Carregamento em casa

Avatar do Utilizador
rjjcvb
Mensagens: 15
Registado: 17 jan 2020, 10:36
Data de fabrico: 26 dez 2018
Capacidade bateria: 43Ah

Carregamento em casa

Mensagem por rjjcvb » 27 jan 2020, 19:36

Boas pessoal venho aqui partilhar a informação q tenho e talvez aprender mais qq coisa.

Em casa uso a tomada normal + tomada Greenup.

Basicamente o q eu fiz foi comprar um cabo com 3 fios internos (tipo casa) com os fios exactamente como as casas tem, e liguei isso com uma ficha bem resistente para aguentar a amperagem de 16A

A vantagem do green-up em comparação a ligação directa é a seguinte:
- Sem greenup = gasto 3kWh por cada hora no contador da casa, tinha 47% e faltava 15:50h para carregar até 100% (tinha 2795kWh e passou para 2798kWh depois de uma hora)
- Com greenup = Gasto 4kWh Por cada hora no contador da casa, tinha 55% e dizia que faltava 7:50h até 100%! (Tinha 2798kWh e passou para 2802kWh depois de uma hora)

Parece que compensa mesmo ter o greenup 😁😁.

Agora estou muito curioso em saber quem tiver uma wallbox de 22kW? Quantos kWh gastam no contador por cada hora no contador da casa?
Vale a pena ter wallbox? (Porque parece q até o mês de Junho, vamos ter que pagar também nos postos gratuitos😕)
Última edição por rjjcvb em 28 jan 2020, 00:25, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Carregamento em casa

Mensagem por Nonnus » 27 jan 2020, 21:19

As tomadas não fazem milagres. Podem aguentar mais ou menos amperagem, mas os carregadores e/ou os carros é que limitam a carga.

Se tiver um carregador de 2.2kWh 10A dificilmente vai puxar os 4kWh porque o carregador esta limitado. Se assim fosse eu com o meu carregador de serie do Leaf puxava 7.2kWh 32A pois é o máximo que tenho em casa. Não estou a perceber como uma tomada vai fazer com que os limites do próprio carregador sejam ultrapassados. Agora se tiver um carregador de 16A e tiver uma tomada em condições pode notar diferenças.

Por exemplo na casa dos meus sogros existe uma tomada na qual se eu ligar o carregador de 10A passado um bocado o carregador acende o piloto vermelho e deixa de carregar por aquecimento. Noutra tomada pertencente a mesma rede eléctrica com o EVSE consigo carregar a 16A. Nestes casos a tomada faz diferença, mas em condições normais o que condiciona o carregamento é o carro ou o carregador que usamos.

Quanto aos 22kWh tem de ter rede trifasica, o carro tem de suportar esse tipo de carregamento. Como já referi não é a tomada que faz milagres.
Vale a pena ter wallbox? (Porque parece q até o mês de Junho, vamos ter que pagar também nos postos gratuitos😕)
Ontem era tarde.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rjjcvb
Mensagens: 15
Registado: 17 jan 2020, 10:36
Data de fabrico: 26 dez 2018
Capacidade bateria: 43Ah

Re: Carregamento em casa

Mensagem por rjjcvb » 27 jan 2020, 21:54

Nonnus Escreveu:
27 jan 2020, 21:19
As tomadas não fazem milagres. Podem aguentar mais ou menos amperagem, mas os carregadores e/ou os carros é que limitam a carga.

Se tiver um carregador de 2.2kWh 10A dificilmente vai puxar os 4kWh porque o carregador esta limitado. Se assim fosse eu com o meu carregador de serie do Leaf puxava 7.2kWh 32A pois é o máximo que tenho em casa. Não estou a perceber como uma tomada vai fazer com que os limites do próprio carregador sejam ultrapassados. Agora se tiver um carregador de 16A e tiver uma tomada em condições pode notar diferenças.

