Qual o VE adequado a este caso/situação?

Discuta qualquer outra coisa que não se encaixa em nenhum dos outros fóruns.
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?

Mensagem por Orlando » 08 jul 2015, 08:40

alexmol Escreveu:
jfr2006 Escreveu:Quanto ao arrefecimento das baterias, assumi sem grandes certezas também que fosse apenas ventilação. Não é isso que acontece no Fluence? Ou é diferente o Fluence do Zoe?
É diferente.
No Fluence é ventilação mais arrefecimento por placa de Peltier (pouco eficiente), o ar condicionado não é usado no carregamento (antes fosse!).
Como se comporta o teu no arrefecimento? Fá-lo na carga apenas?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2595
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?

Mensagem por alexmol » 08 jul 2015, 15:15

O Fluence apenas liga o arrefecimento e ventilação durante a carga.
Ligado ou desligado, se não estiver a carregar nunca tenta arrefecer a bateria.

Se a bateria não fosse alugada no meu já havia um tubo a direccionar o A/C para lá... :D
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?

Mensagem por Orlando » 08 jul 2015, 15:36

alexmol Escreveu:O Fluence apenas liga o arrefecimento e ventilação durante a carga.
Ligado ou desligado, se não estiver a carregar nunca tenta arrefecer a bateria.

Se a bateria não fosse alugada no meu já havia um tubo a direccionar o A/C para lá... :D
E não consegues simular uma carga para ele arrefecer? É que assim no dia de calor é quase tão mau como os outros...
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?

Mensagem por Orlando » 08 jul 2015, 16:42

Ainda tem de me provar que um zoe Q210 avaria mais que um leaf... Ou que o carregador camaleão é um cancro tão grande...
Fazes-me rir, :D
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?

Mensagem por jfr2006 » 08 jul 2015, 17:25

Peço-vos uma coisa, por favor: ponham um bocado as "guerras" de lado e sejamos mais objectivos, especialmente agora que vou introduzir mais uma parâmetro na equação.

Com o Zoe, deu deixando um bocado de carga disponível. Com o R240, deverá dar mais 15km de autonomia, ou talvez mais um bocadinho, se considerarmos que este talvez tivesse um bocado de degradação.

Terá mesmo o Zoe arrefecimento/aquecimento do pack de baterias? Alguém consegue dar a certeza disso?

Dizem que o Leaf por ser mais pesado terá menos autonomia...No entanto o simulador em http://www.jurassictest.ch/GR/ dá-me sempre mais autonomia para o Leaf, mesmo sendo a v1. Será que o mk2 seria capaz de fazer esta viagem nas mesmas condições? Se vir o Leaf com o pack 30kWh já em Outubro, é de esperar um aumento da autonomia de 25%? Ou talvez na casa dos 15 a 20% por causa do aumento de peso do pack?

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?

Mensagem por Fil » 08 jul 2015, 17:28

jfr2006 Escreveu:Peço-vos uma coisa, por favor: ponham um bocado as "guerras" de lado e sejamos mais objectivos, especialmente agora que vou introduzir mais uma parâmetro na equação.

Com o Zoe, deu deixando um bocado de carga disponível. Com o R240, deverá dar mais 15km de autonomia, ou talvez mais um bocadinho, se considerarmos que este talvez tivesse um bocado de degradação.

Terá mesmo o Zoe arrefecimento/aquecimento do pack de baterias? Alguém consegue dar a certeza disso?

Dizem que o Leaf por ser mais pesado terá menos autonomia...No entanto o simulador em http://www.jurassictest.ch/GR/ dá-me sempre mais autonomia para o Leaf, mesmo sendo a v1. Será que o mk2 seria capaz de fazer esta viagem nas mesmas condições? Se vir o Leaf com o pack 30kWh já em Outubro, é de esperar um aumento da autonomia de 25%? Ou talvez na casa dos 15 a 20% por causa do aumento de peso do pack?
Eu acho que o melhor é experimentar. Estou a ver que não está fácil fazer um test drive a um leaf pelas condições que referiu. Tentou alugar um?
O peso poderá não ser superior, depende das células que usarem.

Nesta fase é complicado dizer o que o leaf de 30 kWh fará, até porque nem sabemos se vai sair ou não ;)

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?

