Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Flyer » 08 mai 2015, 19:54

mas se for preciso posso tirar valores....
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2595
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 08 mai 2015, 23:35

Pois o meu objectivo é conseguir ler os mesmos dados que o iCarSoft para criar um FluenceSpy. Um dia pode vir a dar jeito se der para me emprestar o aparelho para eu confrontar dados com o meu, mas ainda não cheguei a esse ponto.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por Flyer » 09 mai 2015, 08:56

Ok. cada dois mêses, mais coisa menos coisa, vou a Faro; se algum dia for necessário é só combinar.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2595
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 09 mai 2015, 19:18

alexmol Escreveu:Outra conclusão que tirei ao analisar dados do CanBus é que o medidor de kWh gastos do painel de instrumentos tem um bug. Se não se desligar o carro ele marca bem, mas cada vez que se desliga ele perde os décimos de kWh (não visiveis), por exemplo se ja tinham sido gastos 1.9kWh no display mostra 1kWh mas ao desligar o carro os 1.9 passam para 1.0 e gastando mais 0.5 kWh o display continua a mostrar 1kWh. Daí não se poder confiar nos kWh gastos do painel de instrumentos.
Uma volta de 20+20km, onde na ida nunca desliguei o carro, e na volta parei várias vezes, confirmou esta teoria.
Na ida o aumento do contador de kWh gastos do painel esteve certo com a diminuição de kWh disponíveis na bateria.
Na volta diminuíram mais 2kWh na capacidade disponível do que aumentou o total gasto no painel de instrumentos.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2595
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 09 mai 2015, 22:17

1-Mai-2015

Hoje foi dia de levar a máquina e condutor aos limites!
A máquina ao limite de autonomia e o condutor ao limite da paciência :D

A técnica de hypermilling resumiu-se a usar o limitador de velocidade regulado para 50km/h.

Dados antes da partida:
SOC no painel: 100%
SOC lido no Can-Bus: 102%
Tensão do Pack: 394V
Tensão média das células: 4.10V
Energia estimada disponível na bateria: 19.2kWh

Foram colocados a zero os contadores do painel e iniciada a viagem. A manhã estava agradável e fui dar uma passeio pela Serra, zona de Vaqueiros e Martinlongo. Basicamente a ideia era ir andando e quando o SOC marcasse 50% voltar para trás.

Tudo correu bem excepto um pormenor, no regresso ao descer a Serra a regeneração deu cabo dos planos e cheguei a casa ainda com 25km de autonomia, toca a dar voltas até ir a zero :roll:

Já com a confiança ganha no ensaio anterior cheguei a casa com o SOC a 0,6%.

A distância total percorrida foi então de ...
Imagem

Dados no final da viagem:
SOC no painel: 0%
Energia gasta no painel: 19kWh
SOC lido no Can-Bus: 0.6%
Tensão do Pack: 340V
Tensão média das células: 3.54V
Energia estimada disponível na bateria: 0.1kWh
Imagem

Ora apesar de já estar a ser mostrado o aviso de "Desempenho limitado" e aparentar não haver mais nada para espremer da bateria achei que a tensão do pack e correspondente tensão das células ainda davam para alguma coisa.

Além disso se o pack supostamente tem 22kWh e só gastei 19kWh onde está o resto? Ou isso dos 22kWh utilizáveis é só mesmo quando é novo e já tenho degradação na bateria?

Decidi então deixar o carro ligado e ligar o AC para "congelar".

Realmente a partir dos 0% de SOC para baixo a tensão varia muito mais rápido do que na zona "normal", indicação clara que estamos na parte final da curva de descarga.

Parei o ensaio quando a tensão do pack estava nos 307V, tensão média das células de 3,20V. Desde os 0% até este ponto ainda saiu cerca de 1kWh da bateria, que daria para mais 5-10km feitos devagarinho!

Não sei em que ponto o carro desliga totalmente mas em teoria a tensão do pack poderia ir até aos 290V (3,02 por célula). Acredito que já estaria muito perto de desligar e o sumo possível de espremer não vale a pena o esforço.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2595
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 11 mai 2015, 20:23

7-Mai-2015
Para memória futura decidi criar uma página web onde vou partilhando a informação descoberta no CanBus do Fluence ZE.
Ainda está muito em branco, irei actualizando à medida que tiver tempo.

