Até compreendo todo o preciosismo do teu exemplo de hoje relativamente à diferença ínfima de consumos entre a ida e a vinda apenas por que alguém ousou definir "pé pesado" acima de 12 e qualquer coisa.Nonnus Escreveu: ↑17 jul 2022, 16:22Correcto, assim como 14 é acima de 13 e assim sucessivamente. A minha questão aqui é como é que se chega a conclusão que acima de 12.5kWh de consumo num Leaf é considerado pé pesado? Para alguém afirmar isto tem de ter uma explicação com base nalguma coisa.
Como ainda não temos essa explicação eu nas linhas seguintes vou tentar mostrar que os 12.5kWh são tão pé pesado como 11.7kWh.
Hoje fiz uma viagem de 150km ida e volta no meu Leaf. A partida carregado a 100% estimativa de 174km
Após 77.3km andados estimativa de 103km com uma media de 68.4km/h e com um consumo de 11.7kWh/100
Na volta consumo de 12.4kWh/100 com uma velocidade média de 68.3km/h.
Algumas considerações:
- Algumas pessoas dizem que os primeiros 10% de estimativa dos Leaf são uma anedota. Como desparecem nos primeiros km é irreal. Olhando para este exemplo parece que há muito mais a compreender que apenas olhar para os números, há que perceber tudo o influência a estimativa do Leaf. Neste caso, o carro carregado a 100% apresentou uma estimativa de 174km e após ter andado 77.3km ainda apresentava 103km de autonomia. Os tais 10% que são uma anedota parece que em certas ocasiões até são bem reais e o carro até é modesto.
- Pé pesado. O carro fez a viagem de ida com uma média de 68.4km/h e volta de 68.3km/h isto quer dizer que o tipo de condução foi exactamente o mesmo. Na ida teve uma média de consumo de 11.7kWh e na volta teve 12.4kWh. Então se a média é mais baixa (ou a mesma) mas gastou mais, onde é que esta o tal pé pesado? Em lado nenhum! A que compreender que se na ida é a descer na volta é a subir. Não é o pé pesado que influenciou o consumo, é alteração de um dos muitos factores que influenciam o consumo. Neste caso a topografia do percurso. O facto de uma pessoa perceber muito de baterias e tudo o que as compõem, se não perceber este exemplo não lhe vale de muito dizer que acima de 12.5kWh para um Leaf é considerado pé pesado.
Se eu amanhã for fazer este percurso mas com chuva, vento, o resultado final vai ser outro, mas o pé é o mesmo e o estilo de condução também.
No entanto, julgo que não é nesta ordem de grandeza que se define o grau de degradação.
Antes, deveremos comparar consumos entre leafs 24kwh mk2 entre si, leafs 30kwh entre si e ainda leafs 2 40 e 60 kwh entre si.
Não tenho qualquer dúvida, com base na minha experiência, que um leaf 24kwh mk2 de 2015 que percorreu 100 mil kms com média de 18 kwh/100 terá maior degradação que outro idêntico que o fez com média de 12kwh. Poderão haver sempre excepções, mas não serão a regra.