Página 3 de 6
Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135
Enviado: 10 jan 2022, 13:31
por Next76
cfvp Escreveu: ↑10 jan 2022, 12:06
Tenho ideias de ir um dia a Troia, mais concretamente à praia.
Deixo foto de pôr do sol em Troia - TOP!!!
cfvp Escreveu: ↑10 jan 2022, 12:06
Uma pergunta, há alguma razão para saires a 86%? Nestas viagens maiores é aconselhável sair com 100%.
É verdade devia ter saído com uma % maior e efetivamente tinha carregado até aos 97%, mas durante a manhã, andámos às compras e quando saímos já só tínhamos 86%, mas se visse que não conseguia chegar a casa, tinha pensado carregar em Alcácer do Sal, num parque à entrada ASL-90003 que carrega a 22kW e em poucos minutos carregava (14 min - 10% - 2,88€, dados da app Miio).
Até estivemos lá parados a dar uma volta e a comprar as especialidades da doçaria a pinhoada alentejana, típica da região de Alcácer do Sal, que aconselho aos mais gulosos
Votos de bons quilómetros a todos
.
Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135
Enviado: 10 jan 2022, 13:40
por Next76
BrunoAlves Escreveu: ↑09 jan 2022, 01:22
São os mesmos que dizem que quem não mete mudanças e não gosta "do ronco" não percebe nada de carros
BrunoAlves tenho uma dúvida é possível determinar até que % se quer carregar um carro?
Parece que já vi, que existem carros em que se define até qual a % de bateria que queremos carregar, no entanto no ZOE ainda não vi a forma de o fazer.
Ou então se existem EVSE que o façam, posso estar a dizer algo errado
Mas acho que era útil, uma vez que, normalmente pelo que dizem os entendidos, a bateria deve estar entre os 20% e os 80%, seria mais fácil programar algo para carregar até aos 80%, ou quando fosse fazer uma viagem carregar até aos 98% ou 100%.
Votos de bons quilómetros a todos
.
Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135
Enviado: 10 jan 2022, 15:33
por BrunoAlves
Next76 Escreveu: ↑10 jan 2022, 13:40
é possível determinar até que % se quer carregar um carro?
Depende do carro. No Zoe acho que não dá, por exemplo nos Leaf antigos dava para escolher 80-100% mas nos novos também já não dá
Next76 Escreveu: ↑10 jan 2022, 13:40
Ou então se existem EVSE que o façam, posso estar a dizer algo errado
Aqui é um pouco mais complicado. A resposta mais simples é dizer que o EVSE não tem como fazer isso.
Alguns (poucos) EVSE, como o do nosso Apr, permitem que definas qual a % de carga que o carro tem quando inicias a carga e qual a % de carga com que queres terminar. O EVSE então faz umas contas e arranca e pára o carregamento a uma hora tal que o teu objectivo de carga seja +- cumprido
Depois há ainda a hipótese ultra-geek
de ter um home assistant qualquer, que controle o EVSE e que aceda ao carro através de uma API (como se se fosse a nossa app do telemóvel) e faça esta gestão. Obviamente que isto só funciona em casa.
O motivo porque isto acontece é que não existe comunicação digital entre o EVSE e o carro. O EVSE não sabe nada do carro, a não ser se ele está lá ou não, e se pretende ou não carregar. Isto é feito com electrónica básica, não há comunicação digital (como há num PCR e carregamento DC - em AC43 também não há, é igual a um EVSE mas com muita potência disponível)
Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135
Enviado: 11 jan 2022, 10:04
por Next76
BrunoAlves Escreveu: ↑10 jan 2022, 15:33
Aqui é um pouco mais complicado. A resposta mais simples é dizer que o EVSE não tem como fazer isso.
Alguns (poucos) EVSE, como o do nosso Apr, permitem que definas qual a % de carga que o carro tem quando inicias a carga e qual a % de carga com que queres terminar. O EVSE então faz umas contas e arranca e pára o carregamento a uma hora tal que o teu objectivo de carga seja +- cumprido
Obrigado pela informação BrunoAlves.
BrunoAlves Escreveu: ↑10 jan 2022, 15:33
Depois há ainda a hipótese ultra-geek
de ter um home assistant qualquer, que controle o EVSE e que aceda ao carro através de uma API (como se se fosse a nossa app do telemóvel) e faça esta gestão. Obviamente que isto só funciona em casa.
