seus bornes, o que no futuro, sem garantia, poderá ser trocada por outro modelo, com a única dificuldade do tamanho bem reduzido.( com adaptação da cabeação a bateria substituta poderá ficar no compartimento hoje ocupado pelo carregador e compressor).
3- A menos que exista algum procedimento periódico de descarga da mesma me preocupou o fato dela nunca ter descarga o que ao longo do tempo fará ela ser danificada. O correto seria existir um regulador que em repouso (carro parado) aplicasse essa tensão de 14,4 V em picos de tensão e em seguida fosse desligado , voltando a mandar essa tensão quando a bateria descarregasse até 13,2V. Esse é um procedimento adotado em Nobreak’s.
4- Essa bateria com esse tamanho e formato não é encontrada no mercado nacional. O que seria motivo da ABRAVEI procurar alternativas de mercado , inclusive com os fabricantes nacionais, pois o correto o seria a troca dela a cada 3 anos.
Espero ter ajudado a esclarecer os inúmeros mistérios do BMW i3.
Luiz Xavier - Eng. Eletrico/ELETRONICO
Relatvamente à questão da battery "capacity" já foi mais do que discutido o pouco rigor que essa mesma informação dá sobre o real estado do carro.
Há relatos de pessoas que depois de levar a bateria a valores muito baixos (0,5%) e realizar uma carga de seguida, a informação da bateria passar de 17,8 para 19,3 kWh. Variações deste tipo também podem acontecer quando o carro é "actualizado" na BMW.
Neste caso concreto, é efectivamente de nos deixar com duvidas esta descida da capacidade, no entanto sendo um carro usado não se sabe o tipo de uso que o caro teve e se poderia ou não ter influenciado esta descida.
Será que o carro passou muito tempo parado e com que % da bateria? Ainda passa alguns períodos longos parado?
Num outro tópico partilhei uma parte do manual relativo a este ponto da bateria, onde se pode verificar que a BMW aconselha a determinados procedimentos que não são propriamente as melhores práticas que vemos neste forum.
Como ultimo "teste" antes de pedir à marca para fazer uma analise à bateria, no caso do carro passar uma semana parado, deixar ligado o EVSE para que seja feito um balanceamento (de fundo) das células da bateria.
Carro já está na BMW, mas ainda não tive um update do estado concreto dos danos que possa ter.
Coisas certas, os mecânicos da BMW no que toca a carros eléctricos não tem experiência quase nenhuma, a 1º coisa que fizeram foi ligar um booster directamente na bateria de 12v para conseguirem por o carro em Neutro e tirar do reboque.
a bateria de 12v está efectivamente morta, e duvido que consiga receber alguma carga da bateria principal.
Agora estou a rezar para que o problema do grupo propulsor estive relacionado com a bateria estar a dar as ultimas.
Engraçado a ultima mensagem que tenho é :
Check Control
Bateria descarregada. Ligue o motor
Relação à degradação da bateria, no meu carro comprei o carro com 4 anos e 35mil km, o carro era de uma empresa de energias renovaveis da alemanha e era usado pelo chefe, uso particular.
como disse logo que chegou às minhas mão fiz um teste do Batt cappmax e acusou 18.8kWh fiquei muito contente na altura, pois 4 anos e apresentar bateria como sendo nova...
Entretanto como vos disse, ultima medição foi este mês e já só acusava 16.6kWh.
no final do verão houve uma ocasião em que efectuei uma descarga até 5% e aproveitei e fiz medição de ficha, o medidor acusou 22kW consumidos, num forum da bmw i3 vi muitos utilizadores dizer que as perdas no carregamente roundam os 14% feito as contas, de grosso modo, de 5% a 100% o carro consumiu 18.82kW da ficha.
Eu raramente levo a bateria abaixo dos 30% daí não ter feito mais testes, mas tenho notado que de 50% a 100% ele andava a consumir entre (9kW a 11kW) - 14% = daria qq coisa como 8 a 9kW de carga real.
Quando tiver novidades eu digo qq coisa...
PS: não levem a mal a má aplicação de kW e kWh...eu já li 10x a maneira de aplicar correctamente o termo mas confundo sempre.