"Solução" para as baterias de 12V

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Já trocou a bateria de 12V do seu Leaf mk1?

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ruimegas
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Re: "Solução" para as baterias de 12V

Mensagem por ruimegas » 23 fev 2016, 17:23

mjr Escreveu:...ou então deixaram alguma luz ligada e descarregou completamente. Eu recomendava deixar o carro em ready durante pelo menos 6 horas com o limpa para-brisas ligado (levantado para não desgastar) de modo a carregar o mais possível a bateria de 12V dissolvendo alguns cristais de sulfato de chumbo que se tenham formado nessa descarga profunda. 12 horas era o ideal...

Grande dica mjr :)

Ontem mantive-o ligado em ready durante algumas horas mas com essa dica vou ficar mais descansado...obrigado

Cumprimentos
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Re: "Solução" para as baterias de 12V

Mensagem por mjr » 24 fev 2016, 00:01

Nem toda a gente sabe escolher bem isso... e isso nem sequer é o melhor.
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Re: "Solução" para as baterias de 12V

Mensagem por Filipe » 24 fev 2016, 02:23

ruimegas Escreveu:Ontem aconteceu-me uma boa com a bateria de 12v foi assim:

Mandei dar um retoque numas pequenas amolgadelas numa oficina que trabalha bem e o Leaf ficou lá a "dormir" durante o fim de semana para me ser entregue na 2ª feira (ontem).

Cerca de 11:30 de ontem telefona-me o chefe da oficina a dizer que o Leaf estava "morto" sem reação a nada. A ver seu eu podia dar uma ajuda pois com carros elétricos não estava muito à vontade ao que eu acrescentei que de facto não valia a pena colocar o Leaf numa descida e pôr uma segunda a ver se pegava porque não dava :) :lol: ;) .

Ainda perguntei se o tinham posto numa estufa fechada a altas temperaturas e que se tal fosse o caso o Leaf podia estar a proteger-se até que a temperatura das mesma baixasse.

Mas depois disse para mim mesmo. Isto é a bateria de 12v que deu o que tinha a dar e sei que tinha lido já há algum tempo que alguém tinha tido um problema semelhante e com um simples encosto de um Boost com cabos ligados na bateria o assunto tinha sido resolvido.

Bem, assim foi e assim que ligámos os cabos à bateria o Leaf renasceu e saiu pelo próprio pé e até agora nunca mais deu problemas.

Questiono-me sobre o que terá levado a bateria de 12v a ficar sem corrente (ao escuro na garagem o fim de semana com o OBD ligado) e sem qualquer luz a incidir no painel fotovoltaico pode ter contribuído, ou estarei a raciocinar mal.

Enfim tudo bem quando termina bem.

Desculpem lá o testamento

Cumprimentos
O mês passado numa descarga completa, (tendo utilizado o AC) esqueci-me dos médios ligados, quando fui verificar se já tinha terminado a descarga, estava mortinho da silva, tendo ligado o carregador
consegui recuperá-lo.
No youtube vi um esquema feito com 6 supercapacitores que dá até para substituir as baterias normais de 12V de chumbo dos CI's, o que seria bastante prático para o Leaf ter em standby. :roll:
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Re: "Solução" para as baterias de 12V

Mensagem por mjr » 24 fev 2016, 08:06

MRider Escreveu:
mjr Escreveu:Nem toda a gente sabe escolher bem isso... e isso nem sequer é o melhor.
Então o que é melhor?
Uma fonte com CC e CV reguláveis. Controlo total. Um carregador do tipo iCharger com integração da corrente para medida de capacidade também é uma boa opção. Mas na minha opinião completamente desnecessário gastar dinheiro numa coisa destas para uma bateria que serve para pouco mais que atracar um contactor... Os 14,4V com o limpa para-brisas ligado são suficientes.
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Re: "Solução" para as baterias de 12V

