Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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Nonnus
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por Nonnus » 04 jun 2021, 13:27

Existe aqui outro ponto que talvez não estejamos a considerar. Este PCR esta num Auchan certo? Pode-se dar o caso de a administração se ter apercebido que muitas das pessoas que se deslocam ao PCR seja apenas para carregar e, não aproveitem esse tempo para ir as compras. Criando a "obrigatoriedade" de 25 minutos no mínimo poderá fazer com o cliente pense em se deslocar a parte comercial, ou queira evitar a ocupação do PCR por pessoas que não vão as compras, que apenas se deslocam ao PCR para carregar 10/15 minutos.
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cfvp
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por cfvp » 04 jun 2021, 14:37

Certamente o OPC decidiu optar por este tipo de cobrança por pensar ser melhor para ele. Estando num hipermercado faz sentido querer que as pessoas fiquem um certo tempo (ironicamente em certos postos nos centros comerciais há tarifas de 5cts/min, para afugentar mais depressa, vá-se lá entender :lol:). Da mesma forma ele poderia ter colocado o custo como €1/kWh. Agora isso é benéfico para o UVE ou para a mobilidade elétrica? Eu acho que não...
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por Nonnus » 04 jun 2021, 15:24

cfvp Escreveu:
04 jun 2021, 14:37
Certamente o OPC decidiu optar por este tipo de cobrança por pensar ser melhor para ele. Estando num hipermercado faz sentido querer que as pessoas fiquem um certo tempo (ironicamente em certos postos nos centros comerciais há tarifas de 5cts/min, para afugentar mais depressa, vá-se lá entender :lol:). Da mesma forma ele poderia ter colocado o custo como €1/kWh. Agora isso é benéfico para o UVE ou para a mobilidade elétrica? Eu acho que não...

Então mas tu estas a ver o teu lado como utilizador, o Auchan e o OPC estão a ver o lado deles como prestador de um serviço. Não é assim em tudo?

Neste caso é num local especifico, há de haver alguma razão que nós desconhecemos.

Deixa estar se eles virem que não resulta depressa mudam. Também havia um restaurante que cobrava um absurdo pelos carregamentos num PCN, que depois acabou por vir dizer que iriam retificar.
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por cfvp » 04 jun 2021, 16:32

Nonnus Escreveu:
04 jun 2021, 15:24
Então mas tu estas a ver o teu lado como utilizador, o Auchan e o OPC estão a ver o lado deles como prestador de um serviço. Não é assim em tudo?

Neste caso é num local especifico, há de haver alguma razão que nós desconhecemos.

Deixa estar se eles virem que não resulta depressa mudam. Também havia um restaurante que cobrava um absurdo pelos carregamentos num PCN, que depois acabou por vir dizer que iriam retificar.
Sim, cada um vê o seu lado. No entanto eu também tento ver o lado dos outros, mas neste caso parece que a balança já começa a tender muito para o outro lado e o UVE começa a ser um bocado negligenciado.

Acho que esse restaurante foi porque avisaram que aquele preço não fazia sentido. Aqui pronto, não é tão grave, fica ao critério de cada utilizador usar ou não. Só que é mais uma complicação, agora tenho que pensar se vou carregar os 25min e se vou ter limitações de potência nesse tempo.
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mjr
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por mjr » 04 jun 2021, 17:54

OK, 25 minutos num PCR (estava a fazer o tempo para um PCN) é de facto longo para um consumo mínimo. 10-15 min seria mais adequado. Mas lá está, o OPC tem a liberdade de colocar o preço que entender, mesmo que seja o preço rídiculo de 1€/kW.h. Ou os 0,79€/kW.h da Ionity... Claro que nunca me vão ver a tirar um eletrão desses postos. Nem eles devem querer isso, pois a estratégia deles é permitir cargas para os membro dos consórcio.

Concordo que neste posto o principal problema é o preço base, 0,12€/min está fora do preço de mercado. No Porto já começam a aparecer vários a 0,09€/min... E temos o dever de fazer a escolha pelos mais baratos para forçar o mercado na direção certa para nós. Bem sei que em alguns sítios há poucas alternativas, algo que tem vindo a ser colmatado a velocidade crescente.

Aqui estamos a discutir o conceito, e um consumo mínimo é algo habitual em muitas coisas e para mim preferível a um custo inicial. Não era nos combustíveis que era necessária abastecer 5€ para se pagar com cartão bancário (ou algo semelhante)?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rnlcarlov » 04 jun 2021, 18:38

mjr Escreveu:
04 jun 2021, 17:54
Aqui estamos a discutir o conceito, e um consumo mínimo é algo habitual em muitas coisas e para mim preferível a um custo inicial. Não era nos combustíveis que era necessária abastecer 5€ para se pagar com cartão bancário (ou algo semelhante)?
Há muito tempo que não vou a bombas de gasolina, mas tenho a impressão ter visto numa consumo mínimo de x L (acho que 5).

