Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial
-
- Mensagens: 61
- Registado: 28 mar 2021, 14:42
- Data de fabrico: 01 fev 2016
- Capacidade bateria: Amadora
Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial
Boa tarde a todos. Agradeço as vossas orientações, pois estou a entrar neste mundo dos VE.
Vou adquirir o Zoe R50 para carregar na garagem apenas 1x semana será suficiente, pois faço cerca de 20 km/ dia
1. Qual a melhor tomada para o evse, green up ou industrial? Solução mais económica e para evitar perdas
2. O quadro da garagem tem 32a, potência contratada à EDP de 6,9 é suficiente?
3. O evse Liga-se primeiro na tomada ou no carro?
4. Como conservam os vossos carregadores? Penso em guardar enrolado no saco do evse
5. Quais evse recomendam? Tinha pensado entre 16a e 32a, para usar a 32
6. Faturas e consumos de eletricidade: quanto pagam a mais na fatura desde que têm o VE?
Obrigada a quem responder, todas as respostas e ajudas são bem vindas
Vou adquirir o Zoe R50 para carregar na garagem apenas 1x semana será suficiente, pois faço cerca de 20 km/ dia
1. Qual a melhor tomada para o evse, green up ou industrial? Solução mais económica e para evitar perdas
2. O quadro da garagem tem 32a, potência contratada à EDP de 6,9 é suficiente?
3. O evse Liga-se primeiro na tomada ou no carro?
4. Como conservam os vossos carregadores? Penso em guardar enrolado no saco do evse
5. Quais evse recomendam? Tinha pensado entre 16a e 32a, para usar a 32
6. Faturas e consumos de eletricidade: quanto pagam a mais na fatura desde que têm o VE?
Obrigada a quem responder, todas as respostas e ajudas são bem vindas
- rnlcarlov
- Mensagens: 2320
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial
O green up é uma tomada demasiado cara para o que oferece, embora no caso do zoe tenha o tal íman que faz com que o carregador original do carro consiga carregar a uma velocidade superior. Mas de resto uma tomada industrial é uma melhor opção pois é mais barata, tão ou mais segura do que as green up e caso venha a mudar de carro no futuro ou venha outro adicional, é mais indicada do que a green up. Se tem 32A na garagem até pode colocar uma tomada de 32A, que dá ainda mais velocidade de carga do que uma schuko. Hoje pode não precisar, mas quem sabe se no futuro não será útil. Logo para mim mais vale isso.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1264
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial
Boas.... algumas respostas:
0. Parabéns pela escolha na mobilidade elétrica
1. Green UP carissima e permite quanto muito carregares a uns 13A em vez de 10A. Preferivel uma tomada CEE16A (ou CEE32A)
2. Se fores carregar a 32A são 7,4kW.... a potência contratada se for de 6,9kVA são.. 30A, portanto, se queres carregar á velocidade máxima do ZOE em monofásico não dá
3. Irrelevante, mas eu geralmente ligo primeiro à tomada e depois ao carro.
4. Estão espalhados na bagageira ou na garagem Só andaram nos primeiros dias dentro da bolsa.... depois não há pachorra lol
5. Um EVSE regulável até 32A (maiss caro) ou um até 16A (mais barato)
6. É fazer as contas.... a minha média é 15kWh/100km (contando com as perdas).... o que em vazio dá algo como 1,50€ por cada 100km. Portanto, quantos mais kms fizeres mais irás pagar
Se fazes 20km/dias, são uns 600km por mês, com o VE irás fazer uns 1000km por mês, portanto, grosso modo, entre mais uns 15€ por mês se carregares em vazio, e uns 32€ em cheio, ou uns 22€ em média.
0. Parabéns pela escolha na mobilidade elétrica
1. Green UP carissima e permite quanto muito carregares a uns 13A em vez de 10A. Preferivel uma tomada CEE16A (ou CEE32A)
2. Se fores carregar a 32A são 7,4kW.... a potência contratada se for de 6,9kVA são.. 30A, portanto, se queres carregar á velocidade máxima do ZOE em monofásico não dá
3. Irrelevante, mas eu geralmente ligo primeiro à tomada e depois ao carro.
4. Estão espalhados na bagageira ou na garagem Só andaram nos primeiros dias dentro da bolsa.... depois não há pachorra lol
5. Um EVSE regulável até 32A (maiss caro) ou um até 16A (mais barato)
6. É fazer as contas.... a minha média é 15kWh/100km (contando com as perdas).... o que em vazio dá algo como 1,50€ por cada 100km. Portanto, quantos mais kms fizeres mais irás pagar
Se fazes 20km/dias, são uns 600km por mês, com o VE irás fazer uns 1000km por mês, portanto, grosso modo, entre mais uns 15€ por mês se carregares em vazio, e uns 32€ em cheio, ou uns 22€ em média.
