EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6364
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)

Mensagem por BrunoAlves » 02 mai 2016, 00:31

Boas,

(não sei se este é o sítio mais indicado para este tópico...)

Ainda a recolher informação para a provável compra de um VE, gostaria de recolher opiniões e testemunhos dos membros acerca dos respectivos fornecimentos de electricidade.

Eu tenho contrato com a EDP, 6.9kVA de potência instalada e bi-horário na opção de "Ciclo semanal". A potência contratada que tenho dá perfeitamente para o carregamento a 10 ou 16A, para os 32A já nem por isso :P E aí a primeira pergunta: que potência contratada têm?

A EDP tem umas soluções de mobilidade eléctrica --> https://energia.edp.pt/particulares/ser ... -eletrica/
O tarifário de mobilidade verde é vantajoso? Parece-me bastante bom, a menos que eu não tenha visto o elefante na sala :P
O "posto de carregamento" deles vale a pena? São 49€ * 22 meses. Pelo que tenho lido o EVSE portátil devia ser para utilização pontual mas, se vier a ter um VE, 90+% das vezes vai carregar em casa. Opiniões?

edit: já depois de ter colocado este post, fui comparar a tarifa proposta com a com a minha ultima factura. O tarifário carrega mais na potência contratada e no "normal", melhor no económico. Neste momento sem VE a comparação é quase ridícula, com VE a coisa torna-se obviamente mais simpática. Ainda assim... :?
contas2.PNG
contas2.PNG (20.9 KiB) Visto 6463 vezes
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)

Mensagem por marcopns » 02 mai 2016, 09:55

Os 6,9kva com ciclo semanal é precisamente o que eu tenho. No meu caso é suficiente para carregar 2 carros a 10ah. Na EDP o tarifário mais vantajoso é o Energy2move, no entanto a Ylce tem preços muito competitivos. O evse da EDP na minha opinião não compensa, sempre usei o evse de origem de 10ah, quando comprar, será portátil e com a possibilidade de escolher potencia de carga. Com 2 VEs os meus consumos mensais rondam os 100kwh no horário normal e os 600kwh no económico.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

ricardot
Proprietário Leaf
Mensagens: 546
Registado: 25 fev 2015, 01:54
Data de fabrico: 24 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)

Mensagem por ricardot » 02 mai 2016, 10:47

Isso são preços já com iva ?
Já só quero elétricos !!
Nissan Leaf entregue a 03/2015
http://www.casataipina.com.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6364
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)

Mensagem por BrunoAlves » 02 mai 2016, 12:00

ricardot Escreveu:Isso são preços já com iva ?
Não, não são. É tirado do PDF deles e da minha factura
marcopns Escreveu:Os 6,9kva com ciclo semanal é precisamente o que eu tenho. No meu caso é suficiente para carregar 2 carros a 10ah. Na EDP o tarifário mais vantajoso é o Energy2move, no entanto a Ylce tem preços muito competitivos. O evse da EDP na minha opinião não compensa, sempre usei o evse de origem de 10ah, quando comprar, será portátil e com a possibilidade de escolher potencia de carga.
Lá em casa não há gás e a factura da EDP já não é muito simpática :P A minha ultima factura são ~~700kWh de 2 meses com um perfil de utilização 50/50 entre o cheio e o vazio.

Mas sim, já me apontaram outras alternativas, muito mais em conta às da EDP.

O tarifário energy2move é o que usei para comparação ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)

Mensagem por Apr » 02 mai 2016, 14:25

Olá margarett, o fornecimento de energia em si não é algo que tenha que pensar muito, já que pode ser alterado a qualquer momento e de forma relativamente rápida. O mais importante é vir o carro e validar quais os periodos de carregamento em casa, se for totalmente flexivel pode delegar a noite para fazer a carga do carro e assim há uma clara vantagem para tarifa bi- ou tri- horária. Se não for flexivel e tiver que carregar durante o dia a melhor tarifa é mesmo a simples. Por isso tudo depende de fatores pessoais.

Quanto ao EVSE acho fundamental ter um em casa fixo para usufruir da experiencia completa. Chega a casa, sai do carro e qualquer um pode ir ligar a ficha para o por à carga. Uma vez que os EVSE's são relativamente caros, muitos preferem usar o original da marca ou comprar outro portátil, colocado no ponto de carregamento pronto a funcionar. Assim sempre dá para o levar em algum passeio mais longo. Tem a desvantagem de normalmente passar a ser só uma pessoa a tratar dos carregamento do carro, como é o meu caso.

