Página 2 de 4
Re: Desabafo :-D
Enviado: 19 jan 2011, 14:25
por ruicvt
Viva
Os 30% que são mencionados não me dizem muito...
Friamente: Existe algum VE que tenha as performances deste com a mesma autonomia? Que se possa atestar (recarregar) em 5 minutos? Não.
O VE é melhor em emissões poluentes e custo por km.
Como em tudo. Há vantagens e desvantagens. Mas não me atrevo a dizer que não há melhor actualmente que um VE. Aí discordo.
Cumprimentos
Re: Desabafo :-D
Enviado: 19 jan 2011, 14:29
por Seal
Quando falei de um número, falei do consumo, pois os outros serão sempre inferiores a qualquer VE, excepto a autonomia - por enquanto.
A esse valor há que juntar o óleo, pois consome e não é pouco, não sei valores certos destes novos motores. Aconselho para visualizar consumos reais a irem ao Spritmonitor esse sim é real
Os turbos falei no geral, não sabia que era apenas algumas versões. De qualquer modo a fiabilidade de um VE é mt. superior a qualquer CI devido à simplicidade dos componentes - ao contrário do que diz o senso comum.
A FAP quando dá raia - e ainda são algumas que dão - tem de ser substituída é uma fortuna.
De qualquer modo falo é da chamada regeneração da FAP, que faz aumentar o consumo consideravelmente e acontece bastante frequentemente, principalmente em cidade.
em:
http://www.forumbmwportugal.com/showthread.php?p=21456
Aconselho a leitura:
http://hibridosclube.com/hybforum/index ... pic=1287.0
Não falo de peças, falo das manutenções programadas BMW e são caras.
Quanto ao mix de performance/consumo tudo depende do preço. Não podemos comparar o Leaf +-32.000 € com um BMW de +-40.000 € são cerca de 8.000 € de diferença e se começarmos a colocar uns extrazitos no BMW o preço sobe e muito, como é conhecido.
Isto é que é um mix de performance/consumos interessante
![Wink ;)](./images/smilies/icon/wink.gif)
:
Comparar consumo e performance de GT3 RS com um Tesla
Seal Escreveu:
Nota-se o binário, não fosse ele um Ev de 80Kw (cerca de 109 Cv) com 280Nm, não se esqueçam que o Tesla com 200 Kw cerca de 288 Cv, tem melhores tempos que o Porsche GT3 RS com 450 cv (3,8 s contra 3,7s do Tesla sport)
Se fizermos o tremendo erro, mas engraçado,
![Laughing :lol:](./images/smilies/icon/lol.gif)
de fazer uma regra três simples dá 109 Cv de Ev para 170 Cv de CI. Isto não quer dizer nada mas é giro fazer
O interior é bastante futurista e cheio de opções, o que eu adoro. Gadget´s em fartura
Se o meu post anterior te pareceu algum género de acusação, peço desculpa, não foi essa a intenção, apenas quis clarificar algumas coisas.
Re: Desabafo :-D
Enviado: 19 jan 2011, 14:46
por ruicvt
Quando falei de um número, falei do consumo, pois os outros serão sempre inferiores a qualquer VE, excepto a autonomia - por enquanto.
Não entendi bem... Potência inferior aos VE? Para já não é bem assim.
Os turbos falei no geral, não sabia que era apenas algumas versões. De qualquer modo a fiabilidade de um VE é mt. superior a qualquer CI devido à simplicidade dos componentes - ao contrário do que diz o senso comum.
Concordo
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
O scan que mostraste diz respeito aos FAPs da PSA, que são diferentes em manutenção dos usados pela BMW.
Quanto ao mix de performance/consumo tudo depende do preço. Não podemos comparar o Leaf +-32.000 € com um BMW de +-40.000 € são cerca de 8.000 € de diferença e se começarmos a colocar uns extrazitos no BMW o preço sobe e muito, como é conhecido
Cá é assim, mas em outros países a diferença de preço é muito menor. Se estivesse num modelo em que não se tivesse de pagar o "status" e o símbolo seria mais acessível
Comparar consumo e performance de GT3 RS com um Tesla
Elogiei a relação consumo/performance num diesel muito bem feito (até nem sou adepto especial da BMW).... Um Porsche é a antítese de economia
Apenas um reparo: eu estou num off-topic num fórum que trata de automóveis. Não fiz este post para encetar uma guerra VE/CI. Apenas quis mostrar um bom produto do ponto de vista técnico. Não sabia que existia fundamentalismo anti-CI. Mas a resposta que estes valores trouxeram, leva-me a crer que este modelo causa "comichão" nos defensores acérrimos dos VE
Cumprimentos
Re: Desabafo :-D
Enviado: 19 jan 2011, 14:54
por Seal
Eu não digo que não exista Rui.
Mas isso também se passa pelo gozo e pelos comentários pouco realistas que os "VE Lovers"
![Laughing :lol:](./images/smilies/icon/lol.gif)
têm levado em muitos fóruns. Gato escaldado...
É claro que por vezes existem alguns excessos.