Aqui fica o endereço: http://www.qsl.net/ct1gvn/fluenceze.htm
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2595
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 14 mai 2015, 16:15

9-Mai-2015

Primeira experiência, com a cara-metade, de ir jantar fora a Faro e deixar o carro a carregar num Mobi.E :D

O ponto mais próximo do restaurante estava morto :? Vá lá que há outro por perto.

A zona do ponto de carregamento estava cheia de "arrumadores" de carros e já estava com medo que o lugar estivesse ocupado. Mas não estava.

Ao estacionar começo a ouvir uma voz a dizer "não, aí não!", era o arrumador que pelos vistos já sabe que o lugar é só para eléctricos.

Quando saímos do carro estava ele a dizer "eu nunca pensei que este carro fosse eléctrico" :D É o efeito Fluence :D

Enquanto explicava o procedimento de passar o cartão e por o carro a carregar à minha cara-metade aproximou-se outro individuo com ar de poucas posses e perguntou "Olha lá, onde é que eu arranjo um cartão desses ?", ao que o arrumador respondeu "mas tu não tens carro eléctrico"... "mas tenho a mota" (devia uma daquelas scooters baratas).

"Expliquei" que se pedia na internet e mandavam para casa ao que ele respondeu "Mas será que ali no Jumbo não têm ?" 8-)

Voltei a explicar como se carrega no mobi.e, pusemos a carregar e mostrei que as fichas ficam trancadas, mesmo assim ela estava muito insegura com a cena, com medo que alguém faça estragos, tanto que deu uma moedinha ao arrumador e enquanto esperávamos pela comida foi à rua ver se estava tudo bem. :shock:

Como seria de esperar não aconteceu nada de mal.

Demos mais uma volta por Faro para ela saber onde ficam os mobi.e que dão mais jeito e confirmar que os que estavam com problemas da última vez... continuam com problemas. :( (actualizei estados no electromaps)
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2595
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por alexmol » 14 mai 2015, 16:18

Aqui fica o mapeamento SOC - Tensão do Pack/Célula da bateria do Fluence ZE em carga C/10 (carregamento a 2kW)

Parece-me muito parecido com o Leaf, alguém confirma ?

Imagem

Imagem
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por VETL » 14 mai 2015, 16:31

alexmol Escreveu:9-Mai-2015

Primeira experiência, com a cara-metade, de ir jantar fora a Faro e deixar o carro a carregar num Mobi.E :D

O ponto mais próximo do restaurante estava morto :? Vá lá que há outro por perto.

A zona do ponto de carregamento estava cheia de "arrumadores" de carros e já estava com medo que o lugar estivesse ocupado. Mas não estava.

Ao estacionar começo a ouvir uma voz a dizer "não, aí não!", era o arrumador que pelos vistos já sabe que o lugar é só para eléctricos.

Quando saímos do carro estava ele a dizer "eu nunca pensei que este carro fosse eléctrico" :D É o efeito Fluence :D

Enquanto explicava o procedimento de passar o cartão e por o carro a carregar à minha cara-metade aproximou-se outro individuo com ar de poucas posses e perguntou "Olha lá, onde é que eu arranjo um cartão desses ?", ao que o arrumador respondeu "mas tu não tens carro eléctrico"... "mas tenho a mota" (devia uma daquelas scooters baratas).

"Expliquei" que se pedia na internet e mandavam para casa ao que ele respondeu "Mas será que ali no Jumbo não têm ?" 8-)

Voltei a explicar como se carrega no mobi.e, pusemos a carregar e mostrei que as fichas ficam trancadas, mesmo assim ela estava muito insegura com a cena, com medo que alguém faça estragos, tanto que deu uma moedinha ao arrumador e enquanto esperávamos pela comida foi à rua ver se estava tudo bem. :shock:

Como seria de esperar não aconteceu nada de mal.

Demos mais uma volta por Faro para ela saber onde ficam os mobi.e que dão mais jeito e confirmar que os que estavam com problemas da última vez... continuam com problemas. :( (actualizei estados no electromaps)
Ai andaste a mostrar e a explicar como tudo funciona, foi?
Já foste...
Vais ficar sem carro. Aponta ai.
:lol: :lol:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol

Mensagem por VETL » 14 mai 2015, 16:34

alexmol Escreveu:Aqui fica o mapeamento SOC - Tensão do Pack/Célula da bateria do Fluence ZE em carga C/10 (carregamento a 2kW)

Parece-me muito parecido com o Leaf, alguém confirma ?
Eu confirmo.
É isso. Tal e qual.
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 20a800.jpg[/img]
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Renault Fluence ZE”