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Re: Liberalização da rede de carregamento
Enviado: 30 mar 2019, 00:12
por frankesousa
BrunoAlves Escreveu: ↑29 mar 2019, 23:49
jfr2006 Escreveu: ↑29 mar 2019, 23:35
O da churrasqueira da Mealhada, com 1,4€ para iniciar o carregamento
1 hora parado lá, a carregar aos 16A que fornece, dá um rico custo de 5,6€ + IVA fora a parte do CEME, ou seja, quase 2€ por kWh
Um carro que tenha uma média de 15kWh/100km na tomada, resulta em 30€ por cada 100km
Os deuses devem estar loucos, só pode....
Foi exactamente o que me chamou a atenção. O que era uma vantagem para os clientes passou a ser uma fonte de receita. Era de rir se não fosse tão ridículo.
Que modelo de pagamento ridículo, daaaaaaassssss
Chega a ser possível pagar mais pelo carregamento lento do que pelo rápido. Deve ser de mim achar isto ridículo.
Não será um valor ridículo para depois fazerem gratuito para os clientes? Tipo ativar o posto com um cartão do restaurante.
Assim garantem que ninguém no seu perfeito juízo vai lá carregar com o cartão de um CEME
Re: Liberalização da rede de carregamento
Enviado: 30 mar 2019, 00:15
por frankesousa
Acho que vou passar a conversa para o tópico
"A mobilidade eléctrica está comprometida nos próximos dias"
Re: Liberalização da rede de carregamento
Enviado: 30 mar 2019, 00:18
por BrunoFonseca
mjr Escreveu: ↑29 mar 2019, 23:58
Esses postos com preços ridículos vão obviamente ficar às moscas. Provavelmente irão reconsiderar tal como fez a Cepsa nos PCR.
Muitos continuam com a parte de OPC gratuita, mas a eletricidade passa a ser paga.
So os que constam na lista.
Por exemplo a 4 tomadas de 22 do Forum Sintra (que estão sempre ocupadas) vão continuar para já gratuitos.
Re: Liberalização da rede de carregamento
Enviado: 30 mar 2019, 00:21
por mjr
Sim, os que não aparecem listados continuam completamente gratuitos. E são muitos ainda.
Re: Liberalização da rede de carregamento
Enviado: 30 mar 2019, 00:24
por beme83
frankesousa Escreveu: ↑30 mar 2019, 00:15
Acho que vou passar a conversa para o tópico
"A mobilidade eléctrica está comprometida nos próximos dias"
Concordo totalmente como que referiu com o valor do kwh ao preço do do PCR a juntar a alguns valores como o posto da mealhada...
Re: Liberalização da rede de carregamento
Enviado: 30 mar 2019, 00:45
por BrunoAlves
mjr Escreveu: ↑29 mar 2019, 23:58
Esses postos com preços ridículos vão obviamente ficar às moscas. Provavelmente irão reconsiderar tal como fez a Cepsa nos PCR.
Muitos continuam com a parte de OPC gratuita, mas a eletricidade passa a ser paga.
Sim, claro. O caso do Rocha é um extremo ridículo mas que acaba bem por demonstrar a idiotice que é este modelo. Permitir a um operador cobrar 5cts/min num posto lento é... Indescritível. A mobiletric parece querer compensar à força as perdas do início da operação
E esta parvoeira dos preços continuarem sem IVA, isto é sequer legal?
Aceito que a larga maioria dos postos ainda são gratuitos (logo se vê até quando) mas isto pode perfeitamente ser um vislumbre do que será o pagamento integral da rede. Isso assusta-me. E PCN não são PCR, se em relação aos rápidos compreendo (e defendo) que têm de ser caros, os PCN não têm os mesmos custos nem de longe...
Enfim, este modelo é revoltante, a existência da MobiE é OPC e CEME e mais um par de botas é revoltante e estou cansado de me chatear com isto. Não vale a pena continuar a chover no molhado, está visto que é este poço de virtudes que vai ficar, a mim cabe-me resignar-me. Vou tentar não poluir mais o fórum com os meus stresses
Re: Liberalização da rede de carregamento
Enviado: 30 mar 2019, 01:08
por BrunoFonseca
BrunoAlves Escreveu: ↑30 mar 2019, 00:45
Vou tentar não poluir mais o fórum com os meus stresses
O problema é o aumento da poluição que voltará quando encostarem os VE devido a estes valores.
Exemplo de umas contas que publiquei no FB
contas rápidas: exemplo para o CC Alegro de Alfragide (que por norma está em baixo). Mobielectric é o OPC que apresenta valores mais caros. O posto é de 22, e utilizando um exemplo real onde carreguei o Zoe dos 24% aos 99% a uma média de 19,44 kWh, demorou 1h34 e utilizou 30,45kWh. utilizando os valores 0,15€ tx activação, + 0,05€/min para a Mobielectric, mais os 0,1601€/kWh para o CEME EDP, + IVA, dá a módica quantia de 11,96€. Uma coisa é certa, Jumbo de Alfragide vai perder um cliente..., assim como a zona de refeições, onde gastava mais do que os quase 12€. O problema em Portugal é que as empresas não fazem um estudo do mercado
Re: Liberalização da rede de carregamento
Enviado: 30 mar 2019, 01:33
por BrunoFonseca
Infelizmente decidiu-se avançar com a cobrança nos PCN sem que os problemas da mobilidade eléctrica fossem na realidade resolvidos.
...E não me venham dizer que é necessário arrancar a fase comercial para os problemas serem resolvidos. Ex: PCR!
Re: Liberalização da rede de carregamento
Enviado: 30 mar 2019, 01:35
por BrunoAlves
Agora imagina eu a carregar só numa fase. Ou um Leaf dos primeiros que só carrega a 16A. Ou um clone, tantos que por aí há que só carregam a 14A.
É sem noção. Mesmo...
Re: Liberalização da rede de carregamento
Enviado: 30 mar 2019, 08:53
por mjr
Não entendo a relação estabelecida por alguns entre o preço cobrado pelos OPC e o modelo de negócio.
Acham que se o modelo fosse outro os preços seriam diferentes? Porquê?