O pagamento é feito através da Uber, mas as facturas são emitidas pelas empresas parceiras. Certamente que a Uber cobra uma comissão pelo serviço a essas empresas, mas isso é entre elas.
Se quiseres saber quem são as empresas parceiras contacta a Uber Portugal e pergunta-lhes.
O pagamento é feito através de cartão de crédito, e as facturas são geradas automaticamente. Mesmo que não fossem, dada a natureza digital do sistema de pagamento, tudo fica registado pelo que fuga aos impostos (neste caso IVA) é virtualmente impossível.
Conheço casos de taxistas a escusarem-se/recusarem-se de passar factura, e até de dar troco!
Mais, o percurso para o destino do cliente é-lhe apresentado na app, podendo este escolher outro caso queira.
O motorista é obrigado a seguir esse percurso, e só pode mudar com autorização do cliente. No fim, o cliente avalia o motorista e o motorista avalia o cliente.
O custo do percurso é apresentado ao cliente como uma estimativa, e o cliente fica a saber quanto irá pagar aproximadamente. Normalmente, no fim do percurso o valor a pagar nunca é muito diferente da estimativa inicial.
Por isto tudo, nunca há surpresas para o cliente, ao contrário do que acontece nos taxis, em especial nos do aeroporto com os turistas.
Quanto às decisões do tribunal, sabes que há recursos que suspendem as sentenças? E tanto quanto sei, uma providência cautelar não é uma sentença.
Mais uma vez, apenas quando houver uma sentença transitada em julgado (que não é passível de recurso) que diga que é ilegal, então será ilegal. Até lá, os ministros podem dizer o que bem quiserem que legalmente vale 0.
Que eu saiba ainda somos um Estado de Direito e não um estado autoritário.
rdias, agora muito sinceramente. Os taxistas não deveriam estar preocupados com a Uber. Aliás, até a deveriam encarar como um desafio a superar, e fazer por melhorar o nível de serviço e atendimento, e por tornar tudo mais transparente para o cliente. Eventualmente, poderiam pedir ao governo alívio na regulação e taxas.
Deviam sim, estar preocupados com autopilot da Tesla (da qual és fanboy incondicional) e semelhantes da Google, Apple (eventualmente) e de várias marcas automóvel.
No dia em que sair o primeiro carro totalmente autónomo, é o princípio do fim da profissão de taxista. Já pensaste nisso?