Carregamento de 80% ou 100%?

Fórum para os proprietários do LEAF discutirem e descreverem a sua experiência e impressões dos seus LEAF's

Qual a percentagem de carga que faz mais frequentemente?

100%
6
40%
80%
9
60%
 
Total de votos: 15

jfreire
Proprietário Leaf
Mensagens: 234
Registado: 02 ago 2011, 23:46
Data de fabrico: 0- 4-2018
Capacidade bateria: 115 Ah - 12 Barras
Localização: Torres Vedras

Re: Carregamento de 80% ou 100%?

Mensagem por jfreire » 05 jun 2012, 16:51

Também alterei o meu voto para 80%.

Desde que passei a andar com o aquecimento desligado deixou de ser necessário carregar a 100%. Alias, mesmo a 80% dá para dois dias, mas continuo a carregar diariamente, porque nunca se sabe...

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Carregamento de 80% ou 100%?

Mensagem por mikexilva » 12 jun 2012, 17:59

Estou a pensar fazer um passeio até ao Portinho da Arrábida com 5 pessoas, que deve ser já próximo dos limites de carga para ir e vir, por isso vou carregar a 100%, mas como o carro está programado para carregar até 80% estava a pensar carregar os restantes 20% de manhã antes de sair.
Alguem sabe quanto tempo demora a carregar de 80% até 100% ?

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Carregamento de 80% ou 100%?

Mensagem por OCasal » 12 jun 2012, 18:37

Eu carrego sempre a 100% e mesmo assim por vezes ainda tenho de fazer cargas adicionais durante o dia...

A única vez que pus a 80% apanhei um susto de morte, ia ficando a pé!

Será que faz assim tão mal à bateria carregar a 100%? Não me parece que aqueça em demasia os módulos!

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Carregamento de 80% ou 100%?

Mensagem por Filipe » 12 jun 2012, 18:59

Como normalmente não excedo os 50Km diários, carrego sempre a 80%, ás vezes até nem carrego todos os dias; Por acaso quem já fez os upgrads notou algum ligeiro aumento no tempo da carga
lenta :?:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregamento de 80% ou 100%?

Mensagem por mjr » 12 jun 2012, 19:27

O tempo para carregar de 80% até 100% é entre 1 hora e 1 hora e 20 minutos, dependendo do estado do estado de equilíbrio entre as células, da temperatura e obviamente do estado de degradação da bateria (uma bateria com menos capacidade demora menos tempo a carregar). Não confiar muito no que diz a aplicação, pois por vezes ela indica faltarem ainda 20 minutos e de repente termina de carregar porque alguma célula excedeu a tensão máxima devido a o pack não estar equilibrado.

Carregar a 100% faz mal no sentido de que o tempo que a bateria passa nos estados de carga elevados contribui várias vezes mais para a degradação do pack do que o tempo a estados de carga mais baixos (quanto mais baixo melhor). Se a carga for programada para terminar imediatamente antes de iniciar viagem essa degradação extra será marginal. Um truque quando se sai de manhã e necessita de mais autonomia é programar para carregar a 80% durante a noite e depois ao acordar com a aplicação Iphone/Android iniciar a carga. Quando se terminar o ritual matinal já a bateria terá chegado aos 100% ou quase. Ou então ver o tempo que ele indica até 100%, subtrair 1 hora e (o carro é muito pessimista...) e programar a hora de início de carga de modo a que quando sairmos esteja a terminar de carregar. O mais fácil é mesmo só programar a hora de fim de carga, mas nesse caso ele termina sempre 1 hora ou mais antes da hora programada. Não é muito mas ao fim de um ano são vários dias em que o carro esteve a 100% de carga (365 horas/24 são 15 dias!).

Não notei qualquer alteração nos tempos de carga. Penso que o upgrade era para melhorar os tempos de carga estimados.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Carregamento de 80% ou 100%?

