Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 09 abr 2021, 00:03

mjr Escreveu:
08 abr 2021, 22:47
costumo pagar para ir pela AE e demoro metade do tempo do que quem vai pela nacional e não pode/quer pagar a AE. Será justo?
É. Tens um serviço diferenciador para o mesmo fim, logo tem custos diferentes porque o resultado final não é o mesmo.
O que tu sugeres é que (por exemplo totalmente anedótico que vale o que vale) naquele PCR triste só e abandonado de Aljustrel 2 pessoas que vão fazer a mesma coisa possam ser discriminados em função da informação e/ou posses. O mesmo objecto, o mesmo fim, a mesma função.
mjr Escreveu:
08 abr 2021, 22:47
Estás-te apenas a cingir à variável energia, que para mim é irrelevante
Não, estou a referir-me à finalidade que é colocar energia num carro para que me permita chegar onde vou.
Já disse atrás, não tem rigorosamente nada a ver com o barbeiro. Eu amanhã quero ir ao barbeiro, marco para as 10 se ele puder e não tiver já marcações. Se ele não puder, marco para as 11. Ou para as 7 da tarde!
O carro é um meio de nos levar de A para B, na altura que nós precisamos de ir de A para B. A volatilidade disto é incomparável a qualquer outro tipo de marcação. Seria sempre, sempre uma marcação de 15-30min à frente, que teria sempre como única finalidade sobrepor o nosso interesse ao de outro alguém. Para cumprir o mesmo fim, que era o de nos continuar a ir até B.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por FullElectric » 09 abr 2021, 01:06

BrunoAlves Escreveu:
09 abr 2021, 00:03
teria sempre como única finalidade sobrepor o nosso interesse ao de outro alguém.
A possibilidade de reservar seria exatamente isto que o Bruno escreveu
No absurdo, dando essa possibilidade aos CEME ou OPC, de seguida estes poderiam alongar a imaginação e abrir leilões para certas horas de maior procura. Quem pagasse mais ganhava a reserva
E poderiam também chegar à conclusão que apenas 1 posto em determinadas posições se tornaria mais lucrativo que 2 ou mais

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 09 abr 2021, 08:44

JLMF Escreveu:
08 abr 2021, 20:40
Não sei onde atesta o depósito ou que supermercados frequenta mas se essas duas tarefas lhe resultam tão imprevisíveis como encontrar um posto de carregamento de VE livre no quotidiano ou em viagem e ocupam tanto tempo na sua agenda diária como o carregamento do seu VE num posto da rede pública talvez fosse melhor mudar de estação de serviço ou de supermercado.
Podemos usar o mesmo argumento para o carregamento. Se você encontra os postos de carregamentos sempre ocupados que justifiquem a marcação, talvez seja melhor procurar outros. :idea:
mjr Escreveu:
08 abr 2021, 22:02
Comparar com o abastecimento de combustível não faz muito sentido, um demora umas 10 vezes mais que o outro. Não há qualquer vantagem em bloquear uma bomba pois a vantagem é tão reduzida que ninguém o faria.
Aconselho-te por exemplo passares ao sábado, ou ao domingo a tarde nas bombas de gasolina do Auchan em Almada, junto ao Almada fórum para veres se faz sentido, ou não, e quem é que leva mais tempo a abastecer o carro. Isto é só mais um exemplo nesta discussão, já dei pelo menos dois exemplos de bombas de gasolina com tanta afluência que um VE consegue carregar no mesmo tempo ou mais rápido. Vais me dizer que são casos excepcionais, são, mas de certeza por este país o que não deve é faltar mais exemplos destes.

Eu não estou a falar de 1 ou 2 carros a espera para abastecer. São filas com dezenas de carros. Alguma vez se ouviu falar em marcações!
BrunoAlves Escreveu:
08 abr 2021, 22:18
mjr Escreveu:
08 abr 2021, 22:02
Comparar com o abastecimento de combustível não faz muito sentido, um demora umas 10 vezes mais que o outro.
Faz todo o sentido, é a mesma finalidade, meter energia no veículo que nos leva de A a B. Faz sentido comparar com quê, ir ao barbeiro? :think:
:lol: :lol: :lol: :lol:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 09 abr 2021, 09:00

