Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por migle » 10 jul 2019, 19:41

frankesousa Escreveu:
10 jul 2019, 00:48
Mas, não está lá escrito que só pode estar ligado á MobiE em exclusivo! (Ou está e eu não vi?)
:lol:
É bastante engraçado, e eu também diria que é um buraco na lei que tu descobriste.

A questão está em quem é que vai fundar o seu negócio numa omissão da lei, sabendo que podem depois alterá-la para clarificar a situação, seria lutar contra um governo...
BrunoFonseca Escreveu:
10 jul 2019, 15:45
É possivel que um OPC que faça isso veja a sua licença revogada.
Não me parece. Pela letra da lei, a situação não é sequer ilegal. Como é que poderia haver uma punição assim por uma situação que não está lá explícita? Mas eu também não estudei direito.

Vamos ver como vai acontecer. Vai certamente acontecer mais cedo ou mais tarde. Vamos ver o que acontece primeiro, se é mudarem a lei, que seria reconhecer que na prática este modelo tem defeitos, ou se é esses artigos tornarem-se letra morta.

Também a situação de ser um posto de acesso público ou um posto num local de acesso público, é outra coisa pouco clara que também podia ser aproveitada.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por mjr » 10 jul 2019, 20:39

Segundo me disse o meu advogado sobre um outro assunto relacionado com um contrato, não podemos ler as leis ou os contratos como engenheiros. Ou seja, não tem que estar preto no branco todas as situações cobertas pois é para isso que servem os juízes e os advogados :mrgreen:
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por frankesousa » 10 jul 2019, 20:52

Sem problema, pelos vistos, segundo a erse, a Mobie não tem que cumprir regras por isso está tudo, os OPC também não têm :lol: :lol:

viewtopic.php?f=29&t=7442&start=1360#p123662
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por rimsilva » 29 jul 2019, 17:51

Já são tantos tópicos a falar do mesmo assunto que já me perdi e não sei onde falei sobre este ponto, mas tenho referido que não podemos deixar de procurar todos os meios possíveis para que o actual panorama negro da ME caia no esquecimento.

Lembro-me de ter sugerido que fossem criadas registadas reclamações no portal da queixas para tentar chamar a atenção da comunicação social, e eis que, recebi à pouco uma chamada de alguém do portal das queixas a perguntar se poderia dar o meu contacto à TVI, uma vez que ao ler o meu comentário (e de muitos outros utilizadores) decidiram fazer uma reportagem sobre o assunto.

Não sei se mais alguém daqui foi contactado, mas estejam atentos, na próxima semana deverá haver novidades.

ramscosta
Mensagens: 82
Registado: 03 jun 2018, 22:48
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por ramscosta » 29 jul 2019, 22:35

rimsilva Escreveu:
29 jul 2019, 17:51
Já são tantos tópicos a falar do mesmo assunto que já me perdi e não sei onde falei sobre este ponto, mas tenho referido que não podemos deixar de procurar todos os meios possíveis para que o actual panorama negro da ME caia no esquecimento.

Lembro-me de ter sugerido que fossem criadas registadas reclamações no portal da queixas para tentar chamar a atenção da comunicação social, e eis que, recebi à pouco uma chamada de alguém do portal das queixas a perguntar se poderia dar o meu contacto à TVI, uma vez que ao ler o meu comentário (e de muitos outros utilizadores) decidiram fazer uma reportagem sobre o assunto.

Não sei se mais alguém daqui foi contactado, mas estejam atentos, na próxima semana deverá haver novidades.
Boas

Eu também recebi hoje a mesma chamada... Vamos ver o que diz a TVI... Mas vai ser lindo :) Moro num concelho que há apenas 1 posto publico que funciona apenas e so 1 tomada... lol. Descloco-me diariamente para outro concelho onde trabalho onde existem Zero postos publicos... É assim o interior...

ruramos
Mensagens: 564
Registado: 07 jul 2017, 16:22
Data de fabrico: 13 jan 2019
Capacidade bateria: 64kWh

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por ruramos » 29 jul 2019, 22:57

Aproveitem está oportunidade para dizer a verdade.. espero que depois na reportagem não mandem areia para os olhos.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por BrunoAlves » 29 jul 2019, 23:04

Seria importante uma estratégia para o que se vai dizer. Se começarem a disparar em todos os sentidos, dão à MobiE a folga que não merece:
- falta de postos aqui e ali é vago porque isso depende de concursos públicos ou investimento privado, que não são eles que controlam.
- modelo de pagamentos estúpido, não são eles que definem (aliás, foi uma bela safa no ENVE).

