valor do aluguer

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: valor do aluguer

Mensagem por RJSC » 15 set 2012, 01:36

mjr Escreveu:Sobre o LEAF, o de 2013 vai ter bomba de calor reversível e um carregador de 6,6kW (ainda muito longe do de 43kW do Zoe, mas bem melhor que o atual).
Ainda sobre isto, mais uma vez, esse carregador foi pensado para os EUA, pois apesar de ser de 6.6 kW continua a ser monofásico, e é quase impossível encontrar por aí uma tomada monofásica capaz de fornecer 6.6 kW (29A). No entanto não faltam por aí tomadas CEE trifásicas capazes de fornecer 11 kW (tomadas CEE vermelhas de 16A).

Além disso até hoje, casas com mais de 6.9 kVA de potência contratada que conheço, estão todas em trifásico (3x15A, 3x20A, etc), pois nesta zona não deixam nenhum cliente individual consumir mais de 30A por fase. Há aqui alguma pequena indústria de metalomecânica e pecuária, que apesar de consumir apenas baixa tensão, teve cada cliente de colocar um transformador e ligar-se à rede de média tensão.
Numa casa com 6.9 kVA monofásicos, o carro além de requerer um posto dedicado, invalidando as cargas de oportunidade a 6.6 kW deixa apenas 300W de folga para ligar a iluminação e todos os restantes eletrodomésticos. Numa instalação 3x15A (10.35 kVA) ou 3x20A (13.8 kVA) nem sequer pode carregar a 6.6 kW, pois toda a potência é concentrada numa fase e manda o Limitador de Potência (Disjuntor Geral) abaixo.

O Leaf, no que toca ao interface com a rede elétrica, não teve minimamente em consideração a Europa! E mesmo na 2ª geração contínua a fechar os olhos à especificidade da rede elétrica europeia. Como eles compram o carregador a terceiros especializados na área, podiam muito bem encomendar uma versão trifásica, ou usar o controlador/carregador combinado da aliada Renault. Eles nos EUA não têm problemas em vender Leafs sem tomada de carga rápida Chademo, aqui bem podiam vender com Mennekes, mesmo mantendo a Chademo.

Até a Tesla, que deve vender um numero reduzido de unidades para a Europa comparativamente com as vendas nacionais nos EUA, inclui um carregador trifásico na versão Europeia do Model S. De notar que não foi ideia deles, mas sim uma cedência depois de receberem cartas e e-mails de vários clientes europeus interessados no Model S a pedir ou impor como condição para compra o suporte de carregamento trifásico.
Última edição por RJSC em 15 set 2012, 03:28, editado 3 vezes no total.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: valor do aluguer

Mensagem por RJSC » 15 set 2012, 02:27

aljesus Escreveu:Porque não encaram o aluguer das baterias como o pagamento do empréstimo contraído para pagar a diferença do valor que o carro custa já com as baterias incluídas, e o valor pedido pela Renault?
Se eu tivesse avançado com a compra do Leaf, tal como desejava, teria tido que contrair um empréstimo para cobrir a diferença de valor entre o Fluence e o Leaf, acrescido dos juros e de todas aquelas "pequenas" despesas que os bancos gostam de chular!
Assim fiquei com um valor fixo contratado que não anda ao sabor das taxas de juros, com alguns serviços e garantias incluídos.
E, se entretanto vender o carro, acabo por nem chegar a pagar a totalidade do "empréstimo".
Claro que se eu tivesse o dinheiro suficiente para comprar o Leaf, não teria hesitado, e andaria agora todo satisfeito a somar kms furiosamente, mas não tinha!
Não vou é, agora, passar o resto do tempo a lamentar o que estou a pagar todos os meses, ou a fazer contas ao que ando; até porque paguei muito menos de "entrada".
Além disso, o gozo que dá nunca mais ter que parar numa bomba, compensa todos os sacrifícios!
A questão é que estamos claramente a ser roubados.

Vejamos:
:arrow: Roubo Nº 1: um VE Renault sem bateria custa o mesmo que a versão Diesel.

A carroçaria, plásticos, bancos, amortecedores, pneus, jantes e vidros são exatamente iguais à versão Diesel, portanto custam o mesmo. Até aqui tudo bem.
O Ar Condicionado e Aquecimento num VE requer mais um pequeno motor elétrico para mover o compressor, mas em contrapartida, um motor de combustão requer um motor de arranque que também é elétrico, outro na bomba de combustível, na válvula de admissão, etc. logo, o custo é muito muito próximo.

