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Apresentação e dúvidas

Enviado: 10 fev 2021, 10:40
por TVM
Bom dia a todos,
Parabéns pelo vosso fórum.
Estou a ponderar comprar um elétrico durante o ano de 2021, no entanto tenho muitas dúvidas.
Faço diariamente 60km, 95% deles em autoestrada, com algum declive em parte do percurso (A4).
Moro em moradia, com possibilidade de instalação de box em casa, podendo portanto carregar todos os dias.
Tenho atualmente um carro que faz médias de 7,5L/100km (gasóleo); tenho outro carro em casa (também gasóleo).
A compra será particular, portanto a parte dos benefícios fiscais fica de fora.
Estou inclinado para um carro de gama "média", até 35-40mil euros (gosto do Id.3 confesso).
Assim, gostaria de pedir a opinião dos membros relativamente à racionalidade de comprar um elétrico para o tipo de utilização que vou dar.
Outra dúvida que tive é se acham que faz sentido alugar um Leaf 40 por ex durante 30 dias para avaliar se faz sentido ou não comprar definitivamente.
Por fim, gostaria de saber, qual o preço (médio, independentemente do tarifário) de aumento da fatura da eletricidade que devo esperar caso opte por carregar todos os dias.

Obrigado!

Re: Apresentação e dúvidas

Enviado: 10 fev 2021, 12:43
por mjr
Bem vindo!

Para a utilização proposta (60km por dia) não há qualquer dúvida se um carro elétrico é o adequado. Quando comprei o meu primeiro Leaf 24kW.h em 2011 a autonomia real era de aproximadamente 120km e era mais que suficiente para fazer o trajeto diário de 50km, carregando a bateria até 80% para prolongar a vida da mesma.

Qualquer VE à venda neste momento tem mais do dobro da autonomia que o meu primeiro VE tinha, por isso se consegue carregar em casa não há a mínima dúvida.

Dou como exemplo um amigo que faz 200km por dia num Leaf 62kW.h, com 90% do trajeto em AE (A4) e a velocidades bem acima dos 120km/h!

Re: Apresentação e dúvidas

Enviado: 10 fev 2021, 14:14
por rnlcarlov
Para essas distâncias diárias qualquer veículo elétrico deve conseguir cumprir, até muitos carros de 1ª geração.
Quanto a instalar box em casa, para essa utilização não é estritamente necessário. Com o carregador que vem de origem e uma tomada comum deve fazer a festa sem problemas. Agora o que convém é assegurar-se que a tomada que utiliza é boa e que tem um cabo de grossura apropriada desde a tomada até ao quadro, preferencialmente até com alguma proteção nesse circuito. Nada que um eletricista não resolva.
Quanto aos gastos de eletricidade, assumindo que faz 1800km por mês com um consumo de 16kWh/100km, estamos a falar de menos de 300kWh mensais dedicados ao carro, o que aproveitando o bi-horário deverá ficar algo a rondar os 30€ por mês (com IVA).

Re: Apresentação e dúvidas

Enviado: 10 fev 2021, 16:26
por Arad79
Bem vindo ao fórum.

Para essa utilização e tendo um carro alternativo para trajetos mais longos, qualquer elétrico atual serve. Até me parece que, de um ponto de vista racional, 35000€ é um orçamento muito alto para esse propósito.

Um Ioniq, Niro ou Kauai 39kWh farão esse serviço facilmente e por larga margem, caso estejamos apenas a falar da hipótese de carros novos. Se entrarem semi-novos ao barulho, com 1/2 anos, a oferta é vasta e bastante abaixo dos 30000€ há muitas excelentes opções.

Por outro lado, se gastar 40000€ num carro com maior autonomia, corre o agradável risco de o diesel ficar a ganhar pó...

Re: Apresentação e dúvidas

Enviado: 10 fev 2021, 17:01
por rimsilva
Parabéns pela decisão e boa sorte na escolha.

Já tudo praticamente dito, como opinião pessoal, refiro que se comprasse hoje um VE novo por 40.000€ só o faria para 1º carro, mas não para 2º carro ou fazer 60km/dia, se bem que quando se compra um VE nunca se acaba por fazer os km que se pensava fazer, serão sempre mais.

Com o incentivo do Estado e 40.000€ já se deverá conseguir comprar um VE com bateria na ordem dos 60 kWh, que em cidade pode representar 500km e 300km em AE.

Ao carregar em casa, a cada 100km deverá poupar 9€, não paga IUC e menor custos com a manutenção, será uma questão de fazer contas à melhor forma de maximar a compra para carro principal ou então gastar metade (ou até menos) desse valor e comprar um VE usado que faz os 60km com uma larga margem de manobra (seriam os VE com bateria na ordem dos 30 kWh, Ioniq, i3, Soul, ou 40 kWh Zoe e Leaf.

Quanto ao carregamento, durante 4 anos só utilizei o carregador que vem com o carro e muitas vez fazia mais de 100km por dia.

Re: Apresentação e dúvidas

Enviado: 11 fev 2021, 08:38
por fernandinand
Boas,

Com esse orçamento e essa necessidade diária eu não tinha dúvidas...vendia os 2 veículos a gasóleo e comprava 2 eléctricos.
Um usado/importado com alguma degradação para as necessidades diárias. Há cada vez mais excelentes negócios abaixo dos 15k€.
Outro semi-novo (importado de preferência) com autonomia para ~400kms para as viagens de 'fim de semana'.

Boas escolhas!

Re: Apresentação e dúvidas

Enviado: 12 fev 2021, 10:41
por TVM
Muito obrigado pelo vosso feedback.
A parte das viagens em AE é o que limita mais a minha compra, porque sempre que passo por Leaf´s na A4 vejo que os mesmos vão em gestão de carga (entre 80-90km/h). Claro que isso é o uso que cada um dá ao carro, mas atendendo a que vejo vários condutores nesse registo assumo que seja importante para não criar a famosa "ansiedade". De qualquer forma, o meu alvo será um VE com maior autonomia que o Leaf 40.
Acho que para me ajudar vou alugar um VE durante 1 mês e avaliar depois a compra!

Re: Apresentação e dúvidas

Enviado: 12 fev 2021, 12:45
por mjr
De certeza que não vão em gestão de carga para fazer 60km :D

Eu tenho um Tesla Model 3 Long Range (560km autonomia WLTP) e muitas vezes ando devagar em AE, com o Auto Pilot ligado, e com carga para fazer mais de 400km quando só preciso de 20km. Ir devagar não é sinónimo de gestão de carga, pode ser uma opção num registo mais calmo. Já quando vou ao Algarve (do Porto) aí a velocidade fica no limite da multa dos radares móveis (145-150km/h)...

Como disse, tenho um amigo que faz Porto-Vila Real com um Leaf 60 e a velocidade na A4 é bem acima de 120km/h. Isto para fazer 200km por dia.

O meu conselho não é para alugar durante um mês um VE, parece-me um investimento demasiado elevado. 1 ou 2 dias é, na minha opinião, suficiente.

Re: Apresentação e dúvidas

Enviado: 12 fev 2021, 12:49
por TVM
Obrigado pela ajuda e pela dica!

Re: Apresentação e dúvidas

Enviado: 12 fev 2021, 13:32
por Arad79
Num leaf 40, os 60km por dia até os pode fazer a fundo, que a carga chega para 2 dias.