Não me parece que seja este o meu caminho "ultra-geek"
BrunoAlves Escreveu: ↑10 jan 2022, 15:33
O motivo porque isto acontece é que não existe comunicação digital entre o EVSE e o carro. O EVSE não sabe nada do carro, a não ser se ele está lá ou não, e se pretende ou não carregar. Isto é feito com electrónica básica, não há comunicação digital (como há num PCR e carregamento DC - em AC43 também não há, é igual a um EVSE mas com muita potência disponível)
Foi o que eu pensei que o EVSE não iria saber nada sobre a bateria do carro, mas às vezes existem coisas para lá do nosso conhecimento
Para já, quando o coloco à carga ou demora imenso tempo que ainda está a carregar quando me levanto ou programo para desligar entre 3 a 6 horas antes, para que respetivamente, finalize com aproximadamente 90% ou 80% de carga de bateria.
Votos de bons quilómetros a todos
.
Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135
Enviado: 11 jan 2022, 15:47
por cfvp
Next76 Escreveu: ↑10 jan 2022, 13:31
Deixo foto de pôr do sol em Troia - TOP!!!
Bonita!
Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135
Enviado: 13 jan 2022, 11:21
por Next76
Dia 12-01-2021
Viagem para o trabalho (Évora-Setúbal-Évora)
Pois é ontem lá fui até ao serviço
Saída com bateria 87%, apenas 1 pessoa, chegada a setúbal com 100Km cumpridos, média 61Km/h, bateria a 54% e consumo 16kWh/100.
Chegada com bateria 18% com 200Km cumpridos, média 62,5Km/h e consumo 16,4kWh/100.
A verdade é que não tenho conseguido reduzir os consumos, andam sempre entre as 15 e os 17. Sendo que os valores que o site da Renault apresenta não ficam muito longe do que realmente tenho conseguido fazer (sendo que as jantes de 17" não devem ajudar - mas ficam muito mais bonitas que as 16"
)
https://www.renault.pt/veiculos-eletric ... mento.html
Mas no essencial: fica a nota que cumpre com nota muito positiva um dos principais pontos de compra deste veículo (fazer a viagem ida e volta de Évora - Setúbal), que sem preocupações faz a viagem não precisando carregar sem ser em casa (logo é só poupar
)
Outra nota é que ao não ficarmos dependentes semanalmente ao preço que as gasolineiras nos querem impingir, estamos mais disponíveis para dar uns passeios com a família a visitar o que o nosso Portugal têm de bonito.
Votos de bons quilómetros a todos
.
Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135
Enviado: 13 jan 2022, 13:26
por cfvp
Espetáculo.
Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135
Enviado: 14 jan 2022, 12:38
por nc76
Next76 Escreveu: ↑13 jan 2022, 11:21
A verdade é que não tenho conseguido reduzir os consumos, andam sempre entre as 15 e os 17. Sendo que os valores que o site da Renault apresenta não ficam muito longe do que realmente tenho conseguido fazer (sendo que as jantes de 17" não devem ajudar - mas ficam muito mais bonitas que as 16"
)
https://www.renault.pt/veiculos-eletric ... mento.html
Gosto muito e sou culpado do mesmo num Mokka-e com umas jantes de 18".
Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135
Enviado: 17 jan 2022, 13:46
por Next76
nc76 Escreveu: ↑14 jan 2022, 12:38
Gosto muito e sou culpado do mesmo num Mokka-e com umas jantes de 18".
Considero que por comprar um elétrico não temos que abdicar de algo mais bonito para ser mais eficiente
, claro que se puder conjugar as duas coisas será melhor.
Na minha humilde opinião, quando compramos algo que seja porque gostamos e que nos sirva, porque o contrário não me faz sentido.
Como diz o ditado "a vida são dois dias e um é para acelerar no carro elétrico"
Votos de bons quilómetros a todos
.
Re: Diário de Bordo Next76 - ZOE 50 R135
Enviado: 20 mar 2022, 12:59
por Next76
Dia 15-03-2022
Viagem para o trabalho (Évora-Setúbal-Évora)
Saída com bateria 97%, apenas 1 pessoa, chegada a setúbal com 100Km cumpridos, média 60Km/h, bateria a 68% e consumo 13,1kWh/100.
Chegada com bateria 39% com 198Km cumpridos, média 61Km/h e consumo 14,1kWh/100 e com autonomia para mais 141Km.
Já consegui baixar um pouco os consumos, pelo que autonomia vai aumentando, claro que é necessário tentar manter velocidades um pouco mais baixas e não abusar do acelerador.
Votos de bons quilómetros a todos
.