Não se precipite a fazer alterações agora, pelo menos de potencia contratada, o mais importante para quem está para adquirir um VE, no caso da energia, é mesmo tratar do futuro ponto de carregamento do carro: verificar se a tomada onde o carro vai carregar é boa, se tem fios com secção apropriada, se pode derivar um circuito direto do quadro para usar a potencia toda no futuro, etc...

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)

Mensagem por Fil » 02 mai 2016, 14:47

Concordo com aquilo que os colegas foristas escreveram. Acrescento apenas que tenho ylce bi horário e apenas 15A em casa, com tomada dedicada na garagem. Chega e sobra, porque das raras vezes que carrega em casa, é quando estamos a descansar, logo usa-se a potência toda e no período mais barato.

Eu também comprava um evse portátil regulável, ou um fixo a excelente preço ;)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6364
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)

Mensagem por BrunoAlves » 02 mai 2016, 14:55

Boa tarde.
Apr Escreveu:Olá margarett, o fornecimento de energia em si não é algo que tenha que pensar muito(...)
Esta parte está garantida. A ideia era mesmo ter uma ideia das experiências dos restantes utilizadores. Como já disse, tenho bi-horário com um perfil actual de 50/50 e tenho garagem, o período de carregamento é perfeitamente à vontade.
Apr Escreveu:Quanto ao EVSE acho fundamental ter um em casa fixo para usufruir da experiencia completa. (...) Tem a desvantagem de normalmente passar a ser só uma pessoa a tratar dos carregamento do carro, como é o meu caso.
Além do preço, vai ser seguramente o "pormaior" a decidir entre um carregador fixo ou portátil (mais barato). Ou então ensinar a esposa a usá-lo (e quem é que me ensina a mim? :mrgreen: :mrgreen: )
Apr Escreveu:verificar se a tomada onde o carro vai carregar é boa, se tem fios com secção apropriada, se pode derivar um circuito direto do quadro para usar a potencia toda no futuro, etc...
Este sim é o ponto fundamental e já está em marcha, fruto do que fui lendo aqui no fórum. Tenho uma ligação do QE do apartamento até ao QE da garagem em cabo de 4mm^2 com disjuntor térmico (não me lembro da corrente nominal mas acho que é 30A) e do QE da garagem vou instalar uma tomada CEE também com cabo de 4mm^2 e disjuntor próprio.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)

Mensagem por jasmim » 02 mai 2016, 15:05

margarett Escreveu:
Eu tenho contrato com a EDP, 6.9kVA de potência instalada e bi-horário na opção de "Ciclo semanal". A potência contratada que tenho dá perfeitamente para o carregamento a 10 ou 16A, para os 32A já nem por isso :P
Se for monofásico...
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 862
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)

Mensagem por t3lmo » 02 mai 2016, 15:08

É muito simples, pelo histório de vários utilizadores teremos:

- Carregador EDP/Efacec é muito caro. Só compensa porque se pode pagar em prestações, mesmo assim vai demorar meses a ser instalado (e em muitos casos dar problemas).

- 1º ano: EDP energy2move, no qual com VE novo, compensa os 40€ de desconto que vão fazer nas 10 primeiras faturas.

- Restantes anos: manter EDP energy2move (eu mantive) ou mudar para YLCE (poupa-se mensalmente uns cêntimos ou 1 ou 2 euros dependentemente do uso em ciclo cheio).
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)

Mensagem por Orlando » 02 mai 2016, 15:22

t3lmo Escreveu:É muito simples, pelo histório de vários utilizadores teremos:

- Carregador EDP/Efacec é muito caro. Só compensa porque se pode pagar em prestações, mesmo assim vai demorar meses a ser instalado (e em muitos casos dar problemas).

- 1º ano: EDP energy2move, no qual com VE novo, compensa os 40€ de desconto que vão fazer nas 10 primeiras faturas.

- Restantes anos: manter EDP energy2move (eu mantive) ou mudar para YLCE (poupa-se mensalmente uns cêntimos ou 1 ou 2 euros dependentemente do uso em ciclo cheio).
ou compras outro Ve no segundo ano e continuas a usufruir do desconto de 40euros
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Carregamento”