Gameiro101 Escreveu: ↑07 abr 2021, 12:50
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Nem todos os utilizadores tem conhecimentos para utilizar apps, nem os carros estarão preparados para reservar postos em Portugal, logo aqui vais ter descriminação entre utilizadores, é algo uma opção que eu espero que nunca chegue á luz do dia.
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Estamos a falar de reservas. Não há discriminação quando há opções.
Exemplo: É aconselhável, no mínimo, a reserva de um voo mas se alguém decide apresentar-se com as bagagens no aeroporto para adquirir bilhete, vai para a fila do balcão de venda, sujeita-se á disponibilidade e existindo vaga é-lhe vendido um bilhete. As companhias não vão desprezar as reservas porque alguém não reservou.
Quem reservou tem lugar garantido e programa a sua vida. Não precisa ser “sr. Dr.” nem “Abastado” para reservar. Não há discriminação nenhuma.
Falta vir argumentar que é discriminação uns poderem carregar em casa e outros não e como tal decretar a impossibilidade de carregar em casa ou no emprego.
As teorias absurdas e retrógradas do nivelamento por baixo para evitar “discriminações” são um dos maiores obstáculos á evolução.
FullElectric Escreveu: ↑07 abr 2021, 14:57
Penso que não nos devemos preocupar com esse tema das reservas. Isso não é assunto que contribua para os umbigos dos CEME logo não interessa.
Mas não levantemos ideias, um dia destes estão os CEME a implementar uma percentagem pelo tempo que os postos estão reservados sem fornecer energia e aí...
Também não me preocuparia. Os CEME são quem decidiria ou não de um sistema de reservas dinâmico, são quem tem a “carteira de clientes” .
Neste modelo se o OPC detivesse a possibilidade de gerir este tipo de assuntos não seria um OPC do modelo mas um posto ou rede privada.
Quando este modelo cair, porque terá de cair, parte dos OPC atuais já estarão contratualmente fidelizados com um CEME tal como os cafés e restaurantes (que investiram como os OPC) estão com as marcas e distribuidores de café.
Quando houver bastantes postos da rede pública serão os privados, talvez já maioritários, a propor um serviço de reservas como diferenciação na prestação de serviço e incremento de qualidade, isto independentemente da redução enorme dos tempos de carregamento num futuro próximo.
Há experiências internacionais na reserva de postos e das várias situações objeto de análise sobressaem em postos AC ou DC observações de veículos a carregar a 1/3 da potencia máxima do posto que para os diversos fornecedores do serviço tem repercussões díspares consoante o modo de faturação mas para os utilizadores resulta num maior tempo de espera e uma das vias estudada é a reserva possível por período máximo de tempo o que para uns resultaria no triplo da carga de energia de outros.
O alexmol neste post
viewtopic.php?f=29&t=7848&p=140885#p140885 deixou dois links e uma rápida pesquisa demonstra a atualidade do tema.
Propomos um sistema ideal de alocação e reserva para veículos elétricos (VEs) em estações de carregamento distribuídas em um ambiente urbano. O sistema atribui e reserva um espaço ideal em uma estação de carregamento com base na função de custo do usuário que combina a proximidade da localização atual (ou destino) e custo de carregamento. Nossa abordagem é motivada por um sistema semelhante que desenvolvemos para “estacionamento inteligente”, onde os recursos são vagas de estacionamento em vez de vagas de estação de recarga de VE. Resolvemos um problema de Programa Linear Inteiro Misto (MILP) em cada ponto de decisão de atribuição ao longo do tempo. A solução de cada MILP é uma alocação ótima com base nas informações do estado atual e é atualizada no próximo ponto de decisão. Estão incluídas garantias formais de que não há conflito de reserva de recursos e de que nenhum usuário é atribuído a um recurso com um valor de função de custo atual superior ao desse usuário. Os resultados da simulação são incluídos para ilustrar como nosso sistema, em comparação com processos não controlados ou abordagens baseadas em orientação, reduz o tempo médio para encontrar um espaço de carregamento e o custo do usuário associado, enquanto a capacidade geral do espaço de carregamento é utilizada de forma mais eficiente.
Uma vez que a tecnologia da eletro-mobilidade está amadurecendo rapidamente e chamando a atenção dos consumidores ano após ano, a gestão da demanda e dos processos de cobrança tem cada vez mais relevância. Hoje em dia, as empresas já testam novas tecnologias de cobrança com serviços de informação avançados. Portanto, a questão da pesquisa era como diminuir o tempo ocioso nos pontos de carregamento e torná-lo previsível, bem como aumentar a utilização da capacidade das instalações de carregamento. Neste trabalho, elaboramos um novo método de processo de reserva automática que exige notificação do usuário. O método usa informações em tempo real sobre o status e a posição do veículo. Simulamos a aplicação do método e os resultados são apresentados em detalhes. Esse novo serviço de informação baseado no método pode ser aplicado em cidades inteligentes e também ao longo das rodovias.
rimsilva Escreveu: ↑07 abr 2021, 15:41
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Os preços estão nos postos (como manda a lei) e os tarifários dos CEMEs são do conhecimento dos utilizadores por via do acordo estabelecido.
