Boas razões para rejeitar email do Nissanleafpt.com

Aqui pode colocar as suas questões acerca do funcionamento do forum
Responder
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Boas razões para rejeitar email do Nissanleafpt.com

Mensagem por migle » 06 abr 2018, 21:45

Boa noite,

Nos últimos dias deixei de receber email do nissanleafpt. Fui ver e estava a ser rejeitado pelo meu servidor. Nada de novo da parte do nissanleafpt, apenas o meu, por actualização de software passou a dar pesos diferentes a certas regras fazendo o mail ultrapassar o limiar.

Mas olhando para os cabeçalhos, fico com a dúvida se as opções que tomaram são as mais adequadas nos dias de hoje.

O endereço from é do gmail, porém não usam os servidores deles. Isto, só por si, já tem que se lhe diga. Podemos continuar a viver num mundo em que qualquer pessoa envia um email em nome de qualquer outra?

Então, por essa razão os emails falham a SPF da Google. Infelizmente para todos nós, esta falha continua a ser uma soft failure (porque o registo termina em ~all e não -all).
Falha também o DKIM porque os servidores da google assinam os mails e estes vêm sem assinatura.

Depois, o IP está numa gama de alocação dinâmica.

Claro, podemos pôr o nissanleafpt em whitelist. Porém, é fazer whitelisting de um email que indica o domínio gmail mas vem de um servidor não autorizado, ou então de um endereço IP alocado dinamicamente. Faz pouco sentido.

Suponho que para terem tomado estas opções é porque tiveram mais problemas com outras... Usando o vosso domínio no endereço from. Mas para usar um endereço gmail, não vejo porque não conseguiriam usar os servidores deles.

Fica este início de sugestão.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Boas razões para rejeitar email do Nissanleafpt.com

Mensagem por mjr » 06 abr 2018, 22:37

O NissanleafPT tem mais de 7 anos e na altura começou por usar o Postfix para enviar os mails, com relay para um servidor externo do ISP. Entretanto o fórum foi movido para um VPS, mas aparentemente ficou com as mesmas configurações, só que, claro, sem relay para envio dos mails, sendo o Postfix a enviar diretamente. Como aparentemente nunca deu problemas, não foram detetados esses problemas.

Entretanto alterei as configurações para enviar pelo gmail, podes verificar se o filtro de SPAM já aceita os mails do fórum?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Boas razões para rejeitar email do Nissanleafpt.com

Mensagem por migle » 07 abr 2018, 02:29

Bem, agora não há qualquer motivo. Este email chegou por um servidor da Google, por IPv6. Já retirei o nissanleafpt da minha whitelist, depois disso ainda não recebi nenhum mail, mas posso já ver que o resultado é:

SpamAssassin Results: Scored -101.999 with max score of 5. Tests hit: BAYES_00, DKIM_SIGNED, DKIM_VALID, DKIM_VALID_AU, FREEMAIL_FROM, USER_IN_WHITELIST

Ou seja, o email vem assinado com DKIM, nada de mail. O pedante do SpamAssassin ainda se queixa que o from é um endereço à borla e o filtro bayesiano acusa um mail automático. Mas isto passa de certeza em todo o lado. Da próxima será igual excepto o USER_IN_WHITELIST.

Mas vocês podiam estar a enviar email usando o meu endereço Google no from e pelos vistos, toda a gente aqui pelo fórum os estaria a aceitar sem qualquer indicação de autenticidade... Incomoda-me que em 2017 isto ainda seja possível, quando já quase não existe software de email que não verifique SPF e DKIM...

Mais uma razão para eu continuar a não usar a minha conta Google para email. (só uso para sacar aplicações da Play Store).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Boas razões para rejeitar email do Nissanleafpt.com

Mensagem por RJSC » 07 abr 2018, 13:22

Trata-se de e-mail (correio eletrónico)...
À semelhança do correio físico a autenticação de utilizadores não é parte, da mesma maneira que alguém pode enviar um envelope para ti de uma cidade e usar o remetente de outra, ou alguém que não o funionário dos CTT colocar uma carta na tua caixa de correio...
O e-mail sempre foi para tratar da mesma forma que o que se recebe na caixa de correio em casa.
Quem quer comunicação autenticada e encriptada terá que utilizar outras ferramentas em cima do e-mail ou outro protocolo.
Dito isto, eu uso Gmail e nunca os e-mails do fórum foram parar ao SPAM. :?
Talvez por eu ter começado a utilizar este fórum em 2011 o histórico tenha influenciado. :?

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Boas razões para rejeitar email do Nissanleafpt.com

Mensagem por migle » 07 abr 2018, 13:49

Sim, eu... "eu tou sabendo".
As coisas têm entretanto outra dimensão, e todos nós enviamos hoje em dia emails com instruções para gestores de conta, etc, etc. Que o Gmail aceite email que se identifica com um domínio Gmail mas não foi sujeito a qualquer autenticação é completamente anacrónico hoje.
É também bem claro que todos sabemos ao receber uma carta impressa, não assinada, por correio que qualquer pessoa a pode ter escrito. Já com o email, isso não é nada claro.

EDIT: Entretanto, desde o início dos 2000 que todas as pessoas envolvidas com o email andam a tentar acabar com isso, para isso existe o SPF e o DKIM.


Com esta mensagem do RJSC, o relatório agora é:

SpamAssassin Results: Scored -1.999 with max score of 5. Tests hit: BAYES_00, DKIM_SIGNED, DKIM_VALID, DKIM_VALID_AU, FREEMAIL_FROM

Porém, lembrei-me de um inconveniente. Não sei se o Gmail tem limites baixos para o número de mensagens enviado por dia de uma conta à borla.

Espero não vos ter empurrado para um problema maior. O ideal era mesmo usar um endereço from do domínio nissanleaftpt.com.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Boas razões para rejeitar email do Nissanleafpt.com

Mensagem por mjr » 07 abr 2018, 18:20

Concordo com o último parágrafo e está na pipeline há muito tempo para fazer isso. Como em tudo, a necessidade vai dar o empurrão final...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Discussão sobre o Forum”