Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2962
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 19 fev 2021, 12:03

Posso estar errado no que vou escrever se assim for peço desculpa.

Eu não tenho facebook, mas a minha mulher tem, e ontem leu um "artigo" penso que era da UVE que falava que o nosso modelo era estudado e cobiçado por outros. :think: Falava principalmente da mais valia do roaming.

Em tom de brincadeira até respondi: uhm... é melhor não o fazerem.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 19 fev 2021, 12:20

somos sempre os maiores, os espanhois estão cheios de inveja, mas no final são eles que têm o "CEME+OPC" EASYCHARGER que instala postos de carregamento de uma forma "vergonhosa", no minimo, sempre 2 PCRs e 1 PCN e cobram 0,3€/kWh nos PCR, vá-se lá perceber porquê....

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 19 fev 2021, 12:46

Nonnus Escreveu:
19 fev 2021, 12:03
Posso estar errado no que vou escrever se assim for peço desculpa.

Eu não tenho facebook, mas a minha mulher tem, e ontem leu um "artigo" penso que era da UVE que falava que o nosso modelo era estudado e cobiçado por outros. :think: Falava principalmente da mais valia do roaming.

Em tom de brincadeira até respondi: uhm... é melhor não o fazerem.
Screenshot from 2021-02-19 11-43-49.png
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 19 fev 2021, 12:50

O artigo do ForoCochesElectricos está cheio de imprecisões!

Assinalei isso na partilha que foi feita no grupo Comunidade Miio e deixei comentário no artigo.

Talvez por ter escrito em Português, os espanhóis ignoraram...

https://forococheselectricos.com/2021/0 ... a-app.html
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por LuisG » 23 fev 2021, 13:13

rimsilva Escreveu:
19 fev 2021, 11:09
Não concordo muito com esse ponto de vista, acho demasiado fatalista:
Cá por casa, em vez de um 2º VE, por continuar a não confiar na rede, optei por um valente fumarento com GPL. Como anda raramente, polui pouco :D . No dia a dia, é o LEAF pau de toda a obra (carrega em casa).
Vamos a um exemplo, Lisboa-Algarve, 230km`s
- GPL 7.20€ /100 km`s
- 15 Kwh - 5.86€ com miio, na A2

Com o Leaf, necessito 2 paragens +- 20min cada, a viagem andará pelas 4h, com o ice, pouco mais de 2h c/ custo superior em cerca de 3€ de combustível para a distância. Se for pela nacional, de GPL, ainda chego 1º que o Leaf e poupo + de 20€ em portagens. O argumento financeiro, cai por terra, e o fator tempo também pode ser importante, a opção é natural!
A última viagem com o Leaf, em outubro passado, os 2 postos AC (os únicos no deserto) , onde tinha previsto carregar o VE estavam off. Não é uma situação agradável, com a família dentro do carro, a sentir o stress que talvez não chegássemos ao destino.
Se para nós uve, que estamos habituados é difícil de aceitar, imagina quem tem duvidas de dar o passo para a ME.

Fatalista? Talvez.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 23 fev 2021, 17:24

LuisG Escreveu:
23 fev 2021, 13:13
rimsilva Escreveu:
19 fev 2021, 11:09
Não concordo muito com esse ponto de vista, acho demasiado fatalista:
Cá por casa, em vez de um 2º VE, por continuar a não confiar na rede, optei por um valente fumarento com GPL. Como anda raramente, polui pouco :D . No dia a dia, é o LEAF pau de toda a obra (carrega em casa).
Vamos a um exemplo, Lisboa-Algarve, 230km`s
- GPL 7.20€ /100 km`s
- 15 Kwh - 5.86€ com miio, na A2

Com o Leaf, necessito 2 paragens +- 20min cada, a viagem andará pelas 4h, com o ice, pouco mais de 2h c/ custo superior em cerca de 3€ de combustível para a distância. Se for pela nacional, de GPL, ainda chego 1º que o Leaf e poupo + de 20€ em portagens. O argumento financeiro, cai por terra, e o fator tempo também pode ser importante, a opção é natural!
A última viagem com o Leaf, em outubro passado, os 2 postos AC (os únicos no deserto) , onde tinha previsto carregar o VE estavam off. Não é uma situação agradável, com a família dentro do carro, a sentir o stress que talvez não chegássemos ao destino.
Se para nós uve, que estamos habituados é difícil de aceitar, imagina quem tem duvidas de dar o passo para a ME.

Fatalista? Talvez.
Compreendo, mas o meu comentário foi em relação a isto:
Tenho conhecimento de Tvde que voltaram à combustão.
Vendi bastante a ME, e alguns até compraram, e não se arrependem, mas hoje se me perguntam, digo, “se não podes carregar em casa, esquece”. E não deveria ser assim!
Pode ser problema meu de vendedor...mas só vendo no que acredito.
e não a essa situação em concreto.

Naturalmente que um VE com essas caracteristicas (pouca autonomia, carregamento em PCR "pouco eficiente"), se tornou economicamente pouco atrativo para caregar fora de casa e ficou mais "limtado".

No entanto isso não invalida o meu comentário, uma vez que estando em 2021, será mais aconselhável a compra de um VE que faça esses 230km directos ou no máximo com uma pequena paragem. (quem compra um VE com autonomia de 100/120km, terá de ter a consciência que não pode aspirar a grandes distâncias, sem correr riscos como é natural).

Em relação aos TVDEs não tenho duvidas que muitos mudaram e outros têm vontade em mudar, mas também há os que devem ter aumentado as frotas de VEs ou mudado de VE para conseguir continuar a actividade usando VEs.

