Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por mjr » 14 mai 2015, 16:53

É igual ao Leaf, exceto a parte de no Leaf ele permitir a descarga até aos 3V/célula nos mk1 e 2,8-2,9V/célula nos mk2.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Filipe » 14 mai 2015, 19:00

VETL Escreveu:
alexmol Escreveu:9-Mai-2015

Primeira experiência, com a cara-metade, de ir jantar fora a Faro e deixar o carro a carregar num Mobi.E :D

O ponto mais próximo do restaurante estava morto :? Vá lá que há outro por perto.

A zona do ponto de carregamento estava cheia de "arrumadores" de carros e já estava com medo que o lugar estivesse ocupado. Mas não estava.

Ao estacionar começo a ouvir uma voz a dizer "não, aí não!", era o arrumador que pelos vistos já sabe que o lugar é só para eléctricos.

Quando saímos do carro estava ele a dizer "eu nunca pensei que este carro fosse eléctrico" :D É o efeito Fluence :D

Enquanto explicava o procedimento de passar o cartão e por o carro a carregar à minha cara-metade aproximou-se outro individuo com ar de poucas posses e perguntou "Olha lá, onde é que eu arranjo um cartão desses ?", ao que o arrumador respondeu "mas tu não tens carro eléctrico"... "mas tenho a mota" (devia uma daquelas scooters baratas).

"Expliquei" que se pedia na internet e mandavam para casa ao que ele respondeu "Mas será que ali no Jumbo não têm ?" 8-)

Voltei a explicar como se carrega no mobi.e, pusemos a carregar e mostrei que as fichas ficam trancadas, mesmo assim ela estava muito insegura com a cena, com medo que alguém faça estragos, tanto que deu uma moedinha ao arrumador e enquanto esperávamos pela comida foi à rua ver se estava tudo bem. :shock:

Como seria de esperar não aconteceu nada de mal.

Demos mais uma volta por Faro para ela saber onde ficam os mobi.e que dão mais jeito e confirmar que os que estavam com problemas da última vez... continuam com problemas. :( (actualizei estados no electromaps)
Ai andaste a mostrar e a explicar como tudo funciona, foi?
Já foste...
Vais ficar sem carro. Aponta ai.
:lol: :lol:
Alexandre, recomendo a instalação de uma câmara video, com transmissão em directo online. :roll:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2595
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 17 mai 2015, 23:51

mjr Escreveu:É igual ao Leaf, exceto a parte de no Leaf ele permitir a descarga até aos 3V/célula nos mk1 e 2,8-2,9V/célula nos mk2.
Como eu contei num post anterior já o levei aos 3.2V sem desligar totalmente, mas isso foi gastando 1kWh depois de chegar a 0% de SoC, parece que o 0% do Fluence está algo acima do 0% do Leaf daí o gráfico parecer cortado.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por mjr » 18 mai 2015, 09:27

E que SOC mostrou ele nessas condições? Negativo??
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2595
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 18 mai 2015, 22:48

Mostrou zero, tanto no ponteiro do painel de instrumentos, como na aplicação web, como na leitura que faço do CAN-BUS.

Durante este período em que ainda saquei 1kWh da bateria após chegar a 0% a única coisa que vi descer no CAN-BUS foi mesmo a tensão do pack, a estimativa de energia restante na bateria chegou aos 0,1kWh nos 0% de SOC e assim ficou.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2595
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 18 mai 2015, 22:51

11-Mai-2015

Com temperaturas máximas a rondar os 30ºC a partir das 12h se colocar à carga vai arrancar a ventilação e arrefecimento da bateria.

Este arrefecimento e ventilação consome cerca de 600W e se arrancar durante a carga já não pára, apenas o fazendo quando se desliga a ficha.

Hoje chegou aos 100% de carga com a ventilação a funcionar e pude constatar o que acontece.

Quando o SoC chega aos 102% o carro deixa de pedir energia à EVSE e esta desliga o contactor, tal e qual como se não houvesse ventilação. Mas a ventilação continua a funcionar consumindo energia da bateria.

Quando o Soc baixa e chega aos 100% o carro volta a pedir energia à EVSE e carrega novamente até aos 102%, repetindo-se o ciclo.

Presumo que é nesta fase entre os 100 e os 102% de SoC que o BMS fará o balanceamento do pack pois é nesta altura que a potência consumida da rede começa a diminuir.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por mjr » 19 mai 2015, 09:08

E a ventilação é com ar frio (AC) ou ar à temperatura ambiente? Não vejo grande vantagem em estar a ventilar ar a 30ºC para o pack.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por mjr » 19 mai 2015, 10:28

Essas arcas frigoríficas têm arrefecimento ativo, seja por AC ou por um elemento de Peltier.

Se o Fluence arrefece o ar tem de ter um elemento ativo de transferência de calor, seja por AC ou por Peltier.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2595
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 20 mai 2015, 23:31

É um elemento de Peltier, é isso que gasta a maior parte dos 600w, suspeito que a ventoinha, pelo caudal de ar, gaste à volta de 200w.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por mjr » 21 mai 2015, 10:59

O problema dos elementos de Peltier é que são muito pouco eficientes. Se são gastos 400W no elemento de Peltier isso significa que a capacidade de arrefecimento não deve ultrapassar os 200W. É o suficiente para impedir que a carga aqueça a bateria, mas não mais.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Renault Fluence ZE”