Preço da Eletricidade Mercado Iberico

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Preço da Eletricidade Mercado Iberico

Mensagem por BrunoAlves » 15 out 2021, 09:22

Curiosamente a carta aberta onde falava do novo preço já não está acessível pelo link do email. E abri-a antes de responder há bocado. Not good :?
Repito, não quero dizer que o preço não tenha de ser esse para ser justo face ao mercado. Mas assim não é a maneira :(
Screenshot_2021-10-15-09-19-52-622_com.google.android.gm.jpg
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Preço da Eletricidade Mercado Iberico

Mensagem por rafaelferreirapt » 15 out 2021, 09:59

BrunoAlves Escreveu:
15 out 2021, 09:22
Curiosamente a carta aberta onde falava do novo preço já não está acessível pelo link do email. E abri-a antes de responder há bocado. Not good :?
Repito, não quero dizer que o preço não tenha de ser esse para ser justo face ao mercado. Mas assim não é a maneira :(
Screenshot_2021-10-15-09-19-52-622_com.google.android.gm.jpg
Bom dia Bruno,
Os 9 cêntimos por kWh é o nosso preço antigo. Enviámos uma comunicação há 15 dias e os preços novos já estão em vigor. O website estará público dentro de minutos e uma nova atualização também.
O nosso pricing passa, a partir de hoje, a ser indexado ao valor do mercado, por forma a conseguirmos manter o serviço que temos vindo a prestar até agora. Com o volume de utilizadores que carregam connosco, manter 9 ou 12 cêntimos por kWh levaria a miio a sair do mercado. Por exemplo, o preço da energia para o dia de hoje tem um máximo de 26 cêntimos e um mínimo de 20, por kWh, e a esse preço ainda temos de pagar perdas de 14% ao operador de rede e outras despesas relacionadas com faturação. No entanto, não é sempre assim, há dias mais baixos e estas bolhas não duram para sempre. A miio vai também aconselhar os utilizadores sobre os horários mais económicos para carregarem.
É um período difícil que contamos que estabilize nos próximos 3-4 meses. Hoje enviaremos nova comunicação com um vídeo explicativo e estamos seguros de que vamos conseguir atravessar este período, em conjnto com a comunidade, como sempre :)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Preço da Eletricidade Mercado Iberico

Mensagem por Nonnus » 15 out 2021, 10:13

rafaelferreirapt Escreveu:
15 out 2021, 09:59
Bom dia Bruno,
Os 9 cêntimos por kWh é o nosso preço antigo. Enviámos uma comunicação há 15 dias e os preços novos já estão em vigor. O website estará público dentro de minutos e uma nova atualização também.
O nosso pricing passa, a partir de hoje, a ser indexado ao valor do mercado, por forma a conseguirmos manter o serviço que temos vindo a prestar até agora. Com o volume de utilizadores que carregam connosco, manter 9 ou 12 cêntimos por kWh levaria a miio a sair do mercado. Por exemplo, o preço da energia para o dia de hoje tem um máximo de 26 cêntimos e um mínimo de 20, por kWh, e a esse preço ainda temos de pagar perdas de 14% ao operador de rede e outras despesas relacionadas com faturação. No entanto, não é sempre assim, há dias mais baixos e estas bolhas não duram para sempre. A miio vai também aconselhar os utilizadores sobre os horários mais económicos para carregarem.
É um período difícil que contamos que estabilize nos próximos 3-4 meses. Hoje enviaremos nova comunicação com um vídeo explicativo e estamos seguros de que vamos conseguir atravessar este período, em conjnto com a comunidade, como sempre :)
Aproveito para perguntar porque é que no grupo fórum Leaf do facebook, num post onde alguém dizia que o negócio do OPC era melhor que o do CEME e depois de alguns dizerem que se calhar não era bem assim, limitaste a largar gargalhadas e não explicaste isto? Perdeste uma boa oportunidade de explicar o tão complicado que é ser CEME pelos dias de hoje. ;)
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Preço da Eletricidade Mercado Iberico

Mensagem por rafaelferreirapt » 15 out 2021, 10:19

Nonnus Escreveu:
15 out 2021, 10:13
rafaelferreirapt Escreveu:
15 out 2021, 09:59
Bom dia Bruno,
Os 9 cêntimos por kWh é o nosso preço antigo. Enviámos uma comunicação há 15 dias e os preços novos já estão em vigor. O website estará público dentro de minutos e uma nova atualização também.
O nosso pricing passa, a partir de hoje, a ser indexado ao valor do mercado, por forma a conseguirmos manter o serviço que temos vindo a prestar até agora. Com o volume de utilizadores que carregam connosco, manter 9 ou 12 cêntimos por kWh levaria a miio a sair do mercado. Por exemplo, o preço da energia para o dia de hoje tem um máximo de 26 cêntimos e um mínimo de 20, por kWh, e a esse preço ainda temos de pagar perdas de 14% ao operador de rede e outras despesas relacionadas com faturação. No entanto, não é sempre assim, há dias mais baixos e estas bolhas não duram para sempre. A miio vai também aconselhar os utilizadores sobre os horários mais económicos para carregarem.
É um período difícil que contamos que estabilize nos próximos 3-4 meses. Hoje enviaremos nova comunicação com um vídeo explicativo e estamos seguros de que vamos conseguir atravessar este período, em conjnto com a comunidade, como sempre :)
Aproveito para perguntar porque é que no grupo fórum Leaf do facebook, num post onde alguém dizia que o negócio do OPC era melhor que o do CEME e depois de alguns dizerem que se calhar não era bem assim, limitaste a largar gargalhadas e não explicaste isto? Perdeste uma boa oportunidade de explicar o tão complicado que é ser CEME pelos dias de hoje. ;)
Não respondi porque não faz sentido esse tipo de comentários no Facebook em que não se sabe do que se fala, muito menos quando se ataca a persona ou o esforço que a miio tem feito para conseguir chegar até onde conseguiu chegar. Estou disponível para falar consigo se pretender conhecer quais são as dificuldades que um CEME como a miio tem.

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Preço da Eletricidade Mercado Iberico

Mensagem por rjspedition » 15 out 2021, 10:26

BrunoAlves Escreveu:
15 out 2021, 09:22
bocado. Not good :?
Repito, não quero dizer que o preço não tenha de ser esse para ser justo face ao mercado. Mas assim não é a maneira :(
Não é isso que está em causa, de todo. ;) Não deixa de ser surpresa no entanto o preço ter quase quadruplicado.

O nosso pricing passa, a partir de hoje, a ser indexado ao valor do mercado, por forma a conseguirmos manter o serviço que temos vindo a prestar até agora.
Em conversa com amigos com VE temos constatado que o valor tem oscilado consoante a hora: 0.36# ~ 0.35# ~ 0.34#.
Será efeito da indexação ?



Só mais um ponto que a mim, utilizador recém chegado à VE, ainda me faz alguma confusão, sem estar diretamente relacionado.
Quando atesto na bomba vejo o preço e sei ao cêntimo o valor que pago, escolhendo muitas vezes pelo preço que me é imediatamente mostrado.

Ontem sem APP (e a Miio faz um trabalho exemplar aqui, mas pode acontecer sempre alguma falha e estar fora de serviço), ao carregar estamos completamente cegos. Podia ser a 0,09 ou a 0,36 ou a 0,55, em última análise estou à mercê de quem vende a energia sem saber o preço actual.

Era muito difícil colocar a informação de preço a pagar no ecrã do posto ao iniciar, após passar cartão, e a terminar o carregamento ??