Por exemplo na casa dos meus sogros existe uma tomada na qual se eu ligar o carregador de 10A passado um bocado o carregador acende o piloto vermelho e deixa de carregar por aquecimento. Noutra tomada pertencente a mesma rede eléctrica com o EVSE consigo carregar a 16A. Nestes casos a tomada faz diferença, mas em condições normais o que condiciona o carregamento é o carro ou o carregador que usamos.

Quanto aos 22kWh tem de ter rede trifasica, o carro tem de suportar esse tipo de carregamento. Como já referi não é a tomada que faz milagres.
Vale a pena ter wallbox? (Porque parece q até o mês de Junho, vamos ter que pagar também nos postos gratuitos😕)
Ontem era tarde.
Oh amigo tem calma pq não estamos num debate aqui. Acho que não estás a perceber.
Só te informei os resultados dos testes q fiz e dos factos que descobri fazendo os testes.

Em relação a 4kW/h que gasto em “casa”, não estou me referir ao kWh da potência da carga do carregador, estou me referir ao consumo da CASA, ou seja: olhando para o contador da casa e ver quanto kW gastei numa hora enquanto estou a carregar o carro, E fui vendo hora a hora quantos kW eu gastei da electricidade da minha casa. Neste caso com o greenup ligado, gasto 4kW/h, ou seja por hora vejo que no contador DA CASA fico com mais 4kW.

Acho que as pessoas deviam “falar” realmente pela experiência que tiveram e não pelas supostas teorias que lerem em algum fórum o no café da esquina.

O Renault ZOE suporta carregamento AC até 22kWh e o 90Q até consegue receber 43kWh AC. (Ou seja, os zoes nos centros de comerciais carrega bem mais rápidos do que os leafs😉)

O wallbox de 22kWh, da Mercedes ou da Smart da Renault, carrega 22kWh AC, portanto: é um facto que quando mandamos instalar uma wallbox de 22kWh que o zoe recebe os 22kWh de velocidade de carga,
- o que eu realmente quero saber é, quando carregar (Um zoe) utilizando uma wallbox de 22kWh, qual é o consumo da energia da casa por hora?
Última edição por rjjcvb em 27 jan 2020, 22:06, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
rjjcvb
Mensagens: 15
Registado: 17 jan 2020, 10:36
Data de fabrico: 26 dez 2018
Capacidade bateria: 43Ah

Re: Carregamento em casa

Mensagem por rjjcvb » 27 jan 2020, 22:05

Quando comprei o meu Zoe em Junho, o carro já veio com este Greenup, por isso tenho a certeza q não sou o único.

Quem tiver um greenup, segue o meu conselho é faz o teste. Vale a pena!

Quem não tiver greenup e está com dúvida se aquilo que eu estou a dizer faz sentido ou não, realmente não me interessa 🤷‍♂️.
Podia fazer agora o teste e mostrar no painel de instrumentos o tempo de carga com e sem greenup, mas não vou ganhar nada com isso 😉.

Só sei dos testes q eu fiz e que eu estou contente, e também sei que e dei a dica a um outro utilizador zoe que não estava a usar o greenup que depois ficou muito contente com a minha dica.

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 861
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Carregamento em casa

Mensagem por t3lmo » 27 jan 2020, 22:32

A explicação é muito simples, o EVSE Flexi Charger do Zoe (adaptador que controla a corrente de carga pedida pelo carregador interno) tem 2 amperagens diferentes de carregamento:
- 10A (2.2 kW) se for ligado numa tomada schuko normal;
- 14A (3 KW) se for ligado numa tomada Green-Up.
(podem ler essas informações na etiqueta do EVSE)
Isto porque a tomada Green-Up tem um íman no interior que informa a tomada do EVSE que está ligado nesse modelo de tomadas.
Já nos clones (iMiEV, c0 e iON) era assim embora entre 8A e 12A.
Existe neste forum vários que fizeram um adaptador com o tal íman e usem as correntes mais alta qualquer tomadas.
Última edição por t3lmo em 27 jan 2020, 22:36, editado 1 vez no total.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento em casa

Mensagem por BrunoAlves » 27 jan 2020, 22:34

Primeiro tens de acertar com as unidades ;)
kW/h é uma unidade que não existe.

