Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por BrunoAlves » 30 abr 2021, 17:14

Acabei de receber email da EDP acerca das novas taxas:

CEME: taxa única + valor da energia consumida
OPC: taxa como activação + tarifário do posto, desde que afixado no ecrã ou no posto.

Amanhã entram as novas taxas, a Miio, EVAZ e EDP já me avisaram das taxas. Os restantes têm alguma informação?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por mjr » 30 abr 2021, 18:04

Também recebi da EDP. Estão a repercutir diretamente no cliente, o que considero errado. A taxa na verdade é cobrada aos CEME (e OPC) pelo “serviço” prestado pela EGME, eu como cliente não me interessa aquilo que eles têm de pagar aos seus fornecedores.

O que quero dizer com isto é que sendo uma alteração ao tarifário, não deveriam indicar que como cliente tenho direito a rescindir o contrato em 14 dias, como diz a lei?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por BrunoAlves » 30 abr 2021, 19:05

Como não há custos com o contrato, o "rescindir" passará por não usar mais o serviço acho eu...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por LuisG » 30 abr 2021, 19:39

Recebi hoje da Prio e EDP, da Galp já confirmei no spam e não recebi :?
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por LuisG » 30 abr 2021, 19:41

ComunicadoERSE.PNG
ComunicadoERSE.PNG (52.97 KiB) Visto 3201 vezes
Que dizer desta vergonha ?
Não creio que este valores promovam a mobilidade elétrica.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por LuisG » 30 abr 2021, 19:50

Mais um boneco do comunicado.

assim ficaria melhor :whistle: :
ComunicadoERSE.PNG
ComunicadoERSE.PNG (43 KiB) Visto 3199 vezes
Talvez assim, se tornava mais interessante para os OPC. Menos intermediários, mais concorrência, ganha o utilizador final ;)
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por jfr2006 » 30 abr 2021, 19:57

Maravilhas do fantástico modelo português, premiado internacionalmente, elogiado e invejado por todos os restantes países no resto do mundo :twisted: :twisted: :roll: :roll:

Paga-se mais em taxas, taxinhas, impostos e afins do que energia :roll: :roll:

E ainda há quem venha elogiar este modelo em artigos de opinião... :roll:

Morte a este modelo ridículo e que seja o Continente a dar a machada nele :twisted:

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por cfvp » 30 abr 2021, 20:31

Estão aí todos menos aquele que não interessa que é o UVE. :lol:

Agora falando mais a sério, ter estas entidades todas começa-me a fazer alguma impressão. É que cada uma faz as coisas de forma independente e isto parece-me que é prejudicial para o UVE. Por exemplo, uma decide aumentar o custo, as outras por coincidência e de forma independente também aumentam, no fim de contas o UVE é cobrado a triplicar, fora as taxas, que também podem aumentar.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Machado009
Mensagens: 14
Registado: 17 set 2020, 14:46
Data de fabrico: 13 ago 1978
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por Machado009 » 01 mai 2021, 09:18

Ainda sobre estas tarifas, que entram hoje em vigor, partilho alguns pontos do parecer da ERSE, infelizmente sem grande destaque na comunicação social.

Apesar de ser apenas blablabla, parece que se no futuro quando alguém se queixar, a ERSE vai dizer "nós tínhamos avisado.."

O documento contém ainda mais algumas pérolas.

"
Do balanço do sistema organizacional adotado para a gestão da mobilidade elétrica evidenciam-se os seguintes aspetos:
 O setor da mobilidade elétrica em Portugal tem uma organização singular e única no contexto europeu.
 O modelo adotado é de elevada complexidade e centralidade, com óbvios inconvenientes e custos a serem suportados e recuperados.
 A atribuição a uma entidade na esfera do Setor Empresarial do Estado, com tutela própria, com a responsabilidade de toda a gestão da comunicação entre os agentes e respetivos fluxos financeiros, obrigando a uma necessidade regulatória com a possibilidade regulamentar adicional do exercício de atividades e proveitos não regulados, dificultando o escrutínio regulatório em matéria de subsidiações cruzadas.
 O risco de o modelo vigente poder tornar a rede de carregamento economicamente insustentável – reconhecido pela própria ERSE – colocando em causa a própria dinamização da mobilidade elétrica.
 A criação de um défice tarifário, logo no primeiro ano de implementação da tarifa EGME, é a manifestação de um desequilíbrio que pode tornar-se sistémico. O CT alerta para o perigo de poder vir a ser constituída mais uma componente, nefasta, dos denominados Custos de Interesse Económico Geral (CIEG), e incrementadora de custos no setor elétrico.
 A constatação de que a solução atual está a condicionar o aparecimento de soluções comerciais de maior simplicidade e consequente racionalidade económica, de forma a possibilitar um acesso mais fácil e generalizado por parte dos utentes, nacionais e estrangeiros. A evolução para processos que conduzam ao pagamento “no momento da carga” com meios de pagamento eletrónico, prática comercial comum nos combustíveis líquidos hoje utilizados, é uma necessidade imperiosa para os UVE.

https://www.erse.pt/media/h1vbfa1y/parecer-ct.pdf

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Tarifa EGME a pagar pelos OPC/CEME

Mensagem por BrunoAlves » 04 mai 2021, 15:47

Recebi hoje novo email, desta vez da Galp (nunca cheguei a enviar o contrato, mas enviam-me regularmente comunicações como se fosse cliente).
Também o CEME Galp passa a ter uma parcela única por carregamento no valor da taxa a pagar à EGME
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”