Documentário - Fábrica Tesla Motors

RJSC
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Documentário - Fábrica Tesla Motors

Mensagem por RJSC » 28 jan 2013, 13:49



Uma fábrica limpa e agradável, com luz natural e fundo branco.

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ruimegas
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Re: Documentário - Fábrica Tesla Motors

Mensagem por ruimegas » 28 jan 2013, 16:21

Gostei...

Fiquei curioso de ver que tipo de Tesla mais pequeno para as massas irá ser feito e por que preço...
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Re: Documentário - Fábrica Tesla Motors

Mensagem por RJSC » 28 jan 2013, 18:57

ruimegas Escreveu:Gostei...

Fiquei curioso de ver que tipo de Tesla mais pequeno para as massas irá ser feito e por que preço...
Oh, ainda falta muito...
E para ser barato não vai ter 400 Km de autonomia de certeza, e isso coloca-o logo ao nível do Leaf em termos de utilidade.

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Re: Documentário - Fábrica Tesla Motors

Mensagem por mikexilva » 29 jan 2013, 03:18

Gostei do "One pedal driving" que também se aplica ao nosso LEAF ;)

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Re: Documentário - Fábrica Tesla Motors

Mensagem por RJSC » 29 jan 2013, 13:45

mikexilva Escreveu:Gostei do "One pedal driving" que também se aplica ao nosso LEAF ;)
Pois, só que eles podem ajustar a travagem regenerativa e até desligá-la para fazer coasting.
Em estradas com pouco transito, embalar o carro e depois deixa-lo rolar só com a energia cinética que tem, sendo ele a ditar a velocidade durante uns quilómetros estende muito a autonomia.

O Leaf Americano para 2013 já tem um botão "Coast". Resta saber se os Europeus também terão.
De qualquer maneira não me parece suficiente. Devia ser um potenciómetro para ajustar. Quando se vai a descer uns quilómetros dá jeito aumentar a regeneração bastante mais.

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Re: Documentário - Fábrica Tesla Motors

Mensagem por mikexilva » 29 jan 2013, 18:19

RJSC Escreveu:
mikexilva Escreveu:Gostei do "One pedal driving" que também se aplica ao nosso LEAF ;)
Pois, só que eles podem ajustar a travagem regenerativa e até desligá-la para fazer coasting.
Em estradas com pouco transito, embalar o carro e depois deixa-lo rolar só com a energia cinética que tem, sendo ele a ditar a velocidade durante uns quilómetros estende muito a autonomia.

O Leaf Americano para 2013 já tem um botão "Coast". Resta saber se os Europeus também terão.
De qualquer maneira não me parece suficiente. Devia ser um potenciómetro para ajustar. Quando se vai a descer uns quilómetros dá jeito aumentar a regeneração bastante mais.
Pois, o ideal era ter um controle variável simples de regeneração sem atuar nos travões.

Mas apesar de não ter exatamente isto, o LEAF tem 3 modos de travagem "regenerativa" ;)

1 - Modo Drive normal - quando libertamos o pé do acelerador, regenera menos energia, ou seja prende menos o carro, mas ainda trava uns 10kW e ao travar ligeiramente é capaz de chegar aos 15 ou 20kW antes de atuar nos travões.

2 - Modo ECO - quando libertamos o pé do acelerador, regenera mais energia, ou seja prende mais o carro uns 15 a 20kW, e ao carregar ligeiramente no travão chega aos 30kW antes de atuar nos travões.

3 - Modo Neutral :P que deve ser o que chamas coasting, basta manteres a "alavanca de velocidades" uns 2 segundos encostada à esquerda que o carro entra no modo "deslizamento livre" que pode ser feito em andamento sem problema, e depois voltando a meter em drive ele vai prender novamente ;)

Agora os modos 1 e 2 têm regeneração variável conforme vais carregando menos no acelerador e quando se carrega ligeiramente no travão, que o carro acaba por gerir uma regeneração variável de uma forma inconsciente para o condutor ;)

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Re: Documentário - Fábrica Tesla Motors

Mensagem por RJSC » 29 jan 2013, 18:53

Eu já conduzi o Leaf por uns bocaditos e sei como funciona, mas isso não é a mesma coisa.

1- Se passamos a eco para ter mais regeneração, a aceleração também é afetada.
2- Se passamos a Neutro ficamos sem poder acelerar imediatamente (tem que se passar a drive de novo) comprometendo a capacidade de nos safarmos de alguém que venha em rota de colisão connosco das laterais por exemplo.

O coasting que falo é desativar a travagem regenerativa ao largar o acelerador mas ela estar lá quando se dá um ligeiro toque no travão e atuar antes do travão mecânico e continuar com a resposta de aceleração como no drive.