JLMF Escreveu:
08 abr 2021, 23:53
Há confusão, só pode, então isto da mobilidade eléctrica em Portugal está mais evoluído e eu não sabia, já igualamos em comparação e em tudo inclusivamente no tempo necessário e disponibilidade, o carregamento de um VE com um abastecimento de combustível fóssil. Bravo. Afinal viva o modelo.
Mais um vez vamos usar o mesmo argumento. Maravilha de modelo que podemos comparar o carregamento com, e passo a citar:
reserva de dentista, de consulta médica no SNS ou no privado, no restaurante, na churrasqueira take-away, na inspeção obrigatória dos veículos a combustão enquanto existirem por cá, nos serviços públicos administrativos, no táxi ou no UBER, etc., sempre que possível, detesto filas e considero sempre escolher um serviço que me permita reserva
;)

Afinal como é que ficamos? Ficamos com, eu quero-me é desenrascar os outros que se lixem. Ficam indignados quando se usa o termo pejorativo "Srs. Dr.", se refletirem um bocadinho se calhar é por causa de atitudes destas. :idea:
Última edição por Nonnus em 09 abr 2021, 09:21, editado 1 vez no total.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

anolsi
Mensagens: 207
Registado: 20 mar 2017, 16:20
Data de fabrico: 0- 1-2019
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por anolsi » 09 abr 2021, 09:13

BrunoAlves Escreveu:
09 abr 2021, 00:03
mjr Escreveu:
08 abr 2021, 22:47
costumo pagar para ir pela AE e demoro metade do tempo do que quem vai pela nacional e não pode/quer pagar a AE. Será justo?
É. Tens um serviço diferenciador para o mesmo fim, logo tem custos diferentes porque o resultado final não é o mesmo.
O que tu sugeres é que (por exemplo totalmente anedótico que vale o que vale) naquele PCR triste só e abandonado de Aljustrel 2 pessoas que vão fazer a mesma coisa possam ser discriminados em função da informação e/ou posses. O mesmo objecto, o mesmo fim, a mesma função.
E acrescento que quando alguém usa a AE não está de modo nenhum a bloquear o recurso que alguém usa quando não quer pagar esse "extra". Ou seja não é por usares a AE que quem ia pelas Nacionais deixa do poder fazer, ou que possa até demorar mais por causa disso. Ou seja tal como BrunoAlves referiu por valores diferentes, estás a competir por recursos diferentes e independentes (mas com o mesmo objectivo sim).

E sim havendo hubs de carregadores (ao contrário de 1 em quase todo o lado) a ideia poderia fazer menos estragos, porque assumindo como exemplo aquele limite de 50% terias sempre uma das filas que ia avançando pelo menos de forma consistente e previsível. Mas seria apenas um mal um pouco mais reduzido. porque tal como já foi também dito depois poderia tender para os OPCs até acabarem por decidir que menos investimento em cada local era melhor, porque na realidade num local concorrido ao terem dois um deles seria mais vezes reservado do que se tivessem 3 ou 4 (onde haveria uma tendência mais natural para não reservar se eles estivessem mais tempo vazios) e mais uma vez a ME seria prejudicada pela falta de concorrência (já que duvido que por exemplo nas AE conseguissem instalar postos de vários OPCs na mesma Estação de serviço, mas posso estar enganado).

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 09 abr 2021, 10:17

anolsi Escreveu:
09 abr 2021, 09:13

E sim havendo hubs de carregadores (ao contrário de 1 em quase todo o lado) a ideia poderia fazer menos estragos, porque assumindo como exemplo aquele limite de 50% terias sempre uma das filas que ia avançando pelo menos de forma consistente e previsível. Mas seria apenas um mal um pouco mais reduzido. porque tal como já foi também dito depois poderia tender para os OPCs até acabarem por decidir que menos investimento em cada local era melhor, porque na realidade num local concorrido ao terem dois um deles seria mais vezes reservado do que se tivessem 3 ou 4 (onde haveria uma tendência mais natural para não reservar se eles estivessem mais tempo vazios) e mais uma vez a ME seria prejudicada pela falta de concorrência (já que duvido que por exemplo nas AE conseguissem instalar postos de vários OPCs na mesma Estação de serviço, mas posso estar enganado).
Essa premissa inicial é fundamental, foi o que já referi anteriormente. Não percebo muito a lógica dos "extremismos" de falar num cenário de 1 posto num local que permita reservas.