Mensagem por jfr2006 » 08 jul 2015, 17:43

Fil Escreveu:
Eu acho que o melhor é experimentar. Estou a ver que não está fácil fazer um test drive a um leaf pelas condições que referiu. Tentou alugar um?
O peso poderá não ser superior, depende das células que usarem.

Nesta fase é complicado dizer o que o leaf de 30 kWh fará, até porque nem sabemos se vai sair ou não ;)
Hoje fizemos um teste drive ao Leaf e mencionamos de novo a possibilidade de efectuar a experiência em causa. O vendedor que nos acompanhou disse que ia falar com o chefe e depois dizia qualquer coisa (quando acabamos o teste drive ao Leaf, era hora de almoço). É óbvio que o Leaf é "mais carro" que o Zoe, e os bancos são mais confortáveis.

Dado que eles trazem sempre o cabo de carregamento ocasional, a carga gasta desde o concessionário até nossa casa pode ser facilmente reposta na garagem cá em casa e ao fresco :D

Quando diz alugar um, existe alguma empresa que tenha Leaf para alugar?

Independentemente de sair ou não já o modelo de 30kWh, é válido fazermos esse raciocínio? O que gostava era de tentarmos fazer esse raciocínio... Quanto mais será espectável, com 30kWh? 25%? 20%? 15%?

Avatar do Utilizador
BECOOL
Mensagens: 619
Registado: 28 mar 2015, 21:14

Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?

Mensagem por BECOOL » 08 jul 2015, 18:07

rdias Escreveu:No entanto o becool anda mais nos fóruns que fale sobre isto
Os primeiros Q210 de 2013 eram realmente mauzinhos, algumas avarias, principalmente no motor e no R-link. Mas grande parte das queixas eram mais sobre os vendedores da Renault e não propriamente sobre o carro.

O Leaf sempre foi bastante fiável desde o início e normalmente os vendedores Nissan mostram mais empenho/conhecimento que os da Renault.

Mas o Q210 foi evoluindo, os de 2014 e 2015 já são muito fiáveis e o R240 é ainda mais.


Para mim o pior do Zoe é o aluguer da bateria obrigatório/falta de empenho da Renault em vender e o pior do Leaf é a própria bateria.

No caso do jfr2006 não tinha dúvidas em optar pelo R240, com a condição de poder evitar o aluguer da bateria.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?

Mensagem por Fil » 08 jul 2015, 18:16

Gostava de saber responder se alguma empresa aluga leafs, mas não sei, lembrei-me apenas disso ;) É uma questão a pesquisar.

Relativamente às percentagens de aumento de autonomia, no meu caso, prefiro pensar em apenas 20%, e mais tarde descobrir que são 25%, do que o contrário. Com os dados actuais, é difícil opinar muito.

Não vou opinar muito sobre a minha preferência (a não ser que ma peçam directamente), até porque é óbvia, acho que os dados estão em cima da mesa, e as diferenças são as que estão aqui explanadas. Para mim, falta o test drive ao leaf em condições idênticas, e a decisão de esperar ou não pelo novo modelo que alegadamente sairá até ao final do ano ;)

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?

Mensagem por VETL » 08 jul 2015, 18:20

Fil Escreveu:Gostava de saber responder se alguma empresa aluga leafs, mas não sei, lembrei-me apenas disso ;) É uma questão a pesquisar.

Relativamente às percentagens de aumento de autonomia, no meu caso, prefiro pensar em apenas 20%, e mais tarde descobrir que são 25%, do que o contrário. Com os dados actuais, é difícil opinar muito.

Não vou opinar muito sobre a minha preferência (a não ser que ma peçam directamente), até porque é óbvia, acho que os dados estão em cima da mesa, e as diferenças são as que estão aqui explanadas. Para mim, falta o test drive ao leaf em condições idênticas, e a decisão de esperar ou não pelo novo modelo que alegadamente sairá até ao final do ano ;)
Não faça esse teste sem o LeafSpy.
Em estados de carga baixos o Leaf é pessimista no que mostra ao condutor e pode ser induzido em erro.
Se quer saber a verdade, leve o LeafSpy.
Peça a alguém que lho empreste.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Off-Topic”