-
- Mensagens: 61
- Registado: 28 mar 2021, 14:42
- Data de fabrico: 01 fev 2016
- Capacidade bateria: Amadora
Re: Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial
mafgod Escreveu: ↑19 set 2021, 17:51Boas.... algumas respostas:
0. Parabéns pela escolha na mobilidade elétrica
1. Green UP carissima e permite quanto muito carregares a uns 13A em vez de 10A. Preferivel uma tomada CEE16A (ou CEE32A)
2. Se fores carregar a 32A são 7,4kW.... a potência contratada se for de 6,9kVA são.. 30A, portanto, se queres carregar á velocidade máxima do ZOE em monofásico não dá
3. Irrelevante, mas eu geralmente ligo primeiro à tomada e depois ao carro.
4. Estão espalhados na bagageira ou na garagem Só andaram nos primeiros dias dentro da bolsa.... depois não há pachorra lol
5. Um EVSE regulável até 32A (maiss caro) ou um até 16A (mais barato)
6. É fazer as contas.... a minha média é 15kWh/100km (contando com as perdas).... o que em vazio dá algo como 1,50€ por cada 100km. Portanto, quantos mais kms fizeres mais irás pagar
Se fazes 20km/dias, são uns 600km por mês, com o VE irás fazer uns 1000km por mês, portanto, grosso modo, entre mais uns 15€ por mês se carregares em vazio, e uns 32€ em cheio, ou uns 22€ em média.
Obrigada pelo acolhimento e pelas respostas.
Também acho a greenup caríssima, mas muitos recomendam...
Mafgod que é carregar em vazio e em cheio?
Recomendam tomada industrial de 32a? O meu quadro de 32a suporta? A minha ideia é chegar aos 50% e carregar a 16a.
O Evse de 16a é suficiente ou acham que é melhor até 32a?
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1264
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial
Carregar em vazio/cheio tem a haver com o tarifário escolhido.
Por norma, quem tem VE, o consumo maior elétrico poderár ser o VE, portanto há interess em o carregar em horário de vazio no tarifário bi-horário.
Se só vai carregar a 16A, basta uma tomada CEE16.
Para carregar acima d e16A, precisa de alterar a cablagem até ao quadro elétrico para um com uma dimensão de 4 ou mesmo 6mm^2.
Contudo com potência contratada de 6,9kVA, 30A, poderá não conseguir carregar a 32A, daí aconselhar um carregador portátil regulável.
Um EVSE de 16A, carrega 3,7kW por hora.... em 7horas de vazio carrega uns 26kW.... dá para quase 200km
Diria que um EVSE 16A é mais do que suficiente.
Contudo se tiver capacidade financeira, optra um regulável até 32A seria de considerar e depois, ou carregava apenas a 16A em casa com a tomada CEE16A, ou até 32A numa tomada CEE32A.
Por norma, quem tem VE, o consumo maior elétrico poderár ser o VE, portanto há interess em o carregar em horário de vazio no tarifário bi-horário.
Se só vai carregar a 16A, basta uma tomada CEE16.
Para carregar acima d e16A, precisa de alterar a cablagem até ao quadro elétrico para um com uma dimensão de 4 ou mesmo 6mm^2.
Contudo com potência contratada de 6,9kVA, 30A, poderá não conseguir carregar a 32A, daí aconselhar um carregador portátil regulável.
Um EVSE de 16A, carrega 3,7kW por hora.... em 7horas de vazio carrega uns 26kW.... dá para quase 200km
Diria que um EVSE 16A é mais do que suficiente.
Contudo se tiver capacidade financeira, optra um regulável até 32A seria de considerar e depois, ou carregava apenas a 16A em casa com a tomada CEE16A, ou até 32A numa tomada CEE32A.
-
- Mensagens: 61
- Registado: 28 mar 2021, 14:42
- Data de fabrico: 01 fev 2016
- Capacidade bateria: Amadora
Re: Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial
mafgod Escreveu: ↑19 set 2021, 21:40Carregar em vazio/cheio tem a haver com o tarifário escolhido.
Por norma, quem tem VE, o consumo maior elétrico poderár ser o VE, portanto há interess em o carregar em horário de vazio no tarifário bi-horário.
Se só vai carregar a 16A, basta uma tomada CEE16.
Para carregar acima d e16A, precisa de alterar a cablagem até ao quadro elétrico para um com uma dimensão de 4 ou mesmo 6mm^2.
Contudo com potência contratada de 6,9kVA, 30A, poderá não conseguir carregar a 32A, daí aconselhar um carregador portátil regulável.
Um EVSE de 16A, carrega 3,7kW por hora.... em 7horas de vazio carrega uns 26kW.... dá para quase 200km
Diria que um EVSE 16A é mais do que suficiente.
Contudo se tiver capacidade financeira, optra um regulável até 32A seria de considerar e depois, ou carregava apenas a 16A em casa com a tomada CEE16A, ou até 32A numa tomada CEE32A.
Muito obrigada Mafgod
Não quero ter muita despesa nem o carregador nem com a eletricidade, pois com a aquisição do VE fiquei quase a 0€, se colocar uma tomada de 32a significa aumentar a potência contratada vai encarecer a fatura, então não será boa ideia, pelo menos por agora
- Nonnus
- Mensagens: 2996
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial
Grande confusão.
