Kit recolhimento automático dos espelhos
Kit recolhimento automático dos espelhos
Era uma coisa que gostava de ter no Leaf, quer na garagem quer na rua dá jeito recolher os espelhos e na rua como só recolhem com o carro ligado não conseguia depois ver se vinham carros para abrir a porta em segurança.
Comprei o kit, montei e ficou 5*.
Referência Nissan: KE963-3N001
Preço Nissan: 105€ (Ebay fica entre os 90€ e 100€)
O kit vem com instruções (pdf aqui) e é de aplicação direta no mk1, no mk2 há uma ficha que foi alterada e o pin que o kit trás não entra, é preciso uma alteração que explico mais à frente.
Não tirei muitas fotos mas vou tentar explicar o procedimento.
* Abrir o kit
* Montar as relés e aplicar os autocolantes nas respetivas bases
* Desligar a bateria. É o recomendado pelo kit, eu optei por apenas retirar o fusível (está indicado nas instruções qual é). Antes de desligar não esquecer que o vidro tem de estar fechado para depois se alcançar uma das fichas.
* Desfardar a porta.
Para desfardar a porta tem de se retirar a placa onde estão os comandos dos vidros e espelhos. Retira-se como indicado na imagem abaixo, alavanca na parte da pega com algo plástico para não estragar, por baixo desta placa há um parafuso 10mm, retirar. Depois faz-se o mesmo para retirar a tampa por trás do puxador onde está outro parafuso 10mm.
Tirados os parafusos pegando na forra em baixo puxa-se para a separar da porta, é preciso fazer um pouco de força, e depois de solta levantar a forra para desencaixar em cima junto ao vidro.
*Aqui optei por tirar todas as fichas da placa para a poder retirar, assim como desconectei os cabos do puxador da porta para retirar toda a forra e trabalhar à vontade sem ficar nada pendurado.
Em termos de ligações aqui na placa não há que enganar, é seguir os esquema das instruções as fichas originais do carro ao invés de ligar na placa ligam à cablagem do kit e o kit liga à placa.
* Descolar um pouco a pelicula que a porta tem, puxar e ir cortando a massa com um x-acto por ex. (depois cola de novo não se preocupem).
Localizar a ficha que falta e difere do mk1 para o mk2, é seguir os cabos da fechadura/trinco que está por baixo. Assinalei +/- o sitio onde está.
Desligar a ficha e depois retirar os clipes que agarram a cablagem à porta.
* Agora as diferenças do mk1 para o mk2:
- no mk1 o kit vem com uma ficha e um pin, é necessário retirar o pin da ficha do carro e colocar na ficha e o do kit vai para a ficha conforme explicado nas instruções
- no mk2 como o pin é diferente optei por não o tirar e usar o que vem com o kit para colocar na ficha, ou seja, cortei o cabo do carro e o que vem do carro liga ao kit e do kit vai para a ficha. Junto imagens para ajudar a explicar:
* Após isto voltar a montar tudo por ordem inversa e colar os relés como indicado nas instruções (tem as medidas e localização).
Resultado:
Espero que tenha ajudado e percebam mas se tiverem dúvidas é só dizer.
Comprei o kit, montei e ficou 5*.
Referência Nissan: KE963-3N001
Preço Nissan: 105€ (Ebay fica entre os 90€ e 100€)
O kit vem com instruções (pdf aqui) e é de aplicação direta no mk1, no mk2 há uma ficha que foi alterada e o pin que o kit trás não entra, é preciso uma alteração que explico mais à frente.
Não tirei muitas fotos mas vou tentar explicar o procedimento.
* Abrir o kit
* Montar as relés e aplicar os autocolantes nas respetivas bases
* Desligar a bateria. É o recomendado pelo kit, eu optei por apenas retirar o fusível (está indicado nas instruções qual é). Antes de desligar não esquecer que o vidro tem de estar fechado para depois se alcançar uma das fichas.
* Desfardar a porta.