Alguém no seu perfeito juizo vai arriscar perder dinheiro ao ter um posto "reservado" e receber um rol de reclamações de quem está a tentar carregar e o posto não permite? Não me parece.

Agora, nos locais onde exista maior abundância de postos não vejo qualquer problema o OPC disponibilizar mais um serviço aos seus clientes. Se tiver 10 postos, não quer dizer que o OPC vá permitir a reserva dos 10 postos ao mesmo tempo, não quer dizer que em determinadas horas de maior afluência a reserva seja permitida, etc...

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 09 abr 2021, 12:48

Algumas pessoas gostam muito de comparar abastecer combustível com carregar um VE. Eu considero coisas muito diferentes, a começar pelo questão física eletricidade vs volume de um líquido, passando pelo tempo envolvido e terminando nos odores e sujidade libertados por um deles. Insistir na comparação direta muito sinceramente acho que só diminui o novo paradigma da mobilidade que está a ser criado.

Quantas vezes já cheguei a um restaurante e ele tinha várias mesas livres mas disseram-me que não as podia ocupar porque estavam reservadas. Privaram-me do direito à alimentação porque uns senhores fizeram marcação e até nem pagaram nada por isso! Por alguns pontos de vista talvez seja melhor proibir as reservas nos restaurantes...

Enfim, esta conversa parece-me toda muito estéril até porque vejo aqueles que querem liberalizar a rede a pedir para restringir o que os agentes de mercado deviam poder livremente decidir, como permitir reservas de PCVEs.

O que eu acho é que devem ser permitidas reservas de PCVE, a lei é até omissa nesse ponto logo não vejo porque os CEME/OPC não o possam fazer. Coisa diferente é regulamentar de alguma maneira, obrigando a ter um mínimo de postos disponíveis pela ordem de chegada ou só permitindo reservar com um máximo de 30 minutos de antecedência, e outras coisas que se lembrem para impedir que meia dúzia de abastados (TM) possam bloquear a rede de carregamento de VE.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 09 abr 2021, 14:03

mjr Escreveu:
09 abr 2021, 12:48
Quantas vezes já cheguei a um restaurante e ele tinha várias mesas livres mas disseram-me que não as podia ocupar porque estavam reservadas. Privaram-me do direito à alimentação porque uns senhores fizeram marcação e até nem pagaram nada por isso! Por alguns pontos de vista talvez seja melhor proibir as reservas nos restaurantes...
É aqui que eu não consigo perceber alguns pontos de vista. Não faz sentido comparar abastecimentos de veículos, mas ao mesmo tempo faz sentido ir buscar exemplos como o do restaurante. :think:

Tu chegas ao restaurante e acontece esse cenário que mencionaste. Pegas no teu carro e, nem que andes mais 50km acabas por encontrar um onde tens vagas (quem nunca!). Tu chegas a um posto de carregamento com autonomia para 20km, o próximo posto fica a 50km. Achas que estamos a falar do mesmo?

Eu não posso carregar porque tenho pessoas a minha frente, mais as reservas, mas também não me posso ir embora porque não tenho autonomia para chegar ao próximo. No caso do restaurante se quiseres esperas, se não quiseres esperar vais a outro. Não há nada que te impeça de fazer essa escolha/deslocação.

Como é fácil de perceber não concordo, mas como disse no primeiro post acerca deste assunto, daqui algum tempo vamos olhar para esta discussão e acha-la ridícula. Basta que se continue a investir no alargamento na rede, que mais casos como o do Continente apareçam, que os carros se tornem mais eficientes e isto não faz sentido nenhum. Basta olhar para a Tesla que nos pontos mais críticos tem vindo a fazer upgrades para que não haja esperas. :idea:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

JLMF
Mensagens: 86
Registado: 28 set 2020, 17:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por JLMF » 09 abr 2021, 14:35

