Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
cfvp
Mensagens: 1649
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 03 dez 2021, 19:15

BrunoAlves Escreveu:
03 dez 2021, 18:14
Pois então que numa conversa no FB surge que a primeira parte já está a caminho: a rede Continente está no processo de integração da rede pública. Quando a Tesla mandar a rede abaixo em Portugal começo a ler as mãos gratuitamente aos membros do fórum :mrgreen: :mrgreen:
fb.jpg
Quem é que confirmou?
Bem mas não me admira, é uma tristeza. Será que o Continente vai continuar a providenciar um sistema alternativo? :twisted:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 03 dez 2021, 19:18

Brunus Escreveu:
03 dez 2021, 18:44
Acredito mais facilmente na possibilidade de os SuCs voltarem a ser gratuitos, e de um lobbying junto da UE por parte da Tesla para haver uma uniformização das regras em toda a UE.

Tem que ser a UE a acabar com este modelo, ou pelo menos, permitir que possam existir outros modelos e redes privadas, porque está visto que cá não há ninguém com vontade em fazê-lo.
x2
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 03 dez 2021, 19:23

Brunus Escreveu:
03 dez 2021, 18:44
Acredito mais facilmente na possibilidade de os SuCs voltarem a ser gratuitos, e de um lobbying junto da UE por parte da Tesla para haver uma uniformização das regras em toda a UE.

Tem que ser a UE a acabar com este modelo, ou pelo menos, permitir que possam existir outros modelos e redes privadas, porque está visto que cá não há ninguém com vontade em fazê-lo.
Desde longa data que anseio por essa intervenção da UE (já o referi algumas vezes também), porque efectivamente internamente não se vê vontade de mudar, bem pelo contrário há muita gente ligada à ME que acha este modelo como a melhor solução.

Também sou da opinião que o mais provavel é a Tesla voltar a colocar os Sucs gratuitos, seguindo aquilo que já fez no passado quando tento "ludibriar" os incentivos fiscais definidos na lei em Portugal.

Quanto ao Continente, se for verdade a integração na rede pública, com a consequente subida nos preços (já que não acredito que passem a oferecer os carregamentos), só espero que façam agora o que deveriam ter feito logo de inicio, que é lutar pela alteração da lei de forma a que todos possam excercer livremente a actividade de operador de posto de carregamentos, comprando a energia ao melhor preço ou produzindo a sua própria energia.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6360
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 03 dez 2021, 21:39

rimsilva Escreveu:
03 dez 2021, 19:23
Desde longa data que anseio por essa intervenção da UE
Não há nenhuma intervenção, aceitemos. A UE tem planos para implementar o "roaming europeu" (saíram notícias nesse sentido há uns tempos) por isso está tudo como peixe na água.
Parece que ninguém na UE sabe o que é Visa, mas é o que é. :doh:
rimsilva Escreveu:
03 dez 2021, 19:23
Também sou da opinião que o mais provavel é a Tesla voltar a colocar os Sucs gratuitos
Já se discutiu no tópico dos SuC: o Sérgio Magno (que é alguém que sabe da poda, todos concordamos) já disse que isso não é solução. E também acho que não, afinal há várias razões entidades prontinhas a facturar com investimento alheio, sob a capa do "cumprir" a legislação.
A minha aposta continua feita.

Para já, aguardemos pelo desenrolar da situação do continente. Eu tenho um carregamento de 12kWh por 30cts (não é por kWh, é preço total), quero ver depois da integração como é que isto é possível.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1649
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 03 dez 2021, 22:40

BrunoAlves mas a confirmação veio do Continente? Não percebi.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6360
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 03 dez 2021, 22:46

Veio de alguém que está muito por dentro destes meandros ;)
É fidedigno ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 04 dez 2021, 07:59

Não posso confirmar… mas a integração na rede pública mantendo o atual serviço Plug and Charge parece-me uma excelente solução.

A Tesla poderia fazer o mesmo, quem sabe até com a MOBI.E a permitir não ter leitor RFID, mas o problema principal será fazer com que a Tesla aloque recursos para isso. Se para passar faturas legais foi o que foi, imagino isto…
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

LFN
Mensagens: 397
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por LFN » 04 dez 2021, 17:11

mjr Escreveu:
04 dez 2021, 07:59
Não posso confirmar… mas a integração na rede pública mantendo o atual serviço Plug and Charge parece-me uma excelente solução.

A Tesla poderia fazer o mesmo, quem sabe até com a MOBI.E a permitir não ter leitor RFID, mas o problema principal será fazer com que a Tesla aloque recursos para isso. Se para passar faturas legais foi o que foi, imagino isto…
Excelente em que aspeto? Pagares o dobro pelo mesmo serviço?

LFN
Mensagens: 397
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por LFN » 04 dez 2021, 17:17

Quanto à Tesla, vejo dois caminhos extremos. Ou conseguem convencer a que no âmbito da lei atual ou com alguma pequena alteração se mantenha o conceito de rede privada, e nesse caso terá de ficar apenas para a marca e fica de fora a abertura a outras marcas em Portugal, ou a Tesla avança com a integração na mobi.e, constituindo-se como CEME e OPC, e abrindo a rede na totalidade às restantes marcas. Nesta segunda hipótese o maior desafio será a integração com os protocolos de rede da mobi-e, no que respeita aos utilizadores basta a app atual com cartão de crédito associado.

Vamos ver. Espero que esta passividade pública que se arrasta há meses esconda atividade intensa de bastidores que leve a algum lado.

JLMF
Mensagens: 86
Registado: 28 set 2020, 17:45
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por JLMF » 04 dez 2021, 20:29

mjr Escreveu:
04 dez 2021, 07:59
Não posso confirmar… mas a integração na rede pública mantendo o atual serviço Plug and Charge parece-me uma excelente solução.

A Tesla poderia fazer o mesmo, quem sabe até com a MOBI.E a permitir não ter leitor RFID, mas o problema principal será fazer com que a Tesla aloque recursos para isso. Se para passar faturas legais foi o que foi, imagino isto…
E acabar coma rede pública e colocar os OPCs a comprar e vender (e eventualmente a produzir) eletricidade tal como o Continente ou a Tesla ainda fazem em Portugal e os seus semelhantes fazem noutros países sem "MODELO"?

Parece que há ainda muita mentalidade nacionalizadora da economia, contra a iniciativa privada e dependente do Estado. :o
Em Portugal o estado não consegue assegurar convenientemente o que constitucionalmente deveria assumir, saúde, educação, habitação, justiça chegando até a delegar em privados mas há cidadãos que vêem a atividade de carregamento de veículos elétricos como a prioridade Estatal inquestionável e em exclusividade monopolista.

Responder

Voltar para “Carregamento”