Apresentação - rjspedition
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Apresentação - rjspedition
Olá, bom dia ao fórum!
Após ter corrido alguns tópicos lés a lés resolvi que era hora de me registar, para procurar auxílio e algumas respostas a quem procura um carro elétrico pela primeira vez.
Na zona de Mafra, e já a equacionar uma segunda viatura à algum tempo, a vida ofereceu-nos uma janela de oportunidade que nos permite agora ter hipótese de conseguir carregar um VE em casa.
Como a ideia é manter os custos "fixos" ao mínimo, não colocamos a hipótese da segunda viatura ser de combustão, no entanto a janela de oportunidade que tal possibilita também nos deixou com um orçamento bastante reduzido.
Ainda olhei para o mercado europeu, já que importámos nós o nosso ICE, mas o facto de não dar para vir por estrada demoveu-nos.
Em breve abrirei um tópico com as dúvidas de principiante que não conseguir esclarecer com a leitura.
Obrigado,
Após ter corrido alguns tópicos lés a lés resolvi que era hora de me registar, para procurar auxílio e algumas respostas a quem procura um carro elétrico pela primeira vez.
Na zona de Mafra, e já a equacionar uma segunda viatura à algum tempo, a vida ofereceu-nos uma janela de oportunidade que nos permite agora ter hipótese de conseguir carregar um VE em casa.
Como a ideia é manter os custos "fixos" ao mínimo, não colocamos a hipótese da segunda viatura ser de combustão, no entanto a janela de oportunidade que tal possibilita também nos deixou com um orçamento bastante reduzido.
Ainda olhei para o mercado europeu, já que importámos nós o nosso ICE, mas o facto de não dar para vir por estrada demoveu-nos.
Em breve abrirei um tópico com as dúvidas de principiante que não conseguir esclarecer com a leitura.
Obrigado,
Última edição por rjspedition em 12 mai 2022, 23:58, editado 1 vez no total.
Re: Apresentação - rjspedition
Haja vontade...rjspedition Escreveu: ↑12 jul 2021, 00:22Ainda olhei para o mercado europeu, já que importámos nós o nosso ICE, mas o facto de não dar para vir por estrada demoveu-nos.
Kia Soul EV Nantes/Lisboa
- BrunoAlves
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Re: Apresentação - rjspedition
Olá e bem vindo
Primeiro tens de definir um orçamento, sem isso nada feito. Depois é fundamental perceber qual o circuito que se pretende para o VE. Como há um segundo carro a combustão, podes optar por um carro de menor autonomia e que necessariamente é mais barato. Ou não, é a combinação destes factores que te irá balizar as escolhas
Em relação a trazer um carro de fora, sem problema. Há uns camiões (a gasóleo ) que os trazem sem problemas
Primeiro tens de definir um orçamento, sem isso nada feito. Depois é fundamental perceber qual o circuito que se pretende para o VE. Como há um segundo carro a combustão, podes optar por um carro de menor autonomia e que necessariamente é mais barato. Ou não, é a combinação destes factores que te irá balizar as escolhas
Em relação a trazer um carro de fora, sem problema. Há uns camiões (a gasóleo ) que os trazem sem problemas
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- rjspedition
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Re: Apresentação - rjspedition
Obrigado a ambos.
Efetivamente, não é impossível de todo e era algo que me daria novamente muito prazer, mas a fraca autonomia do que se anda a namorar (Leaf 24 / Zoe) pedia que a viagem fosse feita em tempo que agora não dispomos.
A utilização (e orçamento) está já completamente definida: Numa primeira etapa serão 70 km diários sendo que passará em breve apenas a 40 a 45 dia útil. A primeira ideia para os 45 km seria um dos tri-gémeos, mas penso que um Leaf ou Zoe conseguirá substituir mais vezes o ICE dada a maior autonomia (?) e o espaço disponível interior.
Efetivamente, não é impossível de todo e era algo que me daria novamente muito prazer, mas a fraca autonomia do que se anda a namorar (Leaf 24 / Zoe) pedia que a viagem fosse feita em tempo que agora não dispomos.
A utilização (e orçamento) está já completamente definida: Numa primeira etapa serão 70 km diários sendo que passará em breve apenas a 40 a 45 dia útil. A primeira ideia para os 45 km seria um dos tri-gémeos, mas penso que um Leaf ou Zoe conseguirá substituir mais vezes o ICE dada a maior autonomia (?) e o espaço disponível interior.
- rimsilva
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Re: Apresentação - rjspedition
Boa sorte na procura.
Sem duvida que para 2º carro a melhor opção será um VE, nem vale a pena pensar noutra solução, com tempo para procurar o melhor negócio, de certeza que ele vai surgir e não se irá arrepender.
Sem duvida que para 2º carro a melhor opção será um VE, nem vale a pena pensar noutra solução, com tempo para procurar o melhor negócio, de certeza que ele vai surgir e não se irá arrepender.
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Re: Apresentação - rjspedition
Ainda não sabendo o orçamento, posso já deixar a opinião do leaf 30kWh, andam a ser vendidos bem baratos e fazem os 70km em quaisquer condições (devagar ou de força, ao frio ou ao calor). Já o de 24kWh, ficaria preocupado em ter de fazer 70km em AE com pressa e com 0ºC, igual para o ZOE "24".rjspedition Escreveu: ↑12 jul 2021, 22:47Obrigado a ambos.
Efetivamente, não é impossível de todo e era algo que me daria novamente muito prazer, mas a fraca autonomia do que se anda a namorar (Leaf 24 / Zoe) pedia que a viagem fosse feita em tempo que agora não dispomos.
