Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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mjr
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 10 set 2021, 10:12

Se for entendido como uma vantagem competitiva ter um TPA, podes ter a certeza que irá aparecer rapidamente seja no modelo ou fora dele. Os maiores OPC também são CEME, recentemente a Mobiletric foi comprada pela Galp, por isso praticamente já não há OPCs de grande dimensão que não sejam CEME.

Eu entendo que os TPA só fazem sentido comercial em locais onde seja fornecida muita energia em pouco tempo. Ou seja ainda estamos a algum tempo de começarem a ser instalados. Daqui a 2-3 anos provavelmente já será standard nos hubs de carregamento novos ter TPAs.

Esta discussão está um bocado off topic neste tópico. Para mim é uma questão que não tem nada a ver com o modelo.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 10 set 2021, 10:56

mjr Escreveu:
10 set 2021, 10:12
..

Esta discussão está um bocado off topic neste tópico. Para mim é uma questão que não tem nada a ver com o modelo.
Nisto tenho de concordar, sou um pouco havesso aos sistemas quase pré-históricos de pagamento, mas existindo, não me fazem diferença nenhuma, não é uma questão que dependa do modelo, aliás sou um utilizador convicto de que o modelo da ME em Portugal é um péssimo modelo e que não não deixa de ser mau se passar a existir um TPA em cada posto.

Sem alongar muito e entrar em off-topic, basta olhar para os "modelos" que toda a gente neste grupo elogia (Tesla e Continente) e em nenhum deles há TPAs, volto a dizer que a mim ter ou não ter um TPA não faz diferença nenhuma (desde que a solução seja bem pensada em termos de planos de contingência), mas não sou muito de olhar para alternativas só na parte que me interessa, acho que se tem de olhar como um todo.

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 10 set 2021, 10:59

rimsilva Escreveu:
10 set 2021, 10:56
aliás sou um utilizador convicto de que o modelo da ME em Portugal é um péssimo modelo e que não não deixa de ser mau se passar a existir um TPA em cada posto.
:lol: :lol:
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 10 set 2021, 12:07

rimsilva Escreveu:
10 set 2021, 10:56
o modelo da ME em Portugal é um péssimo modelo e que não não deixa de ser mau se passar a existir um TPA em cada posto.
Tens toda a razão. Aliás como disse na ultimo post não vejo qualquer vantagem para qualquer um dos players em haver um TPA (há para o utilizador, mas também acho que esse é o ultimo a ser considerado no modelo, por isso...).
A questão não é o TPA mantendo o modelo. Eu acho que esta discussão encaixa neste tópico porque, mais uma vez, na minha opinião o que está mal é existir o modelo.

Como eu disse antes:
BrunoAlves Escreveu:
09 set 2021, 23:53
o que um sistema "liberalizado" oferece é a escolha. TPA ou não. App ou não. RFID ou não. Roaming ou não.
O modelo permite, já sabemos. O modelo permite tudo. Mas não potencia (porque não há vantagem nenhuma no caso do TPA).
Mas o que o modelo faz é obrigar. Obriga à MobiE. Obriga a pagar 40cts por sessão, seja qual for método de activação do posto, qual for a forma de pagamento, etc. Obriga à existência das entidades todas, obriga à utilização de energia paga a preço residencial, etc.

Se em vez de investir no modelo e na MobiE se tivesse usado a energia e recursos para ter um sistema de pagamento universal que na altura não existia, aí sim podíamos ter algo verdadeiramente diferenciador. E agora que começa a existir, é possível e estupidamente prático, o modelo acaba por não potenciar a sua utilização. Afinal vamos ter de pagar as taxas do MB *E* a taxa da EGME.
rimsilva Escreveu:
10 set 2021, 10:56
Sem alongar muito e entrar em off-topic, basta olhar para os "modelos" que toda a gente neste grupo elogia (Tesla e Continente) e em nenhum deles há TPAs
A rede Tesla tem um princípio completamente diferente e em tudo mais simples. Não há nenhum terminal, de qualquer tipo. A do Continente tem uma interligação com o ecossistema deles e ao cartão Continente que dificilmente podia ser conseguido de outra forma.
Mas não são só estas. Em qualquer país o rfid (agora com apps) é rei. E como eu disse, acho que isso é sobretudo porque foi assim que os postos foram existindo. Os backoffices standard existem (nós tivemos de reinventar a roda), é "atar e pôr ao fumeiro". E, eventualmente com custos menores imagino.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 10 set 2021, 14:01