Nos combustiveis, não havendo aplicações as pessoas acabam por saber onde encontrar os preços mais baratos, no caso da ME ao fim de algum tempo também acabam por perceber quais os postos mais convenientes.
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Os preços estão nos postos, parcialmente, não como manda a lei. Deveriam estar afixados os preços finais ao consumidor, com todas as taxas e impostos incluídos relativos ao serviço global prestado/adquirido ao/pelo consumidor final.
BrunoAlves Escreveu: ↑08 abr 2021, 00:02
mjr Escreveu: ↑07 abr 2021, 22:48
Um utilizador desconhecedor do processo pode chegar ao posto e ficar surpreendido, mas o mesmo acontece em imensas situações na nossa sociedade, a começar nos restaurantes. Só vai ficar surpreendido uma vez...
Confesso que me surpreende a comparação frequente do carregamento de VEs com cabeleireiros, restaurantes, hoteis... Catano, mas não estamos a falar de andar de carro?
Catano… não, não estamos a falar de “andar de carro”, estamos a falar de possibilidade de reserva de um posto de carregamento que é um processo mais ou menos moroso, com utilização irregular e incerta dos postos de carregamento ao longo das horas do dia de forma a otimizar o tempo do utilizador, evitar aglomerações espontâneas nos postos otimizando igualmente ao longo do dia a utilização destes.
Estamos a falar, eventualmente e de forma dinâmica da alocação de parte dos postos a um sistema de reservas para evitar ou minimizar horas de ponta na utilização ou pelo menos ajudar quem as quer evitar.
FullElectric Escreveu: ↑08 abr 2021, 21:31
Mais um exemplo
Eu chego às 9:45, encontro o posto livre, o ponho à carga.
Uma reserva chega às 10:00, diz "eu reservei para as 10 tem que sair"
Espetáculo
Exemplo forçado. Em qualquer prestação de serviços que justifica um sistema de reservas não funciona assim, porque teria de ser assim nas reservas de postos de carregamento de VEs?
Há algoritmos ou criam-se para cada finalidade e atividade tendo objetivamente presentes a vontade do prestador de serviço no sentido de rentabilização do seu investimento, carteira de clientes ou qualidade de serviço, tudo isto de forma dinâmica considerando por exemplo a procura momentânea ou cíclica e quando existam um ou vários postos a alocação dos mesmos.
BrunoAlves Escreveu: ↑09 abr 2021, 00:03
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O carro é um meio de nos levar de A para B, na altura que nós precisamos de ir de A para B. A volatilidade disto é incomparável a qualquer outro tipo de marcação. Seria sempre, sempre uma marcação de 15-30min à frente, que teria sempre como única finalidade sobrepor o nosso interesse ao de outro alguém. Para cumprir o mesmo fim, que era o de nos continuar a ir até B.
Precisamente, quando queremos evitar "volatilidade", reservamos.
Eu sei que tenho autonomia para 100 km e reservo um posto, sei que quando chegar está livre e carrego. Se não puder reservar e não antecipei, levo o meu fóssil porque tenho a certeza que vou conseguir atestar, sem reserva.
Passamos o dia, a vida, a sobrepor o nosso interesse ao de outro alguém, na vida em sociedade, há quem resigne se afaste mas isso é outra discussão. Se ocupamos um lugar o outro não o pode ocupar simultaneamente, é básico. Se formos para uma fila, estamos a sobrepor o nosso interesse ao interesse de quem vem a seguir. O que importa é que todas as opções estejam ao alcance de todos ou pleo menos dos que querem integrar as regras e o sistema.
Nonnus Escreveu: ↑09 abr 2021, 08:44
JLMF Escreveu: ↑08 abr 2021, 20:40
Não sei onde atesta o depósito ou que supermercados frequenta mas se essas duas tarefas lhe resultam tão imprevisíveis como encontrar um posto de carregamento de VE livre no quotidiano ou em viagem e ocupam tanto tempo na sua agenda diária como o carregamento do seu VE num posto da rede pública
talvez fosse melhor mudar de estação de serviço ou de supermercado.
Podemos usar o mesmo argumento para o carregamento. Se você encontra os postos de carregamentos sempre ocupados que justifiquem a marcação, talvez seja melhor procurar outros.
Pois, voltamos ao mesmo regresso ao futuro em que equiparamos na realidade atual um abastecimento de gasolina com um recarregamento de um VE. Quem o faz ou anda distraído ou já está nos anos 2030.
Alem disso escreve-se sobre pertinência de reserva de serviço e não sobre métodos de abastecimento.
Nonnus Escreveu: ↑09 abr 2021, 08:44
mjr Escreveu: ↑08 abr 2021, 22:02
Comparar com o abastecimento de combustível não faz muito sentido, um demora umas 10 vezes mais que o outro. Não há qualquer vantagem em bloquear uma bomba pois a vantagem é tão reduzida que ninguém o faria.