As wallbox são de 22kW. kW -> potência, valor instantâneo.
kWh é energia, aquilo que é efectivamente colocado na bateria enquanto carregas. Obtém-se multiplicando a potência média pela duração do carregamento.

Para teres uma Wallbox de 22kW, tens de refazer a tua instalação eléctrica em casa. Tens de contratar trifásico à EDP ou outro fornecedor (bastante mais caro no termo de potência) e refazer a instalação dentro de casa para balancear a potência usada por fase. Adicionalmente tens de fazer uma ligação com 5 fios de 6mm2 no mínimo, do quadro até ao ponto de ligação da wallbox.

Quanto vais gastar em casa é o que acontece agora. É o que gasta o carro + o que a casa gasta em qualquer instante ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rjjcvb
Mensagens: 15
Registado: 17 jan 2020, 10:36
Data de fabrico: 26 dez 2018
Capacidade bateria: 43Ah

Re: Carregamento em casa

Mensagem por rjjcvb » 27 jan 2020, 22:56

kW/h não estou me referir a uma unidade, neste caso o termo certo seria kWh por hora. Ou seja, estas a ver o contador? AI diz xxxxkWh, estas a ver quando fazes a contagem da luz? Paga-se por cada kWh certo? Eu pago por exemplo 0,0929€ por cada kWh.

Não fiz este calculo, mas não penso que durante a carga do carro em que gastas 4kWh por hora, que também carregas 4kWh por hora no carro... deve haver alguma perda de energia no transformador não??

Tanto que, se sem o Greenup eu gasto em casa 3kWh multiplicar com os 14h de carga quando o meu carro ainda tinha 42%= 42kWh, sei que tenho uma bateria de 43 e não de 80 e tal. :lol:

Avatar do Utilizador
rjjcvb
Mensagens: 15
Registado: 17 jan 2020, 10:36
Data de fabrico: 26 dez 2018
Capacidade bateria: 43Ah

Re: Carregamento em casa

Mensagem por rjjcvb » 27 jan 2020, 23:00

t3lmo Escreveu:
27 jan 2020, 22:32
A explicação é muito simples, o EVSE Flexi Charger do Zoe (adaptador que controla a corrente de carga pedida pelo carregador interno) tem 2 amperagens diferentes de carregamento:
- 10A (2.2 kW) se for ligado numa tomada schuko normal;
- 14A (3 KW) se for ligado numa tomada Green-Up.
(podem ler essas informações na etiqueta do EVSE)
Isto porque a tomada Green-Up tem um íman no interior que informa a tomada do EVSE que está ligado nesse modelo de tomadas.
Já nos clones (iMiEV, c0 e iON) era assim embora entre 8A e 12A.
Existe neste forum vários que fizeram um adaptador com o tal íman e usem as correntes mais alta qualquer tomadas.
Finalmente alguém que diz qq coisa q faz sentido :clap:
Isso do íman eu não sabia 😃 já aprendi qq coisa hoje.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Carregamento em casa

Mensagem por BrunoAlves » 27 jan 2020, 23:05

rjjcvb Escreveu:
27 jan 2020, 22:56
Não fiz este calculo, mas não penso que durante a carga do carro em que gastas 4kWh por hora, que também carregas 4kWh por hora no carro... deve haver alguma perda de energia no transformador não??
Sim, e eficiência do Zoe a carregar em monofásico e correntes baixas é manifestamente pobre. Se tirares 3,7kW da tomada (do que resultariam 3,7kWh ao carregar durante 1h), não sei ao certo mas diria que não chegam mais de 80% à bateria, provavelmente menos.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rjjcvb
Mensagens: 15
Registado: 17 jan 2020, 10:36
Data de fabrico: 26 dez 2018
Capacidade bateria: 43Ah

Re: Carregamento em casa

Mensagem por rjjcvb » 27 jan 2020, 23:12

Exacto, Greenup = 16A
Anexos
612FB673-226B-4CC1-B05A-05DCAD1DD7C5.jpeg

Responder

Voltar para “Renault Zoe”