Gameiro101 Escreveu:
07 abr 2021, 12:50

Nem todos os utilizadores tem conhecimentos para utilizar apps, nem os carros estarão preparados para reservar postos em Portugal, logo aqui vais ter descriminação entre utilizadores, é algo uma opção que eu espero que nunca chegue á luz do dia.
Estamos a falar de reservas. Não há discriminação quando há opções.
Exemplo: É aconselhável, no mínimo, a reserva de um voo mas se alguém decide apresentar-se com as bagagens no aeroporto para adquirir bilhete, vai para a fila do balcão de venda, sujeita-se á disponibilidade e existindo vaga é-lhe vendido um bilhete. As companhias não vão desprezar as reservas porque alguém não reservou.
Quem reservou tem lugar garantido e programa a sua vida. Não precisa ser “sr. Dr.” nem “Abastado” para reservar. Não há discriminação nenhuma.
Falta vir argumentar que é discriminação uns poderem carregar em casa e outros não e como tal decretar a impossibilidade de carregar em casa ou no emprego.
As teorias absurdas e retrógradas do nivelamento por baixo para evitar “discriminações” são um dos maiores obstáculos á evolução.
FullElectric Escreveu:
07 abr 2021, 14:57
Penso que não nos devemos preocupar com esse tema das reservas. Isso não é assunto que contribua para os umbigos dos CEME logo não interessa.
Mas não levantemos ideias, um dia destes estão os CEME a implementar uma percentagem pelo tempo que os postos estão reservados sem fornecer energia e aí... :?
Também não me preocuparia. Os CEME são quem decidiria ou não de um sistema de reservas dinâmico, são quem tem a “carteira de clientes” .
Neste modelo se o OPC detivesse a possibilidade de gerir este tipo de assuntos não seria um OPC do modelo mas um posto ou rede privada.

Quando este modelo cair, porque terá de cair, parte dos OPC atuais já estarão contratualmente fidelizados com um CEME tal como os cafés e restaurantes (que investiram como os OPC) estão com as marcas e distribuidores de café.

Quando houver bastantes postos da rede pública serão os privados, talvez já maioritários, a propor um serviço de reservas como diferenciação na prestação de serviço e incremento de qualidade, isto independentemente da redução enorme dos tempos de carregamento num futuro próximo.
Há experiências internacionais na reserva de postos e das várias situações objeto de análise sobressaem em postos AC ou DC observações de veículos a carregar a 1/3 da potencia máxima do posto que para os diversos fornecedores do serviço tem repercussões díspares consoante o modo de faturação mas para os utilizadores resulta num maior tempo de espera e uma das vias estudada é a reserva possível por período máximo de tempo o que para uns resultaria no triplo da carga de energia de outros.
O alexmol neste post viewtopic.php?f=29&t=7848&p=140885#p140885 deixou dois links e uma rápida pesquisa demonstra a atualidade do tema.

Propomos um sistema ideal de alocação e reserva para veículos elétricos (VEs) em estações de carregamento distribuídas em um ambiente urbano. O sistema atribui e reserva um espaço ideal em uma estação de carregamento com base na função de custo do usuário que combina a proximidade da localização atual (ou destino) e custo de carregamento. Nossa abordagem é motivada por um sistema semelhante que desenvolvemos para “estacionamento inteligente”, onde os recursos são vagas de estacionamento em vez de vagas de estação de recarga de VE. Resolvemos um problema de Programa Linear Inteiro Misto (MILP) em cada ponto de decisão de atribuição ao longo do tempo. A solução de cada MILP é uma alocação ótima com base nas informações do estado atual e é atualizada no próximo ponto de decisão. Estão incluídas garantias formais de que não há conflito de reserva de recursos e de que nenhum usuário é atribuído a um recurso com um valor de função de custo atual superior ao desse usuário. Os resultados da simulação são incluídos para ilustrar como nosso sistema, em comparação com processos não controlados ou abordagens baseadas em orientação, reduz o tempo médio para encontrar um espaço de carregamento e o custo do usuário associado, enquanto a capacidade geral do espaço de carregamento é utilizada de forma mais eficiente.

Uma vez que a tecnologia da eletro-mobilidade está amadurecendo rapidamente e chamando a atenção dos consumidores ano após ano, a gestão da demanda e dos processos de cobrança tem cada vez mais relevância. Hoje em dia, as empresas já testam novas tecnologias de cobrança com serviços de informação avançados. Portanto, a questão da pesquisa era como diminuir o tempo ocioso nos pontos de carregamento e torná-lo previsível, bem como aumentar a utilização da capacidade das instalações de carregamento. Neste trabalho, elaboramos um novo método de processo de reserva automática que exige notificação do usuário. O método usa informações em tempo real sobre o status e a posição do veículo. Simulamos a aplicação do método e os resultados são apresentados em detalhes. Esse novo serviço de informação baseado no método pode ser aplicado em cidades inteligentes e também ao longo das rodovias.
rimsilva Escreveu:
07 abr 2021, 15:41

