Azar, aselhice ou é mesmo assim?
Enviado: 21 jan 2024, 11:42
Ou eu estou a ter muito azar ou esta coisa da mobilidade eléctrica é muito pior do que tomei conhecimento durante os meses de preparação.
Carrego o meu Polestar 2 em casa e, claro está, este é um formato perfeitamente adequado para 80% do uso do meu carro.
No entanto, desde que recebi o carro, quando tenho um período dilatado de tempo livre e estou a conduzir, tenho feito alguns testes no sentido me familiarizar com o carregamento do carro “on the road”, para quando fizer viagens mais longas.
No primeiro teste, quando cheguei ao 1º carregador escolhido, este estava inoperativo sem que as apps o dessem como tal.
No segundo, estava um carro a carregar. Não tendo o condutor lá dentro e sendo-me impossível determinar quanto tempo lá estaria a carregar, tive que avançar para ao terceiro (que funcionou na perfeição).
Esta primeira aventura queimou-me perto de 45 minutos, carregamento excluído.
Ontem, saído do trabalho, fiz segundo teste.
O primeiro carregador, parte de um pomposamente apelidado de “hub”, estava dentro de um parque de estacionamento, sem que as apps o mencionassem.
Perguntei por interfone à operadora na cancela de entrada se tinha que pagar o parque e a Srª disse-me que sim. Fiz marcha-atrás e arranquei porque, por princípio, não aparo “xico-espertices” comerciais.
Avancei para o segundo carregador e lá chegado, pura e simplesmente não havia nada à vista.
Cheguei à conclusão de que deveria estar dentro de propriedade privada, um edifício comercial com ar decrépito que não percebi se sequer tem ainda utilização ou se estava simplesmente fechado para fim-de-semana. Fosse qual fosse a situação, o carregador estava inacessível, estando assinalado como de acesso público.
Siga para o terceiro. Inoperativo, sem informação de tal no Google Automotive do carro (…embora tenha, depois, constatado que estava sinalizado como tal na app da Miio, podendo assim, descontar-se esta ida como função da minha aselhice).
Acabei por arrancar para Cascais e visitar um carregador que já antes tinha usado quando carreguei o carro do “terst drive” no ano passado e que, mais uma vez, funcionou na perfeição.
Resultado…? Um percurso que, normalmente, demora 40 minutos a fazer “queimou” 01:45 do meu dia (aqui, com o curto carregamento de 11 minutos incluído).
Na preparação para comprar um EV uma das coisas que mais me impressionou (…e que frequentemente referencio para conhecidos e amigos…) foi a incrível lista que o Alexmol aqui publica quinzenalmente no “thread” “Actualização de postos de carregamento em Portugal”.
Fiquei/estou espantado com número de postos que são mencionados em cada "post".
Mas, pelos testes que tenho feito até agora, começo a pensar que, afinal, não interessa a cadência e número de postos que são activados, reparados ou construídos se, como resultado final, tenho apps que não indicam correctamente o seu estado e “escondidanços” de postos que apenas garantem frustração e tempo queimado para os “visitar”.
Qual a vossa experiência? Sou eu que tenho tido azar? Será que minha inexperiência a lidar com apps (…ou até mesmo o número de apps que estou a consultar…) é um factor? Será o facto de estar a fazer estes testes na Grande Lisboa relevante?
Obrigado por qualquer comentário.
EVK
Carrego o meu Polestar 2 em casa e, claro está, este é um formato perfeitamente adequado para 80% do uso do meu carro.
No entanto, desde que recebi o carro, quando tenho um período dilatado de tempo livre e estou a conduzir, tenho feito alguns testes no sentido me familiarizar com o carregamento do carro “on the road”, para quando fizer viagens mais longas.
No primeiro teste, quando cheguei ao 1º carregador escolhido, este estava inoperativo sem que as apps o dessem como tal.
No segundo, estava um carro a carregar. Não tendo o condutor lá dentro e sendo-me impossível determinar quanto tempo lá estaria a carregar, tive que avançar para ao terceiro (que funcionou na perfeição).
Esta primeira aventura queimou-me perto de 45 minutos, carregamento excluído.
Ontem, saído do trabalho, fiz segundo teste.
O primeiro carregador, parte de um pomposamente apelidado de “hub”, estava dentro de um parque de estacionamento, sem que as apps o mencionassem.
Perguntei por interfone à operadora na cancela de entrada se tinha que pagar o parque e a Srª disse-me que sim. Fiz marcha-atrás e arranquei porque, por princípio, não aparo “xico-espertices” comerciais.
Avancei para o segundo carregador e lá chegado, pura e simplesmente não havia nada à vista.
Cheguei à conclusão de que deveria estar dentro de propriedade privada, um edifício comercial com ar decrépito que não percebi se sequer tem ainda utilização ou se estava simplesmente fechado para fim-de-semana. Fosse qual fosse a situação, o carregador estava inacessível, estando assinalado como de acesso público.
Siga para o terceiro. Inoperativo, sem informação de tal no Google Automotive do carro (…embora tenha, depois, constatado que estava sinalizado como tal na app da Miio, podendo assim, descontar-se esta ida como função da minha aselhice).
Acabei por arrancar para Cascais e visitar um carregador que já antes tinha usado quando carreguei o carro do “terst drive” no ano passado e que, mais uma vez, funcionou na perfeição.
Resultado…? Um percurso que, normalmente, demora 40 minutos a fazer “queimou” 01:45 do meu dia (aqui, com o curto carregamento de 11 minutos incluído).
Na preparação para comprar um EV uma das coisas que mais me impressionou (…e que frequentemente referencio para conhecidos e amigos…) foi a incrível lista que o Alexmol aqui publica quinzenalmente no “thread” “Actualização de postos de carregamento em Portugal”.
Fiquei/estou espantado com número de postos que são mencionados em cada "post".
Mas, pelos testes que tenho feito até agora, começo a pensar que, afinal, não interessa a cadência e número de postos que são activados, reparados ou construídos se, como resultado final, tenho apps que não indicam correctamente o seu estado e “escondidanços” de postos que apenas garantem frustração e tempo queimado para os “visitar”.
Qual a vossa experiência? Sou eu que tenho tido azar? Será que minha inexperiência a lidar com apps (…ou até mesmo o número de apps que estou a consultar…) é um factor? Será o facto de estar a fazer estes testes na Grande Lisboa relevante?
Obrigado por qualquer comentário.
EVK