EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)
- BrunoAlves
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EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)
Boas,
(não sei se este é o sítio mais indicado para este tópico...)
Ainda a recolher informação para a provável compra de um VE, gostaria de recolher opiniões e testemunhos dos membros acerca dos respectivos fornecimentos de electricidade.
Eu tenho contrato com a EDP, 6.9kVA de potência instalada e bi-horário na opção de "Ciclo semanal". A potência contratada que tenho dá perfeitamente para o carregamento a 10 ou 16A, para os 32A já nem por isso E aí a primeira pergunta: que potência contratada têm?
A EDP tem umas soluções de mobilidade eléctrica --> https://energia.edp.pt/particulares/ser ... -eletrica/
O tarifário de mobilidade verde é vantajoso? Parece-me bastante bom, a menos que eu não tenha visto o elefante na sala
O "posto de carregamento" deles vale a pena? São 49€ * 22 meses. Pelo que tenho lido o EVSE portátil devia ser para utilização pontual mas, se vier a ter um VE, 90+% das vezes vai carregar em casa. Opiniões?
edit: já depois de ter colocado este post, fui comparar a tarifa proposta com a com a minha ultima factura. O tarifário carrega mais na potência contratada e no "normal", melhor no económico. Neste momento sem VE a comparação é quase ridícula, com VE a coisa torna-se obviamente mais simpática. Ainda assim...
(não sei se este é o sítio mais indicado para este tópico...)
Ainda a recolher informação para a provável compra de um VE, gostaria de recolher opiniões e testemunhos dos membros acerca dos respectivos fornecimentos de electricidade.
Eu tenho contrato com a EDP, 6.9kVA de potência instalada e bi-horário na opção de "Ciclo semanal". A potência contratada que tenho dá perfeitamente para o carregamento a 10 ou 16A, para os 32A já nem por isso E aí a primeira pergunta: que potência contratada têm?
A EDP tem umas soluções de mobilidade eléctrica --> https://energia.edp.pt/particulares/ser ... -eletrica/
O tarifário de mobilidade verde é vantajoso? Parece-me bastante bom, a menos que eu não tenha visto o elefante na sala
O "posto de carregamento" deles vale a pena? São 49€ * 22 meses. Pelo que tenho lido o EVSE portátil devia ser para utilização pontual mas, se vier a ter um VE, 90+% das vezes vai carregar em casa. Opiniões?
edit: já depois de ter colocado este post, fui comparar a tarifa proposta com a com a minha ultima factura. O tarifário carrega mais na potência contratada e no "normal", melhor no económico. Neste momento sem VE a comparação é quase ridícula, com VE a coisa torna-se obviamente mais simpática. Ainda assim...
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Re: EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)
Os 6,9kva com ciclo semanal é precisamente o que eu tenho. No meu caso é suficiente para carregar 2 carros a 10ah. Na EDP o tarifário mais vantajoso é o Energy2move, no entanto a Ylce tem preços muito competitivos. O evse da EDP na minha opinião não compensa, sempre usei o evse de origem de 10ah, quando comprar, será portátil e com a possibilidade de escolher potencia de carga. Com 2 VEs os meus consumos mensais rondam os 100kwh no horário normal e os 600kwh no económico.
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Re: EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)
Isso são preços já com iva ?
- BrunoAlves
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Re: EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)
Não, não são. É tirado do PDF deles e da minha facturaricardot Escreveu:Isso são preços já com iva ?
Lá em casa não há gás e a factura da EDP já não é muito simpática A minha ultima factura são ~~700kWh de 2 meses com um perfil de utilização 50/50 entre o cheio e o vazio.marcopns Escreveu:Os 6,9kva com ciclo semanal é precisamente o que eu tenho. No meu caso é suficiente para carregar 2 carros a 10ah. Na EDP o tarifário mais vantajoso é o Energy2move, no entanto a Ylce tem preços muito competitivos. O evse da EDP na minha opinião não compensa, sempre usei o evse de origem de 10ah, quando comprar, será portátil e com a possibilidade de escolher potencia de carga.
Mas sim, já me apontaram outras alternativas, muito mais em conta às da EDP.
O tarifário energy2move é o que usei para comparação
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Re: EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)
Olá margarett, o fornecimento de energia em si não é algo que tenha que pensar muito, já que pode ser alterado a qualquer momento e de forma relativamente rápida. O mais importante é vir o carro e validar quais os periodos de carregamento em casa, se for totalmente flexivel pode delegar a noite para fazer a carga do carro e assim há uma clara vantagem para tarifa bi- ou tri- horária. Se não for flexivel e tiver que carregar durante o dia a melhor tarifa é mesmo a simples. Por isso tudo depende de fatores pessoais.
Quanto ao EVSE acho fundamental ter um em casa fixo para usufruir da experiencia completa. Chega a casa, sai do carro e qualquer um pode ir ligar a ficha para o por à carga. Uma vez que os EVSE's são relativamente caros, muitos preferem usar o original da marca ou comprar outro portátil, colocado no ponto de carregamento pronto a funcionar. Assim sempre dá para o levar em algum passeio mais longo. Tem a desvantagem de normalmente passar a ser só uma pessoa a tratar dos carregamento do carro, como é o meu caso.