Já te disse que se pensas que existiu da minha parte algum excesso é apenas porque interpretas a minha escrita de modo diferente do que quero expressar. Isto de "falar" sem ser cara a cara tem as suas desvantagens
![Wink ;)](./images/smilies/icon/wink.gif)
Re: Desabafo :-D
Enviado: 19 jan 2011, 14:55
por Seal
ruicvt Escreveu:Quando falei de um número, falei do consumo, pois os outros serão sempre inferiores a qualquer VE, excepto a autonomia - por enquanto.
Não entendi bem... Potência inferior aos VE? Para já não é bem assim.
O que pretendo dizer é que um VE de potência inferior tem prestações similares a CI de potências superiores, como o caso do Leaf e do Tesla.
![Wink ;)](./images/smilies/icon/wink.gif)
Re: Desabafo :-D
Enviado: 19 jan 2011, 14:58
por ruicvt
Seal Escreveu:ruicvt Escreveu:Quando falei de um número, falei do consumo, pois os outros serão sempre inferiores a qualquer VE, excepto a autonomia - por enquanto.
Não entendi bem... Potência inferior aos VE? Para já não é bem assim.
O que pretendo dizer é que um VE de potência inferior tem prestações similares a CI de potências superiores, como o caso do Leaf e do Tesla.
![Wink ;)](./images/smilies/icon/wink.gif)
Tem apenas vantagem no arranque... E velocidade média/máxima? Um Citroen C1 diesel de 55cv tem mais velocidade de ponta que um Leaf de 107cv... Ou não será?
Re: Desabafo :-D
Enviado: 19 jan 2011, 15:08
por Seal
Não te esqueças que o Leaf está limitado devido a assegurar a garantia das baterias e a autonomia indicada.
A performance não é só a velocidade máxima. Pq achas que um Ariel Atom é do melhor para brincar
![Wink ;)](./images/smilies/icon/wink.gif)
Re: Desabafo :-D
Enviado: 19 jan 2011, 15:16
por ruicvt
Sim, por isso não se pode dizer que um VE tem prestações equivalentes a um CI de potência superior.
. Se tivesse um Leaf e um C1 55cv à porta e precisasse de levar alguém ao hospital pela AE, teria de ir no C1. A velocidade máxima pode não ser fundamental para o dia-dia, mas não deixa de ter importância. Faz parte das performances, assim como acelerações e recuperações.
Não me interpretes mal. Não te quis julgar. O confronto de ideias, quando é sério e educado como este é muito salutar.
Cumprimentos
Re: Desabafo :-D
Enviado: 19 jan 2011, 15:29
por mjr
Grande discussão que para aqui vai...
A única limitação num VE é, e sempre foi a bateria. Se as baterias tivessem maior capacidade energética por Euro e por kg, não haveria obviamente discussão entre VE e CI. Por alguma razão NENHUMA industria utiliza motores de CI para o seus processos que impliquem movimento. Fazer motores eléctricos com potências elevadas e rendimentos altos é trivial.
A questão da Vmax ser menor num VE que num CI também tem uma razão óbvia. A perda desmesurada de autonomia. Num motor CI também acontece, mas como a vantagem de autonomia já é muito grande acaba por ser aceitável. Caso não fosse realizada limitação por software, um carro com motor VE teria a mesma Vmax que teria o carro com um motor CI da mesma potência. Como aparte, gostava que alguém me diga para que serve uma Vmax acima de 120km/h+10% ? Que eu saiba a velocidade máxima em Portugal é de 120km/h, normalmente com uma tolerância de 10%.
Os 30% de rendimento máximo teórico dizem que, por cada litro de combustível que se põe num carro de CI, 30% são usados para pôr o motor a rodar e o resto para gerar calor. Significa que se gasta 3 vezes mais em combustível do que se o rendimento do motor fosse igual ao de um motor eléctrico (90% típico). Significa também que o 320D que o ruicvt falou custa 4,6*1,31 / 100 € / km = 0.06 € / km em média, contra os (24 /0.90) x .0778 / 160 € /km = 0.013 €/km que custa num LEAF. Se o LEAF tivesse o dobro da potência, o custo por km seria... o mesmo! Num VE não tem implicação o aumento da potência do motor para o consumo do carro. Bom não é bem verdade, não por culpa do motor mas pelas baterias, que teriam de ter uma maior capacidade e logo mais peso.
Re: Desabafo :-D
Enviado: 19 jan 2011, 15:31
por mjr
ruicvt Escreveu:Sim, por isso não se pode dizer que um VE tem prestações equivalentes a um CI de potência superior.
. Se tivesse um Leaf e um C1 55cv à porta e precisasse de levar alguém ao hospital pela AE, teria de ir no C1. A velocidade máxima pode não ser fundamental para o dia-dia, mas não deixa de ter importância. Faz parte das performances, assim como acelerações e recuperações.
Não me interpretes mal. Não te quis julgar. O confronto de ideias, quando é sério e educado como este é muito salutar.
Cumprimentos
Qual é a Vmax do C1 de 55 cv?