Vou só aproveitar esta frase para "picar" mais um bocadinho:
BrunoAlves Escreveu:
10 set 2021, 12:07
(...) Em qualquer país o rfid (agora com apps) é rei. (...)
Pois é, olha o porta luvas dos utilizadores nos outros países, é rei, rainha, príncipe ...: :lol: :lol: :lol:
Imagem
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05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 10 set 2021, 14:18

É certo que eu não tenho tantos cartões (o tal cartão único) como chapas rfid dessa foto, mas olha que tenho alguns e são maiores que essas chapas. :mrgreen:
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 10 set 2021, 14:34

BrunoAlves Escreveu:
10 set 2021, 12:07
rimsilva Escreveu:
10 set 2021, 10:56
Sem alongar muito e entrar em off-topic, basta olhar para os "modelos" que toda a gente neste grupo elogia (Tesla e Continente) e em nenhum deles há TPAs
A rede Tesla tem um princípio completamente diferente e em tudo mais simples. Não há nenhum terminal, de qualquer tipo. A do Continente tem uma interligação com o ecossistema deles e ao cartão Continente que dificilmente podia ser conseguido de outra forma.
Mas não são só estas. Em qualquer país o rfid (agora com apps) é rei. E como eu disse, acho que isso é sobretudo porque foi assim que os postos foram existindo. Os backoffices standard existem (nós tivemos de reinventar a roda), é "atar e pôr ao fumeiro". E, eventualmente com custos menores imagino.
E a Easycharger é um OPC como muitos outros em Portugal, que permite carregamentos e pagamentos sem TPA, estando a evoluir para uma solução do tipo da Tesla, a "desculpa" da rede única em Portugal (ou outras impossibilidades), com mais ou menos dificuldades pode ser ultrapassada.

Tudo é possivel quando há vontade e gente que perceba do assunto.

Não é porque não temos TPA que o processo de carregamento na rede pública não é tão simples como carregar um Tesla ou usar alguns postos da Easycharger, basta ligar o carro, carrega o VE e paga (sem precisar de fazer nada) é assim porque quem está à frente deste processo, nunca soube muito bem o que andava a fazer e a legislação em Portugal obriga a que (o que deveria ser) um único serviço/operação, esteja divido em 2, com entidades juridicas distintas, sem qualquer preocupação com o valor final a pagar por parte do UVE.

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por JLMF » 10 set 2021, 15:01

rimsilva Escreveu:
10 set 2021, 10:56
mjr Escreveu:
10 set 2021, 10:12
..

Esta discussão está um bocado off topic neste tópico. Para mim é uma questão que não tem nada a ver com o modelo.
Nisto tenho de concordar, sou um pouco havesso aos sistemas quase pré-históricos de pagamento, mas existindo, não me fazem diferença nenhuma, não é uma questão que dependa do modelo, aliás sou um utilizador convicto de que o modelo da ME em Portugal é um péssimo modelo e que não não deixa de ser mau se passar a existir um TPA em cada posto.

Sem alongar muito e entrar em off-topic, basta olhar para os "modelos" que toda a gente neste grupo elogia (Tesla e Continente) e em nenhum deles há TPAs, volto a dizer que a mim ter ou não ter um TPA não faz diferença nenhuma (desde que a solução seja bem pensada em termos de planos de contingência), mas não sou muito de olhar para alternativas só na parte que me interessa, acho que se tem de olhar como um todo.
É necessário entender que Tesla e Continente, por razões diversas e comuns são uma rede privada e restrita, clientes com conta de utilizador e porque assim é o objetivo comercial e legal. No Caso do Continente não fosse o "Modelo" teriam certamente modo de pagamento com cartão de débito ou crédito, com leitura de cartão Continente e cupões, como em todas as outras caixas e serviços que prestam dentro do universo do cartão Continente.
A Tesla tem todo o interesse em ter uma "conta corrente" de cada cliente, faz parte da filosofia da marca e é um objetivo comercial.

Na criação destas duas redes citadas não existiu de todo um objetivo de roaming, antes o contrário.
No "Modelo" esse objetivo (falhado) foi uma das permissas.

Estes exemplos não são válidos para apoiar este "Modelo" até porque em parte a forma como funcionam são consequência nefasta da existência do mesmo.

Este assunto é de certeza relacionado com o "Modelo" da Mobilidade Eléctrica em Portugal e não vejo de todo porque será considerado off topic a não ser pelos radicais defensores do mesmo.