Os preços estão nos postos (como manda a lei) e os tarifários dos CEMEs são do conhecimento dos utilizadores por via do acordo estabelecido.
Nos combustiveis, não havendo aplicações as pessoas acabam por saber onde encontrar os preços mais baratos, no caso da ME ao fim de algum tempo também acabam por perceber quais os postos mais convenientes.
Os preços estão nos postos, parcialmente, não como manda a lei. Deveriam estar afixados os preços finais ao consumidor, com todas as taxas e impostos incluídos relativos ao serviço global prestado/adquirido ao/pelo consumidor final.
BrunoAlves Escreveu:
08 abr 2021, 00:02
mjr Escreveu:
07 abr 2021, 22:48
Um utilizador desconhecedor do processo pode chegar ao posto e ficar surpreendido, mas o mesmo acontece em imensas situações na nossa sociedade, a começar nos restaurantes. Só vai ficar surpreendido uma vez...
Confesso que me surpreende a comparação frequente do carregamento de VEs com cabeleireiros, restaurantes, hoteis... Catano, mas não estamos a falar de andar de carro?
Catano… não, não estamos a falar de “andar de carro”, estamos a falar de possibilidade de reserva de um posto de carregamento que é um processo mais ou menos moroso, com utilização irregular e incerta dos postos de carregamento ao longo das horas do dia de forma a otimizar o tempo do utilizador, evitar aglomerações espontâneas nos postos otimizando igualmente ao longo do dia a utilização destes.
Estamos a falar, eventualmente e de forma dinâmica da alocação de parte dos postos a um sistema de reservas para evitar ou minimizar horas de ponta na utilização ou pelo menos ajudar quem as quer evitar.
FullElectric Escreveu:
08 abr 2021, 21:31
Mais um exemplo
Eu chego às 9:45, encontro o posto livre, o ponho à carga.
Uma reserva chega às 10:00, diz "eu reservei para as 10 tem que sair"
Espetáculo
Exemplo forçado. Em qualquer prestação de serviços que justifica um sistema de reservas não funciona assim, porque teria de ser assim nas reservas de postos de carregamento de VEs?

Há algoritmos ou criam-se para cada finalidade e atividade tendo objetivamente presentes a vontade do prestador de serviço no sentido de rentabilização do seu investimento, carteira de clientes ou qualidade de serviço, tudo isto de forma dinâmica considerando por exemplo a procura momentânea ou cíclica e quando existam um ou vários postos a alocação dos mesmos.
BrunoAlves Escreveu:
09 abr 2021, 00:03
...
O carro é um meio de nos levar de A para B, na altura que nós precisamos de ir de A para B. A volatilidade disto é incomparável a qualquer outro tipo de marcação. Seria sempre, sempre uma marcação de 15-30min à frente, que teria sempre como única finalidade sobrepor o nosso interesse ao de outro alguém. Para cumprir o mesmo fim, que era o de nos continuar a ir até B.
Precisamente, quando queremos evitar "volatilidade", reservamos.
Eu sei que tenho autonomia para 100 km e reservo um posto, sei que quando chegar está livre e carrego. Se não puder reservar e não antecipei, levo o meu fóssil porque tenho a certeza que vou conseguir atestar, sem reserva.

