Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por alexmol » 06 jun 2021, 13:41

O meu problema principal com as taxas de activação é este:

Imagem

Isto não é um caso isolado, se estiverem atentos aos comentários há inúmeros casos destes por todo o país.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1298
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por frankesousa » 06 jun 2021, 14:22

Eu diria que num país civilizado, como o nosso, o término da carga por outra razão que não o "terminado pelo utilizador" devem ter tratamento diferenciado e não se aplicar a taxa de início de forma normal.

Ou será que estou a sonhar alto demais?
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por jfr2006 » 06 jun 2021, 14:48

frankesousa Escreveu:
06 jun 2021, 14:22
Eu diria que num país civilizado, como o nosso, o término da carga por outra razão que não o "terminado pelo utilizador" devem ter tratamento diferenciado e não se aplicar a taxa de início de forma normal.

Ou será que estou a sonhar alto demais?
Eu diria que num pais civilizado e sério não teríamos um modelo ridículo como este e cheio de interesses :roll: :roll:

Mas isso é num país civilizado e sério, não nesta república das bananas :evil:

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por cfvp » 06 jun 2021, 18:52

alexmol Escreveu:
06 jun 2021, 13:41
O meu problema principal com as taxas de activação é este:

Imagem

Isto não é um caso isolado, se estiverem atentos aos comentários há inúmeros casos destes por todo o país.
Eu tenho uma solução para esse problema... :mrgreen:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por mjr » 07 jun 2021, 11:57

alexmol Escreveu:
06 jun 2021, 13:41
O meu problema principal com as taxas de activação é este:

Imagem

Isto não é um caso isolado, se estiverem atentos aos comentários há inúmeros casos destes por todo o país.
Esse é outro problema, e também grave por sinal! No ENVE 2021 um dos PCRs estava a parar a carga a cada 5m... se fosse a pagar era bonito.

Antevejo muitos problemas a surgir com esta questão, há já alguns exemplos de atrito entre CEMEs e OPCs relativamente a faturação por parte do OPC de coisas "estranhas", como sessões extremamente longas, por exemplo.

E neste caso era tão simples... não percebo sinceramente qual foi a lógica da ERSE colocar uma taxa de ativação e não um custo associado ao uso, como o tempo ou a energia.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por rimsilva » 07 jun 2021, 12:10

mjr Escreveu:
07 jun 2021, 11:57

Esse é outro problema, e também grave por sinal! No ENVE 2021 um dos PCRs estava a parar a carga a cada 5m... se fosse a pagar era bonito.

Antevejo muitos problemas a surgir com esta questão, há já alguns exemplos de atrito entre CEMEs e OPCs relativamente a faturação por parte do OPC de coisas "estranhas", como sessões extremamente longas, por exemplo.
E eu que o diga :lol:

Mais um motivo para o utilizador estar bem atento a estes processos de carregamento e documentar da melhor forma quando se detectam estas anomalias.

AInda recentemente usei a app miio para carregar, o valor final não deixou duvidas de estar errado, reportei e ficou em analise.
Outra situação que me estou a recordar foi o mudança do preço por parte da KLC no "sistema", mas "fisicamente" estava tudo igual no posto, claro está que era contra o cliente, no entanto só quem esteve atento e reclamou é que viu a sua situação corrigida... Infelizmente, pela sua complexidade, com tantas variantes a influênciar o valor final a pagar, vai levar a um maior numero de erros.

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por cfvp » 07 jun 2021, 14:23

Mas se fosse daquelas ativações de consumo mínimo já era "bueda fixe". :lol: :lol:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por mjr » 07 jun 2021, 14:55

Nem só de preto e branco vive o mundo! Entre um consumo mínimo ou uma taxa de ativação eu prefiro o consumo mínimo. Não ter nenhuma é obviamente o ideal, pois nunca levanta este tipo de problemas.

Na minha experiência de carga na rede pública desde que é a pagar nunca aconteceu que o posto interrompesse a carga, vale o que vale.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Carregamento”