Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por RJSC » 16 fev 2021, 14:23

Neste momento parece-me que o maior entrave aos postos de carregamento é a DGEG que demora um ano ou mais a fazer a inspeção/certificação.
É so correr o mapa e ver os postos que estão construídos e desativados por motivos burocráticos.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 16 fev 2021, 14:51

A questão de um player poder ter os dados de dezenas de OPC diferentes não é obviamente técnica, mas antes comercial. Há muitos anos que existem OPCs pela Europa fora mas só recentemente começaram a surgir ESMP a integrar os sistemas.

Parece que sim, a ser DGEG a principal responsável pelo atraso na instalação de postos. . Algo que deverá ser esclarecido em breve, espero eu, por uma reunião com eles.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por jfr2006 » 16 fev 2021, 15:18

mjr Escreveu:
16 fev 2021, 11:05
O modelo não obriga a existir um cartão físico, aliás parece que há um CEME que muito em breve irá criar esse serviço (penso que até ajudaram esse UVE a se desenrascar). Nenhum dos postos em local de acesso privado tem pagamento em dinheiro, todos obrigam a contrato (que pode obviamente ser feito na hora via App), por isso essa questão não tem nada a ver com o modelo mas sim com o overhead do pagamento com TPA, como sempre disse.

Bullshit, como diria o outro...há sempre uma desculpa para dar para os postos não terem pagamento por multibanco, CC, dinheiro, etc... :roll:

Para que existe a taxa de activação no campo de pagamento?


Já se viu n postos lá fora com pagamento com CC no posto, como os vídeos do Bjorn já mostraram.. Só cá é que se inventam desculpas para proteger o modelo e os interesses instalados...isto é tão flagrante e mesmo assim continuam a tentar inventar desculpas para justificar o injustificável.

Afinal de contas nós é que somos os maiores e os que estamos certos..lá fora os outros são todos burros por adoptarem um modelo simples, prático e em que eu sei quanto vou pagar logo à partida e sem precisar de uma aplicação que me diga isso...

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 16 fev 2021, 15:35

Para começar o facto de existir lá fora não é diretamente comparável com o modelo de negócios da banca em Portugal. Mas assumindo que até é igual, consegues quantificar do total de postos existentes lá fora os que têm TPA? Chega sequer a dois dígitos de percentagem?

Não sei quem é que diz que nós somos os maiores e os outros todos burros.

Na verdade o que mais vejo por aí é a chamarem burros, com interesses, etc, literalmente, os que defendem o modelo. A começar por ti, que o fazes sistematicamente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6364
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 16 fev 2021, 15:47

mjr Escreveu:
16 fev 2021, 14:51
Há muitos anos que existem OPCs pela Europa fora mas só recentemente começaram a surgir ESMP a integrar os sistemas.
Não concordo nada. Pagamento com electromaps já tem pelo menos 2 anos. Eu tenho um RFID Chargemap desde 2016 (não é exactamente a mesma coisa, na altura não havia status online dos postos, mas o roaming já existe há "c'anos").

Nós é que decidimos fazer tudo diferente. A MobiE até tem uma espécie de especificação técnica própria. Mas porquê? Porque não usar o que todos usam e é standard?
A mim envergonha-me olhar para electromaps, plugshare, Chargemap, etc, e ver tudo a terminar na fronteira.

Em relação ao pagamento com cartão de crédito no posto, já vi mas muito muito poucos. O RFID ainda é rei em praticamente todo o lado, a ser substituído por apps.
Também já vi pagamento ao balcão. O que é seria básico de implementar e permitia safar estas situações.
Edit: mas a questão do tipo de pagamento na minha opinião é secundário. O não ter preço final à frente, sem IVA!, e precisar de contratos, cartões e afins (já o disse, a Miio não é a rede pública, ainda que se pareçam confundir) é o fundamental.
Todas as redes privadas são mais baratas e fáceis de utilizar e, com a sombra da eventual ilegalidade sobre a operação, todas têm preço final com IVA para o cliente.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

JLMF
Mensagens: 86
Registado: 28 set 2020, 17:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por JLMF » 16 fev 2021, 15:51

Pois... já eu e só na perspetiva de utilizador, excluindo qualquer apreciação profissional, fico muito admirado como alguém que não tenha interesse direto, mais ou menos obscuro, neste "Modelo", o possa defender, ainda não consegui entender.

