Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR.
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Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR.
Caros amigos,
conforme informei tenho o contacto de um deputado que está interessado na nossa nobre causa.
Ainda estou a alinhavar alguns detalhes e façam figas para tudo dar certo.
Sendo assim, gostaria que a comunidade em geral e os utlizadores de VE em particular manifestassem, neste tópico, as suas dúvidas e problemas quotidianos, assim como sugestões ou ideias exequíveis neste âmbito.
Sei que queremos bater no ceguinho, mas propostas concretas muitas vezes valem mais do que mil palavras, sendo que por vezes há ideias idiotas que são fantásticas, e reparem que sou um idiota chapado.
Fico à espera da vossa participação, que será um sinal do real interesse que temos, pois queixamo-nos muito mas depois fazer alguma coisa, está bem está. Também sofro dessa lassidão, mas há sinais evidentes que tudo pode mudar. Vamos a isso!
conforme informei tenho o contacto de um deputado que está interessado na nossa nobre causa.
Ainda estou a alinhavar alguns detalhes e façam figas para tudo dar certo.
Sendo assim, gostaria que a comunidade em geral e os utlizadores de VE em particular manifestassem, neste tópico, as suas dúvidas e problemas quotidianos, assim como sugestões ou ideias exequíveis neste âmbito.
Sei que queremos bater no ceguinho, mas propostas concretas muitas vezes valem mais do que mil palavras, sendo que por vezes há ideias idiotas que são fantásticas, e reparem que sou um idiota chapado.
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Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
Gostava de ver uma lei que obrigasse todos os postos de combustíveis a terem uma tomada de pelo menos 16A disponível. Poderá ser um serviço pago ao kw gasto ao preço médio praticado no mercado.
O mesmo deve ser aplicado a todos os concessionários que comercializam VE, se possível 24h por dia e 7 dias por semana.
Os centros comerciais deveriam seguir o mesmo caminho.
O mesmo deve ser aplicado a todos os concessionários que comercializam VE, se possível 24h por dia e 7 dias por semana.
Os centros comerciais deveriam seguir o mesmo caminho.
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Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
Esta é daquelas que são tão óbvias que até são esquecidas.jasmim Escreveu:Gostava de ver uma lei que obrigasse todos os postos de combustíveis a terem uma tomada de pelo menos 16A disponível. Poderá ser um serviço pago ao kw gasto ao preço médio praticado no mercado.
O mesmo deve ser aplicado a todos os concessionários que comercializam VE, se possível 24h por dia e 7 dias por semana.
Os centros comerciais deveriam seguir o mesmo caminho.
Muito bem.
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Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
Boa iniciativa Orlando. É neste tipo de democracia que acredito, a participativa e não naquela que se resume apenas a votar de 4 em 4 anos.
Participo noutro fórum onde se discutiram medidas de forma a alargar a oferta de canais na televisão digital terrestre (TDT) e foram bem recebidas pelos partidos de esquerda. Infelizmente os de direita continuam a achar que mais canais na TDT fariam concorrência aos operadores de televisão paga (negociatas)... Felizmente a composição da AR mudou e para o ano já vão existir mais canais na TDT, por isso propor coisas aos deputados vale sempre a pena!
Por muito bem intencionados que estejam alguns agentes políticos, às vezes estão pouco informados e tomam más decisões em algumas áreas, o fórum deve assim ajudar na proposta de medidas num tema que conhecemos bem.
Medidas
Rede de carregamento:
O mais importante é sem dúvida a rede de carregamento, deverá ser rápida e fiável.
1. Os postos normais devem ser actualizados para 22 kW. Assim o carregamento é mais rápido e os postos ficam livres mais depressa.
2. Deverá haver mais fiscalização para que carros que não estejam a carregar sejam rebocados, sejam fumarentos ou não.
3. Obrigar os parques de estacionamento públicos (por exemplo centros comerciais) a ter por cada 100 lugares um posto de 22 kW com duas tomadas mennekes.
Incentivos à compra:
No caso dos incentivos à compra acho que deve haver mais discussão. Às vezes estes incentivos podem ser aproveitados pelos fabricantes para manter os preços altos e não se refletem numa poupança para o comprador.
