Toyota Prius Plug-In

Outros veículos elétricos, incluindo concorrentes do Nissan Leaf.
lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Toyota Prius Plug-In

Mensagem por lmmr74 » 25 fev 2015, 16:47

O Prius plug in foi um dos que testei antes de comprar o meu. Tenho um amigo que tem na empresa uma frota deles ( e também de hibridos honda) e gentilmente cedeu-me um para testar.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Toyota Prius Plug-In

Mensagem por jfr2006 » 25 fev 2015, 17:44

E que tal achaste?

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Toyota Prius Plug-In

Mensagem por lmmr74 » 26 fev 2015, 11:59

jfr2006 Escreveu:E que tal achaste?
Quando pensei em trocar de carro e comprar um eléctrico, o Prius nunca me passou pela cabeça, acabei por testá-lo e inclui-lo na minha "short list" um pouco por acaso, pois um amigo meu, conforme já referi no outro post, tem alguns na empresa.

Relativamente ao test drive, mixed feelings, pois para mim o importante é que o carro se adapte ao perfil do seu utilizador e a sensação que tive é que de facto é um carro muito económico, mas pareceu-me acima de tudo ser um carro a gasolina, é certo que tem uma autonomia de cerca de 17-18 km eléctricos , pelo menos foi o que consegui fazer, mas feitos com muita moderação no acelarador, inclusive na AE quando puxei mais por ele o motor a combustão entrou em funcionamento mesmo tendo ainda bateria. No entanto é um conceito muito interessante e segundo dizem é um carro fiável.

O que de facto me desiludiu mais foi o comportamento dinâmico, pois tive oportunidade de o testar na Serra de Sintra e o comportamento numa condução mais desportiva foi fraco, mas enfim este ponto é importante para mim e poderá não ser para a maioria das pessoas, daí volto a repetir, o importante é que se adapte ao perfil de cada um.

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Toyota Prius Plug-In

Mensagem por jasmim » 26 fev 2015, 12:09

Gostei do teu raciocínio. De facto o que para uns serve, para outros não. É por isso que o mercado é diversificado. No meu caso, os cerca de 20 km de autonomia dá para o meu dia a dia, inclusive posso fazer 50 ou 60 sempre em elétrico porque vou carregando entre deslocações.
Gosto do Ampera, mas a limitação a 4 lugares e a pequena mala foram para mim o peso contra.
A junção do Prius e do Ampera é que daria um produto do agrado de 95% das pessoas.
Vamos ver se a 4ª geração do Prius traz pelo menos 40 a 50 km de autonomia em EV.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Toyota Prius Plug-In

Mensagem por Apr » 26 fev 2015, 12:15

Se misturares o prius e o ampera, adicionas um bocado de fermento e tens o Outlander PHEV! :-)

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Toyota Prius Plug-In

Mensagem por jasmim » 26 fev 2015, 12:22

Eh Eh, mas não está ajustado ao ambiente citadino. :(
A alternativa é o Golf GTE...
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Toyota Prius Plug-In

Mensagem por jasmim » 27 fev 2015, 07:43

Hum. .. o 5° lugar do novo volt não me convence.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Toyota Prius Plug-In

Mensagem por lmmr74 » 27 fev 2015, 14:15

jasmim Escreveu:Gostei do teu raciocínio. De facto o que para uns serve, para outros não. É por isso que o mercado é diversificado. No meu caso, os cerca de 20 km de autonomia dá para o meu dia a dia, inclusive posso fazer 50 ou 60 sempre em elétrico porque vou carregando entre deslocações.
Gosto do Ampera, mas a limitação a 4 lugares e a pequena mala foram para mim o peso contra.
A junção do Prius e do Ampera é que daria um produto do agrado de 95% das pessoas.
Vamos ver se a 4ª geração do Prius traz pelo menos 40 a 50 km de autonomia em EV.
É isso mesmo Jasmim, o importante é que o carro se adapte ao "dono", o resto são cantigas.
Relativamente ao Prius, gostava de que a próxima versão fosse mais eléctrica e menos CI, ou seja, que fizesses pelo menos 70 km entre cargas, mantendo os 5 lugares, seria o carro ideal nesta fase de transição para os EV.

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Toyota Prius Plug-In

Mensagem por lmmr74 » 27 fev 2015, 14:16

rdias Escreveu:Mistura do actual prius com o actual ampera dá o novo volt.... :D

Consumos do Mitsubishi são estupidamente altos após terminar bateria principalmente em AE ...
Esse é o grande problema, a gasolina o carro gasta exageradamente...Além de que o MCI de 2 litros faz com que o IUC seja próximo dos 200 euros.

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Toyota Prius Plug-In

Mensagem por jasmim » 01 mar 2015, 09:44

Fiz um teste de autonomia em EV sem interrupção, da carga máxima até esgotar. Até aqui ia esgotando a bateria em pequenos percursos de cerca de 6 km.

A viagem iniciou de minha casa e foi até ao Gaia Shopping. Excetuando uma ou outra subida, o percurso é favorável. São 13 km pela EN1, feitos entre 45 a 55 km/h, 7 km pela A1, entre 70 a 80 km/h e 1 km desde a saída da AE até ao estacionamento reservado aos EV's.

Assim, saí com uma autonomia estimada de 20.1 km. Cheguei ao Gaia Shopping com 21 km feitos e ainda com 5 km de autonomia estimada.

Coloquei o carro à carga

Imagem

Com uma autonomia estimada de 20.5 km regressei a casa. Se o percurso era favorável à ida, logicamente era desfavorável à vinda.

Resultado, foram 17 km em EV e o resto do percurso até casa em HV.

Nota: quando cheguei ao shopping não havia lugares de estacionamento vagos, pelo menos junto à entrada subterrânea. Dirigi-me diretamente para o estacionamento dos EV's e estavam os 2 lugares disponíveis. No meu regresso tinha um Leaf estacionado também.

Pequena informação útil para quem se desloque ao gaia shopping: quando cheguei, o LCD do posto Mobi.e não estava a funcionar, pelo que era impossível digitar o código PIN e iniciar o processo de carregamento. Dirigi-me ao posto de informação e prontamento a senhora ligou para o segurança que fez um reset. Assim pude carregar.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Responder

Voltar para “Outros veículos elétricos e híbridos Plug-In”