Passamos o dia, a vida, a sobrepor o nosso interesse ao de outro alguém, na vida em sociedade, há quem resigne se afaste mas isso é outra discussão. Se ocupamos um lugar o outro não o pode ocupar simultaneamente, é básico. Se formos para uma fila, estamos a sobrepor o nosso interesse ao interesse de quem vem a seguir. O que importa é que todas as opções estejam ao alcance de todos ou pleo menos dos que querem integrar as regras e o sistema.
Nonnus Escreveu:
09 abr 2021, 08:44
JLMF Escreveu:
08 abr 2021, 20:40
Não sei onde atesta o depósito ou que supermercados frequenta mas se essas duas tarefas lhe resultam tão imprevisíveis como encontrar um posto de carregamento de VE livre no quotidiano ou em viagem e ocupam tanto tempo na sua agenda diária como o carregamento do seu VE num posto da rede pública talvez fosse melhor mudar de estação de serviço ou de supermercado.
Podemos usar o mesmo argumento para o carregamento. Se você encontra os postos de carregamentos sempre ocupados que justifiquem a marcação, talvez seja melhor procurar outros. :idea:
Pois, voltamos ao mesmo regresso ao futuro em que equiparamos na realidade atual um abastecimento de gasolina com um recarregamento de um VE. Quem o faz ou anda distraído ou já está nos anos 2030.
Alem disso escreve-se sobre pertinência de reserva de serviço e não sobre métodos de abastecimento.
Nonnus Escreveu:
09 abr 2021, 08:44
mjr Escreveu:
08 abr 2021, 22:02
Comparar com o abastecimento de combustível não faz muito sentido, um demora umas 10 vezes mais que o outro. Não há qualquer vantagem em bloquear uma bomba pois a vantagem é tão reduzida que ninguém o faria.
Aconselho-te por exemplo passares ao sábado, ou ao domingo a tarde nas bombas de gasolina do Auchan em Almada, junto ao Almada fórum para veres se faz sentido, ou não, e quem é que leva mais tempo a abastecer o carro. Isto é só mais um exemplo nesta discussão, já dei pelo menos dois exemplos de bombas de gasolina com tanta afluência que um VE consegue carregar no mesmo tempo ou mais rápido. Vais me dizer que são casos excepcionais, são, mas de certeza por este país o que não deve é faltar mais exemplos destes.

Eu não estou a falar de 1 ou 2 carros a espera para abastecer. São filas com dezenas de carros. Alguma vez se ouviu falar em marcações!
Aqui dá para perceber quem não está de acordo com eventuais reservas de postos de carregamento serão os que optam religiosamente por passar uma parte das suas tardes de fim de semana numa estação de serviço. Não tem outras opções? Não há mais estações de serviço? Não podem passar por lá noutra hora da semana? Valorizam assim tão pouco o seu tempo a alguns cêntimos por hora em produtos de qualidade mais ou menos duvidosa? Se procedem assim com fósseis, e é uma opção que respeito mas que devem assumir, não fico admirado que estejam recetivos a longas filas nos postos de carregamento, hoje e no futuro quando houver muitas opções mas optem por cumprir a procissão de fim de semana.
BrunoAlves Escreveu:
08 abr 2021, 22:18
mjr Escreveu:
08 abr 2021, 22:02
Comparar com o abastecimento de combustível não faz muito sentido, um demora umas 10 vezes mais que o outro.
Faz todo o sentido, é a mesma finalidade, meter energia no veículo que nos leva de A a B. Faz sentido comparar com quê, ir ao barbeiro? :think:

:lol: :lol: :lol: :lol:
Mais outro tiro ao lado com o argumento da "finalidade de meter energia" quando o que está em causa é a pertinência de reservas de posto para um carregamento de VE que nada tem a ver na forma e no conteúdo com o abastecimento de combustível, nem no tempo necessário, nem na estrutura existente, nem no modelo de comercialização, nem em nada.
Nonnus Escreveu:
09 abr 2021, 09:00
JLMF Escreveu:
08 abr 2021, 23:53
Há confusão, só pode, então isto da mobilidade eléctrica em Portugal está mais evoluído e eu não sabia, já igualamos em comparação e em tudo inclusivamente no tempo necessário e disponibilidade, o carregamento de um VE com um abastecimento de combustível fóssil. Bravo. Afinal viva o modelo.
Mais um vez vamos usar o mesmo argumento. Maravilha de modelo que podemos comparar o carregamento com, e passo a citar:
reserva de dentista, de consulta médica no SNS ou no privado, no restaurante, na churrasqueira take-away, na inspeção obrigatória dos veículos a combustão enquanto existirem por cá, nos serviços públicos administrativos, no táxi ou no UBER, etc., sempre que possível, detesto filas e considero sempre escolher um serviço que me permita reserva
;)

Afinal como é que ficamos? Ficamos com, eu quero-me é desenrascar os outros que se lixem. Ficam indignados quando se usa o termo pejorativo "Srs. Dr.", se refletirem um bocadinho se calhar é por causa de atitudes destas. :idea:
Para os adeptos do tudo ao molho, das filas sem fim, do desenrascanço, da incerteza de postos disponíveis em curtas e longas deslocações, de postos super ocupados durantes três ou quatro horas e desertos nas outras, da impossibilidade de programação de viagem e carregamentos e com pouco ou nada que fazer de útil com o seu tempo, ficamos como estamos satisfeitos, para quem tem por hábito organizar a sua agenda e valoriza o seu tempo e não gosta de andar em manadas, pretende que exista um sistema de reservas, acessível a todos e utilizado por quem quiser. Simples.
rimsilva Escreveu:
09 abr 2021, 10:17


Alguém no seu perfeito juizo vai arriscar perder dinheiro ao ter um posto "reservado" e receber um rol de reclamações de quem está a tentar carregar e o posto não permite? Não me parece.