Complexidade da Eletrónica: Em termos de sistemas de conforto (vidros, iluminação, entretenimento, autenticação da chave/cartão) e de segurança ativa (AirBag, ABS, ESP), os custos são exatamente os mesmos. A complexidade de controlo de um motor de combustão com injeção eletrónica para cumprir os níveis de consumo de combustível e emissão de gases hoje exigidos é maior que para controlar um motor elétrico. Apenas os elementos de potência (por onde passam correntes mais elevadas) no controlador do motor elétrico (e carregador, que na Renault é o mesmo bloco) são mais caros, mas têm um custo menor que a panóplia de sensores e atuadores de um motor de combustão.

Passemos agora à transmissão: O VE têm apenas uma engrenagem de redução. O de combustão, tem dezenas de engrenagens com as 5 (ou 6) relações de caixa, a marcha atrás, toda a mecânica para seleção da velocidade e embraiagem. Logo, pagando o mesmo que pela versão Diesel estamos a ser roubados.

Quanto ao Motor:O motor elétrico tem 2 rolamentos e uma parte móvel, o rotor, com algumas bobinas fixas à volta e 3 sensores de campo magnético para determinar a posição do rotor. O motor de combustão tem dezenas de rolamentos, centenas de partes móveis, correias, válvulas, pistões, bombas, filtros, etc. O custo de fabrico do motor de combustão é incomparavelmente maior, quer em tempo de maquinação das peças, quer na montagem e teste de todas elas! Novamente, pagando o mesmo que pela versão Diesel estamos a ser roubados.

Logo de entrada, está-se a pagar o VE a um preço superior ao que custa fabricar.

:arrow: Roubo Nº 2: O Aluguer de bateria a preço excessivo e sem possibilidade de compra.
Como escrito atrás, há fortes suspeitas de a bateria do ZOE custar algo como 5000€ ou menos, o que, para o aluguer de 89€ a paga completamente em menos de 5 anos, sendo a vida útil esperada das mesmas entre 8 a 10 anos. Então, metade do tempo em que está alugada é lucro, o que equivale a uma bateria vendida ao dobro do preço durante a vida do carro.
Nada contra, se o cliente fosse livre de escolher alugar ou comprar, pois se alguém quer chegar ao fim do tempo de vida de um produto e ter pago o dobro do seu custo em aluguer, é livre de o fazer. (Afinal, milhares o fazem ao arrendar casa e quando chegam à idade da reforma pagaram em rendas 2 ou 3 casas iguais ao senhorio, e não são proprietários de nenhuma.)
Agora a Renault emprega uma técnica da família da extorsão, obrigando o cliente a alugar, não dando opção de compra, nem sequer deixando a bateria reverter a propriedade para o cliente pelo valor residual no fim do contrato, como faz com os automóveis de combustão em Leasing.
Para isto ser escandaloso só faltava daqui a uns anos fazer como a GM fez com o EV1, e recolher todas as baterias para esmagar e reciclar deixando os clientes com um carro para pisa papéis.

Desculpem a linguagem forte, mas este esquema da Renault forçar apenas o aluguer roça a prática abusiva!
Imaginem agora que só era permitido arrendar casas e ninguém a não ser as construtoras civis poderem ter a sua propriedade, ou automóveis de combustão também só eram possíveis de alugar, o vosso telemóvel ou computador também só tivessem baterias alugadas sem opção de compra...
Era ver as vozes a levantarem-se em protesto!
Quanto ao aluguer de baterias forçado na Renault até agora só me vi a mim indignado. Seria de louvar se fosse opcional, tal como se dá a opção de compra ou leasing nos automóveis de combustão. Forçá-lo a todos os clientes não!

Para mim, o que me daria mais gozo do que não ir mais às Bombas de Combustível, era um fabricante de baterias começar a vender baterias compatíveis com os VE Renault... :lol: Aí sim! Era justiça divina! :lol:

É de resto com imensa pena minha que digo isto, pois comprava alegremente um ZOE com bateria incluída e garantia de 5 anos por 26750€ em vez de 21750€.
É um carro bem concebido e suplanta as falhas mais apontadas aos outros VE's tais como o suporte de carregamento trifásico, o uso de bomba de calor reversível na climatização, e o sistema multimédia aberto a aplicações de terceiros.
5 anos de aluguer a 89€ eram 5340€, logo, com 5000€ pagos pela bateria, mesmo que se estragasse logo após os 5 anos de garantia (muito pouco provável), tinha poupado dinheiro.
E sem o limite de quilometragem do contrato de aluguer com certeza teria feito muito mais quilómetros que os 12500 anuais permitidos pelos 89€!
Num valor de aluguer mais elevado, imaginem a poupança.

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: valor do aluguer

Mensagem por OCasal » 15 set 2012, 13:20

Falta acrescentar que nenhum Stand vai querer ficar com um VE Renault como retoma, dado que teria de manter o pagamento mensal da bateria até despachar o carro!

