Tomada em lugar de garagem do predio para carregar Plug-in
Tomada em lugar de garagem do predio para carregar Plug-in
Boa tarde,
Venho pedir a vossa ajuda nesta questão:
Tenho um lugar de garagem no meu predio, lugar esse que é aberto.
Começaram a surgir as questões de carregamentos de veiculos electricos e foi acordado que nesta fase quem quiser pode usar a energia do quadro comum, com um contador para contabilizar a enegergia consumida.
Até aqui tudo bem...
Agora o condominio apresentou um orçamento de cerca de 1700€ para instalar a dita tomada!
São cerca de 30m do meu lugar de garagem até ao local do quadro da garagem.
Esta solução passaria por ter um novo quadro com os disjuntores e contadores de cada tomada que fosse instalada e cada tomada ficaria ligada a 1 fase, dado que no curto prazo apenas 3 condominos manifestaram interesse nesta solução.
Uma das coisas que o condominio quer controlar, é que em caso da infraestrura necessitar de toda a potencia existente, exista algo que automaticamente corte a alimentação dessas tomadas de carregamento. Quando o consumo diminuir automaticamente essas tomadas voltam a receber energia.
Não percebo muito de electricidade mas 1700€ parece-me um valor completamente descabido.
Alguém têm experiencia neste tipo de instalações?
A lista de equipamentos é esta:
Parte comum do quadro que alimenta as tomadas para carregamento:
Parte referente à tomada no meu lugar:
Venho pedir a vossa ajuda nesta questão:
Tenho um lugar de garagem no meu predio, lugar esse que é aberto.
Começaram a surgir as questões de carregamentos de veiculos electricos e foi acordado que nesta fase quem quiser pode usar a energia do quadro comum, com um contador para contabilizar a enegergia consumida.
Até aqui tudo bem...
Agora o condominio apresentou um orçamento de cerca de 1700€ para instalar a dita tomada!
São cerca de 30m do meu lugar de garagem até ao local do quadro da garagem.
Esta solução passaria por ter um novo quadro com os disjuntores e contadores de cada tomada que fosse instalada e cada tomada ficaria ligada a 1 fase, dado que no curto prazo apenas 3 condominos manifestaram interesse nesta solução.
Uma das coisas que o condominio quer controlar, é que em caso da infraestrura necessitar de toda a potencia existente, exista algo que automaticamente corte a alimentação dessas tomadas de carregamento. Quando o consumo diminuir automaticamente essas tomadas voltam a receber energia.
Não percebo muito de electricidade mas 1700€ parece-me um valor completamente descabido.
Alguém têm experiencia neste tipo de instalações?
A lista de equipamentos é esta:
Parte comum do quadro que alimenta as tomadas para carregamento:
Parte referente à tomada no meu lugar:
Última edição por brandaopj em 14 jul 2021, 19:21, editado 1 vez no total.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6466
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Tomada em lugar de garagem do predio para carregar Plug in
É um assunto sempre delicado. Não é barato, claro que não, mas depende do que é que está incluído na instalação.
Convém sempre considerar que é um trabalho que será sempre feito por uma empresa certificada, com garantias, etc. É diferente de ser feito na nossa própria casa "por carolice".
Naturalmente que podes e deves consultar empresas que estejam habituadas a esse tipo de trabalho. Se encontrares melhores condições é apresentá-las à administração.
Convém sempre considerar que é um trabalho que será sempre feito por uma empresa certificada, com garantias, etc. É diferente de ser feito na nossa própria casa "por carolice".
Naturalmente que podes e deves consultar empresas que estejam habituadas a esse tipo de trabalho. Se encontrares melhores condições é apresentá-las à administração.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- frankesousa
- Mensagens: 1350
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras
Re: Tomada em lugar de garagem do predio para carregar Plug in
Está aí um contacto , o que mostra que a instalação tem a capacidade de abrir o circuito, mas não vejo nenhuma item que seja o "comando" do contactor em caso de excesso de carga na fase.
Também vejo um router 4G que mostra que vai estar ligado a algum lado, mas para quê e onde é que não se percebe.
O detalhe não é muito, mas percebi que são 1700€ para a instalação toda certo? ou seja, as 3 tomadas. ou são 1700€ para cada um ?
Se for para toda, com tantos "quadros parciais" e routers e cenas talvez seja o preço correto. Só em mão de obra e assistência para por tudo a funcionar bem dá uma pipa de massa!
Também vejo um router 4G que mostra que vai estar ligado a algum lado, mas para quê e onde é que não se percebe.
O detalhe não é muito, mas percebi que são 1700€ para a instalação toda certo? ou seja, as 3 tomadas. ou são 1700€ para cada um ?