Ah, e já vi noutro lado que na última atualização de software do Model S (que veio pela rede móvel, não é preciso levar ao concessionário) é possível desligar o Creep.
Abençoado! O Leaf (e todos os carros elétricos) também precisam!
O desconforto que me mete parar num semáforo largar o travão e o carro ir para a frente! :evil:
Uma vez no Leaf da Caetano Power distraído a falar com o resto do pessoal que ia no test drive numa estrada nivelada à espera num semáforo quando reparei o carro já tinha andado 50 cm e estava a 20cm de bater no da frente! :evil:

O mais estranho é uma companhia Americana de gema ser a única a disponibilizar essa opção, já que o Americano típico é que nunca viu outra coisa que não carros automáticos de combustão com transmissão hidráulica que são os únicos que têm creep e os fabricantes Europeus como a Renault colocam creep.
Sim, o Fluence ZE também tem o maldito creep!
Estranho colocarem creep não configurável pelo utilizador num mercado com o Europeu onde toda a gente está habituada a parar o seu carro manual e quando larga os pedais ele não começar a andar sozinho.

O creep é um fenómeno tão estranho a nós Portugueses que me parece que nem existe palavra em português para tal coisa do arco da velha como o creep num VE.
O Creep é um defeito das transmissões hidráulicas e não algo desejável para se reproduzir nos VE's.
Pena que só a Tesla se tenha lembrado que o creep é um defeito, não uma virtude.

Já conduzi um Smart Diesel em trabalho até Espanha com caixa automática e como ele tem uma embraiagem mecânica atuada eletricamente quando se para ele desembraia e não avança até se acelerar.
Pode ser que os modelos mais recentes não seja assim, mas o que conduzi era.
Última edição por RJSC em 29 jan 2013, 19:18, editado 1 vez no total.

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Re: Documentário - Fábrica Tesla Motors

Mensagem por mikexilva » 29 jan 2013, 19:15

RJSC Escreveu:Eu já conduzi o Leaf por uns bocaditos e sei como funciona, mas isso não é a mesma coisa.

1- Se passamos a eco para ter mais regeneração, a aceleração também é afetada.
2- Se passamos a Neutro ficamos sem poder acelerar imediatamente (tem que se passar a drive de novo) comprometendo a capacidade de nos safarmos de alguém que venha em rota de colisão connosco das laterais por exemplo.
Sim, é verdade, consegue-se jogar com os modos e fazer vários níveis de regeneração, mas não é tão funcional como gostaríamos de ter.
No entanto passar de Neutro para Drive (apesar de ser um moimento que parece que estamos a meter uma mudança a baixo) é quase imediato e nunca "arranha" (ainda não experimentei o efeito com o acelerador a fundo - será que desligando o controle de tração dá para um arranque de rodas a patinar? ;) - depois passar de Drive para Neutro é que demora 1, 5 ou 2 segundos, mas já não está em jogo o ser imediato para segurança.

Para desligar o "Creep" só mesmo meter em Neutro, que por vezes faço nos semáforos, mas depois existe um problema que é preciso ter o pé no travão há mais de 0,5s (ou qqc assim) para se conseguir meter em Drive novamente, que chateia e prejudica um arranque atempado quando o semaforo abre.

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Re: Documentário - Fábrica Tesla Motors

Mensagem por vgomes » 29 jan 2013, 21:18

O creep dá muito jeito. Para alem de dar jeito é a meu ver uma segurança. Deve-se sempre travar mesmo qd estamos parados. até porque podem nos bater por tras.
O nosso leaf tem 45 000 por isso falo por experiencia. O carro anterior nao tinha creep.
Num carro electrico ponto de embraiagem até para os mais pequenos desniveis sem creep é um pesadelo. Descai logo muito.

Já vi muitos toques por deixar descair o carro, (falta de jeito e de atenção) e tb pessoas que batem no da frente pq lhes bateram por tras.

O que a Tesla fez foi exactamente o contrário, PÔS o creep no model S, e fe-lo por exigencia dos clientes. O roadster nao tem nem por opcao.
Alias do roadstrer para o S a tesla optou por muita coisa que o Leaf já tem desde o primeiro momento: Creep; Sem mudanças (o 1º roadster tinha 2) , Arrefecimento por agua do inversor

Gosto muito do Model S, mas nao gosto nada do preço nem do carro nem das revisoes.O carro ideal claro que nunca vai existir pois é impossivel agradar a trodos.

Qt a regeneração os seus modos e como os activar o meu preferido é o Fisker Karma com patilhas no volante ao jeito da formula 1

http://www.automotor.xl.pt/Not%C3%ADcia ... fault.aspx
em ingles
http://www.techfever.net/2012/09/tesla- ... reep-mode/

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Re: Documentário - Fábrica Tesla Motors

Mensagem por RJSC » 29 jan 2013, 22:26

O problema de descair resolve-se de maneira muito muito fácil sem o creep:
Aplicar motor apenas e só para impedir o carro de andar para trás quando em Drive e nunca o fazer andar para a frente com o pedal livre.

O verdadeiro "hill holder". Porque "hill holder" é para o carro não andar para trás nas subidas, não é para o mandar contra o muro à frente quando se larga o travão... :lol:
Última edição por RJSC em 29 jan 2013, 22:43, editado 1 vez no total.

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