Quando alguns, exasperados por esta aberração se fizerem representar política ou legalmente, decidindo precisamente baseados em considerações legais, contestar os atropelos que este helicóptero protetor e distribuidor de interesses realiza ofendendo leis nacionais e europeias, nomeadamente no âmbito de regras elementares do comércio e concorrência, talvez tenhamos algo que funcione e não deverá tardar, tal é o ridículo em qualidade e quantidade.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 16 fev 2021, 18:09

BrunoAlves Escreveu:
16 fev 2021, 15:47
mjr Escreveu:
16 fev 2021, 14:51
Há muitos anos que existem OPCs pela Europa fora mas só recentemente começaram a surgir ESMP a integrar os sistemas.
Não concordo nada. Pagamento com electromaps já tem pelo menos 2 anos. Eu tenho um RFID Chargemap desde 2016 (não é exactamente a mesma coisa, na altura não havia status online dos postos, mas o roaming já existe há "c'anos").
2 anos para mim foi ontem... Sim, já existe roaming parcial há mais algum tempo. Mas realço o parcial, nada é tão universal como a nossa rede, obviamente por força da obrigação legal de ligar tudo à rede da ME.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6364
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 16 fev 2021, 18:38

mjr Escreveu:
16 fev 2021, 18:09
Mas realço o parcial, nada é tão universal como a nossa rede, obviamente por força da obrigação legal de ligar tudo à rede da ME.
Nem universal nem castrador... Desculpa, mas estás a fazer cherry picking :mrgreen: Pagar com electromaps era há pelo menos 2 anos, roaming é há pelo menos 5. Se mais uma vez não confundirmos a Miio com a rede pública, estamos atrasados vários anos em relação ao que se faz lá fora.
E mais uma vez, se há legislação a obrigar tudo a estar ligado à MobiE, era igualmente fácil legislar a obrigatoriedade de permitir o acesso ao estado dos postos e roaming. E aí sim, um player como a Miio estaria como peixe na água.

Esses dados existem? É possível saber (nem que seja percentualmente) os utilizadores activos de cada CEME?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 16 fev 2021, 19:18

Eu gosto de cerejas mas não estamos na época delas :)

Eu só disse que esses ESMP não são tão universais como a nossa rede, ou seja com um não consegues carregar em todos os postos. Ou (já) estou enganado? O electromaps tem contrato com todos os CPOs de Espanha? Já o tinha há 2 anos?

O facto de já existir roaming há muitos anos não significa que ele fosse significativo. Ou seja um exemplo de roaming não significa que todos façam roaming, nem nada que se pareça.

Uma coisa é certa, o principal obstáculo à colocação de novos postos em funcionamento não é do nosso modelo, bem pelo contrário. Não faltam OPCs a querer investir, e recentemente vi uma fábrica de PCRs cheia deles a aguardar que sejam instalados em Portugal, já comprados e pagos pelos clientes. Para mim sempre foi a questão principal, a criação da infra-estrutura. O que precisamos é agilizar processos burocráticos ao nível das certificações e aprovações camarárias (no caso de estarem na via pública) para acelerar a colocação em funcionamento desses postos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 16 fev 2021, 20:38