Agora, nos locais onde exista maior abundância de postos não vejo qualquer problema o OPC disponibilizar mais um serviço aos seus clientes. Se tiver 10 postos, não quer dizer que o OPC vá permitir a reserva dos 10 postos ao mesmo tempo, não quer dizer que em determinadas horas de maior afluência a reserva seja permitida, etc...
Esta é uma abordagem mais racional que a dos fãs do Auchan ao fim de semana querendo passar a ideia de normalidade e comparando em termos de falta de opções e discriminação com a realidade dos carregamentos de VEs.

A opção de reserva deve ser acessível a todos que por ela queiram optar, assim como a recusa de reservar deve ser opção para todos.

Um serviço com possibilidade de reserva resulta numa maior comodidade individual e numa rentabilização de uma rede de postos evitando ou diminuindo tempos de espera e ocupação mais regular ao longo do dia dos postos, seja com uma rede escassa seja com uma rede bem desenvolvida e neste ultimo caso será mesmo um critério de rentabilização do posto por via da qualidade de serviço.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 09 abr 2021, 15:02

Nonnus Escreveu:
09 abr 2021, 14:03
mjr Escreveu:
09 abr 2021, 12:48
Quantas vezes já cheguei a um restaurante e ele tinha várias mesas livres mas disseram-me que não as podia ocupar porque estavam reservadas. Privaram-me do direito à alimentação porque uns senhores fizeram marcação e até nem pagaram nada por isso! Por alguns pontos de vista talvez seja melhor proibir as reservas nos restaurantes...
É aqui que eu não consigo perceber alguns pontos de vista. Não faz sentido comparar abastecimentos de veículos, mas ao mesmo tempo faz sentido ir buscar exemplos como o do restaurante. :think:

Tu chegas ao restaurante e acontece esse cenário que mencionaste. Pegas no teu carro e, nem que andes mais 50km acabas por encontrar um onde tens vagas (quem nunca!). Tu chegas a um posto de carregamento com autonomia para 20km, o próximo posto fica a 50km. Achas que estamos a falar do mesmo?

Eu não posso carregar porque tenho pessoas a minha frente, mais as reservas, mas também não me posso ir embora porque não tenho autonomia para chegar ao próximo. No caso do restaurante se quiseres esperas, se não quiseres esperar vais a outro. Não há nada que te impeça de fazer essa escolha/deslocação.

Como é fácil de perceber não concordo, mas como disse no primeiro post acerca deste assunto, daqui algum tempo vamos olhar para esta discussão e acha-la ridícula. Basta que se continue a investir no alargamento na rede, que mais casos como o do Continente apareçam, que os carros se tornem mais eficientes e isto não faz sentido nenhum. Basta olhar para a Tesla que nos pontos mais críticos tem vindo a fazer upgrades para que não haja esperas. :idea:
Lá está, para mim a questão relevante é o fator tempo e nesse aspeto uma refeição, um barbeiro, uma ida ao dentista, etc, etc, etc são comparáveis com um abastecimento de um VE. Ora bolas, nas situações ridículas de filas para abastecer em postos de combustível não fazia mais sentido haver marcações e reservas??? O critério do "chegou primeiro" é demasiado básico para uma sociedade tecnológica e em que o tempo é muito valioso para as pessoas. Para mim é, pelo menos.

No caso do restaurante claro que se estiver de carro (posso estar apeado, mas pronto) posso fazer 5, 10, 50, 100km para encontrar um restaurante do meu agrado. Entretanto já perdi mais 30, 60, 90 minutos, que era o tempo que poderia esperar no tal restaurante inicial...

Esta situação aplica-se tanto agora como numa situação em que a rede é mais abundante, dar a opção de alguém poder planear a sua viagem para minimizar o tempo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Carregamento”