O facto de o OPC não vender eletricidade mas sim minutos, não ter nem gerir clientes, não aceitar pagamentos é consequência deste "Modelo".

O exemplo que vimos de pagamento na Suíça é relativo a um carregamento feito numa rede de estações de serviço, a Migrol que pertence á maior rede de supermercados da Suíça, A Migros.

O que eles fazem com a eletricidade com que carregamos é o mesmo que fazem com os combustíveis fosseis ou com as 🥕 (cenouras), compram ou produzem ao melhor preço e vendem a preço competitivo.

Se aceitam cartões de débito e crédito tem também um programa de bónus e descontos que inclui os recarregamentos e simultaneamente uma app por onde funciona também o pagamento, basta passar o cartão cliente no leitor ou iniciar a app junto ao posto.

Tem um programa de fidelização e gestão de clientes semelhante ao do Continente mas qualquer pessoa pode recarregar, se não está fidelizado paga com cartão de débito ou crédito.
Não vejo qual é o problema. Se o artista fosse Suíço de passagem em Portugal tinha melhor roaming ou mais e melhores facilidades de pagamento?

Como estão livres, a Migrol, deste monstro de "Modelo " português compram eletricidade e produzem-na nas condições que entendem e a quem querem, vendem-na a todos os que a queiram comprar, clientes habituais ou não, com descontos ou não, procuram prestar um serviço de qualidade e não precisam de CEME e Mobie.e para nada, como conseguem fazer isto sem "MODELO"?

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por frankesousa » 10 set 2021, 17:01

JLMF Escreveu:
10 set 2021, 15:01
(...)
No Caso do Continente não fosse o "Modelo" teriam certamente modo de pagamento com cartão de débito ou crédito, com leitura de cartão Continente e cupões, como em todas as outras caixas e serviços que prestam dentro do universo do cartão Continente.
(...)
Não perecei esta parte. Então o continente que é uma rede privada, "à margem do modelo" (e talvez à margem da lei também), podia ter isso tudo e muito mais. TPA, leitura de cartão continente, galp, notas e moedas, e passar fatura na hora em papel.

A verdade é que não o fez, nem RFID (ou um código de barras do cartão continente) aceita e o utilizador coitado que até lhe acabou os dados moveis fica a pé porque não consegue abrir a app para ligar o carregador!

Não têm de obedecer a modelo nenhum, fazem as suas próprias regras e não me parece que tenham inovado grande coisa, ou melhor, é mais limitado que os outros.

Até o Tesla que simplesmente lê o VIN do carro (ou coisa parecida) é bem mais robusto que o continente.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por JLMF » 13 set 2021, 17:31

frankesousa Escreveu:
10 set 2021, 17:01
JLMF Escreveu:
10 set 2021, 15:01
(...)
No Caso do Continente não fosse o "Modelo" teriam certamente modo de pagamento com cartão de débito ou crédito, com leitura de cartão Continente e cupões, como em todas as outras caixas e serviços que prestam dentro do universo do cartão Continente.
(...)
Não perecei esta parte. Então o continente que é uma rede privada, "à margem do modelo" (e talvez à margem da lei também), podia ter isso tudo e muito mais. TPA, leitura de cartão continente, galp, notas e moedas, e passar fatura na hora em papel.

Também escrevi isto no post citado. ;)
JLMF Escreveu:
10 set 2021, 15:01
É necessário entender que Tesla e Continente, por razões diversas e comuns são uma rede privada e restrita, clientes com conta de utilizador e porque assim é o objetivo comercial e legal.
Por opção, mas ... condicionada a opção pelo "Modelo", mesmo que desejassem ser menos rede privada ou restrita ou seja alem de aos seus clientes com cartão Continente prestariam serviço a todos os consumidores que o pagariam com cartões de débito ou crédito, tal como o nosso exemplo do Português na Suíça, não poderiam e porquê?


Complemento de resposta:
frankesousa Escreveu:
13 set 2021, 15:51
Aqui está o maior problema do nosso modelo "MobiE", ganham todos os bocadinho e sobra pouco para o dono do posto, portanto parece economicamente inviável instalar postos basicamente!
Complemento de resposta:
frankesousa Escreveu:
18 jun 2021, 08:59
É verdade que "o modelo Português" resume-se à cena da MobiE + Separar o dono do posto e o vendedor dos electrões e isso tudo junto é efectivamente de uma complexidade brutal e aumenta os custos para o utilizador final sem nenhum ganho efectivo.

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