DB do MM por FBSousa

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
danielbranco
Mensagens: 159
Registado: 17 jun 2015, 14:32
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por danielbranco » 18 abr 2016, 12:02

Com o tempo o consumo desce ;)

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por Malm » 18 abr 2016, 12:07

Mas o percurso que faz diariamente é de que distância? Se faz até 70 km diários é à vontade, agora mais que isso pode sujeitar-se à luz de burro. É que você não deve fazer nenhuma ideia de quanto vale a sua tartaruga, se é que a tem. Sim, porque a minha andou desaparecida durante vários meses.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

FBSousa
Mensagens: 95
Registado: 18 dez 2015, 16:07
Data de fabrico: 01 nov 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por FBSousa » 18 abr 2016, 14:15

Diariamente, faz cerca de 30-40 kms.
Felizmente, sofre de "range ansiety" e quando tem apenas 2-3 barras vai a carregar.
Pena que o numero de carregamento aumente significativamente.

Quanto à tartaruga.
Pelo que tenho experimentado, já consegui fazer 5-6 kms com a bicha acesa, mais 2-3 antes de acender (quando fica só com os traços). Não me parece mal...
Aliás, um dia destes vou experimentar andar ás voltas na zona onde moro para ver quantos kms faço com a tartaruga. Quanto ficar sem bateria, deixo descair o carro até casa (nem que seja de marcha atrás :twisted: ) e ponho a carregar da janela.

Qual a melhor forma de ver o estado das baterias, relativamente à degradação? Sei que o software existente é mais fiável, mas de uma forma mais empírica, qual o melhor método?

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por Malm » 18 abr 2016, 14:25

Carrega com o EVSE de 10 ou de 16 amperes?
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

FBSousa
Mensagens: 95
Registado: 18 dez 2015, 16:07
Data de fabrico: 01 nov 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por FBSousa » 18 abr 2016, 14:43

Sim, com o EVSE, normalmente a 8 ou 10 A.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por Malm » 18 abr 2016, 14:48

Pena, assim não dá para comparar com o meu . Eu carrego a 16A.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por Malm » 18 abr 2016, 14:52

De onde é? Se quiser podemos combinar um dia em Aveiro e vemos como isso está. Aproveito e saldo a minha dívida com o VETL. Consigo ligar tanto o CaniOn como o EvBatMon.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por FullElectric » 18 abr 2016, 15:29

FBSousa Escreveu:Diariamente, faz cerca de 30-40 kms.
Felizmente, sofre de "range ansiety" e quando tem apenas 2-3 barras vai a carregar.
Pena que o numero de carregamento aumente significativamente.

Quanto à tartaruga.
Pelo que tenho experimentado, já consegui fazer 5-6 kms com a bicha acesa, mais 2-3 antes de acender (quando fica só com os traços). Não me parece mal...
Aliás, um dia destes vou experimentar andar ás voltas na zona onde moro para ver quantos kms faço com a tartaruga. Quanto ficar sem bateria, deixo descair o carro até casa (nem que seja de marcha atrás :twisted: ) e ponho a carregar da janela.

Qual a melhor forma de ver o estado das baterias, relativamente à degradação? Sei que o software existente é mais fiável, mas de uma forma mais empírica, qual o melhor método?
Nesse teste de avaliação dos kms que faz em tartaruga vai andar até o carro começar a perder potência. Quando começar a andar muito devagarinho mesmo com a acelerador a fundo está no fim e perto de abrir o contator da bateria, desligando mesmo. Aí só mesmo de empurão ou a descer.
Nessa fase aproveite para fazer uma carga a 100% medindo a energia que carrega da tomada com um contador colocado na tomada.
Diga depois quanta energia gastou, esse é o melhor teste para avaliar a capacidade que a bateria ainda carrega. Em nova carregaria da tomada 16,5kWh carregando a 14A.

FBSousa
Mensagens: 95
Registado: 18 dez 2015, 16:07
Data de fabrico: 01 nov 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por FBSousa » 18 abr 2016, 15:46

Malm Escreveu:De onde é? Se quiser podemos combinar um dia em Aveiro e vemos como isso está. Aproveito e saldo a minha dívida com o VETL. Consigo ligar tanto o CaniOn como o EvBatMon.
Ora aí está um bom motivo para ir comer uns ovos moles...

Sou do Porto, moro na Maia.

FBSousa
Mensagens: 95
Registado: 18 dez 2015, 16:07
Data de fabrico: 01 nov 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB do MM por FBSousa

Mensagem por FBSousa » 18 abr 2016, 15:49

FullElectric Escreveu:
FBSousa Escreveu:Diariamente, faz cerca de 30-40 kms.
Felizmente, sofre de "range ansiety" e quando tem apenas 2-3 barras vai a carregar.
Pena que o numero de carregamento aumente significativamente.

Quanto à tartaruga.
Pelo que tenho experimentado, já consegui fazer 5-6 kms com a bicha acesa, mais 2-3 antes de acender (quando fica só com os traços). Não me parece mal...
Aliás, um dia destes vou experimentar andar ás voltas na zona onde moro para ver quantos kms faço com a tartaruga. Quanto ficar sem bateria, deixo descair o carro até casa (nem que seja de marcha atrás :twisted: ) e ponho a carregar da janela.

Qual a melhor forma de ver o estado das baterias, relativamente à degradação? Sei que o software existente é mais fiável, mas de uma forma mais empírica, qual o melhor método?
Nesse teste de avaliação dos kms que faz em tartaruga vai andar até o carro começar a perder potência. Quando começar a andar muito devagarinho mesmo com a acelerador a fundo está no fim e perto de abrir o contator da bateria, desligando mesmo. Aí só mesmo de empurão ou a descer.
Nessa fase aproveite para fazer uma carga a 100% medindo a energia que carrega da tomada com um contador colocado na tomada.
Diga depois quanta energia gastou, esse é o melhor teste para avaliar a capacidade que a bateria ainda carrega. Em nova carregaria da tomada 16,5kWh carregando a 14A.
Até hoje, o máximo que carreguei foi 15,9 kWh.
Após brincadeira com a tartaruga e um stress conjugal, por levar o carro aos limites. :-D

Foram 10 minutos de viagem em silencio absoluto...
Até os miudos estavam a dormir.
Delicioso!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”