Na minha opinião, seria fundamental focar naquilo que é exclusivamente má gestão e incompetência deles:
- apagões. Apagões e apagões. Já falei em apagões?
- whitelist. Mentira. Não há whitelist nenhuma, só de acessos recentes, daí que os Uber e afins não darem pela falha, só famílias apeadas nas auto estradas (sim, algum dramatismo)
- postos avariados, reparados e novamente avariados. Postos pouco fiáveis. Isso sim já é da MobiE porque pagou uma pipa de massa de dinheiro público para pouco resultado prático.

Realçar a inutilidade que a entidade representa, o modelo que claramente prejudica as pessoas, etc.

Os meus 2 cêntimos. Apertem com eles!
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por rimsilva » 30 jul 2019, 09:56

A mobi.e é a face visível de algo que funciona muito mal e que tem de acabar.

também concordo que entrar pelo caminho da critica só pela critica não leva a lado nenhum, é preciso dar exemplos concretos e situações que são inegáveis.

- A rede piloto mobi.e é objecto de queixas constantes como demonstra o portal das queixas, foi realizado um contrato de 570.000€ com a Efacec mobilty que não resolveu os problemas, uma vez que os postos passaram a estar mais tempo desligados do que a funcionar. Muitos desses postos foram substituídos e passaram meses desligados a aguardar o processo burocrático de instalação.

- A CM de Gaia deve ser talvez a autarquia no pais que mais tem feito pela ME e está disposta a partilhar a sua experiência para mudar a situação atual.

- Certamente que a CM de Famalicão também pode ajudar a explicar o que se passa com a instalação dos 2 postos (PCR e PCN).
- Talvez seja interessante procurar saber mais sobre o que aconteceu com os postos da A3.
- A rede de carregamento é totalmente deficitária em função dos VE's existentes e totalmente desproporcionada/desadequada para quem se quer deslocar pelo pais inteiro;
- Os apoios nacionais e comunitários só têm servido para instalar postos em locais rentáveis logo à partida, onde os operadores teriam interesse de investir sem o apoio de subsídios. Desta forma, não há investimento em locais e AE do interior.
- O modelo de pagamento é excessivamente complexo, uma vez que o preço final do carregamento é compostos por diversas parcelas, energia+serviço de carregamento+impostos
- Entidade gestores da rede que não comunica aos utentes as intervenções na rede, que tem chegado a ficar indisponível mais de 12h, deixando famílias horas à espera nas AE e obrigando a chamar reboques para podem chegar a casa.
Estes alguns dos tópicos mais importantes, que vou tentar tornar mais claros, mostrando exemplos.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por BrunoFonseca » 30 jul 2019, 17:45

Como se o CEME não estivessem a levar a grande fatia dos proveitos da ME, toma lá mais um aumento...
A EDP acabou de comunicar um aumento superior a 4,9% no seu tarifario devido à TAR.
Assim passam de um tarifario de 0,2001€/kWh (0,1601€/kWh para clientes domesticos) para 0,2100€/kWh (ou 0,1680).
A este valor acresce o IVA, ficando o preço por kWh a 0,2583 (ou 0,2066)

Isto tudo quando se fala que com os leilões das renovaveis o preço por kWh fica na ordem do 2 cêntimos...

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Mobilidade eléctrica ficará comprometida em poucos meses

Mensagem por FullElectric » 30 jul 2019, 20:16

BrunoFonseca Escreveu:
30 jul 2019, 17:45
Como se o CEME não estivessem a levar a grande fatia dos proveitos da ME, toma lá mais um aumento...
A EDP acabou de comunicar um aumento superior a 4,9% no seu tarifario devido à TAR.
Assim passam de um tarifario de 0,2001€/kWh (0,1601€/kWh para clientes domesticos) para 0,2100€/kWh (ou 0,1680).
A este valor acresce o IVA, ficando o preço por kWh a 0,2583 (ou 0,2066)

Isto tudo quando se fala que com os leilões das renovaveis o preço por kWh fica na ordem do 2 cêntimos...
Bruno, tu não estás a ver bem a coisa. Este é o preço da energia da EDP para os carros elétricos. A EDP tem custos elevadíssimos para fabricar eletrões mais vitaminados para maior eficiência nos motores dos VE :lol:
Devem ter energia especial para carros :o

Responder

Voltar para “Carregamento”