Os incentivos à compra, caso existam devem ser apenas para carros com bateria incluída. Nos EUA a Nissan não pratica o aluguer porque o incentivo federal está relacionado com a capacidade da bateria em kWh, só recebem o incentivo máximo ($7.500) carros com baterias de 16 kWh ou superior. Pode ser que assim a Renault comece a vender oficialmente os carros com bateria incluída como faz no Reino Unido e Noruega.
Na Noruega a Renault decidiu apenas vender os carros com bateria porque assim ficam isentos de IVA, caso fosse praticado o aluguer a mensalidade seria alvo de IVA. Para mim este seria o melhor incentivo, carros com bateria incluída serem isentos de IVA numa primeira fase, o IVA seria gradualmente aumentado para 5 % e 13 % quando a venda de veículos eléctricos superasse a de fumarentos.
Resumindo, rede de postos mais rápida e fiável e incentivos à compra apenas para carros com bateria incluída, de modo a acabar com a vigarice dos alugueres vitalícios.
Participo noutro fórum onde se discutiram medidas de forma a alargar a oferta de canais na televisão digital terrestre (TDT) e foram bem recebidas pelos partidos de esquerda. Infelizmente os de direita continuam a achar que mais canais na TDT fariam concorrência aos operadores de televisão paga (negociatas)... Felizmente a composição da AR mudou e para o ano já vão existir mais canais na TDT, por isso propor coisas aos deputados vale sempre a pena!
Por muito bem intencionados que estejam alguns agentes políticos, às vezes estão pouco informados e tomam más decisões em algumas áreas, o fórum deve assim ajudar na proposta de medidas num tema que conhecemos bem.
Medidas
Rede de carregamento:
O mais importante é sem dúvida a rede de carregamento, deverá ser rápida e fiável.
1. Os postos normais devem ser actualizados para 22 kW. Assim o carregamento é mais rápido e os postos ficam livres mais depressa.
2. Deverá haver mais fiscalização para que carros que não estejam a carregar sejam rebocados, sejam fumarentos ou não.
3. Obrigar os parques de estacionamento públicos (por exemplo centros comerciais) a ter por cada 100 lugares um posto de 22 kW com duas tomadas mennekes.
Incentivos à compra:
No caso dos incentivos à compra acho que deve haver mais discussão. Às vezes estes incentivos podem ser aproveitados pelos fabricantes para manter os preços altos e não se refletem numa poupança para o comprador.
Os incentivos à compra, caso existam devem ser apenas para carros com bateria incluída. Nos EUA a Nissan não pratica o aluguer porque o incentivo federal está relacionado com a capacidade da bateria em kWh, só recebem o incentivo máximo ($7.500) carros com baterias de 16 kWh ou superior. Pode ser que assim a Renault comece a vender oficialmente os carros com bateria incluída como faz no Reino Unido e Noruega.
Na Noruega a Renault decidiu apenas vender os carros com bateria porque assim ficam isentos de IVA, caso fosse praticado o aluguer a mensalidade seria alvo de IVA. Para mim este seria o melhor incentivo, carros com bateria incluída serem isentos de IVA numa primeira fase, o IVA seria gradualmente aumentado para 5 % e 13 % quando a venda de veículos eléctricos superasse a de fumarentos.
Resumindo, rede de postos mais rápida e fiável e incentivos à compra apenas para carros com bateria incluída, de modo a acabar com a vigarice dos alugueres vitalícios.
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Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
Concordo plenamente com esta opinão!jasmim Escreveu:Gostava de ver uma lei que obrigasse todos os postos de combustíveis a terem uma tomada de pelo menos 16A disponível. Poderá ser um serviço pago ao kw gasto ao preço médio praticado no mercado.
O mesmo deve ser aplicado a todos os concessionários que comercializam VE, se possível 24h por dia e 7 dias por semana.
Os centros comerciais deveriam seguir o mesmo caminho.
Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
À grande Orlando! Como é óbvio sabes que podes contar comigo para ajudar neste projecto e muitos mais. As medidas já referidas parecem-me as mais importantes. Os postos têm de estar todos a funcionar, devidamente sinalizados e de preferência com baias a baixarem automaticamente com a disponibilização da tomada. Desta forma ninguém consegue lá estacionar a não ser que tenha cartão, e tiramos 80% dos problemas aos utilizadores e à polícia, os outros 20% serão rebocados por não estarem a carregar.
Tudo o que são locais com electricidade podem ser convertidos em simples postos de 16A, sejam os normais postes de electricidade, os Pt's, as cabines telefónicas etc...
