Mas vamos lá a factos.
More noticeable in cold conditions is reduced range, but Renault ZOE remains one of the best mass-produced electric vehicles in this respect, thanks in particular to its reversible heat pump, which reduces heating consumption in cold weather and generates approximately 2kW of cooling or 3kW of heat with just 1kW of electricity.
O Zoe usa 1KW para gerar 2KW de arrefecimento ou 3KW no caso de aquecimento. Ou seja, a bomba de calor é mais eficiente a aquecer do que a arrefecer. O que pelas leis da física é o normal...
http://group.renault.com/en/news/blog-r ... her-tests/
Com cargas rápidas o Zoe liga sempre a bomba de calor para arrefecer a bateria.
A autonomia estimada do Zoe de 116km é normalíssima para velocidades de auto-estrada, até porque o "estimómetro" do Zoe é mais pessimista do que o do Leaf.
Aposto que em 12.000km, mesmo que o Zoe tenha levado muita tareia com cargas/descargas rápidas e profundas a degradação da bateria seja próxima de zero. O que poderá ter influência na autonomia, para além do modo de condução e foi esquecido, é o tamanho das rodas do carro testado. Há diferenças consideráveis entre 15, 16 e 17 polegadas.