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: valor do aluguer

Mensagem por RJSC » 15 set 2012, 13:33

OCasal Escreveu:Falta acrescentar que nenhum Stand vai querer ficar com um VE Renault como retoma, dado que teria de manter o pagamento mensal da bateria até despachar o carro!
Não creio que seja assim! Pode-se entregar a bateria à Renault no fim do contrato.
Os carros têm o sistema quick-drop para as estações de troca de baterias e elas saem em 5 minutos. Depois levar o carro embora no reboque já que não é propriedade da Renault.

aljesus
Proprietário Fluence
Mensagens: 85
Registado: 25 mar 2011, 17:02

Re: valor do aluguer

Mensagem por aljesus » 16 set 2012, 10:51

Tomando o "roubo" Renault, nunca é demais lembrar que é um roubo consentido, só lá vai quem quer.
Julgo ser simplesmente uma forma de não entrar em confronto com a Nissan, apresentando um produto o mais diferente possível.
Na comparação entre carroçarias sem motor, acho que até peca por defeito: ao pedirem pelo VE o mesmo valor que um diesel já com motor incluído, então é logo demasiado caro, ou o motor diesel seria oferta!
Julgo que o ponto aqui será o ganha-pão da marca: o pós-venda.
A marca tem que pensar simplesmente na própria sobrevivência, ou seja, no lucro.
O VE não tem peças de desgaste para manter as oficinas a funcionar!
Além disso o volume de produção é extremamente reduzido, não tendo como repartir os custos.
Mas voltando atrás, não é também um roubo o valor exigido por um Leaf ou por um i-Miev?
Até os veículos de duas rodas eléctricos são um roubo!

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: valor do aluguer

Mensagem por RJSC » 16 set 2012, 13:09

aljesus Escreveu: Mas voltando atrás, não é também um roubo o valor exigido por um Leaf ou por um i-Miev?
Até os veículos de duas rodas eléctricos são um roubo!
Há uma diferença muito grande: o valor pago pelo Leaf ou iMiev é independente da quilometragem anual percorrida, o que permite que o custo total de circulação ao fim de uns 8 ou 10 anos seja inferior ao de um veículo Diesel ou Gasolina (e se calhar até GPL...) equivalente.
Um Renault nunca mais na vida fica totalmente pago! É pagar mês após mês após mês um valor que depende dos quilómetros percorridos, o que faz com que fique mais caro que um veículo de combustão, e a partir dos 5 ou 6 anos, mais caro que um Leaf, e este limite temporal mais uma vez, depende dos quilómetros percorridos.
Uma forma de tornar o aluguer não tão mau, era o valor ser independente da quilometragem, dividindo o preço da bateria, pelo tempo médio de vida destas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: valor do aluguer

Mensagem por Malm » 16 set 2012, 17:22

"que o custo total de circulação ao fim de uns 8 ou 10 anos seja inferior ao de um veículo Diesel ou Gasolina"

Isso era se o gasóleo se mantivesse a 1.5€ nos próximos 8 a 10 anos. Eu acho que não vai tardar muito a chegar aos 2€, e depois aos 2.5€, e... (não sei se ponho um smile ou um sad).
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: valor do aluguer

Mensagem por mjr » 16 set 2012, 23:35

Obviamente que não é roubo pois só compra quem quer. No entanto dá a entender que a Renault não quer vender muitos VEs com os preços que pede pelo aluguer da bateria. E não se percebe porque não existe a opção de venda com a bateria.

Os 8 ou 10 anos para o custo total de propriedade ser igual ou melhor do que um CI equivalente novo é um valor muito elevado para quem faz um número de km acima dos 20k anuais. No meu caso poupo 2k€ por ano só em combustível, e estou certo que o valor dos combustíveis irá aumentar a um ritmo superior aos da eletricidade. É preciso ter em conta que no caso de a eletricidade aumentar 30% e os combustíveis aumentarem por exemplo só 10%, a diferença de preços por km AUMENTA. No meu caso é preciso que o aumento de preço entre os dois seja 5 vezes maior na eletricidade do que nos combustíveis para a diferença se manter, pois é essa a relação de custos entre as duas energias por km para mim.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: valor do aluguer

Mensagem por RJSC » 17 set 2012, 00:08

Eu estou mais para um smile, pois assim acabava-se a combustão a um ritmo mais elevado.
O petróleo barato ainda pode matar de novo o VE.

Quanto ao preços dos combustíveis já não digo nada: em 2008 estavam por este nível, e já toda a gente começava a desconfiar que se tinha atingido o pico de produção de petróleo e que a partir daí era sempre a aumentar, e depois veio por aí abaixo.
Há tanta especulação e medos irracionais no mercado petrolífero que não se pode ter a certeza de nada.
Se o gasóleo passasse para 2.5€/L daqui a 2 anos aí sim, já ficava mais barato alugar uma bateria que andar a combustão.
No entanto, também mais rapidamente se pagava um VE com bateria comprada.

Responder

Voltar para “Renault Zoe”