Todas as bombas de combustíveis fósseis, deveriam ser obrigadas a disponibilizar uma tomada.
Assim como todas as marcas vendedoras de veículos eléctricos, deveriam ser obrigadas a ter no mínimo 22kW disponíveis para os clientes da marca.
Os 49 postos rápidos têm de ser bem divididos pelo país, e de preferência fora das auto estradas, salvo algumas excepções que se poderão considerar rotas com extrema utilização.
Os híbridos deveriam pagar iuc conforme os litros de combustível que consumirem. O próprio veículo pode dar essa informação na altura do pagamento. Se nunca usa electricidade paga o máximo, se raramente usa combustíveis fósseis paga valores muito mais baixos.
Os valores de knox dos cl's têm de ser taxados e acabam por compensar os incentivos aos Ve's.
Os postos não podem estar avariados mais que 48 horas, e em casos extremos criam-se alternativas momentâneas.
Numa fase posterior, os postos começarem a ter energias renováveis para os alimentar.
A mobi.e tem de funcionar 24 horas por dia e ter piquete de emergência para soltar cabos, remota e fisicamente.
Quando a rede funcionar da forma descrita, os utilizadores pagarão um valor nunca superior ao valor dos combustíveis fósseis, sendo normal o preço de referência mais 20%, garantindo lucro ao vendedor.
Tudo o que são locais com electricidade podem ser convertidos em simples postos de 16A, sejam os normais postes de electricidade, os Pt's, as cabines telefónicas etc...
Todas as bombas de combustíveis fósseis, deveriam ser obrigadas a disponibilizar uma tomada.
Assim como todas as marcas vendedoras de veículos eléctricos, deveriam ser obrigadas a ter no mínimo 22kW disponíveis para os clientes da marca.
Os 49 postos rápidos têm de ser bem divididos pelo país, e de preferência fora das auto estradas, salvo algumas excepções que se poderão considerar rotas com extrema utilização.
Os híbridos deveriam pagar iuc conforme os litros de combustível que consumirem. O próprio veículo pode dar essa informação na altura do pagamento. Se nunca usa electricidade paga o máximo, se raramente usa combustíveis fósseis paga valores muito mais baixos.
Os valores de knox dos cl's têm de ser taxados e acabam por compensar os incentivos aos Ve's.
Os postos não podem estar avariados mais que 48 horas, e em casos extremos criam-se alternativas momentâneas.
Numa fase posterior, os postos começarem a ter energias renováveis para os alimentar.
A mobi.e tem de funcionar 24 horas por dia e ter piquete de emergência para soltar cabos, remota e fisicamente.
Quando a rede funcionar da forma descrita, os utilizadores pagarão um valor nunca superior ao valor dos combustíveis fósseis, sendo normal o preço de referência mais 20%, garantindo lucro ao vendedor.
- VETL
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Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
BECOOL: O IVA do aluguer das baterias também não é dedutível cá.
Já funciona assim.
Já funciona assim.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
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Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
Refiro-me a particulares e não a empresas. Na Noruega os particulares não pagam IVA na compra de carros eléctricos. Mas já o pagariam na mensalidade do aluguer caso existisse.
- Batotinha
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Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
Sem discordar, muito ao contrário eu mudava "tomada de 16A" para "tomada trifásica baixa tensão". Isso muda tudo. E para os postos na grande maioria nem precisa mudar nada. Quase todos as tem na zona de lavagem e/ou aspiração. E para muitos utilizadores muda tudo. Com a minha extensão/adaptador, metia lá 6 motas como a minha ou 3 auto a 16A. Faz toda a diferença. Penso eu que nada sei...jasmim Escreveu:Gostava de ver uma lei que obrigasse todos os postos de combustíveis a terem uma tomada de pelo menos 16A disponível. Poderá ser um serviço pago ao kw gasto ao preço médio praticado no mercado.
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- VETL
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Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
Não é possível na UE. Só é possível na Noruega porque não faz parte da UE.BECOOL Escreveu:Refiro-me a particulares e não a empresas. Na Noruega os particulares não pagam IVA na compra de carros eléctricos. Mas já o pagariam na mensalidade do aluguer caso existisse.
A malta está entusiasmada com muita coisa agora, mas as regras que nos governam são as da UE.
Entretanto vão-se entretendo com abortos e outras coisas similares. Cá não dá para mais...
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