Aconselho-te por exemplo passares ao sábado, ou ao domingo a tarde nas bombas de gasolina do Auchan em Almada, junto ao Almada fórum para veres se faz sentido, ou não, e quem é que leva mais tempo a abastecer o carro. Isto é só mais um exemplo nesta discussão, já dei pelo menos dois exemplos de bombas de gasolina com tanta afluência que um VE consegue carregar no mesmo tempo ou mais rápido. Vais me dizer que são casos excepcionais, são, mas de certeza por este país o que não deve é faltar mais exemplos destes.
Eu não estou a falar de 1 ou 2 carros a espera para abastecer. São filas com dezenas de carros. Alguma vez se ouviu falar em marcações!
Aqui dá para perceber quem não está de acordo com eventuais reservas de postos de carregamento serão os que optam religiosamente por passar uma parte das suas tardes de fim de semana numa estação de serviço. Não tem outras opções? Não há mais estações de serviço? Não podem passar por lá noutra hora da semana? Valorizam assim tão pouco o seu tempo a alguns cêntimos por hora em produtos de qualidade mais ou menos duvidosa? Se procedem assim com fósseis, e é uma opção que respeito mas que devem assumir, não fico admirado que estejam recetivos a longas filas nos postos de carregamento, hoje e no futuro quando houver muitas opções mas optem por cumprir a procissão de fim de semana.
BrunoAlves Escreveu: ↑08 abr 2021, 22:18
mjr Escreveu: ↑08 abr 2021, 22:02
Comparar com o abastecimento de combustível não faz muito sentido, um demora umas 10 vezes mais que o outro.
Faz todo o sentido, é a mesma finalidade, meter energia no veículo que nos leva de A a B. Faz sentido comparar com quê, ir ao barbeiro?
Mais outro tiro ao lado com o argumento da "finalidade de meter energia" quando o que está em causa é a pertinência de reservas de posto para um carregamento de VE que nada tem a ver na forma e no conteúdo com o abastecimento de combustível, nem no tempo necessário, nem na estrutura existente, nem no modelo de comercialização, nem em nada.
Nonnus Escreveu: ↑09 abr 2021, 09:00
JLMF Escreveu: ↑08 abr 2021, 23:53
Há confusão, só pode, então isto da mobilidade eléctrica em Portugal está mais evoluído e eu não sabia, já igualamos em comparação e em tudo inclusivamente no tempo necessário e disponibilidade, o carregamento de um VE com um abastecimento de combustível fóssil. Bravo. Afinal viva o modelo.
Mais um vez vamos usar o mesmo argumento. Maravilha de modelo que podemos comparar o carregamento com, e passo a citar:
reserva de dentista, de consulta médica no SNS ou no privado, no restaurante, na churrasqueira take-away, na inspeção obrigatória dos veículos a combustão enquanto existirem por cá, nos serviços públicos administrativos, no táxi ou no UBER, etc., sempre que possível, detesto filas e considero sempre escolher um serviço que me permita reserva
Afinal como é que ficamos? Ficamos com, eu quero-me é desenrascar os outros que se lixem. Ficam indignados quando se usa o termo pejorativo "Srs. Dr.", se refletirem um bocadinho se calhar é por causa de atitudes destas.
Para os adeptos do tudo ao molho, das filas sem fim, do desenrascanço, da incerteza de postos disponíveis em curtas e longas deslocações, de postos super ocupados durantes três ou quatro horas e desertos nas outras, da impossibilidade de programação de viagem e carregamentos e com pouco ou nada que fazer de útil com o seu tempo, ficamos como estamos satisfeitos, para quem tem por hábito organizar a sua agenda e valoriza o seu tempo e não gosta de andar em manadas, pretende que exista um sistema de reservas, acessível a todos e utilizado por quem quiser. Simples.
rimsilva Escreveu: ↑09 abr 2021, 10:17
Alguém no seu perfeito juizo vai arriscar perder dinheiro ao ter um posto "reservado" e receber um rol de reclamações de quem está a tentar carregar e o posto não permite? Não me parece.
Agora, nos locais onde exista maior abundância de postos não vejo qualquer problema o OPC disponibilizar mais um serviço aos seus clientes. Se tiver 10 postos, não quer dizer que o OPC vá permitir a reserva dos 10 postos ao mesmo tempo, não quer dizer que em determinadas horas de maior afluência a reserva seja permitida, etc...
Esta é uma abordagem mais racional que a dos fãs do Auchan ao fim de semana querendo passar a ideia de normalidade e comparando em termos de falta de opções e discriminação com a realidade dos carregamentos de VEs.
A opção de reserva deve ser acessível a todos que por ela queiram optar, assim como a recusa de reservar deve ser opção para todos.
Um serviço com possibilidade de reserva resulta numa maior comodidade individual e numa rentabilização de uma rede de postos evitando ou diminuindo tempos de espera e ocupação mais regular ao longo do dia dos postos, seja com uma rede escassa seja com uma rede bem desenvolvida e neste ultimo caso será mesmo um critério de rentabilização do posto por via da qualidade de serviço.