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por LuisG » 23 fev 2021, 17:54

rimsilva Escreveu:
23 fev 2021, 17:24

Naturalmente que um VE com essas caracteristicas (pouca autonomia, carregamento em PCR "pouco eficiente"), se tornou economicamente pouco atrativo para caregar fora de casa e ficou mais "limtado".

No entanto isso não invalida o meu comentário, uma vez que estando em 2021, será mais aconselhável a compra de um VE que faça esses 230km directos ou no máximo com uma pequena paragem. (quem compra um VE com autonomia de 100/120km, terá de ter a consciência que não pode aspirar a grandes distâncias, sem correr riscos como é natural).

Em relação aos TVDEs não tenho duvidas que muitos mudaram e outros têm vontade em mudar, mas também há os que devem ter aumentado as frotas de VEs ou mudado de VE para conseguir continuar a actividade usando VEs.
O Leaf é de 30Kwh, +- 200kms autonomia (em novo). Existe de fato veículos com mais autonomia, mas dado que estás longe de casa, a dada altura terás forçosamente carregar fora.
Pouco eficiente? A maioria dos pcr`s são de 50kw, que o Leaf consegue aproveitar bem até bem próximo dos 90%, com bateria em temperatura normal. Após algumas sucessivas, a conversa é outra.
Concordamos que o elefante criado, é o potenciador destes constrangimentos. O problema não é a escassa autonomia do Leaf, clones ou Zoe`s, novos ou usados, é rede acessível, disponível e a preço concorrencial!
Essa é a fatalidade, que leva alguns a dar um passo atras, que compreendo pois o tempo é muito importante, ou de ter de investir mais de 60k € num VE, com autonomia de referência no mercado e com rede própria!
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 23 fev 2021, 18:42

LuisG Escreveu:
23 fev 2021, 17:54

O Leaf é de 30Kwh, +- 200kms autonomia (em novo). Existe de fato veículos com mais autonomia, mas dado que estás longe de casa, a dada altura terás forçosamente carregar fora.
Pouco eficiente? A maioria dos pcr`s são de 50kw, que o Leaf consegue aproveitar bem até bem próximo dos 90%, com bateria em temperatura normal. Após algumas sucessivas, a conversa é outra.
Concordamos que o elefante criado, é o potenciador destes constrangimentos. O problema não é a escassa autonomia do Leaf, clones ou Zoe`s, novos ou usados, é rede acessível, disponível e a preço concorrencial!
Essa é a fatalidade, que leva alguns a dar um passo atras, que compreendo pois o tempo é muito importante, ou de ter de investir mais de 60k € num VE, com autonomia de referência no mercado e com rede própria!
São prespectivas diferentes.

230km e 2 paragens de 20min é aquilo que eu preciso no meu i3 60Ah para fazer 230km, a ineficiência a que eu me refiro é que depois dos 65% começa a descer a potência (apesar de se aguentar bem até aos 80%), o que se vai traduzir em mais tempo de paragem e um maior custo.

Se fosse um de 94Ah fazia essa distância a um ritmo lento ou com 1 paragem, sendo um VE "eficiente" até mais de 90% e custa 20.000€ no mercado de usados (quem diz um i3 diz também um Ioniq).

O constrangimento da rede é um facto (que estou à vontade para falar porque critiquei muito aspectos que considerei errado, antes e durante a fase comercial), que poderia ter sido gerido de forma diferente, no entanto não acho que seja um descablabro e que seja assim tão dificil viver com um VE.

Sei de bons exemplos, de utilizadores de i3 94Ah BEV que percorreram até ao inicio da pandemia entre a 50.000km/65.000km ano, não são propriamente poucos kms para um VE de 200km de autonomia.

Do meu ponto de vista, não será necessário ter de ir obrigatóriamente para os VEs de 60.000€, na casa dos 30.000€ usados já temos os famosos e-Niro, Kauai e novos por 40.000€, também já se arranja bons VEs com grandes autonomias.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 23 fev 2021, 19:28

rimsilva Escreveu:
23 fev 2021, 18:42
Sei de bons exemplos, de utilizadores de i3 94Ah BEV que percorreram até ao inicio da pandemia entre a 50.000km/65.000km ano, não são propriamente poucos kms para um VE de 200km de autonomia.
São muitos quilómetros/ano, mas são maioritariamente quilómetros pendulares, i.e., casa-trabalho-casa.
Não é sobre esse cenário que o @LuisG comenta.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por LuisG » 23 fev 2021, 19:48

No meu Leaf, em menos de 4 anos, tenho praticamente 150.000km`s, isto num VE com autonomia "curta". Mas tenho a possibilidade de carregar em casa, nunca confiei na rede!
@rimsilva, essencialmente, estou de acordo com o que referes, mas a maioria do português não tem a disponibilidade para pagar 30k € p/ um bom VE usado e mesmo que o tenha a questão mais importante, é onde carregar! Nós que temos a capacidade de carregar em casa, somos uma pequena minoria.
Quando se pensa entre a alternativa de depender da rede que conhecemos, e manter-se a combustão, num mercado inundado de ice`s, c/ marketing muito agressivo, e ao desbarato, a opção recai em deixar como está, pelo que se conhece, pelo seguro.
Um bom exemplo, foi o ataque aos plug-in. Considero que sim, são uma porta de entrada, existe aqui no forum alguns exemplos que passaram pelo plug-in e estão neste momento em 100% elétrico.
As vendas de VE, tem subido consideravelmente, mas poderiam ainda ser muito melhor.
Estamos melhores do que há 1 ano, mas o caminho ainda é longo.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Responder

Voltar para “Carregamento”