Não se precipite a fazer alterações agora, pelo menos de potencia contratada, o mais importante para quem está para adquirir um VE, no caso da energia, é mesmo tratar do futuro ponto de carregamento do carro: verificar se a tomada onde o carro vai carregar é boa, se tem fios com secção apropriada, se pode derivar um circuito direto do quadro para usar a potencia toda no futuro, etc...
Quanto ao EVSE acho fundamental ter um em casa fixo para usufruir da experiencia completa. Chega a casa, sai do carro e qualquer um pode ir ligar a ficha para o por à carga. Uma vez que os EVSE's são relativamente caros, muitos preferem usar o original da marca ou comprar outro portátil, colocado no ponto de carregamento pronto a funcionar. Assim sempre dá para o levar em algum passeio mais longo. Tem a desvantagem de normalmente passar a ser só uma pessoa a tratar dos carregamento do carro, como é o meu caso.
Não se precipite a fazer alterações agora, pelo menos de potencia contratada, o mais importante para quem está para adquirir um VE, no caso da energia, é mesmo tratar do futuro ponto de carregamento do carro: verificar se a tomada onde o carro vai carregar é boa, se tem fios com secção apropriada, se pode derivar um circuito direto do quadro para usar a potencia toda no futuro, etc...
Re: EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)
Concordo com aquilo que os colegas foristas escreveram. Acrescento apenas que tenho ylce bi horário e apenas 15A em casa, com tomada dedicada na garagem. Chega e sobra, porque das raras vezes que carrega em casa, é quando estamos a descansar, logo usa-se a potência toda e no período mais barato.
Eu também comprava um evse portátil regulável, ou um fixo a excelente preço
Eu também comprava um evse portátil regulável, ou um fixo a excelente preço
- BrunoAlves
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Re: EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)
Boa tarde.
Esta parte está garantida. A ideia era mesmo ter uma ideia das experiências dos restantes utilizadores. Como já disse, tenho bi-horário com um perfil actual de 50/50 e tenho garagem, o período de carregamento é perfeitamente à vontade.Apr Escreveu:Olá margarett, o fornecimento de energia em si não é algo que tenha que pensar muito(...)
Além do preço, vai ser seguramente o "pormaior" a decidir entre um carregador fixo ou portátil (mais barato). Ou então ensinar a esposa a usá-lo (e quem é que me ensina a mim? )Apr Escreveu:Quanto ao EVSE acho fundamental ter um em casa fixo para usufruir da experiencia completa. (...) Tem a desvantagem de normalmente passar a ser só uma pessoa a tratar dos carregamento do carro, como é o meu caso.
Este sim é o ponto fundamental e já está em marcha, fruto do que fui lendo aqui no fórum. Tenho uma ligação do QE do apartamento até ao QE da garagem em cabo de 4mm^2 com disjuntor térmico (não me lembro da corrente nominal mas acho que é 30A) e do QE da garagem vou instalar uma tomada CEE também com cabo de 4mm^2 e disjuntor próprio.Apr Escreveu:verificar se a tomada onde o carro vai carregar é boa, se tem fios com secção apropriada, se pode derivar um circuito direto do quadro para usar a potencia toda no futuro, etc...
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Re: EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)
Se for monofásico...margarett Escreveu:
Eu tenho contrato com a EDP, 6.9kVA de potência instalada e bi-horário na opção de "Ciclo semanal". A potência contratada que tenho dá perfeitamente para o carregamento a 10 ou 16A, para os 32A já nem por isso
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Re: EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)
É muito simples, pelo histório de vários utilizadores teremos:
- Carregador EDP/Efacec é muito caro. Só compensa porque se pode pagar em prestações, mesmo assim vai demorar meses a ser instalado (e em muitos casos dar problemas).
- 1º ano: EDP energy2move, no qual com VE novo, compensa os 40€ de desconto que vão fazer nas 10 primeiras faturas.
- Restantes anos: manter EDP energy2move (eu mantive) ou mudar para YLCE (poupa-se mensalmente uns cêntimos ou 1 ou 2 euros dependentemente do uso em ciclo cheio).
- Carregador EDP/Efacec é muito caro. Só compensa porque se pode pagar em prestações, mesmo assim vai demorar meses a ser instalado (e em muitos casos dar problemas).
- 1º ano: EDP energy2move, no qual com VE novo, compensa os 40€ de desconto que vão fazer nas 10 primeiras faturas.
- Restantes anos: manter EDP energy2move (eu mantive) ou mudar para YLCE (poupa-se mensalmente uns cêntimos ou 1 ou 2 euros dependentemente do uso em ciclo cheio).
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
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Re: EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)
ou compras outro Ve no segundo ano e continuas a usufruir do desconto de 40eurost3lmo Escreveu:É muito simples, pelo histório de vários utilizadores teremos:
- Carregador EDP/Efacec é muito caro. Só compensa porque se pode pagar em prestações, mesmo assim vai demorar meses a ser instalado (e em muitos casos dar problemas).
- 1º ano: EDP energy2move, no qual com VE novo, compensa os 40€ de desconto que vão fazer nas 10 primeiras faturas.
- Restantes anos: manter EDP energy2move (eu mantive) ou mudar para YLCE (poupa-se mensalmente uns cêntimos ou 1 ou 2 euros dependentemente do uso em ciclo cheio).
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
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