Mensagem por mikexilva » 13 jun 2012, 00:20

Pois, reprogramei para começar a carregar as 3 da manhã até 100% (todos os dias da semana, depois tenho que reveter), por acaso aquilo não tem 2 temporizadores, mas tem que se definir para cada dia da semana qual o temporizador a usar... devia dar para ter um temporizador independente dos dias para situações pontuais... e pensava que se podia alterar estes temporizadores na aplicação do telemovel ou via web, mas afinal não...

Eu fazia intenções de não mexer em nada, e caregar 80% e dar os últimos 100% quando acordasse, mas gosto de acordar mais em cima da hora e a dona acha muito complicado "agora" ir ver como se comanda a carga com o smartphone...

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Carregamento de 80% ou 100%?

Mensagem por mikexilva » 13 jun 2012, 22:27

Fui no modo ECO com calma e dava para ir e vir com 100% de carga e ainda devia sobrar uns 20km de autonomia, o que gasta mais são as subidas da serra, etc, mas como acabei por ficar a ver o jogo e jantar em casa de familiares carreguei a 10A durante umas horas antes de fazer os últimos 15km.

Achei estranho foi quando cheguei ao carro depois de estar 4h30 a carregar a 10A já tinha a carga quase a 100% mas achei curioso ouvir uma ventoinha do lado esquerdo por baixo do capô, e o inverter estava morno (com a mão pareceu-me sentir uns 42graus) fiquei na dúvida se ainda seria calor da viagem (mas 4h30 depois ainda se sente calor?) ou se seria o inverter que estava a ajudar no controle da carga a 10A (que não me faz muito sentido sendo a mesma ligação da carga a 16A).

Fora isso achei que apesar de eu estar a tentar fazer uma condução muito economica, andei sempre limitado pela velocidade do transito normal, ou seja estava com a sensação que se não tivesse carros à frente teria ido mais rápido sem dar por isso, mesmo nas subidas mais acentuadas onde cheguei a usar 3 "bolinhas" de power instantaneo (mas na maior parte do trajeto só usei 1 ou 2).

Em alguns trajetos fui de janelas abertas sem o rádio ligado para ouvir os passarinhos e o silencio da serra que ganha outro interesse quando não se ouve o motor ;)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregamento de 80% ou 100%?

Mensagem por mjr » 13 jun 2012, 23:36

O inversor estar morno após uma carga é normal. O circuito de refrigeração do carregador é o mesmo do inversor, por isso ele aquece quando o carro está a carregar. O que não é normal é o carro ter 20km de autonomia estimada e 4h30 a 10A chegarem para ele atingir quase 100% de carga. 2,3kWx4,5h dá 10,35 kw.h, o que não é nem metade da capacidade da bateria. Tens ideia de quantas barras de SOC tinha quando iniciou a carga e quantas tinha no final?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Carregamento de 80% ou 100%?

Mensagem por mikexilva » 13 jun 2012, 23:48

Se bem me lembro:
Indicava autonomia de 33km em modo normal e 37km em ECO quando iniciei a carga de 10A e penso que tinha 2 barras de bateria (2 ou 3 não tenho a certeza) falei em 20km porque penso que seria o que me sobrava se tivesse feito os últimos 15km sem carregar a 10A.
Depois de estar cerca de 4h37m a carregar a 10A mostrava 11 barras e 137km (em ECO) de autonomia.

Em relação ao inverter quente, o modulo de controle de carga não é aquela barra junto aos bancos de trás que rouba um pouco de espaço na bagageira?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregamento de 80% ou 100%?

Mensagem por mjr » 14 jun 2012, 01:22

De 2 barras de carga a 11 são cerca de 60% da capacidade da bateria (pode ser um pouco mais ou um pouco menos dependendo do estado de cada barra). Se for de 3 já são 53%. Mesmo assim parece pouca carga para tanta capacidade.

O carregador fica de facto na mala, mas há um circuito de água do carregador até ao inversor. Aliás, quando o carro está a carregar o barulho que se ouve é da bomba de água que faz esse líquido circular.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Proprietários do Nissan Leaf”