Venda EVSE Inteligente

Local para todos os assuntos relacionados com ofertas de compra e venda de produtos.
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Venda EVSE Inteligente

Mensagem por rnlcarlov » 21 ago 2021, 14:33

Muttley Escreveu:
21 ago 2021, 08:17
Viva Apr,
Pode enviar-me MP com o valor do EVSE que comercializa e se o mesmo se adapta para 16Amp, visto que não possuo 32amp?
É que possuo um i3 (120ah) cujos carregamentos são efectuados na sua maioria em casa, através do EVSE da BMW, cuja ligação faço a uma tomada schuko 16Amp com cabo de 2.5 (que possuo na minha arrecadação, junto ao meu lugar de estacionamento no condomínio), onde chegam 16Amp.

Ora o EVSE da BMW é de 10Amp o que faz com que demore mais horas o carregamento completo da viatura e poderia melhorar esse tempo se tivesse um EVSE de ou até 16Amp.

Obrigado pela ajuda.
Isso posso eu dizer que se adapta perfeitamente. Eu também não tenho 32A em casa, logo carrego ou a 16 ou a 14 ou a outra amperagem já que podemos selecionar a que queremos.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Venda EVSE Inteligente

Mensagem por Apr » 22 ago 2021, 10:51

Sim, há um parametro onde podes definir o limite do EVSE, pode ser 16A hoje e 80A amanhã, desde que se assegure a secção correta dos cabos + contactor + instalação ;-)
Anexos
2021-08-22_104626.png
2021-08-22_104626.png (18.38 KiB) Visto 4323 vezes

Marco
Mensagens: 3
Registado: 25 jan 2021, 01:44
Data de fabrico: 25 jan 2021

Re: Venda EVSE Inteligente

Mensagem por Marco » 03 set 2021, 14:56

Boa tarde Apr.
Pode-me informar se este carregador pode ser em trifásico?
Tenho instalação eléctrica trifásica e painéis fotovoltaicos e tenho todo o interesse em aproveitar o excedente da produção pelo que o carregamento adaptavel ou balanceado em função da carga existente seria o ideal.

Se for possivel, quais os valores para o dito equipamento?

Desde já obrigado pela atenção.

pedrocampos927
Mensagens: 4
Registado: 02 set 2021, 14:24
Data de fabrico: 30 nov 2017
Capacidade bateria: 41 Ah

Re: Venda EVSE Inteligente

Mensagem por pedrocampos927 » 04 set 2021, 16:35

Pode enviar-me mais detalhes do carregador?

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Venda EVSE Inteligente

Mensagem por Apr » 04 set 2021, 17:55

Boa tarde,

Sim o sistema pode trabalhar em monofasico ou trifásico ou em qualquer combinação que se tenha de EV/baixada, basta dimensionar bem os medidores que se colocam no quadro.


O aproveitamento do solar distribuido por instalação trifásica parece-me o pior cenário, é necessário um excedente solar a partir dos ~4kW para um EV carregar sem gastar da rede ( 6A x 3fases ).

O cenário mais favorável é injetar toda a produção numa fase e carregar o EV apenas nessa fase, o minimo de excedente baixa para cerca de 1.3kW que é um valor mais simpático.

Consegue dar mais detalhes sobre a instalação fotovoltaica?

pedrocampos927
Mensagens: 4
Registado: 02 set 2021, 14:24
Data de fabrico: 30 nov 2017
Capacidade bateria: 41 Ah

Re: Venda EVSE Inteligente

Mensagem por pedrocampos927 » 04 set 2021, 17:58

Boa tarde

Pode por favor enviar-me mais informações sobre o evse?
Tenho monofásico com fotovoltaicos e gostava de maximozar o uso deles.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Venda EVSE Inteligente

Mensagem por Apr » 05 set 2021, 16:47

Deixo uma FAQ sobre os cenarios com solar, questões, duvidas disponham.

Possuo um sistema de paineis fotovoltaicos com microinversores / com um inversor central simples.
É necessário um eNode + outro medidor adicional que detete injeção: https://pt.aliexpress.com/item/4000394159607.html

Se os paineis estiverem ligados numa tomada remota, para ler a produção solar necessita de um eNode dedicado para os paineis

o eNode pode ser construido seguindo estas instruções: https://www.missingbolt.com/enodemodbus.html

Possuo um sistema de paineis fotovoltaicos com injeção zero.
Se a comunicação do inversor com o medidor instalado for MODBUS o eNode pode escutar e descodificar a comunicação.

Há situações em que o inversor é alimentado exclusivamente pelos paineis e desliga de noite, nesse caso deixa de haver dados de consumo e o EVSE deixa de poder gerir a carga em função da casa.



Possuo também sistema shelly pela casa toda com shellyEM a fazer medições, será possível integrá-lo e deixar de necessitar eNode?
Sim, o EVSE inteligente escuta mensagens dos Shellys EM ou 3EM, basta configurar o shelly para enviar dados CoAP para o IP do EVSE, porto 8888 (Internet & Security >> ADVANCED - DEVELOPER SETTINGS >> Enable CoIoT). O shelly não perde nenhuma funcionalidade original.

De notar que o envio dos dados por parte do Shelly não é certo, as vezes ha pausas de mais de 10s entre envios.


vantagens de eNode comprado vs enode contruido vs shelly vs outra solução
- enode comprado: garantia + cloud gratuita, não precisa de fazer mais do que configurar credenciais WiFi.
- enode construido: barato
- shelly: funciona de forma intermitente e não ha garantia que o CoAP se comporte sempre da mesma forma.
- Outra solução: o EVSE pode fazer o ajuste dinamico, apenas precisa receber os dados de energia formatados por MQTT.

Marco
Mensagens: 3
Registado: 25 jan 2021, 01:44
Data de fabrico: 25 jan 2021

Re: Venda EVSE Inteligente

Mensagem por Marco » 06 set 2021, 10:00

Bom dia.

Há dias em que o meu excedente é de 700w em cada fase, tenho 8 paineis de 375w de pico e inversor trifásico (que desliga quando não há produção) pelo que não dá para colocar a produção toda em uma só fase.

O carregamento do carro, se selecionar o carregamento a 5A, tenho 1200w de consumo em apenas uma fase medido pelo Shelly 3EM colocado imediatamente após o disjuntor selado onde se seleciona a amperagem contratada, ora se tiver um carregador trifásico e selecionar a mesma amperagem, será os 1200w/3 = 400w por fase ou estou errado aqui em alguma parte?

Se tiver um excedente (por norma mais em pico) de 700w em cada fase, e necessitar de 400w para carregar o VE, dá até alguma margem para aumentar um pouco a potência de carregamento se assim entender.

Se a minha ordem de ideias estiver correta, e corrija-me se estiver errado sff, colocando esse carregador a carregar a minha viatura, ele ajustar-se-a "automaticamente" em função das leituras do shelly e consigo assim carregar apenas com a produção fotovoltaica ou se pretender em bi-horario posso também carregar e mesmo via Wi-Fi, seleciono a potência desejada em função da necessidade. Estou errado?

Desde já o meu agradecimento pelo esclarecimento e ajuda.

Obrigado

Marco Paulino

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Venda EVSE Inteligente

Mensagem por VETL » 06 set 2021, 11:13

Está enganado Marco.
Se escolher a potência mínima de 5A no carro e estando a carregar em trifásico, ele vai buscar 5A a cada fase:
5A x 3 x 230v = 3.450W

Note que 5A é uma possibilidade fora das normas aplicáveis aos EVSE's, pelo que caso pretenda fazer a gestão do solar com o EVSE, o mínimo das normas são 6A, o que no caso trifásico, dá um mínimo de 6A x 3 x 230v = 4.140W
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Venda EVSE Inteligente

Mensagem por Apr » 06 set 2021, 11:39

Bom dia Marco,

Sim os shelly funcionam atualmente como referi no FAQ. Tenho algumas reservas porque estou a usar uma funcionalidade que não está bem documentada, o shelly 3EM até envia leituras ao segundo mas por vezes ha umas pausas... não me parece por em causa o controlo dinamico do EVSE ainda assim a lei de Murphy acontece sempre nos piores casos...

Se por algum motivo deixar de dar, quem tem o sistema a funcionar assim, sabe que terá que transitar para um eNode. Em todo o caso para quem ja tem os shelly é uma boa opção, sempre evita ter mais coisas no quadro a atrapalhar.

Quanto aos excedentes, no caso concreto que tem 3kWp, em monofasico conseguia uma rentabilidade boa, carro + casa conseguem usar praticamente todo o excedente. Dividido pelas 3 fases creio que não tem grandes condiçoes para usar o carro para aproveitar o excedente.

Também é importante perceber não só se o excedente solar cumpre os minimos olimpicos mas também saber até onde pode ir. no caso concreto 3kWp são cerca de 13A, tirando 1 ou 2A para os consumos residuais da casa consegue ir dos 6A - 12A de carga já é bastante bom. mas mais uma vez, sempre em monofasico.

Responder

Voltar para “Compra e Venda”