Para desfardar a porta tem de se retirar a placa onde estão os comandos dos vidros e espelhos. Retira-se como indicado na imagem abaixo, alavanca na parte da pega com algo plástico para não estragar, por baixo desta placa há um parafuso 10mm, retirar. Depois faz-se o mesmo para retirar a tampa por trás do puxador onde está outro parafuso 10mm.
Tirados os parafusos pegando na forra em baixo puxa-se para a separar da porta, é preciso fazer um pouco de força, e depois de solta levantar a forra para desencaixar em cima junto ao vidro.
*Aqui optei por tirar todas as fichas da placa para a poder retirar, assim como desconectei os cabos do puxador da porta para retirar toda a forra e trabalhar à vontade sem ficar nada pendurado.
Em termos de ligações aqui na placa não há que enganar, é seguir os esquema das instruções as fichas originais do carro ao invés de ligar na placa ligam à cablagem do kit e o kit liga à placa.
* Descolar um pouco a pelicula que a porta tem, puxar e ir cortando a massa com um x-acto por ex. (depois cola de novo não se preocupem).
Localizar a ficha que falta e difere do mk1 para o mk2, é seguir os cabos da fechadura/trinco que está por baixo. Assinalei +/- o sitio onde está.
Desligar a ficha e depois retirar os clipes que agarram a cablagem à porta.
* Agora as diferenças do mk1 para o mk2:
- no mk1 o kit vem com uma ficha e um pin, é necessário retirar o pin da ficha do carro e colocar na ficha e o do kit vai para a ficha conforme explicado nas instruções
- no mk2 como o pin é diferente optei por não o tirar e usar o que vem com o kit para colocar na ficha, ou seja, cortei o cabo do carro e o que vem do carro liga ao kit e do kit vai para a ficha. Junto imagens para ajudar a explicar:
* Após isto voltar a montar tudo por ordem inversa e colar os relés como indicado nas instruções (tem as medidas e localização).
Resultado:
Espero que tenha ajudado e percebam mas se tiverem dúvidas é só dizer.
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Re: Kit recolhimento automático dos espelhos
Uau, é disto que gosto! Excelente partilha. Obrigado!
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Re: Kit recolhimento automático dos espelhos
Espetáculo!
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Re: Kit recolhimento automático dos espelhos
Excelente Post.
É algo de que sinto falta no meu e será uma opção a considerar, embora os 100€ me pareçam demasiado para o que é, mas é questão de ficar atento ao Ebay, pode ser que apareça algo (ex para o Qashqai - http://www.ebay.ie/itm/Qashqai-Auto-Fol ... qB1nr8e8kQ embora não me pareça original mas é algo com um valor mais "justo")
É algo de que sinto falta no meu e será uma opção a considerar, embora os 100€ me pareçam demasiado para o que é, mas é questão de ficar atento ao Ebay, pode ser que apareça algo (ex para o Qashqai - http://www.ebay.ie/itm/Qashqai-Auto-Fol ... qB1nr8e8kQ embora não me pareça original mas é algo com um valor mais "justo")
- Apr
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Re: Kit recolhimento automático dos espelhos
TOP! obrigado pela partilha!
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Re: Kit recolhimento automático dos espelhos
bom post. mas parece-me demasiado caro e trabalhoso para o que é. Já me habituei a recolher o espelho quando estaciono (na rua) e a estender quando regresso.
Re: Kit recolhimento automático dos espelhos
Obrigado pela partilha
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- Proprietário Leaf
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Re: Kit recolhimento automático dos espelhos
Realmente 100€ é muito por 3 relés e umas fichas.
Com um esquema elétrico eu arranjava um kit com 10 a 15€ em relés, o mais complicado é encontrar as fichas.
A alternativa parece-me 10 a 15€ em relés e cortar os fios para não usar as fichas.
Com um esquema elétrico eu arranjava um kit com 10 a 15€ em relés, o mais complicado é encontrar as fichas.
A alternativa parece-me 10 a 15€ em relés e cortar os fios para não usar as fichas.
Re: Kit recolhimento automático dos espelhos
Pois as 8 fichas provavelmente fazem perto dos 85€ que faltam...
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Re: Kit recolhimento automático dos espelhos
cuidado com as bricolages dentro da garantia...