Continente Plug&Charge

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por FullElectric » 02 jul 2022, 14:44

O problema dos TVDE a fazer filas nos PCR Continente vai continuar. O problema está na falta de alternativa competitiva. Continente a 0,24€/kWh vs MobiE ao dobro do preço ou mais...

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por rnlcarlov » 02 jul 2022, 15:54

FullElectric Escreveu:
02 jul 2022, 14:44
O problema dos TVDE a fazer filas nos PCR Continente vai continuar. O problema está na falta de alternativa competitiva. Continente a 0,24€/kWh vs MobiE ao dobro do preço ou mais...
São 0,24€/min. Isso dá cerca de 0,31€/kWh para um potência média de carga de 46kW.
Já é possível menos que isso na rede pública no vazio agora com a descida das TAR.
Ontem à noite carreguei no LIDL com a Prio, e a simulação na miio era 0,29€/kWh.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por Nonnus » 03 jul 2022, 00:01

Hoje a mulher usou o carregador do Continente. 16 minutos = 3.84€, saldo em cartão 3.60€ = 0.24€ 16 minutos
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por Nerusonu » 03 jul 2022, 11:55

Nonnus Escreveu:
03 jul 2022, 00:01
Hoje a mulher usou o carregador do Continente. 16 minutos = 3.84€, saldo em cartão 3.60€ = 0.24€ 16 minutos
Devolveu 3,6? Assim compensa

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por BrunoAlves » 03 jul 2022, 12:15

Sim, por isso é que para quem faz compras este aumento na realidade é ainda mais um desconto: são oferecidos mais minutos, a um valor superior por minuto ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por Nerusonu » 03 jul 2022, 21:07

BrunoAlves Escreveu:
03 jul 2022, 12:15
Sim, por isso é que para quem faz compras este aumento na realidade é ainda mais um desconto: são oferecidos mais minutos, a um valor superior por minuto ;)
Nada mau então.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por BrunoAlves » 29 jul 2022, 16:46

Surgiu agora esta publicação no FB.
20220729_164133_3211.jpg
Eu, como disse antes (acho que ficou noutro tópico) acho que este modelo híbrido tem zero pernas para andar sem uma reformulação profunda da legislação.
Curiosamente, o mesmo sentido que a proposta de regulamento europeu prevê e que os defensores do modelo abominam: o dono do posto opera-o verticalmente, e tem integração numa plataforma de itinerância para assegurar a interoperabilidade.
Na legislação actual esta possibilidade abre uma caixa de pandora brutal, que eu pessoalmente adorava ver aberta.

Neste sentido, e sabendo que a integração técnica existe e foi testada, seria possível obter um comentário sobre qual a viabilidade que a UVE vê neste processo, bem como quais as consequências para a restante rede pública?

edit: para contexto, foi este o meu comentário
Só vejo uma de 3 hipóteses para isso avançar.
- ou o continente se integra totalmente na rede pública como OPC e CEME (não foi isso que foi dito pelo Telmo, não seria operação híbrida mas sim um CEME a usar os descontos em postos próprios que toda a gente diz ser possível - mas que ninguém até agora faz);
- ou é a operação híbrida e há novidades legislativas que eu não conheço (e isso é perfeitamente possível);
- ou é a operação híbrida e estaremos perante uma interpretação ainda mais "imaginativa" da legislação.
Qualquer uma das 2 últimas abre um precedente brutal na operação dos postos, que no fundo eu aplaudo porque caminha para a proposta de regulamento Europeu: o OPC tem acesso directo ao cliente e à operação vertical dos postos, e os restantes players têm acesso aos postos do OPC via plataforma de roaming. Tudo bem.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por Nonnus » 29 jul 2022, 20:44

Explicação que tu queres (posso estar enganado) não a vais ter aqui porque por esta altura já muita gente sabe como vai funcionar mas ainda ninguém se chegou a frente com uma explicação em concreto. Acho que vamos ter que esperar para ver o que afinal é e, como funciona o modelo hibrido.

Quando falas dos defensores do modelo, estás-te a referir ao antigo modelo em PT, certamente, porque olhando para o inicio e olhando para no que se esta a tornar (para melhor, na minha opinião) já vai uma grande diferença. À muito custo têm de vergar sobre o que é evidente no resto do mundo. Ainda havemos de lá chegar e abandonar esta ideia peregrina que o nosso modelo é cobiçado por tudo e por todos. Os anos vão passando e ninguém o adopta e, ao contrário, somos nós que cada vez mais estamos perto dos outros.

Uma coisa é certa. O nosso modelo estava tão bem pensado que permite tudo e mais alguma coisa. Até se tornou hibrido, que nem é carne, nem é peixe. Ao contrário da eletrificação dos veículos que se começou por híbridos e agora estamos no caminho dos 100% electricos, o nosso modelo esta a fazer o percurso inverso. :lol:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por cfvp » 29 jul 2022, 21:20

São boas notícias. 8-)
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Continente Plug&Charge

Mensagem por BrunoAlves » 29 jul 2022, 21:24

Nonnus Escreveu:
29 jul 2022, 20:44
Quando falas dos defensores do modelo, estás-te a referir ao antigo modelo em PT,
Não há outro modelo. A lei é a mesma desde 2014. Nada mudou.

O modelo, a legislação e tanto quanto entendo, não permite esta sugestão de modelo híbrido. Não permite.
Ou o continente se torna CEME e OPC (e nesse caso não é modelo híbrido, seria um CEME a fazer descontos nos próprios postos, diz que é possível mas ninguém o faz), ou não há como legalizar isto. E é isso que eu gostava de debater com quem apresenta isto como um facto consumado...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Carregamento”