Posto carregamento-Almada (parque da paz)

Responder
Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Posto carregamento-Almada (parque da paz)

Mensagem por Flyer » 05 jul 2012, 18:07

Pela quarta vez fiquei com o cabo preso num posto de carregamento....
Foi pelas 21h30 e já ninguém atendeu da linha mobi-e.Valeu-me a boa vontade de um dos responsáveis da mobilidade eléctrica que se prontificou a comparecer no local.
Ao que parece o software está a ser modificado de forma a poder libertar o cabo em caso de disparo do dijuntor ou outro problema.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Posto carregamento-Almada (parque da paz)

Mensagem por RJSC » 06 jul 2012, 13:58

Libertar o cabo não resolve o verdadeiro problema, que é que o Disjuntor não devia desligar em primeiro lugar!
Isto a não ser que você tenha um problema no carro e ele ande a puxar mais de 16A ou tem fugas de corrente para a terra (chapa).
Mesmo que lhe liberte o cabo, o disjuntor desligando pode muito bem deixa-lo a pé se cair numa fase inicial da carga, portanto, contínua com o problema.

Se a REN fizesse assim estaríamos muitas horas por ano às escuras!
Na rede elétrica nacional, segundo um engenheiro reformado que lá trabalhou me contou, quando há um defeito, primeiro é cortada a energia por uma fração de segundo e depois religada, se o defeito for embora, ótimo, senão é cortada a energia por algo com 3 segundos e feito o mesmo teste, se desapareceu ótimo, senão é cortada uma terceira vez por algo como 15 e repetido o teste novamente.
Só após cair a terceira vez é necessária intervenção humana para religar.
Como tenho péssima memória para números e fórmulas, os tempos exatos já não sei precisar, mas sei que são dessa ordem de grandeza: frações de segundo, segundos, dezenas de segundos.

Algo semelhante nos postos mobi.e era o que eu esperaria que tivesse sido implementado... Já que depois de lá irem ligar o disjuntor o problema desaparece por uns tempos, é o mínimo que se exige...

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Posto carregamento-Almada (parque da paz)

Mensagem por Flyer » 08 jul 2012, 08:24

Obrigado pelas dicas...
realmente começo a notar uma possível relação entre o arrefecimento das baterias e o saltar do disjuntor. Não sei se será por isso.
Por outro lado na minha wall box que também trabalha a 16A, nunca saltou! será que os postos são mais sensíveis?
Quanto ao novo software, que liberta o cabo, é bom para a companhia que não tem de se deslocar, mas péssimo para o cliente que pensa ter o carro carregado e não tem.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

Responder

Voltar para “Postos carregamento Sul”