Preciso técnico para instalar tomada azul CEE em casa
Preciso técnico para instalar tomada azul CEE em casa
Bom dia
Sou do norte preciso de um técnico(electricista) com experiência para instalar tomada azul CEE em casa para carregamento de automóveis electricos.
Quero alguém que já tenha executado o mesmo serviço anteriormente para não ter problemas com a garantia da Nissan.
E uma moradia, o local de carga dista 5 metros do quadro e já tem uma tomada trifásca vermelha instalada. Não sei se é necessário retirar os cabos e colocar novos.
Agradeço a quem me indicar um técnico.
Cumps
Cruz
Sou do norte preciso de um técnico(electricista) com experiência para instalar tomada azul CEE em casa para carregamento de automóveis electricos.
Quero alguém que já tenha executado o mesmo serviço anteriormente para não ter problemas com a garantia da Nissan.
E uma moradia, o local de carga dista 5 metros do quadro e já tem uma tomada trifásca vermelha instalada. Não sei se é necessário retirar os cabos e colocar novos.
Agradeço a quem me indicar um técnico.
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- mjr
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Re: Preciso técnico para instalar tomada azul CEE em casa
Se a tomada trifásica instalada for de 5 pinos (3 Fases, Neutro e Terra) pode utilizar um adaptador para CEE monofásica. Deste modo não é necessário mexer na instalação e mantém uma tomada CEE trifásica para quando for preciso (quem sabe um futuro VE com possibilidade de carregamento trifásico).
Assim, o adaptador seria de um lado macho trifásico (5 pinos) e do outro azul fêmea monofásico. O cabo a unir os dois deverá ter 2.5mm^2 de secção.
Não sei se haverá adaptadores já feitos ou se terá de os fazer. Curiosamente eu comprei o material necessário para fazer um para mim (ainda não fiz...) de modo a poder carregar em locais que tenham a tomada trifásica.
Assim, o adaptador seria de um lado macho trifásico (5 pinos) e do outro azul fêmea monofásico. O cabo a unir os dois deverá ter 2.5mm^2 de secção.
Não sei se haverá adaptadores já feitos ou se terá de os fazer. Curiosamente eu comprei o material necessário para fazer um para mim (ainda não fiz...) de modo a poder carregar em locais que tenham a tomada trifásica.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- pafi
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Re: Preciso técnico para instalar tomada azul CEE em casa
Este assunto também me é familiar. Recentemente fiz 3 adaptadores de trifásico-monofásico. Estão no meu DB no Nova Energia... mas ainda não estou satisfeito, pois vou fazer uma espécie de extensão com seis tomadas e três disjuntores. Veremos com que aspeto vai ficar!
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... &start=500
O objetivo é exatamente o mesmo do mjr, com a vantagem de que no caso das scooters uma tomada trifásica aguenta seis motas ligadas!!! E justifica-se ter isto feito pois em Coimbra, Aveiro, Figueira da Foz e Estarreja há locais conhecidos com tomadas trifásicas, mas de vez em quando lá vão aparecendo, por isso mais vale andar prevenido .
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O objetivo é exatamente o mesmo do mjr, com a vantagem de que no caso das scooters uma tomada trifásica aguenta seis motas ligadas!!! E justifica-se ter isto feito pois em Coimbra, Aveiro, Figueira da Foz e Estarreja há locais conhecidos com tomadas trifásicas, mas de vez em quando lá vão aparecendo, por isso mais vale andar prevenido .
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Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
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Re: Preciso técnico para instalar tomada azul CEE em casa
Boa Tarde mjr, sou novo no forum, estou a pensar comprar um leaf e estive hoje na caetano power na zona industrial do Porto, onde me disseram (vendedor) que as 8 horas de carregamento no leaf 2013 é numa tomada shuko trifásica, porque numa monofásica demora bastante mais?!mjr Escreveu:Se a tomada trifásica instalada for de 5 pinos (3 Fases, Neutro e Terra) pode utilizar um adaptador para CEE monofásica. Deste modo não é necessário mexer na instalação e mantém uma tomada CEE trifásica para quando for preciso (quem sabe um futuro VE com possibilidade de carregamento trifásico).
Assim, o adaptador seria de um lado macho trifásico (5 pinos) e do outro azul fêmea monofásico. O cabo a unir os dois deverá ter 2.5mm^2 de secção.
Não sei se haverá adaptadores já feitos ou se terá de os fazer. Curiosamente eu comprei o material necessário para fazer um para mim (ainda não fiz...) de modo a poder carregar em locais que tenham a tomada trifásica.
Pode-me esclarecer se estará correcto?
Obrigado
- mjr
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Re: Preciso técnico para instalar tomada azul CEE em casa
Bem Vindo ao forum MLF!
Que grande confusão do vendedor... O Leaf tem um carregador monofásico, pelo que só pode ligar a uma tomada trifásica se esta tiver neutro e ligar o neutro e uma fase ao EVSE. NUNCA ligar duas fases ao EVSE do Leaf pois ele não está preparado para 380V AC.