A utilização (e orçamento) está já completamente definida: Numa primeira etapa serão 70 km diários sendo que passará em breve apenas a 40 a 45 dia útil. A primeira ideia para os 45 km seria um dos tri-gémeos, mas penso que um Leaf ou Zoe conseguirá substituir mais vezes o ICE dada a maior autonomia (?) e o espaço disponível interior.
Se me estivesse a falar de 10/20km por dia, qualquer coisa serve, agora uns 70km, já não é igual.
A experiência que tenho é com o leaf 30, ir a vir para o trabalho dá "apenas" 80km e de inverno (entre -4 e 0ºC) e só com 50% de AE a velocidades pouco acima do legal chego com 17% de bateria, saindo com 100%!
O problema Vem depois... Quando nunca mais quiserem andar no outro a beber sumo de dinossauro a quase 2€ o litro, vão tanto querer ter comprado um VE com mais bateria
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
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05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
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Re: Apresentação - rjspedition
É este o tipo de informação que procuro , mas agora uma questão de quem chega ao mundo dos elétricos:
Tenho notado que a autonomia que indicam em anúncios (e falo apenas em stands dedicados a VE apenas), indica por exemplo para um de 24 kWh "autonomia de 130 (160 segundo a norma .. )".
É certo que o valor segundo a norma WLTP não vale a pena considerar, de todo, mas mesmo com o valor mais baixo de 130, será que não poderemos considerar 100 km como autonomia "normal" sem entrar em disponibilidade dúbia de bateria? Estamos a falar de uma margem de 30%?
Parte dos 70 km indicados serão em AE, mas mesmo com a minha viatura em gasóleo é mais habitual deslizar a 100 km/h do que circular colado acima de 120. Faço questão de ter uma condução o mais económica e linear possível, não só devido a gastos como a conforto e segurança, e acredito que me dê bem com o elétrico. Dias abaixo de 4º são bastante raros por aqui, embora todos os anos aconteça.
Obrigado!
Tenho notado que a autonomia que indicam em anúncios (e falo apenas em stands dedicados a VE apenas), indica por exemplo para um de 24 kWh "autonomia de 130 (160 segundo a norma .. )".
É certo que o valor segundo a norma WLTP não vale a pena considerar, de todo, mas mesmo com o valor mais baixo de 130, será que não poderemos considerar 100 km como autonomia "normal" sem entrar em disponibilidade dúbia de bateria? Estamos a falar de uma margem de 30%?
Parte dos 70 km indicados serão em AE, mas mesmo com a minha viatura em gasóleo é mais habitual deslizar a 100 km/h do que circular colado acima de 120. Faço questão de ter uma condução o mais económica e linear possível, não só devido a gastos como a conforto e segurança, e acredito que me dê bem com o elétrico. Dias abaixo de 4º são bastante raros por aqui, embora todos os anos aconteça.
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Re: Apresentação - rjspedition
Falar de autonomias é sempre algo complicado, pessoalmente acho que o fundamental é partir da bateria util e depois tendo por base dados reais de de outros utilizadores (da mesma região e com o mesmo tipo de utilização), poder ter uma ideia mais realistica da autonomia esperado em tempo de "verão e inverno".rjspedition Escreveu: ↑16 jul 2021, 00:03É este o tipo de informação que procuro , mas agora uma questão de quem chega ao mundo dos elétricos:
Tenho notado que a autonomia que indicam em anúncios (e falo apenas em stands dedicados a VE apenas), indica por exemplo para um de 24 kWh "autonomia de 130 (160 segundo a norma .. )".
É certo que o valor segundo a norma WLTP não vale a pena considerar, de todo, mas mesmo com o valor mais baixo de 130, será que não poderemos considerar 100 km como autonomia "normal" sem entrar em disponibilidade dúbia de bateria? Estamos a falar de uma margem de 30%?
Parte dos 70 km indicados serão em AE, mas mesmo com a minha viatura em gasóleo é mais habitual deslizar a 100 km/h do que circular colado acima de 120. Faço questão de ter uma condução o mais económica e linear possível, não só devido a gastos como a conforto e segurança, e acredito que me dê bem com o elétrico. Dias abaixo de 4º são bastante raros por aqui, embora todos os anos aconteça.
Obrigado!
Não sou utilizador de Leaf, mas seguramente que há aqui utilizadores suficientes que lhe podem indicar o que esperar de um Leaf no seu contexto de utilização, sabendo o dado fundamental que é a bateria util de um VE.
- BrunoAlves
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Re: Apresentação - rjspedition
Um Leaf a 100km/h em bom tempo e sem grandes desníveis fará uns 17kWh/100km. Se tiveres 17kWh úteis nesta altura (SOH de 80%) fazes 100km de cheio a vazio.
Ou seja sim, faz os 100km que dizes, mas depois ninguém quer chegar ao destino a vapores de electricidade ou apanhas vento de frente, etc etc e a viagem torna-se logo mais desconfortável
Ou seja sim, faz os 100km que dizes, mas depois ninguém quer chegar ao destino a vapores de electricidade ou apanhas vento de frente, etc etc e a viagem torna-se logo mais desconfortável
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: Apresentação - rjspedition
Olá boa noite !
Antes de mais obrigado pela entrada no fórum .
Vou entrar no mundo verde com a aquisição de uma viatura 100% elétrica , contudo entro também num mundo de dúvidas quanto ao carregamento .
Se possível gostaria de obter a vossa ajuda sobre como carregar o carro em postos públicos .
Obrigado e boas curvas
Antes de mais obrigado pela entrada no fórum .
Vou entrar no mundo verde com a aquisição de uma viatura 100% elétrica , contudo entro também num mundo de dúvidas quanto ao carregamento .
Se possível gostaria de obter a vossa ajuda sobre como carregar o carro em postos públicos .
Obrigado e boas curvas