cfvp
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por cfvp » 04 jun 2021, 19:27

mjr Escreveu:
04 jun 2021, 17:54
OK, 25 minutos num PCR (estava a fazer o tempo para um PCN) é de facto longo para um consumo mínimo. 10-15 min seria mais adequado. Mas lá está, o OPC tem a liberdade de colocar o preço que entender, mesmo que seja o preço rídiculo de 1€/kW.h. Ou os 0,79€/kW.h da Ionity... Claro que nunca me vão ver a tirar um eletrão desses postos. Nem eles devem querer isso, pois a estratégia deles é permitir cargas para os membro dos consórcio.
Pois, têm a liberdade toda que quiserem, menos sair do modelo. :lol: De mim, com certos truques e preços, também não vêem 1cêntimo, mas até perceber se compensa ou não vou ter que andar a resolver a equação do carregamento. Felizmente temos a miio, mas no facebook já me confirmou que o preço da simulação estava mal porque os OPCs fizeram uma mudança sem avisar e vão poder começar a cobrar por potência, hora do dia e tempos de carregamento. Vai ser lindo. :lol:

Onde é que há esta complexidade nos combustíveis?
mjr Escreveu:
04 jun 2021, 17:54
Concordo que neste posto o principal problema é o preço base, 0,12€/min está fora do preço de mercado. No Porto já começam a aparecer vários a 0,09€/min... E temos o dever de fazer a escolha pelos mais baratos para forçar o mercado na direção certa para nós. Bem sei que em alguns sítios há poucas alternativas, algo que tem vindo a ser colmatado a velocidade crescente.
Esse para mim não é o principal problema. O principal é "obrigarem-me" a carregar 25min.
mjr Escreveu:
04 jun 2021, 17:54
Aqui estamos a discutir o conceito, e um consumo mínimo é algo habitual em muitas coisas e para mim preferível a um custo inicial. Não era nos combustíveis que era necessária abastecer 5€ para se pagar com cartão bancário (ou algo semelhante)?
O consumo mínimo nestes postos não traz vantagem nenhuma.
Esse cenário das bombas é um bocado diferente, porque é mais simples. Ok, tem o mínimo de 5l ou 5€? É uma conta rápida para saber o preço final ou quantos litros são. Agora com o carregamento é muito mais complexo, por causa da curva de potência do carro, limitações do posto, de ser ao minuto ou kWh, juntar o CEME, a Mobi.e, taxas... :lol:
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Contacto:

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 04 jun 2021, 19:44

Dados Mobi.E para esse posto:

Código: Selecionar todos

ChargingStation	Unit	Value	MinLevelValue	MaxLevelValue
VFX-00007	charge	2.5	0		NA
VFX-00007	min	0	0		25
VFX-00007	min	0.1	25		NA
Taxa de activação de 2.5€
Preço da carga até aos 25 minutos: 0
Preço da carga depois dos 25 minutos: 0.10€ / minuto
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
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2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por mjr » 04 jun 2021, 19:46

Já baixaram o preço??

@cvfp:

Litros é diferente de eletricidade, não dá para fugir. Por isso é que certas comparações são sempre enviesadas. Do ponto de vista de posto de combustível o utilizador abastece sempre à mesma velocidade, pelo que não faz sentido cobrar pelo tempo. Cobrar pelo volume tem uma conversão direta para o tempo, ainda por cima muito pouco tempo.

Já num PCVE o tempo é uma das variáveis mais importantes no uso do recurso, daí a preferência pelos OPC no tempo. Já tinha dado a minha "solução" para este problema há muito tempo. Cobrar pela energia para potências acima de x kW e quando for abaixo cobrar como se estivesse a consumir esses kW de potência. Por exemplo, num PCR de 50kW cobrar como potência mínima 20kW. Se potência de carga for acima de 20kW cobrar a energia consumida, ser for abaixo cobrar a energia como se estivesse a 20kW (no fundo passa a ser uma cobrança pelo tempo). É um modelo híbrido que não penaliza as situações normais e que penaliza os carregamento até 100% ou usar um PCR para carregar um PHEV em AC a 3,6kW.
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por cfvp » 04 jun 2021, 21:59

mjr Escreveu:
04 jun 2021, 19:46
@cvfp:

Litros é diferente de eletricidade, não dá para fugir. Por isso é que certas comparações são sempre enviesadas. Do ponto de vista de posto de combustível o utilizador abastece sempre à mesma velocidade, pelo que não faz sentido cobrar pelo tempo. Cobrar pelo volume tem uma conversão direta para o tempo, ainda por cima muito pouco tempo.

Já num PCVE o tempo é uma das variáveis mais importantes no uso do recurso, daí a preferência pelos OPC no tempo. Já tinha dado a minha "solução" para este problema há muito tempo. Cobrar pela energia para potências acima de x kW e quando for abaixo cobrar como se estivesse a consumir esses kW de potência. Por exemplo, num PCR de 50kW cobrar como potência mínima 20kW. Se potência de carga for acima de 20kW cobrar a energia consumida, ser for abaixo cobrar a energia como se estivesse a 20kW (no fundo passa a ser uma cobrança pelo tempo). É um modelo híbrido que não penaliza as situações normais e que penaliza os carregamento até 100% ou usar um PCR para carregar um PHEV em AC a 3,6kW.
Eu só falei nos litros para demonstrar que num caso é muito simples de saber o valor e noutro não. Ok, não querem cobrar por kWh, cobrem por minuto, especialmente nos PCRs acho muito bem. Só que pelos vistos isso não é suficiente, têm que meter consumos mínimos para lixar o UVE e outros truques que ainda hão-de vir. É só esquemas na mobilidade elétrica que não favorecem o UVE.
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