Aquilo que eu sei é que o Leaf de 2013 vem com um EVSE portátil de 10A com ficha schuko e cabo para os postos públicos com EVSE fixo. Se quiser carregar em casa a mais de 10A terá de adquirir um EVSE fixo de 16A ou mais conforme as possibilidades da instalação elétrica da casa e do modelo do Leaf (a versão básica tem carregador de 16A, e as restantes de 32A). Em Portugal tem a Efacec e a Magnum Cap como fornecedores desses produtos.
É preciso ter ainda em atenção que o tempo de carga só é de 7-8 horas quando carrega a 16A e está completamente descarregado. No dia a dia isso nunca acontece. Eu por exemplo só carrego 2 a 3 horas por dia para os 50-70km que faço por dia. Não é recomendado deixar o carro ir até 0% de carga sistematicamente, pelo que deve carregar todos os dias, mesmo que tenha carga para o dia seguinte. Para quem faz até 80km por dia recomendo realizar cargas até 80% da capacidade, para poupar a bateria.
Que grande confusão do vendedor... O Leaf tem um carregador monofásico, pelo que só pode ligar a uma tomada trifásica se esta tiver neutro e ligar o neutro e uma fase ao EVSE. NUNCA ligar duas fases ao EVSE do Leaf pois ele não está preparado para 380V AC.
Aquilo que eu sei é que o Leaf de 2013 vem com um EVSE portátil de 10A com ficha schuko e cabo para os postos públicos com EVSE fixo. Se quiser carregar em casa a mais de 10A terá de adquirir um EVSE fixo de 16A ou mais conforme as possibilidades da instalação elétrica da casa e do modelo do Leaf (a versão básica tem carregador de 16A, e as restantes de 32A). Em Portugal tem a Efacec e a Magnum Cap como fornecedores desses produtos.
É preciso ter ainda em atenção que o tempo de carga só é de 7-8 horas quando carrega a 16A e está completamente descarregado. No dia a dia isso nunca acontece. Eu por exemplo só carrego 2 a 3 horas por dia para os 50-70km que faço por dia. Não é recomendado deixar o carro ir até 0% de carga sistematicamente, pelo que deve carregar todos os dias, mesmo que tenha carga para o dia seguinte. Para quem faz até 80km por dia recomendo realizar cargas até 80% da capacidade, para poupar a bateria.
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Re: Preciso técnico para instalar tomada azul CEE em casa
Tb liguei para a Caetano Power do Porto e afirmaram que o Leaf 2013 vem com carregador de 10ah e de 16ah, os 2 sem custo.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
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Re: Preciso técnico para instalar tomada azul CEE em casa
o de 16 penso ser menekes para carregamentos rápidos, mas sou um ignorante nesta matéria...
- mjr
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Re: Preciso técnico para instalar tomada azul CEE em casa
O de 16A é um cabo com terminação Mennekes de um lado e J1772 do outro. Não tem nada de rápido, apenas é menos lento que o EVSE portátil de 10A.
Cargas rápidas é na tomada Chademo e só em postos de carga rápida, como o que tem na Caetano Power da zona industrial. Neste caso o cabo está no posto. 0-80% de carga em menos de 30m.
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Re: Preciso técnico para instalar tomada azul CEE em casa
mjr liguei para a efacec disseram-me que o home charger deles, de 16 amperes carrega em 6 a 8 horas?! e que não se deve usar o cabo shuko de 16 amperes mais de 20 minutos sob pena de sobreaquecer poder arder?!
Perante estas informações a serem verdadeiras, não será melhor utilizar uma shuco normal e o cabo de 10 amp fornecido com o carro, leva mais tempo (12 horas) mas poupo dinheiro e deverá ser mais fácil de instalar no meu lugar de garagem colectivo em termos de condominio
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Re: Preciso técnico para instalar tomada azul CEE em casa
Quem sou eu para colocar em causa a capacidade técnica da Efacec, mas também fui dos que recusei instalar o seu home charger apenas porque, o orçamento era "escandaloso". Instalei a tomada azul CEE, cabo de secção 4 mm² e qual aquecimento? Tenho uma torradeira que aquece bem mais e isso acontece vai para 30 anos e continuo a fazer as torradas.MLF Escreveu:mjr liguei para a efacec disseram-me que o home charger deles, de 16 amperes carrega em 6 a 8 horas?! e que não se deve usar o cabo shuko de 16 amperes mais de 20 minutos sob pena de sobreaquecer poder arder?!
Perante estas informações a serem verdadeiras, não será melhor utilizar uma shuco normal e o cabo de 10 amp fornecido com o carro, leva mais tempo (12 horas) mas poupo dinheiro e deverá ser mais fácil de instalar no meu lugar de garagem colectivo em termos de condominio
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras