Página 2 de 2

Re: E aos 18600km perdemos a nossa 1ª barra...

Enviado: 17 jul 2017, 14:33
por jasmim
Num primeiro momento basta carregar a 100% e verificar o que o LS pro indica sobre a capacidade da bateria, como na foto que coloquei.
Depois, com mais tempo, fazer uma descarga profunda com a ajuda do LS pro. Pode acabar a descarga com o carro parado e ligar o Ar condicionado. De seguida carregar a 100% e ver quanto gastou na tomada (é necessário um medidor claro :) )

Re: E aos 18600km perdemos a nossa 1ª barra...

Enviado: 17 jul 2017, 16:47
por cromero
Perder uma barra com esses quilometros parece-me estranho. O meu, de Maio de 2014, perdeu a primeira barra este ano, aos 55.000 kms...

Re: E aos 18600km perdemos a nossa 1ª barra...

Enviado: 17 jul 2017, 16:48
por mjr
A capacidade que o LS Pro indica a 100% tem a ver diretamente com o SOH, por isso eu não esperava mais que 19,5kW.h.

Para o teste da tomada é fazer como disse o Jasmim. Uma vez que faz habitualmente poucos km basta que num dia que chegue à bateria fraca andar mais uns km, controlando com o Leaf Spy a energia restante. Quando chegar aos 2kW.h convém estar mais perto de casa e dar mais umas voltinhas até só restar 1kW.h. Depois colocar na garagem e ligar o aquecimento no máximo com as portas abertas até o aparecer a tartaruga. Desligar o carro e carregar até 100%, mediando a energia com um contador dedicado.

Se de facto estiver a subestimar a capacidade vai fazer MUITOS km depois da bateria fraca, é lá que ela fica escondida.

Re: E aos 18600km perdemos a nossa 1ª barra...

Enviado: 17 jul 2017, 20:50
por jfr2006
Eu cada vez mais chego à conclusão que estas baterias querem é uso. Eis o estado do meu, com 9 meses (6 na minha mão) e com 16500km:

Imagem

Não tenho tido grandes cuidados, excepto procurar evitar efectuar carregamentos lentos (sim, lentos), quando as baterias estão quentes ;)

Re: E aos 18600km perdemos a nossa 1ª barra...

Enviado: 18 jul 2017, 11:19
por jarama
jfr2006 Escreveu:Eu cada vez mais chego à conclusão que estas baterias querem é uso. Eis o estado do meu, com 9 meses (6 na minha mão) e com 16500km:

Imagem

Não tenho tido grandes cuidados, excepto procurar evitar efectuar carregamentos lentos (sim, lentos), quando as baterias estão quentes ;)
Muito boa marca!
O meu tem menos 2 meses e o dobro dos km (30000km) e já está nos 79AHr (SOH=99%).
Curiosamente o valor começou a baixar de forma abrupta a partir do momento que comecei a fazer mais cargas parciais.
Antes fazia ciclos diários de 100% a 25% e agora nem sempre carrego a 100% mas também raramente vai abaixo dos 40%.
O único cuidado que tenho é tentar não ter as baterias muito quentes, forçando cargas rápidas prolongadas ou estacionamentos ao sol, de resto faço tudo normalmente.

José Ramalho