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BARULHO MUITO ESTRANHO

Enviado: 12 jan 2012, 11:55
por joelfmachado
Bom dia.
Tenho um Leaf com 11000km e comecei a notar um barulho que não existia.
No momento em que carrego no pedal do acelerador e no momento em que retiro o pé do mesmo pedal ouve-se um clik forte por baixo o carro.
O barulho é semelhante de um quadro electrico quando à uma sobrecarga e o disjuntor dispara.
Alguém notou algo semelhante ou sabe o motivo?

Re: BARULHO MUITO ESTRANHO

Enviado: 12 jan 2012, 12:20
por mjr
Bom dia e bem vindo ao fórum. E parabéns pelos 11000km!

Sobre o barulho ao carregar no acelerador é de facto estranho. Esse problema acontece com o carro em andamento, ou só ao arrancar/parar? O único click que o meu carro faz é quando carrego no botão de park para parar o carro. É semelhante a esse ruído?

Re: BARULHO MUITO ESTRANHO

Enviado: 12 jan 2012, 12:26
por ruimegas
Muito estranho...o meu não faz nada disso...é melhor mandar verificar isso :(

Re: BARULHO MUITO ESTRANHO

Enviado: 12 jan 2012, 13:19
por RJSC
Se o barulho acontecer também quando o carro está desligado (power off) é problema na parte mecânica que liga o pedal do acelerador ao potenciómetro que faz a sua leitura, talvez a mola presa em algum lugar.
Pode ser perigoso andar com isso assim pois algum dia o acelerador pode ficar preso e causar um acidente enquanto o condutor não se lembra de carregar no travão, ou passar a neutro.

Como o carro tem garantia é ir à oficina da Nissan!

Re: BARULHO MUITO ESTRANHO

Enviado: 12 jan 2012, 16:55
por joelfmachado
O barulho só acontece com o carro em andamento e em qualquer velocidade.
É como se ao carregar no pedal eu estivesse a ligar um interruptor da luz de casa e quando tiro o pé do pedal o mesmo barulho.
O barulho é por baixo do carro e ouve-se melhor com os vidros abertos.
Já informei a Nissan (Auto Júlio das Caldas da Rainha), mas não deram grande inportância.

Re: BARULHO MUITO ESTRANHO

Enviado: 12 jan 2012, 17:13
por mjr
Ok. E o barulho acontece quer o acelerador seja carregado/largado suavemente ou bruscamente? Se em andamento colocar o carro em neutro (acima de 20km/h, basta tentar colocar o carro em R, e automaticamente ele comuta para N) e carregar no acelerador o problema também acontece? Isto para despistar se o problema tem a ver directamente com o acelerador ou com o comando de acelerar. Depois de estar em N em andamento para a frente, basta voltar a colocar em D.

Re: BARULHO MUITO ESTRANHO

Enviado: 13 jan 2012, 16:15
por joelfmachado
Fiz o teste com o carro em neutro a mais de 20km/h e não se ouve nada. É mesmo só quando está em Drive ou Eco

Re: BARULHO MUITO ESTRANHO

Enviado: 13 jan 2012, 16:25
por mjr
Isso despista um problema com o acelerador.

Não estou a ver nada que provoque esse ruído que tenha a ver com a parte elétrica, pois o controlo de potência do motor é feito através do inversor. A partir do momento em que o carro está em READY, o controlo da corrente é feito pelos inversor e conversor CC/CC. Estar em N ou D/ECO é igual.

Não será alguma peça solta que com a aceleração se move? Daí a minha questão acerca da suavidade com que se carrega no acelerador. Ao carregar suavemente a variação da aceleração será muito reduzida e não faria o ruído, caso ele seja mecânico.

Re: BARULHO MUITO ESTRANHO

Enviado: 13 jan 2012, 19:01
por mikexilva
Não poderá ser um cinobloco mal preso que quando o torque do motor faz o conjunto torcer ligeiramente, ou alguma coisa rígida que se tenha metido onde devia existir só borracha...

Um teste interessante era encostar o carro de frente a um passeio e carregar ligeiramente no acelerador de modo ao motor fazer um bocadinho de força (sem subir o passeio), até pode meter um calço atraz das rodas da frente e fazer o mesmo teste ora fazendo força para a frente, ora fazendo força para traz para testar se faz algum barulho com a elasticidade (do percurso aumentado frente/traz) das borrachas que seguram o motor...

Com este teste, alguém que esteja com a cabeça metida ao pé do motor, (com o capô aberto) pode conseguir identificar de onde vem o barulho... (cuidado com os atropelamentos)

Re: BARULHO MUITO ESTRANHO

Enviado: 13 jan 2012, 19:07
por RJSC
mjr Escreveu: Não será alguma peça solta que com a aceleração se move? Daí a minha questão acerca da suavidade com que se carrega no acelerador. Ao carregar suavemente a variação da aceleração será muito reduzida e não faria o ruído, caso ele seja mecânico.
Ui... Isso deve ser o apoio do motor com folga! :shock:
Quando se acelera, o motor faz força a puxar a carraçaria e salta no ?parafuso? até bater na sua cabeça, quando larga o acelerador, volta para trás devido à força contrária exercida pela travagem regenerativa e bate na carroçaria.

O volante do mike veio mal montado, e agora este defeito também.
Lá se vai a falada "qualidade da montagem Japonesa". Ainda bem que eu não era crente nisso.
Comecem a montar Leafs cá na Europa (e a preços mais baratos) que a qualidade de certeza que fica na mesma ou melhora.

Respondi ao mesmo tempo que o mike... :lol: