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Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Enviado: 19 dez 2015, 11:16
por victormcpinto
mjr Escreveu:Quase todos os dias ;)
Se as consultas de cardiologia fossem mais baratas, também andava :lol:
Com esses valores de SOC acredito que, em percursos planos, dava para arriscar mais mas, "a minha vida" (25 km/dia), é um sobe e desce.

Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Enviado: 19 dez 2015, 13:34
por mjr
O meu percurso é muito favorável para poder andar com SOCs baixos. Carrego no trabalho normalmente até 70-80% (quando saio ainda está a carregar), chego a casa com 40-50%, pernoita ao relento assim e depois chego ao trabalho normalmente com 15-25%, no Inverno menos devido ao aquecimento matinal que é preciso fazer ao habitáculo. Como conheço bem o trajeto não há stress. Já cheguei uma ou duas vezes com a primeira bolha de potência desaparecida (quase na tartaruga), mas a controlar.

Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Enviado: 20 dez 2015, 13:30
por meira78
mjr Escreveu:O meu percurso é muito favorável para poder andar com SOCs baixos. Carrego no trabalho normalmente até 70-80% (quando saio ainda está a carregar), chego a casa com 40-50%, pernoita ao relento assim e depois chego ao trabalho normalmente com 15-25%, no Inverno menos devido ao aquecimento matinal que é preciso fazer ao habitáculo. Como conheço bem o trajeto não há stress. Já cheguei uma ou duas vezes com a primeira bolha de potência desaparecida (quase na tartaruga), mas a controlar.
Piso plano né?

Mais ou menos qts kms ida e volta?

O patrão é um gajo porreiro, certo?

Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Enviado: 20 dez 2015, 14:48
por mjr
50-60km, depende dos desvios a que o trânsito obrigue.

Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Enviado: 29 dez 2015, 02:13
por Fil
Já fiz o teste. Abaixo dos 362v começa a aquecer.

Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Enviado: 30 dez 2015, 09:54
por mjr
Não terá a ver com a inércia térmica do pack? Só passados 10-20m é que o calor gerado no interior das células chega aos sensores, como se vê que numa carga rapida a temperatura máxima é atingida 10-20m após terminar a carga. No meu já vi coisas estranhas, por exemplo iniciar uma viagem para Aveiro com 100% de Soc, nos primeiros 20-30km a temperatura dos sensores desce e depois começa a subir. Isto sempre em CC de 90km/h. A minha interpretação disto não é que ele aquece menos com SOC de 100% mas que inicialmente a ar frio exterior arrefece a parte exterior da bateria e só quando o calor gerado no interior das células chega ao exterior do pack é que a temperatura começa a subir.

Para mim um teste mais científico seria após um período de pelo menos 12h numa garagem com temperatura estável dar uma volta "quente" e depois voltar à garagem e registar a temperatura máxima atingida. Fazer o mesmo para várias tensões iniciais, tendo o cuidado de fazer uma volta quente igual. E comparar. Tem de ser uma volta quente e rápida, com muito consumo de energia para minimizar o efeito de uma temperatura exterior diferente.

Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Enviado: 30 dez 2015, 15:44
por Orlando
Todos os pack que vi sempre subiram temperatura abaixo de 30%.

Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Enviado: 30 dez 2015, 17:15
por Fil
Desta última vez, o teste foi o seguinte, andei cerca de 20 klms, nunca passei dos 60 klms/h. Quando arranquei tinha cerca de 5 kWh na bateria e esteve na rua 1 hora (o pack estava a 19 graus e a temperatura a descer ligeiramente ). Depois dos 20 klms tinha 2.2 kWh e a bateria a 21 graus. Não fiz qualquer aceleração rápida e fui sempre em eco. Acontece sempre isto, independentemente da velocidade que vá ou da temperatura exterior, quanto mais depressa pior, como é óbvio;)

Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Enviado: 30 dez 2015, 18:49
por mjr
Subir 2 graus não me parece nada de especial. O meu costuma subir mais, mas claro que eu geralmente não faço 20 km com 2,8kW.h ;)

O que eu no meu sinto é que a subida de temperatura não depende do SOC inicial, ou depende abaixo do limiar do óbvio. Se iniciar com 50% e terminar com 25% de SOC, a subida de temperatura vai ser a mesma que se começar a 30% e terminar a 5% a minha viagem matinal de 25km. O que faz muita diferença para mim é o estilo de condução. Quando tenho pressa facilmente sobe 5C, quando vou com calma praticamente nem sobe. Claro que geralmente conduzo com mais cuidado quando o SOC é baixo, pelo que isso pode mascarar os resultados.

Eu diria que muito mais importante que o SOC a que o carro está é o estilo de condução, para o aquecimento da bateria. Mas de facto é de esperar algum aumento extra para as mesmas condições de utilização quando o SOC é baixo (como se pode ver pelo gráfico da impedância vs SOC que coloquei anteriormente), o que acho é que medir isso cientificamente não é fácil, porque o efeito é reduzido.

Re: Carregar bateria - 80 ou 100%?

Enviado: 30 dez 2015, 19:12
por Fil
Eu fui devagar de propósito, para subir o mínimo possível pela velocidade, e para confirmar a partir de que voltagem sobe sempre. Já fiz esses 20 klms com 2.5 kWh, sempre a direito ;)