Isto é tudo menos transparente para quem só anda com cartões.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Preço da Eletricidade Mercado Iberico

Mensagem por BrunoAlves » 15 out 2021, 10:32

rafaelferreirapt Escreveu:
15 out 2021, 09:59
nosso pricing passa, a partir de hoje, a ser indexado ao valor do mercado, por forma a conseguirmos manter o serviço que temos vindo a prestar até agora. Com o volume de utilizadores que carregam connosco, manter 9 ou 12 cêntimos por kWh levaria a miio a sair do mercado
Claro que sim Rafael e como disse entendo perfeitamente que seja esse o preço justo. O que não acho correcto, e é uma crítica construtiva, é quadruplicar o preço à meia noite sem aviso aos utilizadores ;)
Em relação ao custo da energia, pois infelizmente é o que conhecemos, mais cedo ou mais tarde isto vai chegar a todos...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Preço da Eletricidade Mercado Iberico

Mensagem por BrunoAlves » 15 out 2021, 10:35

rjspedition Escreveu:
15 out 2021, 10:26
Podia ser a 0,09 ou a 0,36 ou a 0,55, em última análise estou à mercê de quem vende a energia sem saber o preço actual.

Era muito difícil colocar a informação de preço a pagar no ecrã do posto ao iniciar, após passar cartão, e a terminar o carregamento ??
Não, não é possível porque quem opera o posto e quem cobra a energia são entidades diferentes. Maravilhas desde modelo obtuso da rede pública :?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Preço da Eletricidade Mercado Iberico

Mensagem por Nonnus » 15 out 2021, 10:42

rjspedition Escreveu:
15 out 2021, 10:26
Podia ser a 0,09 ou a 0,36 ou a 0,55, em última análise estou à mercê de quem vende a energia sem saber o preço actual.

Era muito difícil colocar a informação de preço a pagar no ecrã do posto ao iniciar, após passar cartão, e a terminar o carregamento ??
De referir que para carros diferentes, preços diferentes devido a componente tempo que a maioria dos postos tem. Um carro que leve mais tempo a carregar a mesma quantidade de energia de outro o preço vai ser diferente.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Preço da Eletricidade Mercado Iberico

Mensagem por rimsilva » 15 out 2021, 10:43

rjspedition Escreveu:
15 out 2021, 10:26

Só mais um ponto que a mim, utilizador recém chegado à VE, ainda me faz alguma confusão, sem estar diretamente relacionado.
Quando atesto na bomba vejo o preço e sei ao cêntimo o valor que pago, escolhendo muitas vezes pelo preço que me é imediatamente mostrado.

Ontem sem APP (e a Miio faz um trabalho exemplar aqui, mas pode acontecer sempre alguma falha e estar fora de serviço), ao carregar estamos completamente cegos. Podia ser a 0,09 ou a 0,36 ou a 0,55, em última análise estou à mercê de quem vende a energia sem saber o preço actual.

Era muito difícil colocar a informação de preço a pagar no ecrã do posto ao iniciar, após passar cartão, e a terminar o carregamento ??

Isto é tudo menos transparente para quem só anda com cartões.
Isso é o resultado do "monstro" que foi criado à volta da ME em Portugal, que impede essa simplicidade de "colocar a informação de preço a pagar no ecrã", porque isso iria obrigar a uma complexidade muito superior à actual, uma vez que todos os preços de todos os CEMEs teriam de estar no "sistema" e actualizados, praticamente impossivel (seria muito falivel e sujeito a erros).

Desta forma, a triste realidade que temos é que sabes o preço que vais pagar de OPC (está indicado no posto), mas de energia tens de ter essa informação em mente, numa app ou outra via qualquer.

Para não correr riscos, só procurando um CEME que te fixe o preço por um determinado periodo.

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Preço da Eletricidade Mercado Iberico

Mensagem por rafaelferreirapt » 15 out 2021, 11:03

Aviso que os Açores e Madeira não estão com o mesmo preço de tarifa indexada, com o é uma tarifa regulada, têm um preço fixo de 0,125€/kWh, sem tarifa de ativação de CEME.

Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”