Mensagem por cgecastro » 24 mar 2016, 15:42

Hoje experimentei uma coisa nova,
Coloquei um íman (não um imã, que esses são do islão), perto do sensor de corrente (sensor de efeito de Hall) que está no terminal negativo da bateria para verificar se isto alterava a corrente reportada pelo Leaf Spy... e não é que altera mesmo.
Tinha formulado a hipótese que o conversor DC/DC desce a tensão quando detecta que a corrente desceu um determinado patamar, e se conseguisse enganar o VCM este continuaria a carregar a bateria com um tensão melhor (sem ter de andar a ligar os limpa para brisas).
Fui testar a minha hipótese mas infelizmente com o íman a simular correntes de 6 A positivos (entrar na bateria) e depois 4 A negativos não funcionou. passado o mesmo tempo a tensão desce para os 12,96 V
Então testei outra coisa. Retirar a ficha do sensor de corrente.
Quando se tira a ficha do sensor de corrente o Leaf Spy reporta -140A (aprox) e a tensão da bateria sobe para 13,90 V aprox.
Estou à espera agora que me apareçam os DTC correspondentes , mas até agora nada.


Porque é que a tensão sobe para 13,90 V e não 14,36 V quando se desliga o cabo do sensor?
Formulei entretanto outra hipótese que vou testar brevemente
Porque (e é isto que vou testar com um potenciómetro) o sensor de corrente também é um sensor de temperatura e o VCM corrige a voltagem de carga consoante a temperatura na zona da bateria, logo ao desligar o cabo do sensor de corrente também desligo o sensor de temperatura e o VCM assume por segurança uma correcção de voltagem da bateria

Não se esqueçam que desligar o sensor vai eventualmente provocar o aparecimento de erros DTC e a iluminação de luzes de erro no tablier.

Para os mais aventureiros :) a ligação do VCM ao conversor DC/DC e o sinal PWM que controla o conversor

[img]https://www.dropbox.com/s/e289sxlrzlkr0 ... c.png?dl=1[/img]
[img]https://www.dropbox.com/s/4wqz2y5lci6h0 ... m.png?dl=1[/img]

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Re: "Solução" para as baterias de 12V

Mensagem por cgecastro » 24 mar 2016, 16:49

alexmol Escreveu:
Isso só acontece com o limpa para-brisas? Não há mais nada que se ligue e tenha o mesmo efeito?
Aparentemente, mais nada nada tem o efeito de levantar a voltagem.
A voltagem é mais alta quando.
1 - Se liga o carro
2 - se ligam os limpa para brisas
3 - se desliga o sensor de temperatura e corrente (o VCM assume erro e pede a tensão failsafe de 14 V)

A olhar para a figura que coloquei anteriormente pensei se seria possível fabricar um circuito que acrescentasse o sinal PWM que vai do VCM para o conversor DC/DC

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Re: "Solução" para as baterias de 12V

Mensagem por cgecastro » 24 mar 2016, 18:17

MRider Escreveu:Cuidado com as aventuras...
https://youtu.be/BMhcHkOg-Mk
Não vejo nada no video que inspire cuidado. apenas confirma aquilo que eu já pensava
Neste caso só se iria mexer no pino 1, nem é necessário desmontar o conversor nem mexer em nada de alta tensão...
Este video fornece isto sim dados, bons dados como por exemplo a frequência de PWM, no entanto acho que ele trocou o duty cycle e diz o oposto do que está na documentação (ele diz que quando aumenta o duty cycle a tensão desce)...

isto está um passo mais perto

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Re: "Solução" para as baterias de 12V

Mensagem por alexmol » 24 mar 2016, 20:39

Parece-me que não será difícil. Se a gama de tensão do sinal PWM é mesmo 0 a 2V então até um ATTiny85 dará para controlar esse sinal.
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Re: "Solução" para as baterias de 12V

Mensagem por cgecastro » 24 mar 2016, 21:03

alexmol Escreveu:Parece-me que não será difícil. Se a gama de tensão do sinal PWM é mesmo 0 a 2V então até um ATTiny85 dará para controlar esse sinal.
Pelo gráfico acima parece mais 5 V (2 V por divisão)

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Re: "Solução" para as baterias de 12V

Mensagem por alexmol » 24 mar 2016, 22:43

Se for mesmo 5V qualquer microcontrolador com saídas ttl a 5V dará. Se for mais que isso é preciso uns ic's auxiliares.
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