Página 38 de 61

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Enviado: 08 fev 2018, 15:56
por plpepapf
Entretanto encontrei um documento na CM de Chaves acerca da instalação de postos 28(!) pontos de carregamento pelo Concelho... :o

Enviei um email à CM de Chaves a perguntar em que sitio conseguirei encontrar os carregadores, visto que pretendo visitar a cidade e preciso de recarregar o carro para a viagem de regresso ao PCR de Vila Real.

A ver vamos o que respondem... :?

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Enviado: 08 fev 2018, 16:00
por Fil
Diria que nesta fase, a forma mais fácil de carregar será no casino de Chaves ou no local que pernoitar, bombeiros serão também uma opção. Convém no entanto ligar antecipadamente, independentemente da escolha.

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Enviado: 16 mai 2018, 20:49
por mjr
Evolução na instalação do PCR A3 na Trofa N/S:

Ontem:
Imagem

Hoje:
Imagem

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Enviado: 17 mai 2018, 01:57
por BrunoAlves
Gosto :)

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Enviado: 25 jul 2018, 13:27
por BrunoAlves
Passei há pouco na A3/Trofa, está exactamente na mesma :(
Aquelas grades de protecção de plástico vão ficar descoloradas :mrgreen:

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Enviado: 25 jul 2018, 16:54
por rimsilva
Vão lá colocar um da IONITY certamente...

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Enviado: 26 jul 2018, 10:19
por RJSC
:shock: Isso não vai gerar quase dinheiro nenhum em Portugal.
Os postos da IONITY que se viram até hoje só a ficha CCS. A maioria dos VE's em Portugal têm carga rápida Chademo ou AC43.

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Enviado: 26 jul 2018, 10:31
por NunoLopes
Enquanto não sair uma norma europeia a obrigar os carros vendidos na Europa a ter uma ficha de carregamentos rápidos transversal a todas as marcas, seja ela CHAdeMO ou CCS, isto não vai mudar.

Para mim era uma Mennekes para normal, e uma CHAdeMO ou CCS para rápidos.

Assim os PCR's apenas precisavam de uma única ficha, e a rede podia ser transversal em toda a Europa.

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Enviado: 26 jul 2018, 10:45
por RJSC
E quem já comprou carros fica a arder?
Num PCR adicionar uma ficha AC43 custa apenas o mesmo que metade de um PCN: é só um contactor, uma placa tipo EVSE e a ficha Mennkes. O sistema de autenticação e cobrança já lá está.
Adicionar chademo a um posto CCS ou CCS a um posto chademo é uma questão de software (protocolo) e uma pequena placa apenas para adaptação da comunicação e a ficha. O carregador em si (a parte cara) é o mesmo para Chademo ou CCS.

A questão aqui é política: a IONITY é uma rede que está a ser financiada apenas por marcas que usam CCS, estão aproveitam para prejudicar os outros (da mesma maneira que a Nissan instalou postos DBT no estrangeiro apenas com Chademo e AC43).

Re: Postos de Carga Rápida -Norte

Enviado: 27 jul 2018, 00:02
por rimsilva
RJSC Escreveu:
26 jul 2018, 10:45
E quem já comprou carros fica a arder?
Num PCR adicionar uma ficha AC43 custa apenas o mesmo que metade de um PCN: é só um contactor, uma placa tipo EVSE e a ficha Mennkes. O sistema de autenticação e cobrança já lá está.
Adicionar chademo a um posto CCS ou CCS a um posto chademo é uma questão de software (protocolo) e uma pequena placa apenas para adaptação da comunicação e a ficha. O carregador em si (a parte cara) é o mesmo para Chademo ou CCS.

A questão aqui é política: a IONITY é uma rede que está a ser financiada apenas por marcas que usam CCS, estão aproveitam para prejudicar os outros (da mesma maneira que a Nissan instalou postos DBT no estrangeiro apenas com Chademo e AC43).
Estava a brincar com a situação de nunca mais ligarem o posto que já está na A3.

Pelo que tenho lido a nova versão chademo 2.0 ficou disponível em Junho deste ano e apesar de não ter qualquer conhecimento técnico, sempre estive convencido que em breve será adicionada a ficha chademo aos postos porque os fabricantes têm interesse em abranger o maior mercado possível.

A questão dos carros actuais usarem chademo é verdade, no entanto há cada vez mais marcas e modelos com CCS (caso se confirme a mudança da Renault de AC, vai isolar a Nissan, pelo menos na Europa).