Se você diz que na garagem tem 32A de que maneira vai aumentar a potência? Então não é essa a potência que já lá está?
Se vai mexer faça já as coisas a pensar no futuro, ou o que vai acontecer é gastar o dinheiro duas vezes. Você já lá tem os 32A então faça já o posto de carregamento a pensar nesses 32A, isto não inválida de você carregar a 16A, mas em qualquer altura pode precisar de carregar a mais potência para fazer uma saída que não estava prevista. Para você ter uma ideia, carregar a 16A é o equivalente a carregar ~25km numa hora, carregar a 32A é o equivalente a carregar ~50km numa hora. Naqueles dias que aparecer um imprevisto (e acredite que vai acontecer) você numa hora consegue ter autonomia para muitos km.
Eu cometi o erro de quando fiz o quadro para carregar o meu carro a pensar nos 10A que era o carregador de origem, passado uns meses comprei um EVSE regulável até 32A. Conclusão, tive de fazer tudo de novo. Partir o chão para colocar os cabos, comprar cabos novos, comprar disjuntor de 32A, etc. Com base na minha experiência só lhe posso dizer para fazer a instalação no máximo conseguir, mais tarde não se vai arrepender, nem gastar o dinheiro 2x.
Se pensa em comprar um EVSE regulável, compre um até 32A, mais uma vez fica servida para todos os cenários.
Nós por aqui costumamos recomendar este: viewtopic.php?f=52&t=7538&hilit=evse
Além de ser regulável é configurável para carregar o carro e manter a casa a funcionar sem haver perigo de o quadro desligar, além disso tem muitas configurações a nível de horários, etc. E o melhor, é que além de fazer o que muitos não fazem tem um preço mais atractivo.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
-
- Mensagens: 61
- Registado: 28 mar 2021, 14:42
- Data de fabrico: 01 fev 2016
- Capacidade bateria: Amadora
Re: Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial
Bom dia Nonnus, eu referia-me à potência contratada à EDP que são 6,9kw, essa é que não quero aumentar, no quadro da garagem é manter os 32a.
Agradeço a partilha da tua experiência, é preferível optar pela tomada de 32v, a pensar no futuro. O Sr. que vende os evse diz que tenho de instalar outro quadro para as proteções, que ocupam 4 espaços, mais um extra = despesa
Agradeço a partilha da tua experiência, é preferível optar pela tomada de 32v, a pensar no futuro. O Sr. que vende os evse diz que tenho de instalar outro quadro para as proteções, que ocupam 4 espaços, mais um extra = despesa
- Nonnus
- Mensagens: 2996
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial
Os 6.9kva que você tem de potência contratada é = a 32A.
A sua garagem tem um quadro próprio com vários disjuntores? Não sei o que o Apr lhe recomendou com base na informação que lhe transmitiu, mas penso que existe alguma confusão.
Se tem um quadro feito nas devidas condições onde estão os disjuntores, o que precisa é de um disjuntor de 32A e cabo devidamente seccionado para a distância entre o disjuntor e a tomada.
Provavelmente o que ele lhe recomendou foi o enode que é um dispositivo que vai permitir entre muitas coisas fazer a gestão da energia que o EVSE puxa em tempo real para evitar que o quadro dispare. Mas ele melhor que ninguém sabe o que é necessário.
A sua garagem tem um quadro próprio com vários disjuntores? Não sei o que o Apr lhe recomendou com base na informação que lhe transmitiu, mas penso que existe alguma confusão.
Se tem um quadro feito nas devidas condições onde estão os disjuntores, o que precisa é de um disjuntor de 32A e cabo devidamente seccionado para a distância entre o disjuntor e a tomada.
Provavelmente o que ele lhe recomendou foi o enode que é um dispositivo que vai permitir entre muitas coisas fazer a gestão da energia que o EVSE puxa em tempo real para evitar que o quadro dispare. Mas ele melhor que ninguém sabe o que é necessário.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
-
- Mensagens: 61
- Registado: 28 mar 2021, 14:42
- Data de fabrico: 01 fev 2016
- Capacidade bateria: Amadora
Re: Carregamento doméstico R50 green up ou tomada industrial
Não foi o Enode, foi uma empresa de produtos eletrónicos para VE.Nonnus Escreveu: ↑20 set 2021, 11:59Os 6.9kva que você tem de potência contratada é = a 32A.
A sua garagem tem um quadro próprio com vários disjuntores? Não sei o que o Apr lhe recomendou com base na informação que lhe transmitiu, mas penso que existe alguma confusão.
Se tem um quadro feito nas devidas condições onde estão os disjuntores, o que precisa é de um disjuntor de 32A e cabo devidamente seccionado para a distância entre o disjuntor e a tomada.
Provavelmente o que ele lhe recomendou foi o enode que é um dispositivo que vai permitir entre muitas coisas fazer a gestão da energia que o EVSE puxa em tempo real para evitar que o quadro dispare. Mas ele melhor que ninguém sabe o que é necessário.
Anexo aqui a foto, o quadro está em casa(3° andar) e na garagem (-2,)o disjuntor de 32a. Onde está o interruptor e a tomada