BrunoAlves Escreveu:
15 fev 2021, 20:13
rimsilva Escreveu:
15 fev 2021, 17:28
não deixa de ser caricato poder ver UVE's,que tanto aplaudiram os postos do Lidl, quando eram de borla ou não existia alternativa passarem a ir carregar ali ao lado...
Eu até já carreguei em PCR do LIDL (que não são do LIDL, são da KLC) e nunca carreguei num Continente. Sou cliente regular do LIDL, para praticamente todas as compras de casa. Raramente vou ao continente.
Essa comparação não me faz sentido, desculpa. Os utilizadores/clientes procuram as melhores condições para o mesmo serviço. Se ao lado de um LIDL existir um PCR daqueles que a mobiletric colocou agora a 4,8cts/min achas que a malta continua a ir ao outro por solidariedade? Ou um PCR como o de Guimarães ou Loulé que não cobram OPC? Entendo as diferenças claro, por não jogarem pelas mesmas regras, mas não será por simpatia que as pessoas escolherão os postos do LIDL em vez dos do continente ou de outros quaisquer. Por essa ordem de ideias toda a gente procuraria PCR Galp porque tiveram a coragem de instalar e manter 5 numa altura em que nada disto se vislumbrava ;)

Eu aplaudo a rede do continente porque é um murro na mesa. Até podem vir a ser vergados, mas o que eu acredito profundamente é que vão ser o catalisador para o fim desta aberração que é o modelo da rede pública.
Edit: ah, e porque não precisa da MobiE. Como bem sabes, para mim tudo o que não inclua a MobiE é melhor do que tudo o que inclua :mrgreen:
Para quem está a começar e quer carregar,naturalmente que vai procurar o mais barato, não sabe (nem tem que saber) toda esta "novela" (mexicana) que é a ME em Portugal.

O exemplo foi mais para quem anda nisto há uns anos e que provavelmente já bateu palmas ao Lidl e troca-o pelo "Salvador da Patria".

Cada um terá o seu ponto de vista, eu não acho que seja este o caminho e não aplaudo a rede do continente, ainda se tivessem sido daqueles pioneiros que sofreram na pele as borlas, durante muito mais tempo do que era suposto e agora se tivessem fartado e decidido esta via... mas não, ainda por cima sabendo que ainda há muito fundo europeu.
Foi tudo um aproveitamento da sua condição previligiada para ganhar ainda mais, há muito pouco (ou nada de interesse pela ME).

Eu sempre disse que enquanto não houvesse volume que pudesse fazer mossa, ninguém se iria chatear com "ilegalidades" (neste caso não será diferente), enquanto a rede do continente não provocar danos a quem cumpre a lei, todos vão coabitar. No entanto, no dia que isso acontecer (de forma evidente), acho perfeitamente normal que as denúncias surjam.
zeuz Escreveu:
15 fev 2021, 22:26
rimsilva Escreveu:
15 fev 2021, 10:56

Vantagens para o UVE nunca foram prioridade de certeza.

A prioridade foi defender o lobbie da energia dos carregamentos fora de casa (uma vez que em casa poucos serão os que podem "fugir").

Essa lei/regra não é novidade, sempre foi essa a intenção de quem pensou este "modelo".

O OPC não pode (no entanto, se calhar...) o CEME pode oferecer a "taxa" de carregamento, não? Mais uma vez quem dita as "leis" são aqueles que menos contribuiem para a ME.
Obrigado! Assim não me sinto sozinho ao achar que a regra só prejudica os UVE. :?

P.S.:
É no MarShopping que não se paga o carregamento se usarmos o cartão da Prio?
É este o exemplo do CEME oferecer a taxa do OPC?
Sim, esse é o exemplo mais recente e do conhecimento de todos os UVEs.

Antes já a BMW oferecia uma taxa de carregamento linear por minuto ou kWh (ou seja a tarifa do OPC não estava evidenciada).
Em alguns casos era 0€, quando se pagava a energia e ainda chegou a estar em vigor depois do OPC começar a cobrar.

Será também certamente esta a via para a BMW conceder condições especiais ao seus clientes nos carregadores da Ionity.

Responder

Voltar para “Carregamento”