Se for para toda, com tantos "quadros parciais" e routers e cenas talvez seja o preço correto. Só em mão de obra e assistência para por tudo a funcionar bem dá uma pipa de massa!
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
Re: Tomada em lugar de garagem do predio para carregar Plug in
é para cada um....
pelo que percebi o router fara a comunicação da carga que depois corta ou abre a energia para as tomadas.
pelo que percebi o router fara a comunicação da carga que depois corta ou abre a energia para as tomadas.
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Tomada em lugar de garagem do predio para carregar Plug in
Para esse preço, se calhar não seria muito diferente de ligar à eletricidade da sua fração (caso seja possível), e sempre ficava a poder ter maior controlo sobre a energia que gasta, incluindo ciclo tarifário. Mas como disseram aqui, fale com uma empresa especializada para ver quais as soluções possíveis.
Re: Tomada em lugar de garagem do predio para carregar Plug in
não sei se é viavel por ser um predio mais antigo.
Teria que existir cablagem pelas areas comums e ou por fora do predio.
Moro no 2 andar, o estacionamento é no piso -2
Este tema deve ser recorrente mas não é fácil encontrar uma solução standard.
Por este preço fico em duvida se nao ficaria mais enconomico pedir uma ligação nova à EDP apenas para a tomada.
Teria que existir cablagem pelas areas comums e ou por fora do predio.
Moro no 2 andar, o estacionamento é no piso -2
Este tema deve ser recorrente mas não é fácil encontrar uma solução standard.
Por este preço fico em duvida se nao ficaria mais enconomico pedir uma ligação nova à EDP apenas para a tomada.
- frankesousa
- Mensagens: 1350
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras
Re: Tomada em lugar de garagem do predio para carregar Plug in
OU, quando estamos a falar de um investimento de 5100€ mais vale ligar para a EDP e eles instalarem lá a solução deles para condomínios.
Deve ser mais simples e certamente mais barato.
Pagar este valor para meter "uma simples ficha" (10A de carga calculo eu) e ainda esta ser desligada "automaticamente" não parece lá grande negócio.
Não ficava mais barato aumentar a potência do contrato ou até instalar um ramal dedicado para carregamento de VE's, já que são logo 3 de rajada.
(Falei da EDP porque como são "pessoas de dentro" do sistema energético devem ter mais facilidade em resolver os diversos problemas)
Deve ser mais simples e certamente mais barato.
Pagar este valor para meter "uma simples ficha" (10A de carga calculo eu) e ainda esta ser desligada "automaticamente" não parece lá grande negócio.
Não ficava mais barato aumentar a potência do contrato ou até instalar um ramal dedicado para carregamento de VE's, já que são logo 3 de rajada.
(Falei da EDP porque como são "pessoas de dentro" do sistema energético devem ter mais facilidade em resolver os diversos problemas)
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
Re: Tomada em lugar de garagem do predio para carregar Plug in
pois também é um hipotese!
O problema aqui é mesmo o desconhecimento geral da melhor solução e quais os preços envolvidos das várias soluções.
O valor que nos deram parece-me completamente desajustado!
O problema aqui é mesmo o desconhecimento geral da melhor solução e quais os preços envolvidos das várias soluções.
O valor que nos deram parece-me completamente desajustado!
- Nonnus
- Mensagens: 3250
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Tomada em lugar de garagem do predio para carregar Plug in
Quando li 1700€ já achei o valor alto, agora 5100€
Essa empresa, é uma empresa que se dedica a esse tipo de soluções (carregamento de VE´s) ou é uma empresa de electricidade dita normal?
Procure obter informações em empresas em que o seu core é o carregamento de VE´s. Perguntar não ofende e sempre fica com uma ideia do que há no mercado.
Essa empresa, é uma empresa que se dedica a esse tipo de soluções (carregamento de VE´s) ou é uma empresa de electricidade dita normal?
Procure obter informações em empresas em que o seu core é o carregamento de VE´s. Perguntar não ofende e sempre fica com uma ideia do que há no mercado.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: Tomada em lugar de garagem do predio para carregar Plug in
Pelo facebook tenho visto algumas obras interessantes de ligação do andar à garagem pela EVWallbox.brandaopj Escreveu: ↑14 jul 2021, 14:26não sei se é viavel por ser um predio mais antigo.
Teria que existir cablagem pelas areas comums e ou por fora do predio.
Moro no 2 andar, o estacionamento é no piso -2
Este tema deve ser recorrente mas não é fácil encontrar uma solução standard.
Por este preço fico em duvida se nao ficaria mais enconomico pedir uma ligação nova à EDP apenas para a tomada.
https://www.facebook.com/groups/renault ... 6042068382